A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Nathali.Mateus 07/06/2020

Narrativa extremamente enfadonha e, devido à época, racista.

Lua 13/06/2020

A Isaura
É um clássico da literatura brasileira.
É um livro rápido e com a escrita é boa.
A história do livro me choca muito. Não me agrada a narrativa. O sofrimento de fato não me agrada, obviamente.

Naine 14/06/2020

Recomendado para que está iniciando o hábito da leitura, uma história bem curtinha rapidinho você termina.

Urbano.Aires 19/06/2020

Amei a história, apesar de ser uma versão resumida, não tirar a emoção e atenção da leitura.

Niara 23/06/2020

Reflexões...
A história tem todas as características do Romantismo. Trata da salvação de uma escrava, mas me trouxe algumas reflexões. Não consegui concluir se o livro trás uma reflexão acerca da escravidão, da situação do escravo, ou se enfatiza as diferenças entre brancos e negros.
Isaura era tão bela e pura por ser branca, ou o autor quis levar à reflexão do tipo "e se os escravos fossem brancos"?
É difícil para mim chegar a uma conclusão, mas confesso que pesa mais a ideia da "pureza branca".

Bárbara 29/06/2020

Muito bom.
Eu não concordo com alguns pontos da leitura, mas definitivamente é uma estória emocionante e bem construida.

Lorena.Beatriz 30/06/2020

Com uma linguagem mais rebuscada, temos a escrava Isaura, muito bem diversa e exótica da escravidão, condenada ao seu Senhor algoz, e à um amor proibido. Simplesmente um livro com desfecho impressionante.

Jackson 18/07/2020

Apesar de ser um livro antigo a leitura não é tão difícil como alguns outros livros dessa época.

Um ótimo livro do romantismo, onde Bernardo Guimarães aborda o tema abolicionista

Edmar.Candeia 25/07/2020

Clássico
Daquelas obras que demoramos anos para ler, mas que ao iniciar não conseguimos parar. Clássico da literatura nacional é um romance com reviravoltas incríveis, e um final surpreendente.

Edmar.Candeia 25/07/2020

Clássico

Luana 26/07/2020

Clichê
Daqueles que a gente bem gosta de ler. Um romance pra deixar o coração quentinho, e com muitos altos e baixos...