Elantris

Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Berserk 02/05/2023

Misericordioso Domi... Que livro lindo.
Eu nunca mais vou bater o dedinho do pé sem me lembrar de Elantris.

starseaws 30/04/2023

Meu Santo Domi..
Elantris. Não sei por qual motivo demorei tanto para terminar ou dar continuidade a leitura desse livro. Sua história é longa, sim, mas totalmente imersa em detalhes, é uma fantasia única, com apenas um volume, ela começa sem pressa e, ao longo vai agilizando o processo, a partir da metade do livro, você recebe uma enorme bomba de Informações a cada capítulo. Desenvolvimento da trama e personagens eu não vou nem falar, incríveis! Livro ótimo e surpreendente.

Nanda Carvalho 28/04/2023

Conta a história de Raoden um príncipe que se ver amaldiçoado por um fenômeno chamado Shaod. Esse fenômeno só acontecia com pessoas distantes e elas eram jogadas em Elantris, uma cidade caída que já teve seus dias glória com seres poderosos que eram comparados com deuses.

Gostei do enredo, da construção de mundo, a magia interessante. Gostei da política do mundo e me lembrou um pouco as cruzadas, levar a religião que é considerada ?certa? aos hereges.
Não gostei por que o Brandon deixou pra literalmente derramar um monte de informação já nos 80% da história. Um monte de acontecimentos sem respostas. Fiquei vários momentos perdida.
Acertei em começar a ler o autor por esse livro, dizem que é difícil os outros e vamos ver.

Sara 25/04/2023

Valeu apena a leitura, realmente esse livro é muito sobre política e fala pouco sobre a magia desse mundo, não é o tipo de livro que eu geralmente gosto mas foi uma boa leitura e com personagens cativantes e um mundo que ainda pode ser bem explorado pelo autor.

Luh 23/04/2023

Perfeito
Para quem nunca leu nada do escritor, super recomendo essa obra para começar. É uma fantasia maravilhosa. Recomendo a todos. É perfeito. É uma inserção nesse mundo maravilhoso de Brandon Sanderson

Josene 21/04/2023

Muito bom apesar do início arrastado. O final é frenético e não dá para parar de ler. Ansiosa por Mistborn para ver se consigo entender a Cosmere.

JuBarros_ 14/04/2023

Muito potencial
Apesar de não ser o primeiro livro escrito pelo autor, Elantris é um de seus primeiros trabalhos, e isso fica bem aparente no decorrer da história. Não desgosto de Elantris, mas sinto que a história tinha muito mais potencial. No decorrer do livro é possível enxergar alguns toques da genialidade atual do Sanderson e também é possível notar como ele amadureceu a sua escrita desde a publicação de Elantris. Falando primeiro das coisas boas, os personagens são bem construídos e o universo é muito interessante. Algumas das viradas da trama são bem estruturadas, com informações plantadas desde o começo do livro, mas não são todas. Infelizmente existem muitas tramas que são deixadas de lado por 200 páginas, até que o autor se lembra delas e as retoma de forma pouco natural. Além disso, existem conclusões dadas a certos personagens que são completamente vazias e sem inspiração. Gostaria muito de ver como o Brandon Sanderson mais experiente de 2023 escreveria essa história.
Resumindo meus sentimentos com esse livro, é uma fantasia gostosinha de ler, mas se fosse de qualquer outro autor é provável que eu teria demorado para terminar o livro, ou até desistido. Falta o brilho do Sanderson nesse livro, mas é um brilho que ele desenvolveu nos seus trabalhos posteriores.

Thabata 09/04/2023

Elantris era uma poderosa cidade habitada por deuses. Até o dia que a benção tornou-se uma maldição. Dez anos depois, acompanhamos três personagens com diferentes pontos de vista: Raoden, príncipe de Kae, cidade mais próxima de Elantris, que tem sua vida completamente alterada da noite para o dia; sua noiva Sarene, que chega a cidade para descobrir sua nova situação; e Hrathen, sumo sacerdote determinado a converter o povo da cidade antes do ataque iminente que seu povo planeja.

