Eleanor & Park

Resenhas - Eleanor & Park

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Paula 23/01/2014

Really sweet
Depois de ouvir tantos comentários em diversos canais estrangeiros sobre livros, fiquei curiosa para ler "Eleanor & Park", da escritora americana Rainbow Rowell. Não consigo me lembrar quando foi a última vez que eu li um livro para jovens adultos (young adult, YA) e de ter gostado tanto. A escrita de Rowell é muito gostosa e muito delicada, intercalando os pensamentos e sentimentos ora de Eleanor, ora de Park, dois adolescentes que estão enfrentando todos os dilemas típicos da adolescência: as dificuldades com os amigos na escola, os problemas familiares, sua autoafirmação e todas as delícias do primeiro amor.

Eleanor é uma ruiva gordinha que acaba de se mudar para a escola e logo no primeiro dia no ônibus começa a sofrer bullying da turma popular da escola. Park também não se dá muito bem com essa turma, mas consegue ficar mais afastado, e diante da cena de Eleanor constrangida em pleno ônibus, ouvindo todo tipo de gozação e sem ter um lugar para sentar, resolve ceder o lugar ao seu lado para ajudá-la, irritado por ela ter chamado a atenção do ônibus inteiro pelo jeito de se vestir. Com o passar dos dias, Park percebe que Eleanor está tentando ler também os quadrinhos que ele lê diariamente no trajeto casa-escola e silenciosamente começa a existir uma cumplicidade entre os dois, nessa leitura silenciosa de HQs. E depois disso passa a ser a música o que eles compartilham nesse trajeto, com Park gravando fitas cassetes (o livro se passa em 1986) para mostrar a Eleanor suas bandas favoritas. Através da leitura, da música e da identificação entre os dois, eles se apaixonam e temos o prazer de acompanhar cada descoberta desse amor tão inocente que ainda acredita que pode vencer o mundo.

Rowell aborda também temas mais sérios como a violência doméstica e o bullying na escola de uma forma sutil, mas que pode fazer os jovens repensarem essas questões com dois exemplos bonitos, que são Eleanor e Park. O livro também mostra a importância da família no crescimento dos jovens, como é o caso da família de Park, que o apóia mesmo nos momentos mais difíceis, através do diálogo, e da família de Eleanor, que tem diversos problemas, mostrando que é possível ser bom mesmo tendo passado por experiências de vida muito ruins. O livro é uma história de amor linda, escrita com muita delicadeza e que tem encantado corações ao redor do mundo. Uma leitura leve e despretensiosa para ler nas férias ou simplesmente quando o coração pedir uma história bonitinha e doce.

Rainbow Rowell. Eleanor & Park. London: Orion Books, 2012. 336 pages.

site: http://www.pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2014/01/eleanor-park.html

Mari 02/01/2014

O nível de inglês dele é fácil, como é um livro infanto-juvenil não tem muitas palavras difíceis. É ótimo para treinar sem muitos desafios.

A história é uma típica história de amor adolescente, muito fofo! Eu me envolvi bastante com a história e com os personagens.

Cada capítulo é contado por um dos personagens - a Eleanor ou o Park -, que é bem legal. Dá pra ver a opinião de cada um e a personalidade diferente. Quando era ele ou ela que estava contando, dava pra diferenciar.

É um bom livro pra quem quer treinar um pouco o inglês e curte histórias bobinhas de adolescentes!

PorEssasPáginas 23/12/2013

Resenha "Eleanor & Park" - Por Essas Páginas
Final de ano é aquela época onde quase todos os blogs (e sites também) fazem uma lista dos melhores do ano. Confesso que por causa das parcerias, acabei deixando um pouquinho de lado os livros que ainda não foram traduzidos aqui no Brasil (tirando as séries que eu acompanho). Aproveitei essa época para descobrir quais foram os melhores young adults desse ano. Logo na primeira lista, um livro me chamou atenção: Fangirl, da Rainbow Rowell. A protagonista era uma escritora de fanfictions. Não pensei duas vezes e comprei o livro. A leitura foi tão maravilhosa que logo quando terminei comprei Eleanor & Park.

E esse livro é único. Como um bom romance deve ser.

Ás vezes eu me pergunto porque eu gosto tanto de ler romances. Eu sempre chego a mesma conclusão: eu leio esse gênero porque eu quero sentir algo durante a leitura. Sabe aquelas borboletas no estômago que os autores tanto gostam de escrever quando alguém está apaixonado? Pois é, eu quero me sentir assim. Eu quero me apaixonar junto com os personagens. E foi exatamente isso que aconteceu com Eleanor & Park. Esse é aquele livro que “give you all the feels” (eu não sei em qual fandom começou isso, mas eu aprendi essa expressão com o de Bloodlines).

