A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Shiva.Sanka 15/12/2022

Escrava Isaura
O livro e bom mais, achei Eli um pouco pesado mais e a realidade daquela época .
O livro e bem diferente da série em si.
Mais e bom

Daniela551 23/12/2022

Resumidamente um livro que pode ter sido considerado revolucionário para a época em que foi escrito, mas hoje em dia é no mínimo problemático, racista e machista.
Isaura só tem algum valor por ter pele clara, é abusada por diversos homens, e ainda tem frases como: como pode uma moça bonita ser escrava ?

Carol 27/12/2022

Nossa eu adoro livros nacionais, e esse é muito bom, fiquei com uma raiva imensa do carinha lá, Leôncio?, não lembro o nome dele, que raiva. Mas sério, eu gostei de mais do livro.

Pablo 28/12/2022

Uma... Invejosa
Personagem Marcante:
Rosa, uma escravizada invejosa.

A escrava Isaura não é um personagem difícil de se sentir pena. Passiva e bonita, uma imagem perfeita para a época. A história funciona como uma novela, instigante e rápida, e suas outras peças, como Leôncio, Rosa e Malvina a movem entregando personalidades que se encaixam na trama.

Sarah 03/01/2023

Livro perfeito para ler em um dia, lembro que li esse livro quando tinha 10 anos e me apaixonei por ele. Recomendo

Robson58 04/01/2023

Muito bom!!!
Minha primeira experiência com o autor Bernardo Guimarães, e gostei bastante do seu modo de escrever. Excelente escolha de palavras, mostrando um vocabulário riquíssimo e muito bem colocado. Apesar de ser uma narrativa, os parágrafos percorrem quase como se fosse um poema.
A história se passa ainda no período colonial brasileiro, numa época revolucionária onde já é possível perceber rumores sobre a abolição da escravatura.
Também amei os personagens, muito bem descritos e caracterizados. Identifiquei-me principalmente com Álvaro, um sujeito nobre e aventureiro, a frente de seu tempo. Vale muito a pena esta leitura.

Ramos71 06/01/2023

Bom mas difícil
O livro é bom e me surpreendeu por que estava esperando um livro lento e não foi o que recebi a única crítica é a linguagem que é difícil (Mas é compreensível por ser um livro antigo) e ser meio previsível mas creio que é por conta de ser uma história conhecida

Ticiana 16/01/2023

Tem seus contextos históricos né tirando todo o resto é uma obra bem escrita e com seu diálogo direto com o leitor.

manu 17/01/2023

a escrava isaura
é um livro que se passou muito rápido (pelo menos na adaptação que li), me irrita o qnt humilham o jardineiro por ele simplesmente existir, além de quê os diálogos que de fato eram interessantes eram escassos.

lorie 29/01/2023

Resenha curta e breve de "A escrava Isaura"
Essa versão do livro é bastante simplificada, de fácil entendimento e com informações detalhadas de coisas da história. Ótimo para quem não tem costume de leitura e quer começar ler clássicos brasileiros.
Fazendo a leitura da obra consegui compreender costumes e outras coisas da época da qual se passa o livro.

Pretendo ler a versão original e maior brevemente.

Francisco240 01/02/2023

Novelão bem curto
Um romance interessante, sem muita enrolação e de fácil linguagem.
Tudo de bom para quem quer uma leitura leve e tranquila.

Rayane 01/02/2023

Sessão da tarde dos clássicos
Li esse livro há alguns anos, como não me lembrava direito, resolvi escutar o audiobook em um dia de faxina.
Procurei a resenha que eu escrevi há anos e tive a mesma sensação e opinião: é um livro sessão da tarde.
A linguagem e a escrita do autor muito me agradam, é fluida e fácil de entender.
A história, porém, carece de profundidade, o amor repentino do casal principal não convence. Além que cansa a beleza de anjo de Isaura e que tudo se resume a "escravidão de sua beleza".

O romance parece ser inovador para época, mas hoje ele parece demasiado racista, principalmente as partes que dizem que um ser tão lindo não merecia ser aprisionada. Afinal, alguém merece?

Sei que é complicado analisar a obra a luz dos tempos atuais e todas as evoluções que obtivemos, mas algumas obras são datas, acho que é esse o caso.

Achei bem água com açúcar e entendi o porquê eu havia esquecido a história do livro, é porque ele não faz falta, os personagens não cativam, é uma espécie de cinderela da escravidão, cinderela brasileira.

Só vale a pena ler se não tiver mais nada interessante em sua prateleira ou como no meu caso, que escutei um audiobook disponibilizado de graça.

Jordananobre 03/02/2023

Clássico
A escrava Isaura é um romance regionalista do escritor mineiro Bernardo Guimarães. Nessa obra, de caráter abolicionista, Isaura, uma escrava branca, é assediada incessantemente por Leôncio, seu dono por herança e proprietário de uma fazenda. No entanto, a jovem não cede aos desejos do vilão e consegue fugir.

Ela então se apaixona por Álvaro, um jovem rico e abolicionista, a única pessoa capaz de livrar a heroína do perverso Leôncio. Desse modo, essa obra folhetinesca traz as características típicas do Romantismo, como a idealização da mulher e a existência de um amor que precisa vencer um grande obstáculo para enfim se realizar.

oariellucas 05/02/2023

Clássico!
É uma obra clássica, e como não tenho costume por clássicos optei pela versão de HQ por ser mais simples e de fácil entendimento. É uma história com uma bagagem pesada, acredito que o escrito original tenha cenas bem fortes e que não seja para qualquer leitor!