A escrava Isaura

A escrava Isaura Bernardo Guimarães




Resenhas - A escrava Isaura


488 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


lailaian 14/06/2022

Por Lilian Barbosa
A Escrava Isaura é um livro que se passa nos primeiros anos do reinado de Dom Pedro ll e trata-se de uma escrava branca, de estrema beleza e encanto e, por mais que fosse escrava, teve uma educação de se invejar possuindo graciosidade ao tocar piano, cantar, entre outros dotes.

Sendo o mimo de sua antiga senhora, é levada a uma nova casa onde seu novo senhor, chamado Leônico, um homem cruel, perverso, de pensamentos impuros e sem dignidade alguma, cria uma paixão intensa pela escrava e a assedia constantemente. Malvina, esposa de Leônico, feliz em ter a companhia de Isaura, sendo assim sua nova senhora, passa a criar um desprezo da pobre escrava quando é revelado a paixão de leônico pela mesma, mesmo nunca ter retribuído seus sentimentos.

O pai da mucama, chamado Miguel, chega para comprar a liberdade da filha, oferecendo-lhe 10 contos como fora combinado com o comendador, pai de Leôncio, porém, com a morte do comendador, Isaura pertence totalmente a Leôncio e sua liberdade também, Malvina o pressiona para assim ser feito, entretanto, o senhor enrola sua esposa e não cumpre com o combinado, fazendo com que ela se revolte e saia de sua casa partindo para de seus pais e desmanchando o casamento deles.

Isaura sendo constantemente perturbada por Leôncio, Belchior (um pobre escravo jardineiro que trabalhava para leoncio) e André (o feitor da fazenda), já não trabalhava dentro de casa, agora se encontrava com outras escravas em trabalho árduo, vendo-se ameaçada constantemente de tortura e morte, como sua mãe, foge com seu pai para Recife, onde trocam de nome e iniciam uma nova vida.

Vivendo ela e seu pai afastados de tudo, a escrava fugitiva conhece um belo e honesto rapaz, Álvaro, onde se apaixona pela primeira vez na vida. Mas logo é descoberto seu paradeiro, através de Martinho, um homem desprezível e desonesto, sem dignidade e moral alguma, onde comunica-se com Leôncio, revelando atual localização de Isaura em troca de 5 contos.

Levada de volta para a casa de Leôncio, seu pai é preso e ela é aprisionada longe de todos, Leôncio e Malvina se reconciliam. Passa-se dois meses e Leôncio propõem um acordo para a escrava, que seria livre e seu pai não estaria mais preso se a mesma se casa-se com Belchior, um homem horrendo, o escravo jardineiro. Isaura, não vendo saída, aceita a proposta mas é impedida por Álvaro que contorna toda situação.

Leôncio estava falido e Álvaro compra tudo o que ele devia a diversos senhores, então Leôncio agora tinha uma dívida enorme com Álvaro e o mesmo podia tomar-lhe qualquer coisa, incluindo Isaura, a quem concede a liberdade sem medidas precipitadas. O livro encerra com Leôncio tirando a própria vida com uma arma, atirando em seu próprio crânio.
comentários(0)comente



Usagi a coelha 11/06/2022

Me surpreendeu.
Estamos acostumados a escutar que a literatura clássica é chata, e essa obra, está aqui para provar ao contrário. A narrativa te pega muito, de fato, lembra muito uma novela, não é atoa que fez sucesso.
comentários(0)comente



Liv 09/06/2022

Primeiro livro clássico que leio e não achei a leitura difícil . O tempo todo senti que o autor estava me contando uma fofoca, por mais trágica que seja a história. Isaura carrega muito do que nós brasileiros somos(principalmente os negros e pardos),não nos encaixamos em nenhum lugar,somos vistos como um artigo de luxo de outros países e ela vista como um enfeite para os senhores livres. Digo artigo de luxo,pois assim como Isaura por mais nobre que fosse por dentro,era desejada e exautada apenas pela beleza,nós brasileiros temos nossas belezas naturais e culturais exaltadas,mas no fim sempre seremos "subdesenvolvidos" assim como Isaura por mais linda e dotes que tivesse nunca deixaria de ser uma escrava.
comentários(0)comente



natalia 07/06/2022

fui obrigada a ler
quase nunca gostei das leituras obrigatorias e esse livro prometeu tudo e entrgou nada, sinceramente, nao gostei nem um pouco ?
comentários(0)comente