Esqueçam celulares e internet. Eleanor & Park se passa em 1986, ano em que Eleanor volta para a casa de sua mãe, padastro e irmãos menores. Ela é a garota nova no colégio. Se isso só já não fosse um bom motivo para ela ser excluída na escola, a família dela é muito humilde. Ela acaba se destacando por causa de suas roupas e do seu cabelo, tão vermelho. É claro que ela já começa a sofrer as maldades dos outros alunos desde o ônibus que a leva até a escola. Mas então Eleanor se senta ao lado de Park no ônibus todos os dias (eles tem uma regra de sempre sentar no mesmo lugar). Ele começa a levar revistas em quadrinho e Eleanor acaba lendo por cima do ombro dele. Park começa a emprestar as revistas para ela e assim eles começam a “conversar” – porque nós nem sempre precisamos de palavras para conhecer uma pessoa melhor.

Esse livro é LINDO. LINDO, LINDO, LINDO. L-I-N-D-O! Já disse que ele é lindo? Sério, eu gostaria muito que alguém traduzisse Eleanor & Park logo, porque todo mundo que gosta de romance precisa ler esse livro o mais rápido possível. A narração é dividida entre a Eleanor e o Park mas não é um capítulo para cada um. Em cada capítulo, a narração vai alternando, ou seja: em alguns momentos, existe a opinião dos dois sobre a mesma cena. Isso foi fantástico e em várias partes eu queria abraçar os dois. Porque Eleanor & Park é tão doce como o primeiro amor.

E talvez o sentimento de nostalgia para mim seja ainda maior exatamente por ele não se passar nos anos 2000. Eu me lembro muito bem daquela época em que as músicas eram gravadas em fitas cassetes, que telefone não era um aparelho tão comum e que quase todo mundo carregava algum tipo de revista em quadrinhos. Todo esse background estava ali presente no relacionamento dos dois. Existiram várias conversas entre os protagonistas onde foram feitas referências a personagens da época, como Star Wars e Batman (e que se fomos notar, continuam até hoje).

Mas não é só o romance que chama atenção no livro. A caracterização dos personagens foram muito bem feitas. Eleanor tem todo um peso nas costas que ninguém deveria ter e as cenas dela com a família foram muito tocantes. Park tem a família “perfeita”, mas durante essa jornada ele acaba aprendendo um pouco mais sobre ele mesmo e sobre os seus pais.

Eleanor & Park é uma história simples, como um primeiro amor deve ser. Mas ao mesmo tempo, ele é um livro complexo nos seus detalhes, delicado como um sentimento puro deve ser e nostálgico como aquele tempo bom que não voltará nunca mais.

Se eu ainda não consegui convencer vocês a lerem esse livro, deixo aqui uma mensagem do John Green:

“Eleanor & Park reminded me not just what it’s like to be young and in love with a girl, but also what it’s like to be young and in love with a book.”—John Green, The New York Times Book Review

site: http://poressaspaginas.com/resenha-eleanor-park#more-12673

Viviane K. 14/12/2013

Quando penso nesse livro, a primeira coisa que vem na minha mente é o quão fofo ele é! Claro, tem umas partes da história que são tristes mas mesmo assim a parte boa predomina.
É aquela leitura que te prende e não dá vontade de parar, ainda mais pelos "capítulos" serem muitas vezes bem curtos.
Quase chorei no final, lindo demais, não mudaria nada! :')

Carol Lorenzoni 08/12/2013

Eleanor é a nova garota na cidade, e ela nunca se sentiu mais sozinha. Todas as roupas caóticas, cabelo ruivo caótico e uma vida familiar cheia de problemas, ele não poderia ficar mais de fora nem se tentasse.

Então ela se senta no ônibus ao lado de Park. Calmo, cuidadoso e -aos olhos de Eleanor- impossivelmente legal, Park acredita que ficar fora do caminho é o melhor jeito para sobreviver ao colegial. Devagar e instantaneamente, através das conversas tarde da noite e uma grande pilha de fitas, Eleanor e Park se apaixonam. Eles se apaixonam do jeito que sempre é a primeira vez, quando se tem 16 anos, e não há nada e tudo a perder.

Eleanor & Park tinha tudo para me fazer morrer de amores pelo livro, o Jonh Green fez uma critica positiva sobre ele assim como a Stephanie Perkins, ele foi eleito o melhor livro YA (young adult) de 2013 pelo Goodreads e está entre os 10 mais vendidos pela Amazon, tinha expectativas muito altas para esse livro, vi vários canais literários internacionais falando super bem do livro e da escrita da Rainbow Rowell e quando finalmente o tirei da minha estante e comecei a leitura descobri que Eleanor & Park não iria me decepcionar.

