Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Raquel1459 18/01/2022

Meu sopro de alegria
Em um momento de crises de ansiedade e ressaca literária, resolvi pegar esse livro, mesmo que já tenha passado o natal.
E foi um sopro de alegria, esperança e a inocência infantil.
Um livro lindo, engraçado e muito lindo e lúdico.

Mey 11/01/2022

Imagina ter Tolkien escrevendo cartas como se fosse o Papai Noel, essa é a premissa de Cartas do Papai Noel, livro com as coletâneas de cartas do Papai Noel que ele escrevia para seus filhos.

As cartas começam curtas, apenas na época do Natal, mas com o passar dos anos elas ficam mais extensas e novos personagens entram na história, como o Urso Polar e os Goblins.

Além dos textos, Tolkien ainda fazia desenhos para ilustrar as histórias do Papai Noel. Isso deixa o livro ainda mais lúdico.

Esse livro é uma explosão de doçura e amor! É muito lindo a forma como Tolkien criou um universo mágico para seus filhos e manteve por tanto tempo essa história, se dedicando em manter a pureza e a beleza da crença no Papai Noel.

Terminei esse livro com um quentinho no coração e com a vontade de escrever cartas aos meus filhos também, claro que nunca chegarei aos pés do rei da Terra Média, mas vale a pena tentar.

site: https://www.instagram.com/p/CX6aejirpmW/
Lucila 24/01/2022minha estante
Tô quase terminando o livro e assim como em você também me deu vontade de escrever cartas para meus filhos. Sei desenhar e escrever cartas, só não tenho os filhos kkkkkkkkkk

Lucila 24/01/2022minha estante
Esse livro é a coisa mais fofa ???

Mey 25/01/2022minha estante
Muito, né?! Eu só sei escrever mesmo, desenhar passou longe. kkkk

Jú Alves 05/01/2022

que sensabilidade desse pai! ? o natal com certeza era mais mágico e incrível para essas crianças por conta dessas cartas.
achei lindo ver ele escrevendo sobre os filhos mais velhos, mesmo depois de eles pararam de escrever para o papai noel.

Aly 31/12/2021

Definir em uma palavra? Mágico! Eu adoro livros com pegadas infantis, são extremamente criativos e fofos. Esse livro é a definição disso, eu amei muito.

Everton.Paulo 31/12/2021

Perfeição em forma de livro
Tolkien deve ter sido um ótimo pai. Afinal, ele teve a ideia de responder as cartas de seus filhos endereçadas ao Papai Noel. Com isso, além do velhinho conhecemos seus ajudantes que escrevem comentários e desenham nas cartas. O Urso Polar é muito engraçado quando escreve.
Durante maia de duas décadas, as crianças, em diferentes fases de crescimento, recebem respostas do pessoal do Polo Norte, contando suas aventuras, como os preparativos para as festas, a montagem dos presentes, guerras contras os góbelins e visitas de outros seres mágicos.
As cartas são repletas de muita doçura e uma certa melancolia. Quando as crianças crescem e param de escrever as cartas, o Papai Noel percebe e mostra-se triste. O fim das cartas ocorre na década de 40, com textos mais curtos e tristes, por causa da Segunda Guerra.
Enfim, brilhante e lindo!!

Karmille 31/12/2021

A magia do Natal.
Olha eu confesso que não tinha criado uma expectativa do que seria exatamente esse livro, mas mesmo ele tendo uma pegada bem infantil (visto que são cartas destinadas as crianças) achei extremamente criativo e mágico a ideia de Tolkien de se passar pelo bom velhinho através de cartas.

É notável como Tolkien se empolga e vai acrescentando elementos ao universo do polo Norte ao longo dos anos, a cada carta vinha a expectativa de quais seriam as aventuras vividas.

Se eu fosse mudar alguma coisa nesse livro teria colocado as cartas das crianças também. E aí n sei como faria aquela última carta, foi tão triste deu para sentir o corte da magia.

