Águas Turvas

Águas Turvas Helder Caldeira

Resenhas - Águas Turvas

Débora 08/03/2015

O livro conta a história com belas palavras e frases que podemos levar para vida toda. Foca em relações amorosas que os humanos gostam de julgar e retrata elas de forma amena e romântica

P.Victor 15/11/2017

Águas turvas em um oceano calmo...
O que falar sobre o livro águas turvas de Hélder caldeira? simplesmente excepcional, seria essa a palavras que se encaixa nesta obra. O livro usa uma filosofia envolvendo ? o que dá título ao livro ? falando sobre a serenidade, as tempestades e os ventos do sul, os personagens que contribuem um pouco de cada vez na linha da história, é isso o torna um livro gostoso de se ler. Temos uma trama que no fim todos estão conectados, Fazendo com que seja impossível cessar a leitura.
Posso lhes dizes, que o livro mexeu bastante comigo e fez-me enxergar como tudo acontece, em relação ao destino, tudo é predestinado todos somos "seixos" rolantes. Como diz uma frase do livro: " A oração da serenidade: Deus,concedei-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar. Coragem para mudar o que posso. E a sabedoria para saber a diferença.
Amém."
Resenha de -Paulo Victor
Nota - 4/5

Bricio Cruz 31/01/2019

Águas turvas foi um dos melhores romances GLBT que eu já li. A história começa aqui no Brasil com o médico Gabriel Campos e se desenvolve nos EUA numa história de amor com o jovem empresário norte americano Justin Thompson que formam um casal cheio de sonhos entre encontros e desencontros, reviravoltas e revelações num turbilhão de emoções. O drama é de prender atenção numa narrativa fácil e gostosa te enchendo de ansiedade para chegar ao seu desfecho.

Mart 24/03/2020

Horrível.
Fazia tempo que eu não lia um livro tão ruim assim, foi como ler uma fanfic escrita naquele aplicativo de histórias (wattpad). Rezei para que eu conseguisse acabar logo por que eu não aguentava mais uma história ser tão parada, personagens nada cativantes e situações um pouco tediosas. Esperei mais desse livro por ter personagens gays mas realmente me decepcionei.

Joy - @criativoocio 07/11/2016

Um lindo romance
“O amor nem sempre navega em águas cristalinas. Na maioria das vezes, ele exige um mergulho em águas turvas.”

Quando Gabriel chega aos Estados Unidos em busca de alcançar o seu sonho e esbarra em Justin no aeroporto, ele não poderia imaginar que se envolveria tanto com a família Thompson, uma família típica americana, mas que vem escondendo segredos o longo dos anos. Uma série de encontros e desencontros que faz com que eles se aproximem e assim nasce um sentimento entre eles.
Uma historia cheia de tramas e com personagens bem construídos - o que geralmente fica a desejar quando se tem muitos personagens relevantes em uma história - que levam o leitor a não querer desgrudar do livro, uma coisa que me fez gostar do livro é que apesar de ter tramas paralelas elas indiretamente estão relacionadas com o casal principal Gabriel e Justin e no final o autor não deixa nenhuma ponta solta tudo se conecta de forma coerente.

“Deus, conceda-me a serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, a coragem para mudar o que me for possível e a sabedoria para saber discernir entre as duas...”

site: http://blogdosjovensleitores.blogspot.com.br/2016/07/resenha-aguas-turvas.html

Nina 24/03/2015

Belo no Ponto
Belo ,atual ,leve e envolvente ,com uma narrativa clara e rica coisa que sempre faz falta hoje em dia Helder Caldeira conta a história de uma família americana em meio ao romance de uma jovem médico brasileiro e de um membro desta ,e ao contrário do que possa imaginar o romance dos rapazes é abordado de forma singela e apenas serve de pano de fundo para os inúmeros acontecimentos que vai ocorrendo ,onde você chega a se perguntar ,onde cabe tanta reviravolta em um livro ?
os personagens são envolventes ,cativantes ,difícil você odiar ate mesmo os mais indigestos ,o truque aqui é simples ,Caldeira nos apresenta personagens humanos ,com defeitos reais e problemas atuais ,o .livro é perfeito ,uma leitura maravilhosa .

Lorena Lago 23/02/2021

Ganhei de presente e AMEI
Foi uma surpresa quando meu melhor amigo me presenteou no Natal com um box contendo dois romances do escritor brasileiro Helder Caldeira. Sempre torci o nariz com autores nacionais. Não é síndrome de vira-latas. Acho os escritores brasileiros meio arrogantes em suas narrativas, querendo sempre parecerem geniais e esquecendo o básico da literatura que é o entretenimento de qualidade. Por ter sido um presente e vir com muitas recomendações, decidi dar uma chance ao autor (que para mim era desconhecido). Não me arrependo nem por um segundo da minha decisão.

Águas turvas é um romance delicioso, muito bem escrito, com narrativa impecável e um casal gay protagonista apaixonante. É certamente o melhor livro de um escritor brasileiro que já li na vida.

No prólogo na narrativa se desenvolve em primeira pessoa. Quando vem o primeiro capítulo, você percebe rapidamente que a narrativa foi deslocada para a terceira, um narrador universal. Esse primeiro impacto já me deu aquele gostinho dos grandes escritores norte-americanos e britânicos, que adoram atravessar suas histórias com a mudança de narrador. Gostei muito!

Presa à leitura, fui novamente surpreendida por um capítulo intermediário, chamado "intermezzo" (como nas óperas, genial!), quando a narrativa volta à primeira pessoa e o leitor já sabe quem ela é e sua função linda no romance. Esse narrador só voltará no epílogo, em grande estilo, para dar fecho à essa obra impecável.

É preciso dizer que a história de Águas turvas não fica limitada ao romance entre Justin e o doutor Gabriel. Há diversos personagens secundários e tramas paralelas, todas entrelaçadas no foco central. Sabe aquela dinâmica de novela e série, onde cada episódio tem sua própria dinâmica e constrói o todo da obra? Essa é a tônica de Águas turvas.

Se, assim como eu, você não curte muito a literatura brasileira e seu autores, fica a dica: você precisa conhecer os livros do Helder Caldeira. É uma emocionante surpresa.

Ítalo 08/09/2015

O livro traz um romance que ao mesmo tempo é delicado, e confuso. Primeiro contra a trajetória de Gabriel um jovem médico brasileiro que após se formar, decide se mudar para fora do país para fazer especialização. Ao chegar no Aeroporto é praticamente atropelado por Justin, ao se levantarem se encaram, e mal sabem eles que seus destinhos estariam traçados há partir desse momento.

Paula 10/01/2016

Mais importante pelas representações que apresenta do que propriamente pela narrativa.

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2016/01/aguas-turvas.html

Cintia (@jeitolivrodeser) 18/12/2022

O livro Águas Turvas é extremamente envolvente, com uma leitura bastante fluída e que conta uma história de amor linda e cativante entre o casal Justin e Gabriel.

Mas ele também é um livro com muitos dramas familiares entre os diversos personagens que vamos conhecendo ao longo de uma narrativa repleta de surpresas e reviravoltas. E mesmo com tantas tramas paralelas, tudo se conecta perfeitamente.

Gostaria que alguns pontos tivessem sido mais aprofundados, mas isso não diminuiu a qualidade da leitura. Inclusive, adorei o ritmo em que tudo acontece e toda a história que foi sendo construída a cada capítulo!

Amei demais a experiência e recomendo muito! #leianacionais