A Escrava Isaura

3.40082 2667

Resenhas - A escrava Isaura

Mirzão 31/01/2016

A CRIAÇÃO DE ISAURA EM A ESCRAVA ISAURA DE BERNARDO GUIMARÃES
Isaura, a protagonista de um clássico romance de B. Guimarães, pode ser interpretada como escrava-biológica e escreva-mulher. A jovem é narrada em um sistema escravocrata, pois naquele momento histórico era permitido possuir escravos. Por meio da narrativa, é possível inferir que Guimarães visava explicitar uma sociedade idealista e nacionalista. Isaura só foi “aceita” pela sociedade por causa dos adjetivos de âmbito social branco-europeu, o qual já lhe era ambientado desde sua infância.
Mesmo com traços brancos – físicos e intelectuais – Isaura não era livre, justamente por ser do sexo feminino. A protagonista, desenhada por Guimarães, ora é apresentada no romance como branca e ora supostamente morena. É dito isto porque ela tinha, por parte de mãe Juliana (uma linda mulata escrava), sangue afro-descente. Sendo assim, Isaura figura o ser inferiorizado, que assistiu numa sociedade completamente machista e era, outrossim, escrava-biológica por causa da genética materna.
Historicamente e ideologicamente, a sociedade patriarca instituiu o ser feminino como inferior ao masculino – um objeto do/para o homem, cabendo à mulher obrigatoriamente ter relações sexuais – mesmo que estivesse enferma; cabendo a ela também trabalhos domésticos em prol do marido –; pensamento ainda existente em várias sociedades, até os dias atuais.
Tal característica da terceira fase do Romantismo no Brasil já era abordada por Victor Hugo – escritor Francês. Tempos depois, teríamos o “fim da escravatura no Brasil” e o início da primeira e a segunda guerra mundial. Os afro-descentes então “libertos”
O principal leitor da época era o público feminino. Por isso Guimarães construiu um enredo que levasse esse público a se identificar com questões atreladas à Isaura e às demais personagens femininas do livro.
Por fim, cabe fazer estas indagações: será que acabou a escravidão com a mulher? Ou será que só mudou de roupa em outros tempos? O que seria a escravidão na sociedade contemporânea? Quem seriam as Isauras atualmente?
A criação de Isaura explicita literariamente, por meio de uma personagem feminina, o quão a humanidade é escrava de si própria (tanto homem e mulher), pois alimenta e é alimentada pelo preconceito, pela indiferença a qualquer tipo de vida, ou seja, pelos piores sentimentos.
Leôncio representa, no caso do livro uma má criação de um filho, o qual via as maldades de seu pai contra a vida e uma mão com exageros de proteção. Uma criança que viu sua mãe ser maltratada pelo pai dele, logo, sua mente foi condicionada a entender a mulher como um objeto...
A leitura desse livro é super recomentada para jovens leitores em diante, desde que, haja um pré-preparo/pré-leitura para o texto de Guimarães, mesmo com uma linguagem simples que apresenta, é cheio conotações históricas, políticas e econômicas.

Geovana715 23/01/2016

O livro 100% representa o Brasil
Bernado Guimarães escreveu uma história que representou muito o brasil na época da escravidão, Isaura era servia uma senhora muito bondosa(que a tratou, lhe deu a melhor educação e vida como se fosse uma filha) depois que ela morreu Isaura ficou perdida com Leôncio (filho da senhora) recém-casado atrás da pobre moça, que foi obrigada a fugir e muita coisa acontece quando ela finalmente decide sair daquela casa.

Larissa Procedone 09/11/2015

Muito fantasioso
O livro conta a historia de uma mulher chamada Isaura, filha de uma escava e o homem branco, muito querida pelos os homens por sua beleza. Criada por uma senhora que gostava dela e de uma educação muito boa, depois de sua morte Isaura foi deixada como propriedade para Leôncio, que era filho da senhora. Leôncio era casado com uma mulher chamada Malvina, que gosta muito de Isaura, mas ela não sabia do amor que existia de Leôncio para Isaura.
Para mim é uma historia que foge da realidade, não existe alguém tão belo assim. Além dessa beleza imensurável não fazer muito sentido com relação a essa personagem, acho que, mesmo que fosse possível, tal beleza não seria motivo para ter tantos homens apaixonados.

