Contos Tradicionais do Brasil

Contos Tradicionais do Brasil Luís da Câmara Cascudo

Resenhas - Contos Tradicionais do Brasil

Fabio Shiva 18/02/2021

Baú de tesouros
Esse livro é um verdadeiro e valioso baú de tesouros, que são as histórias contadas pelo povo, transmitidas pela via da tradição oral, passadas de pai para filho, como autêntica herança de saberes e conhecimentos. Luís da Câmara Cascudo, considerado o maior folclorista brasileiro, reúne aqui “um despotismo” de contos (tal como se costumava dizer antigamente) que nos encantam e surpreendem, ensinam e fazem rir e, sobretudo, nos fazem tomar consciência do quanto a cultura de nosso povo bebeu de tantas e diversas fontes. O Brasil é único justamente por ser a mistura de tantas tradições, culturas e etnias, e nossa maior contribuição para o mundo é o legado de nossa mestiçagem. Penso que quanto mais profundamente tomarmos consciência dessa nossa vocação mestiça, mais rapidamente alcançaremos a nossa tão sonhada maturidade enquanto país, em um necessário e curativo processo de empoderamento, que transformará em força e missão o que querem nos convencer que é fraqueza e pecado.

Pois cada um desses contos tradicionais, que demarcam e atestam a nossa identidade nacional, são na compilação de Câmara Cascudo acompanhados por extensas e eruditas notas que nos dão conta de que determinada história nos chegou pela via da África, outra pela Europa, outra ainda pela distante Ásia e assim por diante. Os contos são didaticamente agrupados em 12 categorias, que por si só já valem por um rico aprendizado sobre a cultura popular:

1) Contos de Encantamento: histórias mágicas que envolvem fadas e seres vítimas de feitiços.
2) Contos de Exemplo: que têm um fundo de ensinamento moral.
3) Contos de Animais: as famosas fábulas.
4) Facécias: as anedotas ou patranhas.
5) Contos Religiosos: que tratam da intervenção divina.
6) Contos Etiológicos: que explicam a razão de ser ou o modo da criação de determinado ente natural. São os que mais se aproximam dos mitos, que também têm a função de explicar como as coisas vieram a ser.
7) Demônio Logrado: histórias onde o Diabo intervém, mas acaba sendo derrotado.
8) Contos de Adivinhação: onde a vitória do herói depende da solução de alguma charada, tal como no arquétipo da esfinge.
9) Natureza Denunciante: onde algum ato criminoso é denunciado por entes da natureza.
10) Contos Acumulativos: o equivalente narrativo de músicas como “Um Elefante incomoda muita gente”, “A Velha a Fiar” e “A Árvore da Montanha”.
11) Ciclo da Morte: ao contrário do Diabo, que vez ou outra pode ser logrado, a Morte sempre acaba vencendo no final.
12) Tradição: contos que não constituem propriamente lendas, mas que retratam tradições do povo.

Além de me divertir com os equivalentes brasileiros de clássicos como “Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela e a Fera” e “João e Maria”, tive alguns reencontros emocionantes com minha infância, ao resgatar histórias que ouvi de meu pai, de minha mãe ou de minha avó. Senti também uma certa tristeza ao imaginar que esse tipo de tradição oral talvez esteja desaparecendo de nosso planeta. O que torna ainda mais inestimável o tesouro dos contos recolhidos por Câmara Cascudo. Como, por exemplo, essa pérola de sabedoria:

“A beleza tem disso: amolece as energias empregadas no sentido do mal.”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Natty Alves 14/05/2009

Realmente muito rico
Eu estou amando ler este livro. É de uma riqueza cultural estupenda. Contem contos que minha bisa conta, pra mim e meus irmãos. Além de conter notas explicativas que relaciona as versões das estórias contadas em outros países. Um livro de contos bem brasileiro.

Gláucia 22/12/2010

Já ouvi isso...
As histórias desse livro não serão novidade pra ninguém, cada vez que começar a ler alguma vai dizer: "ah, já conheço essa!". E a lembrança será bem antiga, provavelmente muitas de nossas primeiras historinhas, contadas por nossos pais estão aqui incluídas, contadas às vezes de forma diferente.
Interessante é o fato que elas rodam o país e acabam adqurindo peculiaridades de cada região.