A forma que a Rainbow Rowell escreve é simplesmente mágica, consegue submergir o leitor na história a um certo ponto que você se sente dentro do livro e isso é completamente estupendo, a forma com que a autora narra os fatos é tão intensa que até os mais simples gestos se tornam capazes de tirar o fôlego do leitor.

Outro ponto que me cativou no livro foi as inúmeras referências musicais que aparecem ao decorrer do enredo, podemos ver os Beatles, The smiths e até mesmo o U2, vários títulos de sucessos são citados, tais como Bad (U2), Summer of 69 (Bryan Adams), Forever Young (Alphaville) e Two of us (The Beatles), a Rowell insere essas referencias culturais de uma forma tão natural, que torna a leitura ainda mais gostosa de se fazer.

A construção dos personagens é maravilhosa, a relação familiar conturbada que a Eleanor tem é muito bem retratada no livro, muitas vezes tinha vontade de sacudir a mãe da Eleanor para ver se ela acordava e se livrasse do Richie, o padastro alcoólatra, que sem sombra de duvidas é um dos personagens mais intragáveis que eu já vi na minha vida, se pudesse empurraria ele de um precipício e assistiria ele estatelado no chão agonizando de dor, até morrer, e eu com um sorriso estampado na cara dizendo: você mereceu.

Ver a Eleanor e o Park se apaixonarem é lindo, a forma como cada um aceita o outro pelo o que ele é e não pela sua aparência, não pelo seu exterior, mas sim pelo seu interior, me faz parar para pensar que as vezes julgo as pessoa apenas por como se vestem e me esqueço que o realmente conta não é as roupas e sim os atos o caráter.

Esse livro foi sem sombra de duvidas um dos meus favoritos de 2013, diferente de tudo o que já li Eleanor & Park comprova que nem sempre temos tudo o que queremos, que a vida não é como um conto de fadas, e que raramente temos o nosso final feliz.

site: http://cemporcentoviciada.blogspot.com.br

Andressa 13/11/2013

Eu só quero quebrar essa música em pedaços e amar todos eles até a morte.
Eleanor & Park se passa em 1986.
Pronto, bastou isso para me chamar a atenção. Então vamos lá!

Eleonor é uma garota de uns 16 anos, considerada esquisita, que mora com a mãe, o padrasto e seus vários irmãos. Já, Park, um garoto de origem coreana, tem uma família simples e bastante acolhedora.
Esses dois adolescentes pegam o ônibus juntos, todos os dias, para ir a escola. Nunca se falam. Até que um certo dia, The Smiths e super-heróis vieram à tona e os dois perceberam ter algo em comum: música e quadrinhos. Park empresta quadrinhos para Eleonor, apresenta bandas a ela e essa troca de informação os leva a uma amizade. Assim, Eleonor deixa de ser esquisita aos olhos de Park (mesmo que para os outros ela continue sendo). E Park se torna interessante para Eleonor.
A partir desses pequenos detalhes, os dois acabam gostando um do outro. Porém, Eleonor tem um padrasto violento, que não a deixa fazer nada, um pai desinteressado e uma mãe submissa ao atual marido. Esses poréns atrapalham o andamento do relacionamento de Park e Eleonor, mas também o fortalece (confesso que eu odiei a mãe da Eleonor, porque eu não soube compreendê-la).
O livro é basicamente sobre o desabrochar dos sentimentos, mas não há só aquele mimi. Eleanor tem os pés no chão, não sonha com príncipes encantados e sabe suas limitações. Park é um garoto determinado, inteligente e pareceu bastante crível para mim.
O livro não é cheio de eventos, é até um pouco parado, nada de muito sensacional acontece. Ao mesmo tempo é tão bonitinho, doce e inocente. Tem várias referências de pop culture também. Ah, e eu gostei bastante de não vermos instalove nesse livro e sim um amor construído aos pouquinhos, por dois adolescentes inexperientes. A leitura flui tranquilamente, o nível de inglês é bem acessível.

"Bono conheceu sua esposa na escola,” Park diz.
"Assim como Jerry Lee Lewis," Eleanor responde.
"Não estou brincando," ele diz.
"Você deveria," ela diz, “nós temos dezesseis.”
"E Romeu e Julieta?"
"Superficial, confuso," e mortos.
"Eu te amo, Park diz.

Na reta final, Eleanor & Park pega um ritmo mais acelerado e se sai muito bem. Fofíssimo!
Recomendo!

