Os Meninos (El Juego de los Niños )

Os Meninos (El Juego de los Niños ) Juan Jose Plans

Resenhas - Os Meninos ( El Juego de los Niños )

Manuela do Prado 07/08/2020

A morte da inocência faz de nós seres corrompidos?
OS MENINOS, livro de escrita simples e de leitura bastante fluida, nos relata a viagem de Malcon e Nona a ilha de T'ha, na costa da Espanha. Grávidos do terceiro filho, o casal planeja passar alguns dias no lugar que foi o paraíso da infância de Malcon, um escritor de livros infantis, que tem a ideia de aproveitar suas férias junto a esposa, com sete meses de gestação, em um local tranquilo e longe de qualquer tumulto que os lembre o cotidiano. Ao chegarem em T'ha, percebem a ausência de qualquer ilhéu nas ruas, casas e mesmo no comércio, e na medida que exploram a cidade notam que há algo de muito errado, pois as poucas pessoas que encontram são apenas crianças e todas apresentam um comportamento nada comum: Brincadeiras travestidas do desejo de matar.
Embora a história não seja parecida, me lembrou bastante "Senhor das Moscas", do William Golding, com a diferença que em "Os meninos" as crianças não matam-se umas as outras, o genocídio é direcionado aos adultos, mas ambos falam do corrompimento da infância e da inocência, o que nos põe, durante a leitura, frente a um grande embate moral. Você mataria uma criança? É o que vem destacado na capa, e não imaginamos que possamos nos fazer este questionamento, mas que fazemos durante a leitura, pois o resultado das brincadeiras das crianças da ilha resultam em morte reais, e o extinto da sobrevivência fala mais alto mesmo perante nossos mais honrosos princípios. Embora não tenha conseguido fazer uma leitura tão imersiva, para alguns pode ser um livro, de fato, devastador.

Ronaldo 20/01/2017

Em se tratando de livros sobre crianças malvadas fico sempre curioso em saber qual será a abordagem sobre esse tema tão controverso e no caso desse livro a premissa me surpreendeu bastante, principalmente em relação aos motivos que levavam essas crianças a agirem com tamanha agressividade. Temos como fio condutor um casal que decide passar uma temporada numa ilha onde o marido viveu parte de sua infância. Eles já tem um casal de filhos, que ficaram na cidade, e ela se encontra novamente grávida. O autor vai dosando o terror aos poucos, de maneira bastante habilidosa com vestígios da violência surgindo ao redor dos protagonistas até que os acontecimentos se precipitam e eles têm de encarar uma realidade terrível. Mesmo com o texto pomposo e os diálogos ridículos a leitura alcança um ritmo contagiante. Porém se teve algo que me incomodou demais foi o machismo implícito no livro. Enquanto o marido era retratado como o fodão, que nos momentos críticos agia com sangue frio e escapava das situações mais difíceis sempre tomando as melhores decisões, a esposa era descrita como uma verdadeira toupeira. Sem falar na impaciência do marido para com a coitada. Fiquei chocado com a misoginia do livro, principalmente por se tratar de uma obra dos anos setenta, o que o torna relativamente moderno. Mas com exceção desses detalhes, é uma leitura gostosa, envolvente e ágil. As cenas se desenrolam numa sequência bem dinâmica, fazendo com que as páginas voem sem que se perceba até chegar a um final impactante. Não é uma obra excepcional, mas para quem gosta do tema de crianças malvadas, vale a pena incluir mais essa curiosidade na coleção.

Resenha completa no blog:

Alcione13 01/04/2020

Tensão e repugnância juntas
Excêntrico

Juan criou um livro louco, bizarro,descabido ou talvez na mais louca previsão: profético.

Usando uma ideia bacana o autor nos traz uma atmosfera de terror macabro e por vezes indigesto.

Nos moldes assustadores por mesclar realidade e ficção.

Realidade,sim. Já que nos dias de hoje tudo é possível.

Os personagens principais chegam a uma ilha deserta que aos poucos vai exibindo cenas de um horror inconcebível.
Uma corrida desenfreada começa até culminar num final arrebatador.

Me senti presa a trama e com claustrofobia devido a enorme tensão da narrativa.

Confesso que jamais olhei pra uma criança da mesma forma após essa leitura.

Feita uma adaptação cinematográfica que segundo dizem,vale conferir.

Um livro que merece e muito ser relançado e divulgado.

Como sou muito fã de terror e ainda mais do tipo macabro/trash simplesmente amei.

Uma ideia já batida mas ainda visceral e assustadora.