Taty 17/03/2021

Um livro rico e cultural um pedacinho de cada canto do Brasil
Esse foi um dos primeiros livros que li na adolescência, aos meus 12 anos e lembro que me apaixonei por ele, o livro está divido em diversos contos super curtos, com temas em cada conjunto de contos, entre eles contos de adivinhação, de exemplo, religiosos, de animais e etc, e ainda possui uma nota do autor comentando sobre a origem ou algum fato sobre cada um dos contos ao final da história, possui uma riqueza cultural muito grande de contos populares e que por mais simples que sejam fazem você devorar o livro.

Railan Picanço 23/02/2022

Histórias De Pai para Filho
As várias histórias narradas no livro me levaram a uma época que meu avó e meu pai contavam histórias antes de dormir. Com toda certeza esse será um livro que irei ler para o meu filho antes dele dormir por várias noites.

Gabi 17/08/2022

Uma relíquia!
Eu simplesmente amei ler cada conto desse livro. É o tipo de livro que todo brasileiro deveria ter em sua estante. Todos os contos tradicionais que ouvia na infância contados pela minha mãe que ouviu de minha avó que ouviu de minha bisavó.

Apesar de bem regionais e alguns preconceituosos (em distintos níveis), podemos observar a fundo como se desenvolveu a população brasileira e seus diversos regionalismos.

Peguei na biblioteca, mas quero logo comprar para tê-lo!
Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Concordo que tem alguns preconceituosos, mas o que mais me chocou foi um extramente racista. Mas devemos nos lembrar que certas histórias remetem a séculos distante cuja mentalidade era muito diferente e muita coisa inadimissível hoje era aceita como normal.

Gabi 29/03/2023minha estante
Exatamente!! É interessante ler e fazer uma análise de cada um

Julia5961 13/04/2011

Ótimo livro
Eu demorei dois anos para concluir este livro, mas valeu a pena. Eu adoro contos, então para mim foi o paraíso. Recomendo!

Livros.Bichos 24/02/2023

Alguns contos não tem brilho, mas é bom
É um livro bem interessante por conter tantos contos de diversos autores/contistas e os que eu mais gostei foram da Benventura.

Cachamorra 13/02/2022

Foco em contos inspirados na Europa.
O livro é focado quase na sua totalidade em contos europeus que foram modificados pela cultura brasileira, principalmente, nordestina.

Por conta disso, há uma referência muito forte ao processo de colonização e em alguns contos, como o da Moura Torta, muito racismo. Se você tem essa sensibilidade, a leitura da primeira parte do livro pode ser bem pesada.

Como fonte de estudo é válido. Como literatura para entretenimento, melhor abandonar. No meu caso,, p precisei ler para a escrita de um conto.

Leandro.Bonizi 19/12/2022

Contos passados de geração à geração através da linguagem oral que fazem o imaginário da cultura popular. O livro retrata de situações do heroico no cotidiano, e há muita relação entre o folclore e a psicologia. Já em 1891, declarava Andrew Lang: "Se me perguntassem como e por que o Folclore difere da Antropologia, ficaria um pouco embaraçado para responder".

A narrativa é concisa, uma ação se sucede à outra rapidamente na escrita, não se detendo a imagens e descrições, e sem preocupação com estilística. São contos curtos. Compilados de gente humilde, em que muitas foram contadas por essas pessoas presencialmente para cascudo. Há notas explicando sua origem.

Tem histórias de contos de fadas que não me parecem ser brasileiras. Exemplos: Chapelinho Vermelho, A Bela e a Fera e João e Maria, O Pequeno Polegar.