Lara 16/10/2013

Resenha no meu blog, acesse o link!

site: http://whoisllara.blogspot.com.br/2013/09/eleanor-park-resenha.html

Angela 12/05/2013

Mais resenhas em www.mybookshelf.com.br

"Eleanor é a nova garota na cidade, e ela nunca se sentiu mais sozinha. Todas as roupas estranhas, cabelo ruivo caótico, e uma vida familiar cheia de problemas, ela não poderia ficar mais de fora nem se tentasse. Então ela senta no ônibus ao lado de Park. Calmo, cuidadoso e - aos olhos de Eleanor - impossivelmente legal, Park acredita que ficar fora do caminho é o melhor jeito de sobreviver ao colegial. Devagar e instantaneamente, através das conversas tarde da noite e uma grande pilha de fitas, Eleanor e Park se apaixonam. Eles se apaixonam do jeito que sempre é a primeira vez, quando se tem 16 anos, e não há nada e tudo a perder. Ambientado no ano escolar de 1986, Eleanor & Park é engraçado, triste, chocante e verdadeiro, uma viagem nostálgica para quem nunca esqueceu seu primeiro amor." tradução feita por +Angela Silva

Eleanor & Park para mim foi um livro muito triste, foi lindo, mas incrivelmente triste. Se passa em 1986 e tem uma trilha sonora muito linda. Este livro não trata apenas do primeiro amor entre dois jovens, há tanta coisa mais, que você se pega pensando como pode a autora ter conseguido encaixar perfeitamente tudo.
Eleanor é o tipo de garota que você gostaria de ser, forte, determinada, corajosa, apesar do Bullying, de ser maltratada em casa, ela consegue ser uma pessoa até normal. Costumava ter uma vida relativamente boa, até seus pais se separarem, então sua mãe casou de novo e tudo começou a desmoronar.

Park é o tipo de garoto pelo qual você se apaixonaria na adolescência (ou até se você for adulta também). Misterioso, educado, inteligente e muito fofo, com um gosto musical de tirar o fôlego.

O livro alterna entre os pontos de vista de Eleanor e Park, o que se torna muito divertido, e nem um pouco cansativo. A leitura é leve, e flui muito bem, apesar de ser um livro em inglês. É de um nível bem fácil.

Acima dos personagens apaixonantes, esse é um livro apaixonante. Há o bullying, rivalidade entre irmãos, um padrasto monstruoso, uma mãe que não é forte o suficiente para salvar seus filhos, um pai que não se importa, o preconceito, e enfim, a salvação através de música e quadrinhos. Rainbow soube fazer esse livro uma coisa muito especial. Diferente de tudo que eu já li. Você sente a realidade correndo dentro de você enquanto ler Eleanor & Park.

minha parte preferida
Eu acabei de reler o livro e realmente não sei o que fazer com isso! Foi um livro tão bem escrito, tão tão tudo. Rainbow Rowell é simplesmente fantástica. Não sei se amo ou odeio esse final, eu fiquei procurando mais folhas ;(.

Além de tudo o livro tem uma capa mega linda. Fiquei apaixonada, é simples e fantástica ao mesmo tempo.
Por favor, vão ler Eleanor & Park agora para que possamos falar sobre isso! Sério!
Se você ainda não está convencido, leia a resenha feita por Jonh Green (autor de A Culpa é das Estrelas) aqui.
Beijos e até a próxima!
mands 16/06/2013minha estante
Adorei sua resenha e me interessei muito pelo livro.

Pamela 23/09/2013minha estante
também gostei da resenha, queria ler em portugues, não sabe quais são os planos de traduzirem?

Leo 20/03/2014minha estante
Acabei de lê-lo e ainda nao acredito que não existem mais páginas depois daquela ultima frase!! Agressivamente perfeito

Lizandra 13/11/2014minha estante
Terminei de ler agora a pouco.Entrei no Skoob só pra ler as opiniões,se pensavam o mesmo que eu e pra minha surpresa muitos também compartilhavam da mesma opinião. O livro é ótimo,recomendo que leiam e que ao final da leitura, assim como eu,fiquem com um gostinho de quero mais...

Lílian 04/05/2015minha estante
esse final... aiai ;-;
eleanor e park, meu favorito!
tão lindo que chega a doer esse final!

Day Monteiro 09/04/2020minha estante
Muito fofo o Park, a Eleanor é meio dramática (venhamos e convenhamos?) ela para ser mais forte, pois o?que ela passou e viu, ela poderia ser um pouco mais madura! O final deixou a desejar ... tipo, terá uma continuação? Porque ela demora tanto para responder? Pq ela não leu nenhuma carta de Park? Depois que ele bota sua vida para frente ela manda um postal? O?que aconteceu com a família dela? Amei o livro, mas ... deixou muitas lacunas ?????

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6