A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

oberdan kohler 29/09/2011

A Voz da Escravidão
Isaura é uma linda escrava, nascida numa fazenda no Rio de Janeiro, filha de uma escrava e de um homem branco, quando a mãe de Isaura morre, ela começa a viver coma senhora da casa, e a dona da casa mulher de seu Almeida preparou Isaura com mais fina educação, depois que a senhora morre o filho dela Sr. Leônico, tenta de todas as maneiras seduzir Isaura, já com tanto medo de Leônico Isaura foge com seu pai para o recife, e lá se apaixona por Álvaro, que protegeu de todas as maneiras Isaura quando Leônico veio ao recife. Gostei muito desse livro, por que gosto de livros que falam de histórias de antigamente. Eu recomendo esse livro para quem gosta de ler livros mais antigos que falam muito sobre guerras, aventuras e sobre escravos como esse.

cfsardinha 14/07/2011

Como o nome do livro já explica, se trata da história de uma escrava de nome Isaura (ehh!). Mas sabe o detalhe? Ela nasceu branca! Para quem não lembra, a história já foi até adaptada para televisão, em forma de novela com Lucélia Santos no papel principal.
Enfim, a história gira em torno dos interessados por Isaura, seja amorosamente, seja através da inveja e do desejo por poder. O único de coração puro que realmente a quer por perto por amor é Álvaro. Os demais são puros interesseiros na herança que ela herdará de seu pai quando este morrer.

Paula Vieira 26/05/2014

Original
Simplesmente perfeito, detalhes de época, detalhes do desenrolar da história, um romance que termina da maneira correta.

Carlos531 16/06/2014

Mais um clássico que odiei...
A escrita do autor pode ser, em muitas das vezes, poética, mas pra mim não deu não.
Me ARRASTEI pra lê-lo até o fim. QUASE desisti.
Sinceramente, odiei o livro. Mas consegui ir até o final.

Matheus Valei 30/06/2014

Pobre escrava!
Tenho o livro,mas ainda não li! A Globo e a Record já fizeram uma novela baseada na obra! Emocionante e densa essa história,Isaura passa por poucas e boas nas mãos desse vilão horroroso chamado Leôncio,quem não leu vale a pena!

Ana Ira! 12/08/2014

Conta a história da escrava branca (mestiça) Isaura, uma moça lindíssima que conquista a todos com sua inteligência, doçura e beleza. Isaura é filha da escrava negra Juliana e do feitor bondoso, o português Miguel - branco, por isso ela nasce branca. Como sua mãe morre no parto, Isaura, não obtém a alforria, porém, sua sinhá, a ama e cuida dela como se fosse sua mãe, e por medo de perdê-la, não a liberta, mas deixa seu desejo à mercê de seu filho Leôncio e de seu marido, que morre logo no início do livro.

Leôncio é o vilão, um vagabundo, do livro! Ele é casado - recentemente - com Malvina, uma boa moça, rica (esse é o motivo pelo qual ele se casou com ela), que gosta muito de Isaura, no entanto, Malvina não tem ideia que seu marido, não a ama, pois é loucamente (literalmente) apaixonado por Isaura!

Quando Henrique, o irmão de Malvina, conhece Isaura, também se apaixona por ela, só que o bocó do Leôncio conta à ele que quer 'dar uns pegas' em Isaura, então, Henrique bota a boca no trombone, e assim, começa a perseguição contra Isaura.

Malvina querendo expulsá-la de casa, uma outra escrava invejosa tentando acabar com ela, seu dono, Leôncio querendo ter um caso a força... Enfim, Isaura fica em um beco sem saída!

Mas seu pai, Miguel consegue fugir com ela, e vivem poucos meses longe, muito longe em meio a alta sociedade. Que de alta (chick, inteligente, etc.), só tem no nome!

