Impressões: Sonhos de Avalon

Impressões: Sonhos de Avalon Bianca Briones

Resenhas - Sonhos de Avalon - Impressões

baunilha 23/09/2013

Preciso começar dizendo que estou muito feliz por ter tido a oportunidade de ler essa duologia. Primeiro porque a história é encantadora e depois porque a escrita da Bianca é envolvente, concreta e muito, muito inteligente.

Melissa perdeu seu irmão gêmeo há dois anos. Desde então ela tem sido uma garota apática, sem muitos amigos, nenhum namorado e não encontra prazer em nada. Vivendo uma vida quase automática em Nova Camelot, uma cidadezinha escondida em algum canto do Brasil, ela pode contar apenas com sua mãe, Alba, seus melhores amigos Marcos e Paulinha.

Seu irmão sempre foi fã das histórias do lendário Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda. Para suprir a falta o irmão, Melissa tem lido quase todos os livros que o irmão tinha sobre o assunto e por isso, quando começa a ter estranhos sonhos com Morgana, Arthur e os cavaleiros, ela acha que está apenas influenciada pela leitura.

Porém, quando coisas estranhas começam a acontecer, Melissa descobre que sua vida está muito mais ligada ao lendário Rei Arthur do que ela poderia imaginar ou mesmo acreditar.

A história é narrada em terceira pessoa e isso é o que permite que o leitor participe de tudo o que acontece em todos os lugares, seja em Avalon, em Camelot, em Nova Camelot, na Cornualha, em Tintagel ou nos campos de batalha da Britânia. É assim que o leitor acompanha as mudanças que acontecem na vida de Melissa, fazendo estar cada vez mais perto da corte do Rei Arthur e Morgana, mais perto de um tempo que ela jamais imaginou que existia. É isso que nos permite fazer conjecturas, torcer, imaginais finais possíveis.

Melissa não sabe, mas seu destino é se casar com o Rei Arthur e ajudá-lo a unificar a Britânia porque alguém – um mago bastante poderoso [ oh, deusa, quem seria ele? ], desde o século V vem criando realidades paralelas para que Arthur consiga, enfim, ser o grande unificador e herói. Acontece que a cada vez que ele faz isso, algo sai errado e novamente, ele precisa recriar uma nova realidade.

Assim, chegamos ao século XXI e ele tem apenas uma única chance de fazer tudo dar certo. Para isso, precisa que uma profecia se cumpra e novamente, faz com que todos no reino ajam de acordo com sua vontade, seja por meio de persuasão, coerção, ou de magia. Típico desse cara!

Infelizmente, o senhor de todas as vontades - ah, qual é, vocês já sabem que estou falando de Merlin, né – Merlin não conta com o fato de que existe algo que é muito mais poderoso do que qualquer magia, que é o amor. Nesse caso, podemos citar vários… Tanto o amor que Melissa e Lancelot sentem um pelo outro, como o amor fraternal de melhores amigos e o visceral que liga uma mãe aos seus filhos. Bem, nem sempre…

Vocês conseguem perceber que estou me roendo aqui para não dar spoilers, né? Então tá, vamos falar de coisa boa, vamos falar de… Lancelot! Ah, tá bom que você veio aqui ler resenha de um livro sobre as lendas do Rei Arthur e está interessado em Merlin! Vou fingir que acredito.

Lancelot, o melhor amigo do Rei, seu primeiro cavaleiro, braço direito e primo para todos os efeitos. Aquele que durante anos protegeu sua irmãzinha Morgana e que tem por ela um carinho que oscila entre fraternal e paternal (esqueçam a versão na qual Lancelot e Morgana tem umas paradinhas porque aqui isso não existe, chega a ser meio nojento nesse caso). Ele é o cara que se sacrifica, e depois se sacrifica novamente e vai fazer isso todas as vezes que for necessário. Não é de se espantar quando o leitor percebe, aos poucos – porque isso não é de uma hora para outra – que Melissa e Lancelot já se amam, se pertencem, de outro momento…

Por falar em momento, a narrativa não é linear, o que exige que o leitor esteja atento. E não apenas nisso. Esse não é um livro que você possa ler “pulando parágrafos”. Cada um dos dois volumes tem cerca de 500 páginas e nada, nada mesmo, é dito sem motivo. Cada palavra, cada parágrafo, cada capítulo é muito bem pensado e faz diferença ou imediatamente, o no próximo volume.