Blog EG 07/10/2015

Fofoooo!!!!
Essa é com certeza uma das histórias mais conhecidas da literatura e televisão brasileira. Uma história de amor e muito sofrimento. Preconceito infindável, mas que destruiu milhares de vidas pelo mundo.
Esse livro mostra só um pouquinho de tudo de ruim que os escravos sofreram :(

Isaura é filha da escrava Juliana (que morreu no parto) e do feitor português, Miguel. Não recebe a alforria mesmo sendo branca como o pai, porém é muito bem tratada pela sua sinhá, que a ama e cuida dela como se fosse sua filha. Esta que ao morrer, deixa o desejo de liberdade para Isaura a fim de ser realizado por seu marido ou seu filho Leôncio.

O marido morre logo no início da trama, e Leôncio, recém casado com a bela e rica, Malvina, detesta só ter de imaginar libertar Isaura, afinal, ele é loucamente (literalmente) apaixonado por ela há muito.

Isaura continua a trabalhar na casa, mas quando Henrique irmão de Malvina, chega de visita e de cara também "se apaixona" por ela, Leôncio surta de ciúmes e conta para o cunhado que ela é dele, e é ele que fará o que bem entender com ela. Henrique obviamente conta tudo à irmã, que expulsa Isaura de casa.

Isaura fica presa na senzala com os outros escravos, só que amarrada e tendo de aturar o nojento do Leôncio querendo ter um caso com ela a força. Seu pai consegue por milagre fugir com ela para Fortaleza, e assim, a nossa heroína conquista um pouco de paz.

Em Fortaleza, sem que ninguém saiba que fora escrava, Isaura passa a frequentar os salões e fica noiva de seu grande amor, Álvaro. Um casalzinho lindo e fofo, que me fez suspirar, rsrs
"- Levanta-te, mulher generosa e sublime! - disse Álvaro, estendendo-lhe as mãos para levantar-se. - Levanta-te, Isaura; não é a meus pés, mas sim em meus braços, aqui bem perto do coração, que te deves lançar, pois a despeito de todos os preconceitos do mundo, eu me julgo o mais feliz dos mortais em poder oferecer-te a mão de esposo!..." - Não falei que são fofos?! rsrsrs
Mas como sempre tem um capeta pra atormentar, muitaaaaaa coisa acontece e Leôncio bota as mãos em Isaura novamente. É um tormento! Álvaro, Miguel e a própria Isaura, precisarão de muita coragem para serem livres do perturbado Leôncio e da escravidão.
"- Escrava! - exclamou Álvaro, cada vez mais exaltado. - Isso não passa de um nome em vão, que nada exprime, ou exprime uma mentira. Pureza de anjo, formosura de fada, eia a realidade! Pode um homem ou a sociedade inteira contrariar as vistas do Criador e transformar em uma vil escrava o anjo que sobre a Terra caiu das mãos de Deus?...".
Amo livros antigos brasileiros, e esse é um de meus preferidos. Muito lindo e angustiante, você não consegue parar até chegar ao fim. De uma escrita sublime e encantadora, é uma história que arrebatará seu coração!

Em breve, trarei a resenha do Encarnação de José de Alencar, outro aflitivo!! rsrs Aguardem!!!
"- A escravidão em si mesma já é uma indignidade, uma úlcera hedionda na face da nação, que a tolera e protege. Por minha parte, nenhum motivo enxergo para levar a esse ponto o respeito por um preconceito absurdo, resultante de um abuso, que nos desonra aos olhos do mundo civilizado. Sirva ele ao menos de um protesto enérgico e solene contra uma bárbara e vergonhosa instituição."

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2015/09/resenha-escrava-isaura-bernardo.html

