Halo: Cryptum

Halo: Cryptum Greg Bear

Resenhas - Halo: Cryptum

leosilva 26/10/2013

Somente para fãs do jogo
A sensação que tive ao terminar de ler Halo é simplesmente a de que não valeu a pena. Ao que me parece, o livro destina-se somente (e tão somente) aos fãs do jogo. Trata-se de um texto arrastado, monótono e sem paixão. Greg Bear até me prendeu nos primeiros capítulos, mas sua escrita logo perdeu o brilho e ficou chata, sem sentido. Acredito que um livro, para agradar, precisa criar um elo com o leitor, de forma que ambos escrevam a história juntos, com sentimento. Halo parece uma caixa fechada, onde você não consegue acrescentar nada. Não recomendo aos leitores casuais.

adrianoprospero 05/09/2013

Meio devagar
Pode ser que os fãs do jogo achem o livro mais emocionante. Eu achei meio chato, meio devagar. A história é cheia de reflexões e descrições confusas. Tudo demora muito pra acontecer e tudo agrega significado demais, conhecimento demais. Além do mais, o livro é só uma pequena parte da história toda. Mais pra o final começa a ter uma certa ação, mas mesmo assim nada muito emocionante. Até porque quando começa a esquentar, acaba de repente.
Fiquei com vontade de conhecer o jogo. Talvez, depois de gostar do jogo, a história passe a parecer mais interessante...

Joshua 16/01/2013

A dosagem certa de uma adaptação literária das origens da franquia de games mais bem sucedida de todos os tempos!
Aproveitando a onda de adaptações literárias de grandes games de sucesso, o jogo para XBOX, HALO, não podia ficar de fora. O autor Greg Bear, vencedor dos prêmios Hugo e Nebula, e conhecido no exterior por sua narrativa envolvente e principalmente romances de ficção científica, escreveu a trilogia A Saga dos Foreruners, que tem como o objetivo desvendar os mistérios do jogo. A série é uma espécie de origens, e vai mais a fundo no grande mundo de HALO.

Nunca joguei o jogo, mas já li, ouvi e vi muitas críticas positivas quanto ao game, que é uma das franquias no mundo dos jogos que arrebatou um grande número de fãs, e até hoje faz sucesso. Enfim, mesmo assim eu comprei HALO Cryptum quando soube que explicaria os mistérios do jogo. É claro que antes eu pesquisei um pouco, li alguns textos com a sinopse do game, e entendi um pouco mais do que se tratava HALO, mas HALO Cryptum pode ser lido mesmo que você nem tenha noção de que há um game. Greg Bear nos apresenta esse mundo de sci-fi como se fosse a primeira vez, de modo introdutivo e de fácil entendimento. Na verdade, HALO Cryptum é uma introdução no mundo de HALO, então espere algo bem explicado.

Apesar do jogo ter seus próprios mistérios e se passar muitos anos depois dos acontecimentos no livro, HALO Cryptum também tem seus próprios mistérios, e um dos principais é: o que é esse tal de HALO?

A história é narrada pelo Foreruner - uma espécie no Universo superior a todas as outras, avançada, possuidora de grande conhecimento. Um tanto dominadora. - Bornstellar Nascido nas Estrelas de Duração Eterna, ou simplesmente Born. Como Manipular - descobri que os Foreruners se dividem em classes, como Construtores, Mineiros, Modeladores de Vidas, Guerreiros-Servidores... etc - Born é um tanto rebelde e não quer ouvir os conselhos do seu pai e se tornar um Construtor sábio e influente sobre todas as outras castas e divisões, mas por sua rebeldia, toma o castigo de ser enviado a uma outra família, de Mineradores, e aprender e entrar na linha, até que retorne mais sábio. Mas Bornstellar é obcecado pela procura de artefatos antigos, tesouros escondidos, principalmente pelo Organom, um mistério, algo, talvez uma lenda, mas ele promete que irá encontrar. Até que ele foge de Edom - onde ele mora com sua família adotiva, o mesmo que Marte, um deserto extenso e vermelho - para Erde-Tyrene - o mesmo que a nossa Terra. Mas quando Born chega ao seu destino, escondido, ele conhece dois humanos bem peculiares: Chakas e Florian, conhecido também como Elevação. Os dois prometem a ele que há um lugar no planeta que guarda algo, e Born decide averiguar, com seu extinto aventureiro. Quando chega a uma tal ilha na cratera de Djamonkin, Born acaba fazendo algo que nenhum Foreruner deve fazer: quebrar uma Cryptum! - o mesmo que cripta, mas que tem a função de dar paz a um Foreruner ou descanso nos últimos anos de vida, que costumam ser muito extensas.
Bornstellar abre a Cryptum de um Foreruner lendário: o Didata. Mas sua cripta possui muitos mistérios, e para Born ainda é desconhecida a razão de por que ele foi para tal cripta, já que era um Foreruner, segundo sua história, influente, sábio, e poderoso. E aos poucos as respostas começam a surgir, acompanhada de mistérios e mais perguntas. Born descobre que o que está por vir tem a ver com não apenas o seu próprio destino, mas como de todas as raças no Universo, e talvez até o fim de sua espécie: os Foreruners.