Eu posso dizer que estou apaixonada pela escrita da Bianca, pelas construções dos personagens que se mantém fiéis do início ao fim. A Melissa, por exemplo, é uma garota antes da morte do irmão e outra nos dois anos seguintes. Mas quando ela vai para Camelot, e começa a ser “testada”, sua personalidade voluntariosa volta à tona. E isso é muito bem construído, principalmente quando ela se lembra dos eventos do seu passado. Dá pra ver que a personagem estava em um período de luto que custou muito a passar. Mas no fundo, ela estava lá, em algum lugar… Todos os personagens são incríveis e apaixonantes. Até os vilões – ain gente, é mais de um, olha quanto amor ter muita gente para odiar.

A verdade é que nenhuma versão das lendas arturianas podem ser consideradas a “versão final”, a última palavra. Cada autor a reescreve ao seu modo e foi isso que a Bianca fez. Ela deu a sua cara, o seu jeito e transformou uma história que quase todo mundo já conhece, em algo que todo mundo vai amar desconstruir dentro de si para conhecer novamente. É uma história original que leva o leitor a se apaixonar novamente pelos mesmos personagens – ou não – e querer viver uma aventura em uma realidade paralela.

Fazia muito tempo que eu não lia um livro de fantasia tão bem ambientado, com descrições tão críveis de cenários e situações como li em Sonhos de Avalon. A Bianca tem a chave do portal que nos transporta para uma realidade paralela e nos faz visualizar cada uma das cenas, cada um dos castelos, cada cantinho escondido de Avalon, dos campos de lavanda [ morre lentamente aqui ] ao centro do vilarejo.

Por fim, o que posso dizer – além de que estou apaixonada pela história – é que a Bianca, em nenhum momento menospreza a inteligência de seus leitores, mas os desafia a partir com Melissa e seus amigos em busca de respostas. E no fim, elas estão lá… É só prestar atenção!

Psychobooks 23/04/2013

Resenha Tripla

- Agora é chegada a hora das nossas Impressões

Mari: Faz alguns anos que conheço a Bianca Briones, ainda não tive a oportunidade de ler seu livro Entre o Amor e Amizade. No ano passado, a Bianca me enviou a sinopse de um livro que ela estava escrevendo, gostei muito da premissa então ela me convidou para ser sua leitora beta.

Alba: Eu li "Entre o Amor e a Amizade" e adorei. Quando a Bi me mandou a premissa de Sonhos de Avalon por e-mail eu fiquei simplesmente ENLOUQUECIDA e a incentivei muito a dar voz à sua história. Eu tive o prazer de participar de cada pedacinho da criação em primeira mão e acompanhar capítulo a capítulo o crescimento da narrativa.

Sabrina: Assim como a Mari, ainda não consegui colocar as mãos em Entre o Amor e a Amizade (apesar de ter ficado superfeliz em saber que a primeira tiragem esgotou – Eba! \o/ – também fiquei triste por não ter conseguido meu exemplar a tempo...). Nem acreditei quando a Bianca perguntou se eu queria ler o original de Sonhos de Avalon em primeira mão. Fiquei muito honrada pela oportunidade e me deliciei a cada capítulo!

Mari: Quem conhece as resenhas do Psychobooks há algum tempo, sabe que sempre somos sinceras, mesmo com livros de alguns amigos, nosso compromisso é dizer a verdade para nossos leitores, então saiba, que essa resenha é sincera, nós realmente amamos Sonhos de Avalon.

- E sobre o que seria o livro? (a.k.a Será que a Bianca conseguiu reinventar a história do Rei Arthur?)

Mari: Sonhos de Avalon vai contar a história da Melissa, que perdeu seu irmão há algum tempo e desde então ela tem alguns 'sonhos' que se passam na corte do Rei Arthur. Morgana também começa a ter algumas visões sobre o mundo moderno, ela é a amada irmã de Arthur, que está passando por um momento complicado, os saxões querem seu reino e a guerra é iminente.
O destino de Melissa é ir para a Idade Média, casar-se com Arthur e salvar a Britânia, tudo isso já foi arquitetado há muito tempo, mas será que essa garota vai se render ao destino que foi traçado para ela, ou vai querer viver a sua própria maneira?

