Sexta-feira o rabino acordou tarde

Sexta-feira o rabino acordou tarde Harry Kemelman

Resenhas - Sexta-feira o rabino acordou tarde

Marselle Urman 25/12/2013

Adorei a comunidade judaica, a cidadezinha. As convenções sociais na superfície, e a podridão por baixo. As conversas entre o rabino e o chefe de policia. E o próprio rabino Small, capitulo à parte, erudito, introspectivo, com exacerbado senso de justiça e honestidade. E inteligente. Não carismático, mas fascinante!

Conchego das Letras 22/11/2016

Resenha Completa
Lançado originalmente em 1964, o livro de Harry Kemelman é o típico romance policial que de típico não tem nada. O “detetive” é o recém-chegado rabino da comunidade, David Small. Um homem íntegro e, em uma primeira leitura, inflexível e extremamente inteligente.

Assim como outros clássicos detetives literários, o personagem de Kemelman tem um ajudante, o homem que deveria desconfiar dele, mas que se revela um amigo e admirador dos métodos nada ortodoxos de investigação e resolução dos casos.

Sobre o livro:

Depois de ficar boa parte da noite de quinta-feira trancado em seu escritório estudando textos e livros raros, o jovem rabino é surpreendido, na manhã de sexta-feira, com a polícia a sua porta. Isso porque ele faltou ao serviço religioso da manhã, coisa mais do que suspeita, já que o corpo de uma jovem foi encontrado ao lado do templo e sua bolsa dentro do carro dele.

De principal suspeito, David passa a ser colaborador nas investigações, chegando até mesmo a descobrir quem cometeu o crime – o porquê eu não falo, nada contra spoiler, mas tem gente que não gosta.

Uma trama envolvente, divertida e com toques religiosos – mas não se preocupem, não são doutrinários, muito pelo contrário, servem apenas para mostrar as diferenças entre protestantes e judeus nos Estados Unidos dos anos 1960. O lado policial, com as pistas espalhadas por toda a trama, é de deixar qualquer um roendo as unhas. Harry Kemelman construiu uma história em que só o mais perspicaz leitor consegue chegar ao criminoso antes da lógica minuciosa do rabino nos explicar todos os acontecimentos.

Minha edição é antiga, muito antiga, deve ter pelo menos uns 20 anos e já viajou muito comigo, então está meio “detonadinha”, mas não a troco, empresto ou mostro com facilidade.

Para quem gosta de suspense, mistério e tramas policiais inteligentes, leitura mais que recomendada.

Curiosidades sobre a série:

São 12 livros (nem todos lançados no Brasil)
Em 1977 foi produzido pela rede norte-americana NBC um seriado com quatro episódios baseado nos livros de Kemelman. A série chama-se Lanigan’s Rabbi.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2016/11/resenha-sexta-feira-o-rabino-acordou.html#more

Fernanda1658 01/04/2023

O rabino nunca decepciona
Harry Kemelman escreveu poucos livros com o Rabino, e nenhum decepciona.

Quem gosta de livro policial é obrigatório conhecer esse personagem: o rabino. Usando seu conhecimento judaico, sempre ajuda a polícia a resolver os crimes ocorridos numa pequena cidade próxima de Boston.

Esse livro específico foi o primeiro, ou seja, o Rabino é novato na cidade. Aconselho a começar por esse livro é deixar por último "o dia em que o Rabino foi embora".

Não gosto de dar spoiler.

Se você gosta de ficção policial, vá ler.

marnertth 14/09/2023

Bom ne
é um livro de fato bom. e isso. a cultura judaica é mt cativante e bem explicada aqui e em geral a escrita é bem desenvolvida. basicamente: não é um livro entediante. mas alguns aspectos me incomodaram como o lance de um policial contar todo um caso pra alguem só porque o achou confiavel (e essa pessoa ser, por sinal, um dos possiveis suspeitos). e o livro todo se baseia nisso, nada aconteceria se n fosse por isso. me incomodou mas nao a ponto de estragar algo. a historia é legalzinha e tals e o desfecho é brochante:)