A Escrava Isaura

3.45641 2627

Resenhas - A escrava Isaura

Valnikson 15/08/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: A Escrava Isaura
O escritor Bernardo Guimarães se destaca na literatura nacional por uma extensa e variada produção escrita, composta de romances, contos, peças de teatro e poesias. A Escrava Isaura é talvez o mais famoso título publicado pelo mineiro, sendo reconhecido inclusive por Dom Pedro II, então Imperador do Brasil na época de seu lançamento.

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2015/08/15/37-a-escrava-isaura/

Jojo 13/08/2015

Muito amor
Gostei bastante de toda a história! Me senti numa época totalmente diferente e que felizmente não cheguei a conhecer. Amei a leitura, simples e rápida!

Gabriela 18/07/2015

Resenha de A Escrava Isaura por Gabriela Lubascher Miragaia
Faz mais ou menos uma semana que terminei de ler "A escrava Isaura" de Bernardo Guimarães. Gente, que livro maravilhoso!
Ele conta a história de uma escrava chamada Isaura, lógico, mas mais do que isso ele foi escrito em 1875 em plena campanha abolicionista.
Isaura é uma escrava BRANCA e extremamente linda que não aparenta ser escrava justamente por conta de sua aparência. Conforme afirma a crítica Maria Nazareth Soares Fonseca "fisicamente, Isaura não é diferente das damas da sociedade, mas, por ser escrava, é obrigada a viver como os de sua classe, como objeto útil nas mãos de seu senhor". O que parece uma escolha contraditória e preconceituosa se torna compreensível quando se reflete sobre o público que lia esse tipo de romance na época. A sociedade brasileira do século XIX, que tanto se apiedou das desventuras de Isaura, aceitou-a porque ela era branca e educada. O autor pôde, assim, demonstrar o quanto "é vã e ridícula toda a distinção que provém do nascimento e da riqueza". O livro é fascinante e prendeu muito a minha atenção, eu fiquei na maior agonia do inicio até o fim para saber o que iria acontecer com a Isaura (que na minha cabeça é tipo a mulher mais linda que já vi na vida, ou melhor, a mulher mais linda que já imaginei na vida, de tanto que falam da beleza dela no livro).

site: https://www.facebook.com/ameninaquesentialivros

Alana 14/06/2015

A escrava Isaura
Isaura era uma escrava de pele clara de uma beleza magnífica, filha de uma escrava que foi morta por não satisfazer os desejos do comendador Almeida dono da fazenda e da casa que a mãe de isaura servia, ela teve um caso com Miguel que trabalhava para o Sr Almeida, Miguel era uma boa pessoa e não aceitou o mandado de seu senhor de maltratar a moça. Isaura ficou sendo cuidada e educada pela mulher do comendador, foi criada como se fosse filha da senhora, aprendeu a ler, escrever, francês, italiano, e a tocar piano. O comendador se ausenta e entrega a fazenda para seu filho Leôncio que é um irresponsável, ele se apaixona por Isaura, Leôncio é casado com Malvina uma mulher ótima mulher que adorava Isaura, Henrique irmão de Malvina também morava na casa e era louco por Isaura. com o tempo morre a mulher do comendador a que criou Isaura e não deixa nenhum testamento de libertação de Isaura. Henrique percebe o amor de Leôncio por Isaura e se oferece pra ela, em troca daria sua liberdade, o jardineiro da casa também morria de amores pela escrava e também se ofereceu a moça. Isaura não aceitava, pois não sentia amor por nenhum. Leôncio faz uma proposta a Isaura no mesmo momento Malvina e seu irmão Henrique ver a cena, Malvina com raiva manda Leôncio escolher entre as duas, Miguel aparece oferecendo dinheiro para a liberdade da filha mas Leôncio não aceita, Assim Malvina volta para casa dos seus pais, enquanto isso Leôncio tentava seduzir Isaura mas ela resistia, ele torturava e ameaçava Isaura. Miguel aparece e foge com sua filha para o norte, chegando la mudam de nome e se escondem em uma chácara. Álvaro um moço bonito e rico ver Isaura passando perto de sua chácara e á convida para um baile, Isaura se apaixona por Álvaro mas não tem coragem de contar a ele que é uma escrava fugida, ela vai ao baile e é reconhecida por Martinho um homem mal e ganancioso que guardava um anúncio que Leôncio havia feito, Martinho mostra o anúncio e Isaura confessa diante de todos que é uma escrava. Álvaro apaixonado pela moça á defende. Martinho querendo ganhar um bom dinheiro escreve para Leôncio dizendo ter encontrado sua escrava, Leôncio aparece na chácara de Álvaro com um mandado de prisão de Miguel e exige levar a moça. Isaura para evitar brigas se entrega a Leôncio e volta para a fazenda e seu pai fica na cadeia. Leôncio para fazer mal a Isaura oferece o jardineiro para se casar com ela e que só assim ela seria libertada e seu pai sairia da prisão, Isaura aceita casar-se com o jardineiro. Álvaro chega no dia da cerimônia, antes disso ele havia ido ao rio de janeiro e descobre que Leôncio estava falido, assim compra os bens de Leôncio e fica dono de tudo inclusive de Isaura, a moça não precisa mais se casar com o jardineiro. Álvaro conta a Leôncio sobre o ocorrido, o Sr Almeida inconformado se suicida