Alba: A premissa do livro é simples e surpreendente. É dessas histórias que vão sendo apresentadas por meio de camadas, que ganham com cada novo personagem inserido e com cada nova situação vivida. De início, conhecemos duas visões do texto, uma com Morgana, em Camelot e outro com Melissa, em Nova Camelot, nos tempos atuais.
Conforme a história vai crescendo, vamos entendendo os porquês das impressões vividas por Morgana e Melissa e a história vai ganhando magia.

Sabrina: Quando iniciei a leitura, sabia que envolveria a lenda do Rei Arthur e que mesclaria mitologia e tempos atuais. Porém, confesso que não quis saber muito antes de ler, pois queria aproveitar a experiência completa. E adorei! Fiquei tensa a cada capítulo, enlouquecida para descobrir o mistério que unia Melissa e Morgana. A Bianca conseguiu criar um certo suspense, que deixa o leitor fisgado ao final de cada capítulo!

- Personagens. Mas... Hum... Onde estão os coadjuvantes? XD

Alba: A riqueza do universo dos personagens é magnífica. A Bi cria personalidades que já surgem cientes de seu papel na trama. Todos eles participam naturalmente da história e têm seus próprios segredos e objetivos a seguir.
Ficamos, durante a história, divididos entre Camelot, no passado e em Nova Camelot, aqui no Brasil, no presente. Os personagens são divididos dessa forma, também, mas há troca entre o mundo "fantástico" e o mundo "real".

Mari: Paulinha é a melhor amiga mais linda e fofa do UNIVERSO! Toda despojada, engraçada, sarcástica, ela conquista os leitores. Até nos momentos mais tensos da trama ela consegue arrancar um sorriso dos envolvidos.
Marcos e Melissa cresceram juntos, ele era o melhor amigo de seu irmão e desde sua morte, eles andam sempre juntos. Marcos sempre foi apaixonado por Melissa, mas ela não tem interesse amoroso no seu amigo e é muito legal ver como esses sentimentos não atrapalham a amizade dos dois.

Sabrina: Ai gente, sério... Posso falar? Me apaixonei pelo Marcos logo de cara! Sabe aquele amigo fiel, que faria tudo – tudo mesmo – para proteger aqueles que ama? Então. Ele é tudo isso e muito mais! Ele se entrega de verdade e sabe agir e recuar no momento certo. O garoto não exige nada da Melissa, mas está presente sempre que ela precisa – e sem pedir nada em troca.

Alba: A Mari comentou um pouco sobre Nova Camelot, então apresentarei agora uma personagem que vive lá e que foi completamente pautada em mim - menos a aparência. A Bianca me deu um superpresente durante a criação da história. Logo nos primeiros capítulos, ela me mandou um acontecimento entre a mãe da Melissa e a menina que para mim não soava condizente com a história. Pedi que a Bi pensasse em mim quando fosse construir a mãe de sua personagem principal; qual não foi minha surpresa quando o capítulo voltou revisado e ela tinha o meu nome! Pois, bem! Esperem muito de mim na "Alba" que a Bi criou. (ela é fofa e linda)

Sabrina: Falando da família da Melissa, um relacionamento muito forte presente no livro e do qual eu não poderia deixar de falar, mesmo que brevemente (poderia escrever uma tese sobre isso, mas aí vocês ficariam aqui até amanhã, hahaha) é o da menina com seu irmão, Gabriel. A Bi desenvolveu tão lindamente a relação entre os dois (ai como eu queria poder entrar em detalhes!!!), que eu não pude deixar de me emocionar. Me lembrou muito da ligação que eu tenho com o meu irmão e é como se eu deixasse um pedacinho meu ali nas páginas durante a leitura.