Os contos são separados em 12 temas:
1. Contos de encantamento — em muitos deles eu observei uma jornada do herói reduzida.
2. Contos de lição de moral — Exemplos: não lutar contra o destino, cuidado com o que vai falar, não mentir, não acusar sem fundamento, confissão, perdão, manha (até jeitinho brasileiro" de passar a perna nos outros com astúcia), esperteza, astúcia, ambição, arrependimento, culpa. humildade, coragem, fidelidade.
3. Contos de animais — Também há o uso da astúcia para ludibriar o adversário, enganação para se salvar, não cair no mesmo erro duas vezes, demora para fazer algo, e quando vê já aconteceu muitas coisas depois, decisões erradas por medo e por superestimar o inimigo.
4. Facécias — Temas comuns são novamente a astúcia, desejo impossível, assédio, a lição que não dá para esconder algo por muito tempo, vaidade, ser de confiança.
5. Contos religiosos — Lições como "quem tudo quer, tudo perde", condena a teimosia e a desobediência, saudação a deus, amor ao dinheiro, destino, olho.
6. Contos etiológicos — Nesse há um conto extremamente racista explicado por que o negro é preto, na história é por causa de uma punição. Mas devemos lembrar que as histórias atravessaram os séculos, e a mentalidade era outra. Fala também da inveja e dados causados por ela ao invejado, castigo por desrespeito a jesus, esperteza, castigo.
7. Demônio logrado — O demônio é o protagonista, às vezes castiga, em outras é vencido.
8. Contos de adivinhação — Neles há enigmas para o herói resolver e ter a recompensa.
9. Natureza denunciante — Fala de crimes não visto por humanos que plantas e animais presenciaram e entregaram o criminoso.
10. Contos acumulativos — Temas como ser bobo e persistência.
11. Ciclo da morte — Parece dar a lição de que a gente pode enganar a morte duas vezes mas na terceira é enganado por ela.
12. Tradição — A música é dos veados, e os caçadores deles são punidos.

Luís da Câmara Cascudo (1898 — 1986) dedicou-se ao estudo da cultura brasileir, além disso foi um historiador, sociólogo, musicólogo, antropólogo, etnógrafo, folclorista, poeta, cronista, professor, advogado e jornalista brasileiro. Passou toda a sua vida em Natal. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo Instituto de Antropologia leva seu nome.

Mary D. 30/10/2014

Não sou muito fã de contos, decidi ler esse livro para relembrar algumas histórias que minha mãe me contava quando eu era pequena, outras que ouvimos de pessoas mais velhas ou quando temos contato com as culturas de outras regiões do país. Por ser um livro com histórias conhecidas não fiquei muito surpresa com a maioria dos contos, mas gostei muito das mensagens do rodapé, que relacionavam o conto em questão com contos presentes em culturas de outras regiões do país e culturas de outros países, e como alguns contos europeus podem ter influenciado lendas presentes no nordeste brasileiro, principalmente Rio Grande do Norte.

Apesar de não ler muitos livros do gênero, gostei muito desse livro, pelo valor histórico e cultural de sua coletânea de contos.

Julia 21/12/2015

Interessante
Considerando que eu li porque já possuía o livro e não suportava ver ele sem saber o que tinha em suas páginas, foi cansativo. Esse é um livro pra ler sem pressa, mas como gosto de devorar livros, foi um pouco chato. Mas é um livro de uma cultura imensurável e não me arrependo em nenhum instante de tê-lo lido.

G. Rubbo 26/01/2016

Recomendado para Contadores de Histórias
Apesar de amar lendas e folclore desde criança, eu não costumo ler muitos livros do gênero. Porém, depois de ter concluído meu curso de Contação de Histórias, comecei a pesquisar bastante sobre contos populares, pois é um gênero muito rico e, na minha opinião, um dos melhores tipos de história para se contar.
Eu já tinha ouvido falar de Câmara Cascudo, claro, mas ainda não conhecia sua obra. Peguei esse livro emprestado na biblioteca perto de casa e simplesmente me maravilhei com ele.
Cascudo reuniu causos, lendas e contos populares de todo o Brasil, divididos em contos de encantamento, de exemplo, de animais e outras categorias – todos com notas do autor sobre suas origens

site: http://giovannarubbo.blogspot.com.br/2015/07/meucaldeirao-livro-contos-tradicionais.html

Emanuela23 12/01/2022

A aquisição desse livro foi um privilégio.

"O conto popular revela informação histórica, etnográfica, sociológica, jurídica, social. É um documento vivo, denunciando costumes, ideias, mentalidades, decisões e julgamentos" (Câmara Cascudo)

DIÓGENES ARAÚJO 20/07/2013

Mais ou menos - mais pra menos que pra mais
Uma razoável mescla de diversos contos tradicionais do Brasil, mas não muito atraente.
Nada mais que razoável.