Kenia Candido 10/09/2015

Um romance de qualidade!
Um dos maiores clássicos da literatura brasileira, A Escrava Isaura, foi um dos primeiros romances que eu li, durante minha vida escolar e que resolvi reler como uma leitura prazerosa e não com aquela frase: “ Estou lendo por obrigação” que é titulado na maioria dos clássicos.
O livro traz uma história charmosa e cativante, com personagens fortes e ao mesmo tempo incríveis que posso considerar um romance de qualidade!
Isaura é uma escrava branca, muito formosa que mesmo não sendo livre, foi criada em uma fazenda em Campos do Goitacases, sendo diferenciada das outras escravas da fazenda, pois foi educada como se fosse filha de sua senhora, adquirindo postura semelhante das damas da época.
Assediada pelo Leôncio, filho dos donos da fazenda e recém-casado com Malvina, Isaura se recusa a ceder aos apelos do seu novo dono.
Totalmente alucinado pelos encantos de Isaura e para forçá-la a ceder aos seus caprichos, Leôncio manda Isaura para a senzala para trabalhar com outros escravos, até que consegue fugir com ajuda do ex-feitor da fazenda e Isaura é levada para o Recife.
Longe da fazenda, Isaura conhece Álvaro, um homem gentil e abolicionista, que logo se apaixonam um pelo outro perdidamente. No entanto, Álvaro descobre que Isaura é uma escrava fugida de Leôncio da pior maneira e Isaura é obrigada a voltar para fazenda. Mas o que Isaura não imaginava era que Álvaro, ficaria preocupado com a situação dela e para defendê-la foi atrás de vários objetivos para libertá-la.
A história tem um final forte e surpreendente para época que foi escrito, principalmente do personagem Leôncio que foi um dos primeiros vilões que conheci na literatura.
A minha edição é bem simples e está bem velhinha, pois tem um bom tempo que ela foi publicada, mas já vi edição mais caprichada em livrarias.
Apesar de muitos leitores não gostarem de lerem clássicos, eu acho importante sempre que possível está lendo ou relendo algum deles, pois sempre ajuda aprimorar o vocabulário.

Curiosidade:

O livro A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães, foi adaptado duas vezes para a televisão. A primeira foi transmitida pela Rede Globo em 1976, trazendo Lucélia Santos como protagonista e o ator Rubens de Falco como Leôncio. Durante a leitura lembrei muito deles.
A novela ganhou uma segunda versão em 2004 pela Rede Record. A nova versão teve a atriz Bianca Rinaldi como Isaura e Leolpodo Pacheco como Leôncio.

site: http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

Valnikson 15/08/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: A Escrava Isaura
O escritor Bernardo Guimarães se destaca na literatura nacional por uma extensa e variada produção escrita, composta de romances, contos, peças de teatro e poesias. 'A Escrava Isaura' é talvez o mais famoso título publicado pelo mineiro, sendo reconhecido inclusive por Dom Pedro II, então Imperador do Brasil na época de seu lançamento. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2015/08/15/37-a-escrava-isaura/

Jojo 13/08/2015

Muito amor
Gostei bastante de toda a história! Me senti numa época totalmente diferente e que felizmente não cheguei a conhecer. Amei a leitura, simples e rápida!

Gabriela 18/07/2015

Resenha de A Escrava Isaura por Gabriela Lubascher Miragaia
Faz mais ou menos uma semana que terminei de ler "A escrava Isaura" de Bernardo Guimarães. Gente, que livro maravilhoso!
Ele conta a história de uma escrava chamada Isaura, lógico, mas mais do que isso ele foi escrito em 1875 em plena campanha abolicionista.
Isaura é uma escrava BRANCA e extremamente linda que não aparenta ser escrava justamente por conta de sua aparência. Conforme afirma a crítica Maria Nazareth Soares Fonseca "fisicamente, Isaura não é diferente das damas da sociedade, mas, por ser escrava, é obrigada a viver como os de sua classe, como objeto útil nas mãos de seu senhor". O que parece uma escolha contraditória e preconceituosa se torna compreensível quando se reflete sobre o público que lia esse tipo de romance na época. A sociedade brasileira do século XIX, que tanto se apiedou das desventuras de Isaura, aceitou-a porque ela era branca e educada. O autor pôde, assim, demonstrar o quanto "é vã e ridícula toda a distinção que provém do nascimento e da riqueza". O livro é fascinante e prendeu muito a minha atenção, eu fiquei na maior agonia do inicio até o fim para saber o que iria acontecer com a Isaura (que na minha cabeça é tipo a mulher mais linda que já vi na vida, ou melhor, a mulher mais linda que já imaginei na vida, de tanto que falam da beleza dela no livro).