Alba: Em outra fronte, conhecemos o Rei Arthur com seus cavaleiros. Obviamente que todos os personagens arthurianos estão por ali; espere encontrar TODOS. Mas o legal nessa história da Bi é que ela conseguiu desvincular tudo o que eu já conhecia sobre a lenda e passar a sua verdade sobre os personagens. O Merlin da Bi é apenas dela, seu Rei Arthur é criação dela... Bem como Morgana, Galahad, Mordred, Morgause, Gawaian, Tristan... Todos são dela e têm suas histórias recriadas.
Então temos Lancelot... Awnnn:

Mari: Lancelot é perfeito. Sem mais.

Sabrina: Per-fei-to! Vocês entenderam, né?

- Narrativa. Em terceira pessoa. Onipresente. COMEMOREM!

Alba: Narrativa em terceira pessoa, gente! É muito amor! E não é só isso, a Bi passa de uma visão à outra com maestria de quem sabe usar as palavras. Em uma cena, podemos captar todas as nunces entre os personagens, pois ela nos dá o retrato completo dos acontecimentos.

Mari: Confesso que me surpreendi com a qualidade da escrita da autora, a narrativa é muito fluida, leve, simples e faz com que as horas passem voando sem que o leitor perceba. A alternância entre momentos de tensão, romance, ação, humor, é perfeita, sem em momento algum passar a sensação de que algo está sendo 'forçado'.

Sabrina: Me encantei com a escrita poética da Bianca. Dá para perceber todo o sentimento que a autora colocou naquelas linhas... É tudo escrito com muito cuidado, com muita beleza. Em alguns momentos me lembrou da escrita da minha autora favorita, a Maggie Stiefvater – de quem eu gosto justamente pela poesia presente no seu texto. Foi amor à primeira linha, gente!

Alba: O enredo corre de forma natural, é praticamente como se estivéssemos assistindo a um filme. Não tem cena arrastada, não existe enrolação nos acontecimentos. A Bi vai criando em meio ao plano de fundo maior, ações que se desenrolam rapidamente e que deixam o leitor preso à trama. Me senti como se estivesse "lendo" um quebra-cabeça, onde cada parte tem a sua magia, cria a sua própria imagem, para no final, com a visualização do todo, as coisas ficarem bem mais claras!

Sabrina: A Alba falou em filme... Eu acho que a escrita da Bi é mais como uma série, daquelas bem viciantes, que nos deixam com um baita cliffhanger no final de cada capítulo, o que torna IMPOSSÍVEL parar de ler!

Alba: Eu já disse aqui em várias resenhas sobre o famoso "espirro do autor". Sabem quando um personagem espirra e você SABE que ele mais à frente ficará gripado, porque obviamente um autor não desperdiça acontecimentos dentro do livro. Então... A Bi consegue fazer isso de forma superdiscreta, então meu conselho para os leitores é que fiquem atentos a tudo! Tudo o que a Bianca escreve está recheado de pistas para acontecimentos posteriores ou para revelações bombásticas!

Sabrina: Quando um autor insere muitos fios no texto, eu começo a ficar preocupada, com medo de que ele não dê conta de uni-los... Mas não é o que acontece nesse livro! Como disse a Alba, a Bi não “espirra” por acaso. Um acontecimento está sempre bem amarrado, o que dá bastante consistência para a história.

Mari: Não posso deixar de falar sobre as cenas mais quentes, essas foram muito bem escritas e descritas, na medida certa, sem ser vulgar demais ou casta. Completamente críveis.

Alba: Eu sempre bato na tecla do cuidado que o autor tem que ter em criar tensão sexual entre seus personagens e deixar a relação crível para o leitor. É preciso que sintamos que ali há amor e há desejo, não basta o autor FALAR que os personagens se atraem, é preciso que essa relação salte do papel. Bianca consegue fazer isso perfeitamente, com vários personagens, em vários momentos! Sério!

Sabrina: *Liga o ar condicionado no máximo* Vamos falar sobre cenas calientes de bom gosto? A Bianca consegue elevar a temperatura e fazer o nosso coração bater mais rápido sem apelar para o exagero e para a vulgaridade. A tensão no ar é palpável, sem que a autora precise “pesar a mão”.

- Concluindo... Hum... Será que a gente recomenda?

Mari: Leitura mais que recomendada, principalmente para quem gosta de romance, com bastante humor, mistura de realidade e ficção além de personagens cativantes. Espero que em breve uma editora publique Sonhos de Avalon para que vocês possam ler e depois vir aqui nos dizer: 'Vocês tinham razão, o livro é muito bom!'