Tenho que dizer, HALO Cryptum é um ótimo livro, e acho que o único erro mesmo foi o autor querer fazer desse primeiro volume da trilogia uma introdução muito introdutória. Aqui nos é apresentada apenas perguntas e o conhecimento do mundo de HALO, mas no final do livro, quando a ação começa mesmo, e você fica aflito para saber o que vai acontecer... PUFF... o livro acaba. É claro que você não fica com a sensação de achar o livro ruim, pelo contrário, HALO Cryptum é um livro sensacional em termos de enredo, e como eu disse, tem que ser levado como uma introdução mesmo à trilogia de A Saga dos Foreruners.

A escrita e narração de Greg Bear, ao meu ver, não possui algo significativo. Achei mediano, sem nenhum outro atrativo ou poder na escolha de palavras, mas uma coisa que eu prestei atenção e que confirma sua experiência com romances de ficção científica, é o modo como ele detalha cenas de batalhas espaciais, e o modo de descrever tecnologias inimagináveis de um jeito que você consegue entender. Por isso, Greg Bear já entrou para a minha lista de autores preferidos, apenas por sua escrita de destaque em livros de sci-fi.

Para concluir a resenha, recomendo HALO Cryptum, mas leia sem a expectativa de encontrar um livro de ficção científica como Star Wars ou Star Trek. Na verdade, nos próximos volumes da trilogia, talvez HALO tome esse rumo de batalhas intergaláticas, o que espero e sei que haverá, mas HALO Cryptum é apenas um conhecimento desse mundo e dos fatos que se abrem e desencadeiam a franquia de games. Ótimo para quem é fã e conhece o jogo, e também para aqueles que estão conhecendo agora, ou até mesmo para quem gosta do gênero que envolve tecnologia, o universo, e o sci-fi.

Giancarlo 13/01/2013

Tem que jogar pra entender
O que aconteceu comigo foi o fato de ter comprado o jogo em Xbox 360 do jogo Halo 4, fabricado pela 343 Industries,zerado ele e, sem seguida, comprado o livro. Isso ajudou muito entender as descrições do autor. O livro é bom, mostra uma interessante versão de humanoides num passo superior na evolução, se comparada com a nossa. Há uma maturação e um suporte desse organismo pós-humano muito interessante, onde uma "ancila" convive com o ser todo o tempo, explicando as coisas e orientações, resgatando memórias e sugerindo as melhores atitudes. Mostra o poder de uma guerra entre raças, a discriminação social, o compartilhamento físico de conhecimentos, domínio do hiper-espaço (como já era de se esperar numa história de ficção científica, transformação da matéria em escala planetária, a criação e salvação da vida, com a possibilidade de por viver milênios, inclusive com o fim da morte, uma vez que a mesma é substituída por uma suspensão comparada ao um retiro ou exílio, dependendo do caso.
O autor por vezes poderia ser mais claro e se ater mais na explicação de coisas que nos são muito complexas e inimagináveis. Peca nisso. Deveria provocar mais a imaginação do leitor.
Por fim, considero um livro clássico de ficção científica, e como tal, sendo mais bem compreendido quando lido pela segunda vez. Li que o livro terá continuação, o que torna tudo bem claro no fim da obra, onde tudo parece que vai acontecer, mas chega a última página. Esperar meses para ler o segundo livro dessa suposta trilogia certamente será um martírio, pois é impossível lembrar das situações pitorescas, personagens e locais em que a trama se desenrola.
Ah! Conhecer a série de jogos Halo ajuda bastante a entender o livro, por isso citei no título dessa resenha.
Giancarlo Mendes - 13.01.13

CooltureNews 06/01/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Saudações, seres pertencentes ao Manto. Coloquem suas armaduras e, caso tenham alguma dúvida, solicitem ajuda às inteligências artificiais designadas à um indivíduo de sua classe. Hoje pousaremos nossa nave mais uma vez na área da ficção científica, dessa vez desbravando os primórdios de uma famosa série de games com o livro Halo: Cryptum, de Greg Bear.