Lucas 04/06/2022

Que PLOT
Demorei mas eu li o livro. Gente, que plot twist foi este final. Gente, desde está época a gente tem os plots chocado!!!
comentários(0)comente



Marcelo.Mendes 03/06/2022

Bem interessante.
Essa ano estou com a ideia de ler mais clássicos, e acredito que comecei bem! A escrita dessa livro é beem de boas, nada muito rebuscado. A história é bem simples também. Não é o melhor livro, porém abriu portas para ler outro do autor ? pensando seriamente em ler "O Seminarista". É um livro bastante previsível, mas dá pra se divertir com algumas passagens.

O único ponto que me incomoda é fato da Isaura ser escrava e, basicamente, não sentir empatia nenhuma por outros escravos. Tipo, eles estão na mesma situação, e ela NUNCA ter parado para refletir sobre isso é extremamente incômodo.
comentários(0)comente



iasmin93 31/05/2022

senta que a novela vai começar...
só li esse livro por causa de um trabalho de português, ainda bem que é curto pq a cada página a paciência esgotava, chato, chato, chato, digno de novela da record mesmo, o final foi até surpreendente mas merecido.
comentários(0)comente



grazi. 29/05/2022

A Escrava Isaura
Livro decepcionante. Do início ao fim, o li por total obrigação. Provavelmente não lerei novamente, mas a história me deixou indignada! Não entendi a mensagem do autor (apenas que a Isaura era perfeita, já que é isso que se exalta em todos os capítulos do romance).
comentários(0)comente



Jason 27/05/2022

É bom, mais podia melhorar no final!
Isaura é uma escrava órfã de mãe, mas foi crianda por sua senhora como uma filha recebendo uma educação exemplar, belíssima e bondosa para com todos, dona de uma alma curiosa e gentil.

Tal senhora gostaria de aforia-la mas infelizmente não conseguiu, morreu antes disso acontecer, Isaura ganhou um novo dono, Leôncio, filho único do comendador, que mesmo casado desenvolveu interesse na escrava.

Isaura está disposta a tudo para mater o seu caráter e pudor, mas até onde ela pode chegar?
comentários(0)comente



Zileide.Brito 24/05/2022

Envelheceu mal
Embora possa ser considerado um clássico, muitas coisas no livro envelheceram muito mal.
O holofote gigantesco que colocam sempre sobre a pele para justificar a personalidade.
Em determinado momento a personalidade de Isaura não condiz com o que é descrito ao longo do livro.
Tem muito floreio na escrita.
Gostei. Fato. Mas foi pior do que eu imaginava que seria.
comentários(0)comente



mannu 17/05/2022

...
não lembro bem como era, li na escola e faz muito tempo. Depois quero reler ele e ai atualizo aqui o que precisar.
comentários(0)comente



Ana 16/05/2022

Gostei bastante, a historia é bem interessante. Só achei o livro muitoooo detalhista e eu n gosto de leitura assim, pq eu me disperso com mta facilidade. Fora isso adorei
comentários(0)comente



Jesi 16/05/2022

No geral gostei, mas achei o final ruim, valeu pela curiosidade que sempre tive de ler este livro.
Não me arrependo da leitura.
comentários(0)comente



bru 15/05/2022

a escrava isaura
não costumo ler clássicos mas hoje resolvi dar uma chance pra esse livro e confesso que achei a história bem interessante, além de ser uma leitura rápida.
comentários(0)comente



Regyana.Alice 14/05/2022

Delícia de leitura
É uma leitura muito gostosa, li em 1 dia. Apesar de muitos críticas que esse livro recebe e respeito as opiniões contrárias, é uma obra prima. Me trouxe muitas reflexões sobre a escravidão, sobre assédio, sobre o patriarcado e sobre a atualidade que ainda vive resquícios desse passado obscuro.
Vale muito a pena a leitura.
comentários(0)comente



488 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR