A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Hemy Gomes 29/06/2019

O coração é livre, ninguém pode escravizá-lo, nem o próprio dono.
A Escrava Isaura é uma história que tem como protagonista a jovem Isaura, uma menina mestiça, filha de mãe escrava e de pai feitor, muito bela e prendada, cheia de habilidades e que foi criada como uma filha pela antiga sinhá da fazenda de onde morava. Após falecimento do pai de Leôncio, senhor da fazenda em Campos dos Goytacazes, Isaura fica sob os cuidados do jovem herdeiro da fazenda. Leôncio nutre uma paixão e desejos libidinosos e violentos por Isaura e faz de tudo para mantê-la como escrava, ignorando o pedido da mãe pela alforria de Isaura, o dinheiro da alforria conseguido pelo pai de Isaura e o chilique da esposa, Malvina, que ameaçou ir embora ao descobrir o que o marido sentia por Isaura.
Tentando resolver os problemas, Leôncio manda Isaura para a senzala, mas ela consegue fugir para o Recife com seu pai, Miguel. Vivendo fugida com o nome de Elvira, ela busca se inserir na sociedade e vai a um sarau acompanhada de Álvaro, um nobre rico que acaba se apaixonando por ela. Depois de surpreender a todos com sua beleza e talento, Martinho acaba descobrindo o segredo de Isaura e quer entregá-la para a polícia. A partir daí, Isaura passa por altos e baixos, desejando a morte (que seria a única coisa capaz de livrá-la de sua sina) e com seu destino oscilando entre voltar para as mãos do nojento Leôncio ou de ser salva por Álvaro, a quem ela ama e que é capaz de sacrificar tudo pelo amor que tem por Isaura.

Cheguei sem expectativa nenhuma (ok, talvez só um pouco, obrigada professora!) pra esse livro, pois estava lendo pra escola e acabei me surpreendo! A história flui muito rapidamente (tanto que no capítulo 10 já tem uma reviravolta enorme) e tudo que acontece é bem explicado e coerente. Adorei as intervenções do narrador que sempre para a história em algum trecho marcante para explicar algo necessário pra compreender a história, descreve bem os personagens psicologicamente e fisicamente e tem ótimos comentários que interagem com o leitor.
Queria deixar um destaque para o capítulo 13 que foi onde o autor mais demonstrou o bom humor que sempre esteve presente na história através dos estudantes que ficam zombando uns dos outros. No fim, o que houve com Leôncio foi totalmente merecido, assim com o de Isaura e Álvaro. A única coisa que eu não gostei muito foi o final porque apesar de ter sido chocante, tudo o que pode ter acontecido depois fica para a imaginação do leitor. Fora isso, a história foi maravilhosa e é um clássico muito simples de ler, apesar de algumas palavras mais rebuscadas que não atrapalham o entedimento.

Nota 4,5 de 5

O Leitor de ônibus 26/09/2019

Perfeito para romancistas clássicos, apesar de eu não ser um deles. A leitura apresenta temáticas presentes no nosso histórico, tais como a escravidão e o machismo. Porém, apesar de trazer boas doses de situações que fazem você sentir nojo e distância do que conhecemos como raça humana, a história traz um romance que, para mim, é muito meloso, prefiro os personagens antagonistas do que a própria Isaura. Mas não deixa de ser uma boa experiência para um leitor, afinal, temos que experimentar um pouquinho de cada gênero par definirmos nossos gostos.

Jez 14/02/2020

É um livro bem diferente do estilo que eu gosto. É um clássico então é bem difícil de gostar. Mas de certa forma da pra se ter uma visão do Brasil na época da escravidão.

Taci 14/02/2020

Romance Meloso Que Nos Traz Conhecimento
Como estávamos estudando a época do romantismo nas aulas de Português, fomos obrigados a ler um livro sobre o tema. Fiquei feliz com a minha escolha e não vou negar que fiquei empolgada.
É um livro que nos traz para a época da escravatura e nos mostra um pedacinho do que aconteceu por lá. O machismo também está bastante integrado. Gosto muito de livros sobre esses assuntos, pois nos traz uma grande reflexão sobre os dias atuais nos mostrando muitas vezes, o quão pouco isso mudou.

Odeio quando Isaura se rebaixa e não se acha digna o suficiente, mas entendo o motivo pelo qual ela faz isso. Esse tipo de romance super meloso não me agrada, mas gostei da experiência de ler algo do gênero, principalmente por se tratar de um clássico.
Não preciso nem dizer o quanto Leôncio me causa repugnância!

Eu simplesmente AMEI o final, pois adoro quando algo inesperado acontece. Me surpreendeu de uma forma que me deixou boquiaberta.