Vivi 05/06/2015

Com a leitura deste livro, você conhece mais sobre o período colonial do Brasil, uma época na qual as pessoas eram tratadas como se fossem objeto.
Este clássico teve duas adaptações para novelas: Escrava Isaura (1976) da Rede Globo e A Escrava Isaura (2004) da Rede Record.

site: http://livronamaoesuaimaginacao.blogspot.com/2015/02/a-escrava-isaura.html

marquin 25/05/2015

escrava isaura
A historia se passa no inicio do reinado de Dom Pedro II , na década 1840.numa fazenda nas margens do rio Paraíba nas províncias do Rio de Janeiro.
A escrava chamada Isaura era uma jovem prendada e Bonita de pele branca e filha de uma escrava mulata e um feitor português.
Nasceu numa fazenda de café no interior .Isaura depois da morte de sua mãe , passa a ser a protegida da senhora da casa a esposa do comendador Almeida , que lhe deu ama educação muito boa e sofisticada.
Quando a senhora da casa morre o Leôncio filho do comendador Almeida tenta de todas as formas seduzila mas Isaura resiste com todas as suas forças e ele se revolta contra a pobre moça e lhe dar castigos e ameaças .
Com isso , Isaura , foge com seu pai para o recife , onde se apaixona perdidamente por Alvaro um moço rico , bonito e abolicionista. Ele também se apaixona por Isaura e tenta proteger Isaura de Leôncio .
Mas Leôncio vai para o recife e consegue trazer Isaura revolta a fazenda . Isaura precionada por Leôncio esta a ponto de seder aos encantos dele , mais Alvaro chega na fazenda e consegue tirar ela de lá de pois disso Leôncio se mata por ver que isauira amava Alvaro e ela acaba se tornando a nova senhora da casa e Alvaro o Dono.
Bernardo Guimarães queria mostrar o que acontecia nos tempos da escravidão.
GUIMARÃES,Bernardo. A Escrava Isaura.edit-L&PM.porto alegre.2009.

Silvana 22/05/2015

O livro em questão foi lançado em 1875 em plena campanha abolicionista. Conta a história de Isaura, uma escrava branca. Isaura foi criada com todos os mimos por sua senhora, que por não ter uma filha, tratava Isaura como tal. Isaura teve tudo o que uma moça de bem poderia ter, somente a liberdade lhe foi negada. Um pouco antes de morrer, sua senhora fez com que Malvina esposa de seu filho Leôncio lhe prometesse libertar Isaura, coisa que ela não conseguiu fazer por medo de ficar sozinha, sem a companhia daquela que ela considerava sua filha de alma.