Spoilers:

*Taxado como misógino
*Ultrapassado
*Ideia nada original
*Uma crítica fraca e boba ao uso de armas nucleares??

Os pontos altos da trama são a tensão crescente e a cena de Nona e a criança no ventre.

Mas fica a dica. Gostos são particulares, claro.

Alcione13 24/06/2017minha estante
*P.S a cena de Nona e o filho...argh...

Mari 24/06/2017minha estante
Adorei essa sinopse! Parece ser um livro que causa arrepios mesmo...

Alcione13 24/06/2017minha estante
Obrigada.Tem um filme que parece bom.Mas o livro tem uma pegada boa.Reli tres vezes.

Alcione13 24/06/2017minha estante
Meio que tipo vc devora pra saber o que está acontecendo e ai..choque!!

Mari 24/06/2017minha estante
Essa edição é antiga! Onde vc conseguiu essa?

Alcione13 24/06/2017minha estante
Na biblioteca da cidade!!!Aqui tem uns excelentes.

Mari 24/06/2017minha estante
De repente consigo ler online..conhece algum site que posso encontrar esse livro?

Alcione13 26/06/2017minha estante
lelivros.red. Tem muitos lá.Mas esse não vi.

Alcione13 26/06/2017minha estante
Me diga se gostou do site.

Mari 26/06/2017minha estante
Aviso sim..=)

Hugo.Castro 19/07/2021

Visceral e Brilhante!!
Malco, um bem-sucedido escritor de histórias infantis, e sua esposa Nona, que está grávida do terceiro filho, resolvem tirar uns dias de férias e passá-los na ilha Th’a que fica na costa da Espanha. A ilha faz parte da infância de Malco, que sempre lembra com carinho e nostalgia do tempo que morou na localidade.

Mas ao chegarem lá começam a explorar o lugarejo e logo notam que há algo estranho pairando no ar. As ruas, casas e comércios se encontram vazios, aparentemente abandonados. Com a exceção de algumas crianças de atitude estranha zanzando pelo povoado não há mais ninguém na ilha. Onde estariam os adultos? E para variar, uma fina camada do que parece um pólen amarelo parece cobrir as superfícies de quase tudo na ilha...

Sinceramente não entendo se foi a arte da capa ou o título do livro, ou qualquer outra coisa, que foi uma má escolha para que essa obra não tenha recebido a devida atenção em terras tupiniquins. O único defeito desse livro é ser curto. Essa é a história mais arrepiante que li até o presente momento. Sem exageros. Ruan não poupa sua imaginação ao descrever cenas cruéis de violência, morte e até abuso. As páginas finais do livro vão simplesmente estourar seus miolos. O que acontece a um dos personagens, no final, é a coisa mais cruel e criativa que você, caro leitor, jamais poderia(rá) imaginar.

Penso que passarei dias digerindo essa leitura. Nem King, ainda, me fez isso que Ruan José Plans fez com esse livro. Não importa o preço, caso ache esse exemplar por aí, apenas compre e devore. Hahaha

Alcione13 20/07/2021minha estante
Achei em uma biblioteca. Li três vezes. Queria reler mais

Hugo.Castro 20/07/2021minha estante
Alcione, eu já terminei ele querendo reler. Eu gostaria que ele fosse calhamaço hahaha

Alcione13 20/07/2021minha estante
Exatamente, Hugo.
Vi que tem um gosto bem peculiar como eu.
Acha em sebos?

Hugo.Castro 21/07/2021minha estante
Alcione, garimpo no estante virtual e no mercado livre. De vez em quando surge uma raridade, ai fico sempre de olho. hahaha Já leu A dádiva de Deus do Bernard Taylor? Livrão de horror com criança medonha. Muito bom. De vez em quando ele aparece no estante virtual por menos de R$50,00. Raríssimo.

Luis250 05/08/2023minha estante
Uma pena uma estória tão boa ser tão curta, mas mesmo assim valeu a muito a leitura

Isa 07/09/2022

Até que me surpreendeu, admito que esperava um final mais clichê. Mesmo assim, ainda achei o plot mal explicado. O bom é que é bem curtinho, fica fluído rápido

mirtilo 11/12/2023

Absurdo, completamente A-B-S-U-R-D-O
Ok blz achei legal o enredo e o desenvolvimento da estória, mas de vdd, acho q foi o primeiro livro q eu detestei, tipo, de vdd... n sei nem como falar, mas completamente absurdo. Achei a escrita muito boa e me prendeu a cada pág lida, mas de vdd, sem maldade meno, absurdo

A B S U R D O