Antes de qualquer coisa, todos aqueles que se aventurarem a ler Halo: Cryptum, o primeiro volume de uma trilogia trazida a nós pela Editora Planeta, devem saber que Halo é uma franquia de jogos eletrônicos muito famosa. O primeiro jogo foi lançado em 2001, para o primeiro Xbox e, em novembro de 2012, a quarta edição da série chegou às prateleiras do Xbox 360.

Apenas para contextualizá-los, os principais jogos da série Halo pertencem ao gênero FPS, que é a sigla em inglês para “Tiro em Primeira Pessoa” (First Person Shooter). Neles, você ocupa a pele (ou, melhor dizendo, a armadura) de Master Chief, um Espartano, um super soldado que teve o seu corpo melhorado ciberneticamente. A história dos games gira em torno de um combate entre os humanos e um conglomerado de raças alienígenas, intitulados Covenant. Essa verdadeira guerra intergaláctica atinge um ponto crucial quando um Halo, espécie de planeta artificial construído em forma de anel, é encontrado.

Na história dos jogos, Master Chief descobre muito a respeito da verdadeira natureza e objetivo do Halo. Dentre essas informações, a mais importante para aqueles que lerão Halo Cryptum é o fato de que o Halo foi construído a milhares de anos atrás, por uma raça muitíssimo avançada conhecida pelo nome de Forerunner. É nesse ponto que entra a história da trilogia de Greg Bear, pois A Saga dos Forerunners nos apresenta a essa raça, no momento em que sua dominação pela galáxia atinge seu ponto mais alto.

O livro é narrado em primeira pessoa por um jovem e um tanto quanto irresponsável Forerunner. Bornstellar Nascido nas Estrelas de Duração Eterna (é, a maioria dos personagens do romance possui esses nomes exóticos), ou apenas Bornstellar para os íntimos, nos conta a respeito de sua jornada em busca dos segredos dos Precursores, uma raça ainda mais antiga do que os Forerunners. Essa cronologia entre as raças pode parecer um pouco estranha a princípio, mas ela é muito bem explicada e trabalhada durante romance.

Pois bem, o livro já inicia instigando a curiosidade do leitor, ao mesmo tempo em que o coloca no mesmo patamar de Bornstellar. Em outras palavras, do mesmo modo que Bornstellar deseja saber mais a respeito do passado de sua raça, o leitor também é convidado a indagar e questionar a história, os costumes e a peculiar visão de mundo dos Forerunners. Aliás, essa é, ao meu ver, uma das características mais instigantes do romance: a tecnologia e sociedade dos Forerunners é muito bem construída. Mesmo possuindo tecnologias inimagináveis, o modo pelo o qual Greg Bear as descreve as faz parecer extremamente plausíveis com o universo no qual elas estão inseridas.

Como vocês puderam ver, a tradução é bastante incisiva, sendo que poucos termos não são traduzidos ao leitor. Essa é uma opção bastante interessante, pois abre a obra para muitos leitores que não possuem um conhecimento maior sobre a língua inglesa, mas, claro, pode fazer algumas palavras soarem de modo estranho, principalmente no que se trata dos nomes de personagens. Mas esse estranhamento é, em parte, proposital, pois, mesmo nas edições inglesas, os nomes dos personagens são mesmos bem estranhos.

Vale destacar que, como obra de ficção científica em si, Halo: Cryptum é um prato cheio para os fãs do gênero. Desde gigantescas naves espaciais ao estranho processo de manipulação genética que os Forerunners usam para evoluir, todos os elementos de ficção científica são descritos com detalhes que só mesmo o vencedor dos prêmios Hugo e Nebula (famosas premiações do gênero) conseguiria fazer.

Antes mesmo de ler Halo Cryptum, tive uma dúvida que muitas pessoas podem ter: eu precisaria jogar os games antes de ler, para entender a história? Caso alguém tenha se interessado, mas não tenha jogado os games, saiba que sim, é mais do que possível ler sem ter tocado nos games. Claro que, se você conhecer os jogos, a identificação de raças, tecnologias e personagens será muito mais rápida e, talvez, interessante. Mesmo assim, Halo Cryptum consegue ser completamente autônomo, pois todos os elementos necessários ao entendimento do romance são muito bem explicados, com todos os detalhes necessários.