Mas Leôncio tinha outros planos para Isaura. A escrava era de uma beleza estonteante e logo que sua paixão por Malvina arrefeceu, ele colocou os olhos sobre Isaura. Mas Isaura era leal a Malvina, a quem considerava uma amiga e não cedeu as investidas de Leôncio. Leôncio ficou possesso e cada dia seu desejo por Isaura só crescia. É quando Malvina descobre seu interesse por Isaura e exige que ele ou liberte Isaura ou aceite a oferta de compra de Miguel, o pai de Isaura que quer a todo custo a liberdade de sua filha. Mas Leôncio está obcecado e não faz nenhuma coisa, nem outra. Ele tira as mordomias de Isaura achando que assim ela vai aceitar seus galanteios. O que ele não sabe é que Isaura sempre foi muito simples e a forma como ela era tratada nunca lhe subiu a cabeça.

E mesmo junto com as outras escravas, Isaura não cede a seus impulsos. Então Leôncio diz a Isaura que ou ela aceita seu amor por bem, ou ela vai para o tronco. Quem salva Isaura é seu pai, que aproveita uma saída de Leôncio e foge com Isaura. Dois meses depois, vemos Isaura e seu pai escondidos de Leôncio, que colocou a polícia atrás deles. Mas a beleza de Isaura não passa despercebida e atrai os olhares de Álvaro, um jovem abolicionista, que cai de amores por Isaura sem saber ser ela uma escrava fugitiva. Será que esse amor vai sobreviver quando ele descobrir a verdade? E Isaura terá sua tão sonhada liberdade?

Acho que não tem ninguém que não conheça essa história, seja pelo livro em questão ou pelas adaptações para a tv. O livro virou novela em 1976, tendo Lucélia Santos em seu papel principal, papel esse em que ela é reconhecida até hoje.. Foi exibida pela Rede Globo, sendo reprisada 5 vezes e foi vendida para quase 80 países. Em 2004 foi novamente adaptada pela Rede Record, com Bianca Rinaldi no papel principal. A edição que eu li, foi a da Martin Claret. São edições de bolso, com capas simples e bonitas. Confesso que clássicos não me atraem, só li ele mesmo por causa do desafio em que estou participando. Mas confesso, a história é ótima. O livro é curto, mas a leitura não é tão rápida quanto pareceu ser no inicio. A linguagem é bem difícil, com palavras que nunca vi na minha vida, por isso a leitura demorou um pouco, eu parava para ver o que significava as palavras que eu não conhecia. Em contrapartida, aprendi um monte de palavras novas hehe.

A história, mesmo com um pano de fundo mais pesado como a escravidão, torna-se leve, pelo romantismo contido nela. Isaura é uma pessoa doce e meiga e faz com que torçamos pela sua felicidade. Leôncio em compensação é o tinhoso em pessoa. Temos muitos personagens que poderiam ter sido mais explorados, e que por acaso foram em suas adaptações, como Malvina e Rosa, uma escrava invejosa. Até mesmo Álvaro, bem pouco aparece. Se você assim como eu, tem um certo receio em ler clássicos, por ter tido más experiencias durante o período escolar, indico A Escrava Isaura, acho que você irá gostar.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/05/resenha-escrava-isaura-bernardo.html

