O Mistério da 13ª Letra

O Mistério da 13ª Letra André Esteves

Resenhas - O Mistério da 13ª Letra

Marcio 07/06/2010

trama muito bem montada
Misto de thriller jurídico com romance policial clássico. Um assassinato é cometido, sendo a principal suspeita Ana Lúcia, cientista dita cética, que leva a profissão desafiando dogmas religiosos, atraindo a fúria de muitos crentes.

Nesse ponto, para apreciar o livro, o leitor teria primeiro que fazer algumas concessões a essa premissa da trama, pois é meio raro esses cientistas céticos atraírem alguma reação dos religiosos. O que costuma acontecer é mais um desprezo entediante por parte dos religiosos, aquele tipo de indiferença misturado com comiseração normalmente reservado a pessoas presunçosas demais. Céticos e ateus militantes só encontram ouvidos surdos nesse país. Mas, como isso não faz lá muita diferença na história, não chega a ser uma nódoa.

O livro tem uma trama muita bem montada nos mais mínimos detalhes. O quadro vai sendo mostrado, aos poucos, peça por peça, ficando a cada capítulo mais enigmático. Dificilmente se desconfia da solução antes do final.

Excelente também o didatismo com que se aborda um julgamento de assassinato no Brasil. Lembrou alguns casos recentes de julgamento que tiveram repercussão na mídia, conferindo verossimilhança à história.

Rafa Précoma 09/10/2009

Um dos melhores livros de suspense policial que eu li, aliás, que eu DEVOREI. A cada dia mudava minha opinião a respeito sobre o fim do livro. Muito bom mesmo!

MNerYS 17/05/2014

Um ótimo romance
Nesta ficção você embarcará na história do advogado criminalista Maurício Ramos, que é convocado a defender uma das mais famosas cientistas céticas do País e professora da UERJ Ana Lúcia Matos pelo assassinato de seu esposo e sua suposta amante Juliana, uma jovem supostamente dotada de capacidades mediúnicas.
Uma história fascinante que lhe levará para o dia-a-dia da administração da justiça no estado do Rio de Janeiro e lhe trará à tona muitos dilemas morais e debate sobre fanatismo religioso e a vaidade dos cientistas nos bastidores da pesquisa.
A linguagem é extremamente acessível, embora nos apresente o dia-a-dia de um advogado, com todas as suas nuances e vocabulários exclusivos.
Vale a pena ler desfecho é surpreendente e imprevisível.

site: https://www.facebook.com/pages/Editora-Normas/465948096774771?fref=ts