Anne208 29/12/2021

Muito fofo que o Pai se importou o suficiente para escrever cartinhas como se fosse o Papai Noel.
Dá para notar que ao longo dos anos os filhos vão crescendo e não escrevem mais para o Papai Noel, mas o pai nunca esquece de mencionar os filhos já crescidos na carta dos menores.
Seria legal que o livro tivesse incluindo algumas cópias das cartas dos filhos também

Aline Araujo 28/12/2021

Mágico
Esse livro é uma fofura! Tolkien é simplesmente genial!

Esse livro mostra as cartas que o Papai Noel escreveu para os filhos de Tolkien ao longo dos anos, descrevendo as aventuras no Polo Norte junto com seus ajudantes: Urso Polar, elfos verdes, elfos vermelhos etc.

É lindo, do início ao fim, pensar que Tolkien teve tanta sensibilidade para tornar a infância dos filhos mágica.

Cleyde leitora 28/12/2021

Primeiro livro que li do Tolkien
Escolhi esse livro para manter o clima de festa e estava muito curiosa para ler a escrita desse maravilhoso escritor. O Tolkien conseguiu contar uma história das aventuras do Papai Noel e do Urso Polar que é um dos ajudantes mais engraçados dele. Há desenhos que o Tolkien ilustra algumas aventuras deles para os preparativos natalinos com muita criatividade e além disso, o Urso Polar sempre intromete com alguns comentários divertidos nas cartas aos seus 4 filhos. Conforme os filhos vão crescendo, as cartas são escritas para os filhos mais novos. O escritor também descreve sobre as dificuldades do Papai Noel durante a segunda guerra mundial para contar os acontecimentos da época. Recomendo

27/12/2021

23 anos de cartas
Esse livrinho é a coisa mais preciosa do mundo! Quanto amor em cada carta. Conseguimos apreciar a criatividade, a dedicação e o cuidado de um pai amoroso, preocupado em manter viva a felicidade, imaginação e magia do Natal nos 4 filhos...
Achei lindo como ele citava sempre os meninos mais velhos, mesmo após eles pararem de pendurar as meias.
Nos anos finais, em que só Priscilla recebia as cartas, ocorria a Segunda Guerra Mundial, e Tolkien levou isso para ambientar e explicar a escassez de presentes e dificuldades do mundo... Nossa, achei lindo e genial demais! Amei :")

Gabs 27/12/2021

É muito interessante observar como Tolkien adentra ao universo do Papai Noel, escrevendo cada vez mais, à medida que seu primeiro filho vai crescendo, ao mesmo tempo em que ele vai se afastando, com cartas cada vez menores, à medida em que sua filha mais nova cresce. É um livro rápido, li em menos de 2 horas, mas as partes mais fascinantes são como ele conscientiza seus filhos retratando a realidade da guerra e adaptando para uma ótica infantil. Também é bem marcante quando os filhos crescem e vão deixando de escrever cartas, então John já é muito velho quando Priscilla começa a receber suas cartas, até o momento em que ele prevê qual seria a última carta que ele escrevia.

Rah 27/12/2021

Magia de Natal
É livro composto por cartas, mas que segue uma ordem cronológica tal qual uma vida.
Ele promove um quentinho no coração por ter toda a magia do Natal.
Me deu vontade de fazer o mesmo com meus filhos

Diogo 26/12/2021

Leitura para o Natal
Cartas do Papai Noel é classificado como um livro infantil, mas todo mundo deveria lê-lo na época do Natal. Um livro epistolar singelo, inocente e engraçado. Aquela leitura rápida e que dá um quentinho no coração.

Luna 26/12/2021

Muito fofo!
É bem bonito ver o quanto ele amava e cultivava a imaginação dos seus filhos quando eram crianças, o livro tem ilustrações muito bonitas, é um pouquinho triste ver eles parando de escrever um a um, a medida que vão envelhecendo. Uma leitura bem agradável.