Alba: Eu poderia aqui dizer a vocês que sou "suspeita pra falar" sobre a obra, já que nela tem muito dos meus pitacos. Mas não vou, gente, sério! Eu tive a honra de participar da criação da duologia e posso afirmar pra vocês que o livro está impecável! Há todos os ingredientes necessários para agradar qualquer tipo de leitor. Super-recomendo! LEIAM!

Sabrina: Leitura recomendadíssima! Se você é fã de uma boa história que mescla com maestria fantasia, romance e personagens carismáticos e inesquecíveis, tenho certeza de que se apaixonará pela duologia tanto quanto nós nos apaixonamos! Podem se jogar na leitura!

Link: http://www.psychobooks.com.br/2013/04/resenha-tripla-impressoes.html

May 29/09/2013

Uma autora especial, um livro especial. ♥
Classificação: Cinco estrelas é muito pouco para este livro, nem mil estrelas seria suficiente para expressar o quanto eu o amei. Favorito, favorito, favorito. ♥

Eu já havia lido os primeiros capítulos liberados pela autora no wattpad e de cara me apaixonei pela história. Sério. Somente naqueles capítulos eu pude perceber como a Bianca cresceu e amadureceu como escritora, como ela colocou amor e carinho em cada palavra escrita e ao ter o livro em mãos (não em mãos, mãos, porque eu li no computador né gente, hahah) e poder ler do inicio ao fim foi uma experiência incrível e eu me apaixonei mais ainda pela história, se é que isso é possível, e OH MY GOD!!! QUE livro dona Bianca.

Para mim foi impossível não me apaixonar por cada pedacinho do livro, cada palavra, cada personagem, cada cenário (vocês não fazem ideia de como são belos, mágicos e encantadores os cenários descritos, queria poder entrar no livro e viver em Avalon ^^) e podem ter certeza que nada do que eu diga aqui será suficiente para demonstrar o quão bom este livro é.

A narrativa em terceira pessoa, onipresente, nos permite ter uma visão ampla dos acontecimentos e a Bianca troca de ponto de vista entre as personagens sem que nos demos conta e de forma tão natural que em nenhum momento ficamos perdidos, o que já nos diz o tamanho do talento da autora né?!

E assim ela nos apresenta a feiticeira Morgana em Camelot que vem tendo estranhos sonhos de uma época e lugar que ela não conhece ao mesmo tempo em que Melissa nos tempos atuais, que mora em Nova Camelot aqui no Brasil, tem estes mesmos sonhos estranhos, só que em uma época passada. E desta forma vamos aos poucos nos envolvendo e criando laços com as personagens do passado e do presente e descobrindo todos os mistérios que envolvem ambas as personagens e mundos.

Devo frisar o cuidado que a Bianca teve com o livro em todos os momentos sem exagerar ou deixar nada de lado, cada cena de ação, romântica (awwwn ♥), cada discussão ou cena mais picante (huuum, já fico toda boba, arrepiada e rindo a toa quando lembro) foi escrita na medida certa, sem pesar, sem exagerar, sem ser vulgar... Foi natural, verdadeiro e lindo, lindo, lindo. ♥

As personagens são um espetáculo a parte galera, cada um me conquistou de uma forma única e especial, eu me senti tão apegada a eles que sofri, ri, me emocionei, me apaixonei junto com eles... Amei a Alba e toda sua espiritualidade, o Marcos todo fofo e carinhoso com suas covinhas lindas é o melhor amigo que todo mundo gostaria de ter, a Morgana com toda sua inocência, a Paula toda dissimulada me arrancou sorrisos mesmo em momentos tensos da história, todos os cavaleiros da távola redonda cada um com seu jeitinho conquistou um lugar especial no meu coração e me encantaram com sua história e sua importância no livro, porque ninguém está ali apenas por estar, outro fator que me encanta no trabalho da Bianca, cada personagem apresentado está ali por alguma razão.

Temos ainda Lancelot.

site: Confira o post completo: http://www.livrosefuxicos.com/2013/09/fuxicos-e-vicios-8-uma-autora-especial.html