Lá, em Fortaleza, Isaura conhece Álvaro, que vem a se tornar seu grande amor! Os dois logo que se vêem, se apaixonam, de um jeito tímido, apenas através de olhares e palavras, entretanto, em pouco tempo Isaura é descoberta e de uma maneira surpreendente volta às mãos de seu antigo, porém, verdadeiro dono! Leôncio que promete acabar com ela e suas esperanças de amor verdadeiro.
"-Levanta-te, mulher generosa e sublime! - disse Álvaro, estendendo-lhe as mãos para levantar-se. -Levanta-te, Isaura; não é a meus pés, mas sim em meus braços, aqui bem perto do coração, que te deves lançar, pois a despeito de todos os preconceitos do mundo, eu me julgo o mais feliz dos mortais em poder oferecer-te a mão de esposo!..." - P. 96
O final é lindíssimo, bem real e justo! Amooooo esse livro! É de tirar o fôlego!!!! Eu li em dois dias, porque precisei dormir, mas a leitura flui que nem chocolate na páscoa, se não vigiar comemos tudo de uma bocada só!!!!
"-Escrava! - exclamou Álvaro, cada vez mais exaltado. - Isso não passa de um nome em vão, que nada exprime, ou exprime uma mentira. Pureza de anjo, formosura de fada, eia a realidade! Pode um homem ou a sociedade inteira contrariar as vistas do Criador e transformar em uma vil escrava o anjo que sobre a Terra caiu das mãos de Deus?..." - P. 68
Mal consegui dormir pensando no final, e quando concluí, ele tornou-se um de meus livros favoritos, e com razão!

Quem ainda não leu, está PER-DEN-DO!!! Corre lá e vai ler! Tem ele para baixar em diversos sites autorizados e é quase impossível não haver pelo menos um exemplar deste nas bibliotecas! E é bem barato, pagay R$3,50 no meu exemplar. Só não lê, quem não quer!!!! AAAh, ele foi escrito lá em 1800 e pouco, era no começo do reinado de Dom Pedro II.
"-A escravidão em si mesma já é uma indignidade, uma úlcera hedionda na face da nação, que a tolera e protege. Por minha parte, nenhum motivo enxergo para levar a esse ponto o respeito por um preconceito absurdo, resultante de um abuso, que nos desonra aos olhos do mundo civilizado. Sirva ele ao menos de um protesto enérgico e solene contra uma bárbara e vergonhosa instituição." - P. 68

site: http://anairados.blogspot.com.br/2014/08/dica-de-livro-resenha-escrava-isaura.html

thamirisdondossola 20/09/2014

Em tempos tão complexos, a escrava Isaura, uma moça alegre, muito bonita e bondosa foi criada e amada por uma senhora tão cândida quanto ela, que jurou protegê-la e fazer dela sua companhia durante toda a sua vida. Essa senhora é sogra de Malvina e mãe de Leôncio, o seu único filho ainda vivo. Ela cumpriu a promessa até que o destino decidiu que a hora de partir dessa amável senhora havia chegado. Malvina, sua nora, que conhecia o apreço que a sogra tinha para com Isaura, declarou que passaria a cuidar da pobre escrava desamparada, mas o rumo das coisas mudou completamente.

Isaura passou muito tempo sendo pelo seu senhor, Leôncio, que mantinha uma paixão secreta e alienada por ela. Alguns acontecimentos levaram Isaura a tomar uma difícil atitude entre os escravos: Fugir. Seu pai, Miguel, tomou as providências e eles foram parar em um lugar onde viveram poucos meses em paz.
Durante esse tempo em que esteve afastada de seu senhor, Isaura conheceu Álvaro, um homem gentil e abolicionista, por quem se apaixonou perdidamente. Sendo correspondida por seus sentimentos, Álvaro faz de tudo para conseguir a liberdade de Isaura e poder ser feliz com ela.