Kai 15/04/2020

Referente a literatura brasileira que eu já li, esse é o que chega mais próximo aos romances de hoje em dia, ele é crítico e ao mesmo tempo ?fofo?. E fato curioso, em quase todas as cenas eu as imaginava como de fossem nos cenários de ?Django?.

Damufre 06/05/2020

Um enredo fraco, a personagem principal tem uma personalidade ingenua que beira a burrice, apesar de ser louvada exaustivamente pelo autor, age sempre passivamente a mercê de um grande homem branco e rico, seja o vilao ou o herói. A mesma crítica se atem aos abolicionistas a época, passivos diante da elite nacional, o que resultou na tardia abolição da escravidão no Brasil.

ultragicomedia 08/05/2020

Ao que parece, sofrimento de preto não sensibiliza
Apenas um livro escrito com o intuito de sensibilizar as pessoas em relação à escravidão trazendo uma escrava branca

Bruna 17/05/2020

A escrava Isaura
O romance é uma história incrível de aquecer o coração e também para refletir sobre como as pessoas eram tratadas dependendo d a cor de sua pele e do status que carrega, como as pessoas podem ser terríveis, invejosas,oportunistas imorais, mas também que a pessoas com um bom coração e lutam com todas as foças por aquilo que acreditam sem mudar quem elas são.

Fernando 18/05/2020

Guimarães sabe conduzir o leitor pela narrativa, sendo empático e articulando com o mesmo, tal qual um dançarino.

Ademais, apesar dos conceitos da época - as quais normatizam a escravidão e principalmente a relação objetal para com a mulher - o livro tem bom enredo e de fácil entendimento.

Tielli 24/05/2020

Um bom romance clássico para leitura!!!!!!
Gostei!!!!!

Layla.Ribeiro 29/05/2020

Um novo olhar sobre o livro
Essa foi a minha terceira tentativa com este livro, tentei ler durante o inicio e o final da minha adolescência e não tinha gostado principalmente por causa da linguagem se tornou uma experiência tão ruim que estava abandonado na minha estante, até que fui convencida a dar uma chance a essa leitura e que surpresa tive ao reler, me envolvi muito com a história, que leitura deliciosa. O autor antiescravagista vai deixando suas críticas no romance de forma brilhante e ácida, além de seus posicionamentos contra o capitalismo e a alta sociedade brasileira, críticas essas atemporal que podemos levar para diversas situações atuais. A forma que ele escreve colocando primeiramente as reviravoltas e o ápice antes de qualquer explicação é incrível como também a forma que ele as explica como se estivéssemos conversando pessoalmente com ele. Outro fato que achei brilhante para ele dado a época em que foi escrito foi a construção da protagonista assemelhando-a com princípios físicos e intelectos de qualquer dama da alta sociedade afim de compadecer o leitor da época acerca da escravidão de forma sublimar. Para concluir, o olhar maduro que tive ao reler essa obra ajudou bastante a gostar da mesma, por isso foi uma surpresa para mim ter mudado de opinião para com a obra. Um conselho: se não gostar de um livro, abandone, no futuro você pode tentar novamente e ter uma visão completamente diferente do que você tinha uma década atras.

Leonardo.Rodrigues 02/06/2020

Importante para compreender a história literária do Brasil
A Escrava Isaura foi um romance publicado no período Romântico e segue à risca as convenções do Romantismo. Assim como, na minha opinião, O cortiço de Aluísio de Azevedo é um marcante exemplo do Naturalismo por ter praticamente todas as características de tal escola literária, o romance de Bernardo Guimarães, que conta a história da branca, bela e virtuosa Isaura, pode ser um ótimo exemplo para se definir as principais características do Romantismo.
O casal protagonista é extremamente idealizado. Isaura é dotada de todas as boas características que uma mulher pode ter: beleza, instrução, educação, formosura, e a lista de adjetivos não acabam mais, da mesma forma que Álvaro, seu par romântico, também o é. Pelo contrário, o grande vilão Leôncio carrega na bagagem inúmeros defeitos e falhas de carácter. Assim, percebe-se o maniqueísmo e a dualidade entre o Bem e o Mal na obra.
A instância narrativa do romance também é interessante. Como o narrador é onisciente, conhecendo tudo sobre o que se propõe a contar, conseguimos imergir mais facilmente na história. Sua característica marcante de conversar com o leitor é, como dizem, a cereja do bolo, pois o leitor consegue se familiarizar com o narrador e com a narrativa.
Além disso, o livro tem uma linguagem simples com uma história bastante curta. Uma ótima leitura de fim de tarde.