A escrava Isaura

A escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Joyce734 11/06/2024

Magnífica leitura
É um romance abolicionista publicado em 1875 que se destaca na literatura brasileira por sua abordagem contundente sobre a escravidão e suas consequências sociais e humanas. A história se passa no século XIX, no interior do Brasil, e tem como protagonista Isaura, uma jovem escrava de pele clara, criada e educada pela esposa de seu senhor, o Comendador Almeida, como se fosse uma filha.

Isaura é descrita como uma mulher de rara beleza, bondade e virtude, que sofre com a condição de escravidão imposta a ela. Seu drama se intensifica com a morte da Comendadora, momento em que a vida de Isaura passa a ser controlada por Leôncio, o filho do Comendador, que herda a fazenda. Leôncio é um personagem vil e libidinoso, que se torna obcecado por Isaura e passa a perseguí-la implacavelmente, tentando forçá-la a ceder aos seus desejos.

O romance explora o conflito entre o desejo de liberdade e a crueldade dos opressores. Isaura, mesmo submetida a inúmeras humilhações e castigos, mantém-se firme em sua integridade moral, recusando-se a aceitar as investidas de Leôncio. A obra aborda também as questões de raça e identidade, ao retratar Isaura como uma figura de transição entre a cultura europeia e a brasileira, refletindo o complexo contexto social do Brasil imperial.

Outro personagem importante é Álvaro, um jovem abolicionista e romântico que se apaixona por Isaura. Álvaro representa a esperança e a luta pela liberdade e igualdade. Ele é a antítese de Leôncio e simboliza os ideais humanitários e progressistas que começaram a ganhar força no Brasil da época. A relação entre Isaura e Álvaro é marcada pela pureza e pelo desejo mútuo de uma vida livre e digna.

A narrativa de Bernardo Guimarães é rica em descrições detalhadas e emotivas, que capturam a beleza das paisagens brasileiras e a brutalidade do sistema escravocrata. O autor utiliza-se de uma linguagem acessível e envolvente, capaz de despertar a empatia do leitor para com a causa abolicionista.

A Escrava Isaura é uma obra seminal na literatura brasileira, não apenas por seu valor literário, mas também por seu impacto social. Ao humanizar a figura do escravo e expor as injustiças do sistema escravocrata, Bernardo Guimarães contribuiu significativamente para o movimento abolicionista no Brasil, que culminaria na abolição da escravatura em 1888.

Em resumo, A Escrava Isaura é um romance que combina drama, romance e crítica social, oferecendo ao leitor uma visão profunda e comovente das dificuldades enfrentadas pelos escravos no Brasil imperial e ressaltando a importância da liberdade e da dignidade humana.

Franciele 09/06/2024

A Escrava Isaura – Bernardo Guimarães
“A Escrava Isaura” publicada em 1875 por Bernardo Guimarães, é uma obra atemporal que aborda com temas abolicionistas e humanistas.
A narrativa se desenrola com a incansável luta de Isaura pela liberdade, tanto física como emocional. Ela se recusa a ceder aos desejos de Leôncio, preservando sua dignidade. O amor surge como um farol de esperança quando Isaura encontra Álvaro, e se apaixonam perdidamente. Álvaro é a personificação do ideal romântico, um herói que enfrente as injustiças sociais da sua época.
“A Escrava Isaura” é mais do que um romance; é um manifesto poderoso em prol da justiça e da igualdade.

Elô 31/05/2024

A escrava
"Escrava Isaura" é uma trama que se passa no século XIX, na época em que no Brasil ainda havia escravidão, narra uma emocionante história de amor entre Isaura (a nossa personagem principal) e Álvaro (jovem rico que mora em Pernambuco).
Nossa jovem protagonista, que era possuidora de uma beleza invejável, além da personalidade de um anjo, luta contra as juras de amor de vários homens, mas se apaixona por Álvaro, e é aí que a trama começa a ganhar forma.

Solidade. 30/05/2024

Até que gostei desse livro.

Não sou muito fã de clássicos, acredito que por esse motivo demorei para terminar o livro, mas recomendo que leiam.

Gostei de acompanhar o desenvolvimento dos personagens, só achei cansativa a quantidade de descrição de coisas desnecessárias.

Para quem é fã de clássicos é um ótimo livro.

Gabriela4058 29/05/2024

Um romance escravocrata que, por mais que pareça um clichê, foi uma inovação para a época de publicação, e vale a pena ser revisitada como uma história que poderia (e pode) ter sido baseada em fatos reais de questões da sociedade da época.
Recomendo

Gabriella.Baldini 21/05/2024

Terminei esse livro faz um tempinho mas me esqueci de fazer resenha.
achei um livro maravilhoso que faz sentido nos dias atuais, esse livro fala da história de uma jovem escrava que passa por sequestro, ameaças mas que é um doce de pessoa e não merece os maus tratos de leoncio, essa obra literária não tem um vocabulário tão difícil de entender, mas se vc não é habituado a um estilo de literatura antiga vc vai ter dificuldade, mas o livro vale muito a pena, se tiverem oportunidade LEIAMMMM

wesinhs 19/05/2024

A Escrava Isaura
"- Levanta-te, Isaura; não é a meus pés, mas sim em meus braços, aqui bem perto do meu coração, que te deves lançar, pois a despeito de todos os preconceitos do mundo, eu me julgo o mais feliz dos mortais em poder oferecer-te a mão de esposo!..."

A história me surpreendeu de uma maneira extremamente positiva e a leitura foi bem fácil, embora a linguagem seja muito descritiva em alguns momentos. Queria ter visto ainda mais dos personagens, mas o final foi impactante.

Gilda.Lima 05/05/2024

Eu amei! Conhecia a história somente por conta da novela, mas ao ler me apaixonei mais ainda, apesar de ser um clássico, a leitura é super simples e de fácil entendimento, o autor soube argumentar bem sua história, foi tão gostoso ler que achei o livro pequeno kkk, mas valeu super a pena!

Sara 29/04/2024

Lembro de ver essa novela na TV quando era pequena
Personagens:???
História:???
Fluidez:????
Plot:???

Gosto desta história, mas tem muitas e MUITAS outras obras que eu já li que são simplesmente fantásticas que são direcionadas a esse respeito de escravidão. Essa Isaura aí é meio paia.

Sara 29/04/2024

A HQ é muito pequenininha
Personagens:?
História:???
Fluidez:?????
Plot:?

Achei essa HQ muito curta comparada ao livro, contou a história de um jeito muito corrido, mas tudo bem foi legal de ler, nada de mais sabe.

Sakurazuka 25/04/2024

Se você não tem traços negros você não pode ser um escravo. A descrição e a forma como a viam só pelo fato de ela não ter traços negros é chocante. Escravos existiam antes dos negros serem escravizados, existia na época dos Vikings, mas não era pela cor. A escravidão ficou marcada mais fortemente, pois pegaram exclusivamente pessoas negras parar servirem.