Apesar de ser um livro único, a narrativa possui uma grande construção de mundo, com uma história única, sistema mágico e religiões. No início, é um pouco difícil se situar e compreender o que está acontecendo, mas depois que as coisas começam a fazer sentido, a trama fica muito interessante. Parte disso se deve, principalmente, aos três personagens centrais muito bem construídos. Confesso que minha favorita é Sarene, com sua astúcia e curiosidade. Adorava ver seus planos e o quanto ela enfrentava os homens no poder. Mas os demais não ficam atrás. Raoden demonstra uma grande bondade e inteligência, e ficava torcendo para que conseguisse desvendar o mistério de Elantris. E Hrathen era o perfeito antagonista para os dois, repleto de esquemas e artifícios para conseguir o que queria.

É um mundo completamente diferente, mas a ganância, o orgulho e a sede de poder dos homens permanece, envolvidos em uma intrincada trama política misturada com religião dentro de uma narrativa repleta de intrigas e reviravoltas constantes.

Demorei para entrar na história, mas a partir de mais ou menos a metade, estava totalmente fisgada. Simplesmente precisava saber o que aconteceria com os personagens e a cidade. O final é repleto de tensão e não poderia estar mais satisfeita. Pode não ser meu livro favorito, mas Brandon Sanderson me conquistou mais uma vez.

Gabriel.Chiquito 07/04/2023

Um bom mundo com história e personagens medianos
Esse não foi um livro que me fisgou muito bem desde o começo, os personagens foram apresentados muito superficialmente e não demonstraram profundidade nenhuma, todos claramente bons ou maus, sem camadas ou conflitos internos, e a trama política também não foi promissora.

Mas após as apresentações iniciais, quando a construção mundo e das suas dinâmicas começou, a história ganhou muito em qualidade. As melhores partes do livro vieram justamente das religiões e conflitos de fé (o desenvolvimento de alguns personagens foi muito bom quando foi por esse caminho) e de um sistema de magia que, apesar de não ter tido sua origem explicada, conseguiu ser bem construído, se integrar na história e manter um mistério que prendeu muito bem.

Mas no fim das contas a maioria dos personagens não evoluiu muito bem, a política foi toda motivada por coisas simples, como curiosidade ou dinheiro apenas por dinheiro, romances surgidos do nada não ajudaram, e muitas saídas fáceis foram usadas para avançar a história.

Em resumo, é um mundo com características e dinâmicas bem construídas, mas com personagens e uma história bem medianos. Li para entrar no universo expandido de Brandon Sanderson, porque fiquei realmente bem curioso com Caminho dos Reis, mas ainda preciso saber se ele evolui nesses pontos que não gostei para então realmente entrar nessa grande obra.
JuBarros_ 14/04/2023minha estante
Das obras mais isoladas da Cosmere, Warbreaker foi a que eu mais curti. Acho que em Elantris a escrita do Sanderson ainda não tinha atingido todo o seu potencial.

Gabriel.Chiquito 15/04/2023minha estante
Então é o livro que não é dos melhores mesmo? Acho que vou dar mais uma chance pro Sanderson

Gabriel.Chiquito 15/04/2023minha estante
Vc acha melhor ir pra Warbreaker ou entrar em mystborn direto?

JuBarros_ 15/04/2023minha estante
Eu achei Elantris bem fraquinho, acho que se não fosse do Sanderson eu nem teria terminado de ler kkkk

JuBarros_ 15/04/2023minha estante
Gosto muito de Warbreaker, mas acho uma boa você partir pra Mistborn. Em Mistborn você consegue ver os pontos mais fortes dele como escritor. Eu comecei com Mistborn, depois li Warbreaker, aí li os livros de Stormlight, e terminei com Elantris.

Gabriel.Chiquito 16/04/2023minha estante
Vou partir pra Mistborn então, valeu pela ajuda

Hudson.Carlos 26/03/2023

O primeiro livro do Sanderson que li e simplesmente incrível. Um final épico para uma estória épica

Guilherme 23/03/2023

Esse livro merece uma resenha à altura da sua história, mas infelizmente não serei capaz de fazê-la.

Fiz muitas resenhas de muitos livros que amei, mas estou sem palavras para esse.

Apenas leiam! Que história magnífica??