Isaura é uma moça doce, educada e repleta de dons. Frequentemente é incomodada pelos homens pela sua beleza fora do comum. Ela é classificada como uma fada, e basta olhar para ela, que muitos se apaixonam sem mesmo conhecê-la de fato. Achei a descrição a respeito de Isaura muito exagerada. Ela é admirada por tudo e por todos a todo o momento. É de fato, a exposição da mulher perfeita.

O livro nos faz, muitas vezes, perguntar: Por que é que as melhores pessoas passam por situações tão injustas? Quando eu não achava Isaura cínica, com suas palavras exageradamente humildes, tinha dó dela, por todo o infortúnio que tinha de passar. Para concluir a minha opinião a respeito dela: Apesar de todos os elogios, passou longe aos meus olhos, de ser a mocinha amada e adorada pelo público.

A história acontece durante os primeiros anos do reinado de D. Pedro II, entre os anos 1840 e 1889. A linguagem é simples, mas muito cansativa. Contém detalhes demais... Algumas partes eu tinha que reler, pois me distraia muito.

O autor demonstrou a realidade injusta de muitos escravos, ele quis dar ênfase à escravidão e as suas características. Tem o patrão malvado, a patroa boazinha, o jovem branco apaixonado, os escravos conformados e os escravos revoltosos e também aqueles que pouco se importam com tudo. A obra possui uma descrição bastante explorável com relação à escravidão.

Para concluir, preciso dizer que, não concordo com aqueles muitos que fizeram resenhas e comentários intitulando esse livro como Decepcionante ou Odiável. De fato não é um dos meus preferidos, passou muito longe mesmo, mas também não é tão detestável assim. O final foi ótimo, do jeito que tem de ser e eu gostei bastante de como os fatos formaram a conclusão.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

duda 25/09/2014

Isaura
Fala de uma escrava que mora com seus senhores o seu pai mora na Europa e sua mãe faleceu quando ela tinha 12 anos,ai ela passou a ser acendiada pelo seu patrão e seu cunhado, quando a senhora descobriu ficou muito magoada e disse para lhe dar a liberdade, o senhor então falou que iria pensar e disse que não podia fazer isso porque era seu pai que comandava e fazenda e os criados neste exato momento chegou uma carta dizendo que seu pai tinha falecido. Chegou o pai de Isaura dizendo que tinha conseguido o dinheiro da liberdade.

Gabi 14/11/2014

Sinceramente, do começo até a metade do livro não gostei da história, além do fato de tudo até aquele momento ser muito clichê, não gostei da inocência dos personagens, chegou realmente a me incomodar a ponto de querer parar à leitura. Porém, surpreendentemente a mesma foi tomando rumos desconhecidos e teve um final brilhante.
Incrivelmente, recomendo esse livro.

Jersianny Lucena 01/01/2015

O romance A Escrava Isaura foi um grande sucesso editorial e permitiu que Bernardo Guimarães se tornasse um dos mais populares romancistas de sua época no Brasil.

Leia mais: http://analfabeto0.webnode.com/news/a-escrava-isaura/

Valeria.Mattioli 06/02/2015

"...O meu feitiço virou contra o feiticeiro, quis torná-la escrava do meu amor, mas o seu amor me escravizou primeiro..."

Livro que retrata, de um lado, uma escrava de cor branca - Isaura, que desperta paixões em vários homens, além de ser inteligente e ter várias habilidades, como saber ler, escrever e tocar piano. Sempre foi tratada diferente das outras escravas e estava prometida a liberdade.

Do outro lado, Leôncio, o filho do fazendeiro, um jovem sem caráter que se apaixona por Isaura, e como não é correspondido, a obriga a fazer os serviços que as outras escravas fazem na senzala.

Não gosto de ficar fazendo resenhas sobre os livros, pois gosto mais de escrever o que senti quando li, mas esse livro me agradou pouco. Em suma, o autor demonstra a realidade injusta dos escravos, com o patrão malvado, a patroa boazinha, e o jovem branco apaixonado.