Por fim, também vale destacar o ótimo ritmo de Halo Cryptum. A narrativa consegue ser muito descritiva sem ser cansativa. Mais do que isso, as partes de ação são de tirar o fôlego, e Greg Bear consegue sempre deixar um suspense muito grande a respeito do que está para vir nos próximos capítulos. Enfim, é a abertura de uma trilogia imperdível, cuja história possui um universo e mitologias incomparáveis. É uma obra que te instiga a pesquisar mais a respeito dos personagens que você e Bornstellar conhecem pelo caminho.

Agora, passo a palavra à vocês. Há em algum lugar desse enorme universo um jogador de Halo que se aventurará pelos primórdios dessa história? E, você, que não teve ainda oportunidade de jogar essa série, sente-se atraído pelo gênero e tema? Comentem! Vamos fazer das resenhas um espaço para discussão.

sagonTHX 30/12/2012

O mega sucesso da Misrosoft!
Halo, para quem não sabe, é um jogo de tiro em primeira pessoa (first personal shooter - FPS) criado pela Bungie Software Products Corporation, empresa fundada em 1991 por estudantes da Universidade de Chicago, posteriormente associando-se a Games Studio da Microsoft. Todos os games produzidos pela Bungie são sinônimos de qualidade e de sucesso garantido, porém o que atingiu um estrondoso sucesso foi, sem dúvida alguma, Halo Combat Envolved, lançado em 2001 para a console de videogames Xbox, da Microsoft.

Halo é um dos games mais premiados dos últimos tempos e cultuado no mundo todo por uma imensa legião de fãs. É a maior franquia de games da Microsoft Games Studio, e, recentemente, a saga de Halo foi comparada a de Guerra nas Estrelas, pela sua riqueza de personagens, nível elevado de aventura e ação, e uma história com profundidade capaz de levar o título a infinitas ramificações.

Greg Bear nasceu em 1951, é um escritor estadunidense de respeitado sucesso lá fora. Possui vários livros publicados que atingiram o respeito da comunidade Sci-Fi pelo mundo todo. Além da trilogia de Halo, Bear também escreveu para as séries Star Trek, Star Wars e The Foundation Series.

Se quiser saber mais sobre o autor e suas obras, visite o site oficial do autor; http://www.gregbear.com

Quanto ao livro, Halo Cryptium é o primeiro livro de uma trilogia, lançada inicialmente em 2011. Primordium, que é o segundo livro da saga dos Forerunners, foi lançado lá fora em 2012 e o terceiro livro, Silentium, tem previsão de lançamento para 2013, nos Estados Unidos.

Em Halo Cryptium, Greg Bear nos conta a saga dos Forerunners. Ou dos Precursores, como queiram. Uma raça de seres alienígenas altamente avançada e sofisticada com longevidade e poderes comparados aos deuses. A história de Cryptium se passa bem antes da história de Halo iniciada com o game Halo Combat Envolved.

O livro é narrado em primeira pessoa, e nosso protagonista é Bornstellar, um jovem adolescente da guilda dos Construtores, meio rebelde e aventureiro, que está a procura de uma relíquia. Sua busca ao tesouro irá colocar o jovem numa cruzada por toda a galáxia numa corrida para salvar seu povo da aniquilação. Humanos, Ancilas, Prometeus de mil anos e a Bibliotecária se juntarão ao jovem Forerunner para impedir o caos e a destruição do seu povo.

Cryptium é um livro difícil de iniciar, ainda mais se você não conhece o universo de Halo. Porém, assim que você se acostuma com o universo criado para Halo, onde seres alienígenas vivem milhares de anos e o conceito que temos de humanidade, ou humano, possui outras conotações e abrem-se em direções nunca antes visto em um livro de ficção, então você começa a entender os elementos dessa história fantástica.

Um dos melhores livros de ficção dos últimos tempos, Halo Cryptium é uma espécie de introdução ao universo do título homônimo do game. E, certamente, a trilogia nos trará um conjunto de situações extraordinárias que farão desta uma porta aberta para outras obras que se seguirão ao longo dos anos, acompanhando o mega sucesso da franquia Halo dos videogames.

Eu adorei e já estou ansioso pelo segundo livro.