Mirzão 06/05/2015

A Escrava Isaura: uma personagem contemporânea ou só de outrora?
A presente obra – um clássico de B. Guimarães – apresenta como protagonista uma jovem que foi construída de forma plana. O contexto histórico explicita um sistema escravocrata, pois naquele momento histórico era permitido possuir escravos. Por meio da narrativa, é possível inferir que Guimarães visava explicitar uma sociedade idealista e nacionalista. Isaura só foi aceita pela sociedade por causa dos adjetivos de âmbito social branco-europeu, o qual já lhe era ambientado desde sua infância.
Mesmo com traços “brancos” – físicos e intelectuais – Isaura não era “livre”, principalmente, já que era do sexo feminino. A protagonista, desenhada por Guimarães, ora é apresentada no romance como branca e ora supostamente morena. É dito isto porque ela tinha por parte de mãe (Juliana) – esta uma linda mulata escrava –, sangue afro-descente. Sendo assim, Isaura figura o ser inferiorizado, que assistiu numa sociedade completamente machista e era, outrossim, escrava-biológica por causa da genética materna.
Historicamente e ideologicamente, pode-se dizer que a sociedade patriarca instituiu o ser feminino como inferior ao masculino – um objeto do/para o homem, cabendo também à mulher obrigatoriamente ter relações sexuais – mesmo que estivesse enferma; cabendo a ela também trabalhos domésticos em prol do marido –; pensamento ainda existente em várias sociedades, até os dias atuais.
Tal característica da terceira fase do Romantismo no Brasil já era abordada por Victor Hugo – escritor Frances. Tempos depois, teríamos o “fim da escravatura no Brasil”.
Por fim, cabe fazer estas indagações: será que acabou a escravidão ou será que só mudou de roupa em outros tempos? Será que a mulher atualmente ainda é como um objeto? Qual é postura de muitas mulheres a tal comportamento sexual?
Às vezes ouço algumas pessoas me perguntando o porquê estudar história e ler livros clássicos da nossa literatura. A melhor resposta é: para não cometermos os mesmos erros cometidos no passado e aprendermos com eles para que haja um futuro melhor. Segundo Adorno, a necessidade de pensar é o que nos faz pensar; a falta de liberdade do ingênuo é a liberdade da pessoa que pensa.
A criação de Isaura explicita literariamente, por meio de uma personagem feminina, o quão a humanidade é escrava de si própria, pois alimenta e é alimentada pelo preconceito, pela indiferença a qualquer tipo de vida, ou seja, pelos piores sentimentos.

Glaucia Lisboa 17/04/2015

O verdadeiro amor é a chave para liberdade verdadeira
Livro cansativo até o capítulo X. A partir deste capítulo há uma reviravolta no enredo com a entrada de uma personagem na história: Álvaro. Sua generosidade e humildade salva o enredo arrastado deste livro.
Patty 30/04/2015minha estante
É bom? Eu comprei, mas ainda não tive oportunidade de ler.

Glaucia Lisboa 30/04/2015minha estante
É bom depois do capítulo X(dez), Patty! Tenha muita paciência com este livro!

Patty 11/05/2015minha estante
Obrigada pela dica! hahahahaha

Valéria 06/02/2015

"...O meu feitiço virou contra o feiticeiro, quis torná-la escrava do meu amor, mas o seu amor me escravizou primeiro..."

Livro que retrata, de um lado, uma escrava de cor branca - Isaura, que desperta paixões em vários homens, além de ser inteligente e ter várias habilidades, como saber ler, escrever e tocar piano. Sempre foi tratada diferente das outras escravas e estava prometida a liberdade.

Do outro lado, Leôncio, o filho do fazendeiro, um jovem sem caráter que se apaixona por Isaura, e como não é correspondido, a obriga a fazer os serviços que as outras escravas fazem na senzala.

Não gosto de ficar fazendo resenhas sobre os livros, pois gosto mais de escrever o que senti quando li, mas esse livro me agradou pouco. Em suma, o autor demonstra a realidade injusta dos escravos, com o patrão malvado, a patroa boazinha, e o jovem branco apaixonado.

Jersianny 01/01/2015

O romance A Escrava Isaura foi um grande sucesso editorial e permitiu que Bernardo Guimarães se tornasse um dos mais populares romancistas de sua época no Brasil.

Leia mais: http://analfabeto0.webnode.com/news/a-escrava-isaura/

Gabi 14/11/2014

Sinceramente, do começo até a metade do livro não gostei da história, além do fato de tudo até aquele momento ser muito clichê, não gostei da inocência dos personagens, chegou realmente a me incomodar a ponto de querer parar à leitura. Porém, surpreendentemente a mesma foi tomando rumos desconhecidos e teve um final brilhante.
Incrivelmente, recomendo esse livro.

logo skoob
"A rede social é perfeita para amantes da leitura"

Blog do Curioso - IG