site: https://www.facebook.com/ameninaquesentialivros

Alana 14/06/2015

A escrava Isaura
Isaura era uma escrava de pele clara de uma beleza magnífica, filha de uma escrava que foi morta por não satisfazer os desejos do comendador Almeida dono da fazenda e da casa que a mãe de isaura servia, ela teve um caso com Miguel que trabalhava para o Sr Almeida, Miguel era uma boa pessoa e não aceitou o mandado de seu senhor de maltratar a moça. Isaura ficou sendo cuidada e educada pela mulher do comendador, foi criada como se fosse filha da senhora, aprendeu a ler, escrever, francês, italiano, e a tocar piano. O comendador se ausenta e entrega a fazenda para seu filho Leôncio que é um irresponsável, ele se apaixona por Isaura, Leôncio é casado com Malvina uma mulher ótima mulher que adorava Isaura, Henrique irmão de Malvina também morava na casa e era louco por Isaura. com o tempo morre a mulher do comendador a que criou Isaura e não deixa nenhum testamento de libertação de Isaura. Henrique percebe o amor de Leôncio por Isaura e se oferece pra ela, em troca daria sua liberdade, o jardineiro da casa também morria de amores pela escrava e também se ofereceu a moça. Isaura não aceitava, pois não sentia amor por nenhum. Leôncio faz uma proposta a Isaura no mesmo momento Malvina e seu irmão Henrique ver a cena, Malvina com raiva manda Leôncio escolher entre as duas, Miguel aparece oferecendo dinheiro para a liberdade da filha mas Leôncio não aceita, Assim Malvina volta para casa dos seus pais, enquanto isso Leôncio tentava seduzir Isaura mas ela resistia, ele torturava e ameaçava Isaura. Miguel aparece e foge com sua filha para o norte, chegando la mudam de nome e se escondem em uma chácara. Álvaro um moço bonito e rico ver Isaura passando perto de sua chácara e á convida para um baile, Isaura se apaixona por Álvaro mas não tem coragem de contar a ele que é uma escrava fugida, ela vai ao baile e é reconhecida por Martinho um homem mal e ganancioso que guardava um anúncio que Leôncio havia feito, Martinho mostra o anúncio e Isaura confessa diante de todos que é uma escrava. Álvaro apaixonado pela moça á defende. Martinho querendo ganhar um bom dinheiro escreve para Leôncio dizendo ter encontrado sua escrava, Leôncio aparece na chácara de Álvaro com um mandado de prisão de Miguel e exige levar a moça. Isaura para evitar brigas se entrega a Leôncio e volta para a fazenda e seu pai fica na cadeia. Leôncio para fazer mal a Isaura oferece o jardineiro para se casar com ela e que só assim ela seria libertada e seu pai sairia da prisão, Isaura aceita casar-se com o jardineiro. Álvaro chega no dia da cerimônia, antes disso ele havia ido ao rio de janeiro e descobre que Leôncio estava falido, assim compra os bens de Leôncio e fica dono de tudo inclusive de Isaura, a moça não precisa mais se casar com o jardineiro. Álvaro conta a Leôncio sobre o ocorrido, o Sr Almeida inconformado se suicida

Vivi 05/06/2015

Com a leitura deste livro, você conhece mais sobre o período colonial do Brasil, uma época na qual as pessoas eram tratadas como se fossem objeto.
Este clássico teve duas adaptações para novelas: Escrava Isaura (1976) da Rede Globo e A Escrava Isaura (2004) da Rede Record.

site: http://livronamaoesuaimaginacao.blogspot.com/2015/02/a-escrava-isaura.html

marquin 25/05/2015

escrava isaura
A historia se passa no inicio do reinado de Dom Pedro II , na década 1840.numa fazenda nas margens do rio Paraíba nas províncias do Rio de Janeiro.
A escrava chamada Isaura era uma jovem prendada e Bonita de pele branca e filha de uma escrava mulata e um feitor português.
Nasceu numa fazenda de café no interior .Isaura depois da morte de sua mãe , passa a ser a protegida da senhora da casa a esposa do comendador Almeida , que lhe deu ama educação muito boa e sofisticada.
Quando a senhora da casa morre o Leôncio filho do comendador Almeida tenta de todas as formas seduzila mas Isaura resiste com todas as suas forças e ele se revolta contra a pobre moça e lhe dar castigos e ameaças .
Com isso , Isaura , foge com seu pai para o recife , onde se apaixona perdidamente por Alvaro um moço rico , bonito e abolicionista. Ele também se apaixona por Isaura e tenta proteger Isaura de Leôncio .
Mas Leôncio vai para o recife e consegue trazer Isaura revolta a fazenda . Isaura precionada por Leôncio esta a ponto de seder aos encantos dele , mais Alvaro chega na fazenda e consegue tirar ela de lá de pois disso Leôncio se mata por ver que isauira amava Alvaro e ela acaba se tornando a nova senhora da casa e Alvaro o Dono.
Bernardo Guimarães queria mostrar o que acontecia nos tempos da escravidão.
GUIMARÃES,Bernardo. A Escrava Isaura.edit-L&PM.porto alegre.2009.