Clarice na Cabeceira

Clarice na Cabeceira Clarice Lispector

Resenhas - Clarice na Cabeceira

letscia 18/01/2024

9 (2024)
Ler Clarice Lispector é sempre uma ótima experiência. Foi interessante conhecer mais uma face da autora. Como jornalista ela explorou os assuntos com um quê de literatura que por algum motivo me pegou de surpresa.
São muitos textos, mas o que mais me chamou a atenção foi a dissertação dela sobre o "poder para punir" e o "direito de punir", inclusive gostaria que tivessem mais textos clariceanos sobre direito. Ela abordou a temática a partir de um panorama sociológico fenomenal.
As quatro partes foram muito boas. Lispector foi uma jornalista diferenciada. Percebi que ela mesclava um pouco de si até mesmo quando a formalidade requeria um pouco mais de impessoalidade, é como se ela nunca conseguisse se afastar do seu produto (a obra "crônicas para jovens: de escrita e de vida" evidência essa questão).
É difícil falar mais sobre o livro, pois trata-se de uma coletânea diversificada. Gostei da fluidez da escrita e mais uma vez "Clarice na Cabeceira" não me decepcionou.

Nicole986 19/01/2024

Escrita diferente da versão original de 2009, algumas coisas adicionadas que deixam em dúvida se eram pensamentos ou falas de clarice

O Menino a Lua e os Livros 13/02/2024

Um jornalismo com alma
Que Clarice Lispector é uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos, não há dúvidas. O que é pouco conhecido dos leitores é sua veia jornalística. Durante sua vida, ela escreveu crônicas belíssimas e realizou importantes entrevistas com personalidades nacionais. Este volume reúne um pouco desse trabalho que abrilhantou o jornalismo no país.

Gregory.Faguaga 11/03/2024

Clarice te amo
"Ele foi embora não era tão simples arrastava comigo um vácuo e imenso na cabeça e no peito se aí batesse imaginava soaria metálico como viveria perguntava se subitamente e com uma calma exagerada como se se tratasse de qualquer coisa neutra eu tenho uma repetia repetia sempre e agora? percorreu os olhos pelo quarto em trevas torceu o comutador procurou a roupa o livro de cabeceira os vestígios dele nada ficará assustou-se ele foi embora'