A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Charly.nunes 05/02/2023

Meu deus que livro ruim do cacete. Super fora da realidade, vai apresentar a personagem negra que é o menos negra possível para ser considerado bela, o livro deixa muito bem entendido isso, se a Isaura fosse retinta ela não iria ser bonita até porque os traços negros aquo é considerado ruins. Eu não consigo entender como alguém leu isso e achou que essa merda é um conto em prol dos negros, porque claramente foi feito de uma pessoa branca com sindrome de salvador para outras pessoas brancas com sindrome de salvador. Personagens são sem sal, plot clichê, chuva de racismo velado, mito da fraqueza feminina, e a única vez que uma mulher mostra algo de força é sobre o mito da maternidade. Com tantos autores negros e abolicionista na época e me vêm dizer que essa merda é o clássico da cultura negra, palhaçada msm que tiraram Machado de Assis e etc pra esse livro
oariellucas 05/02/2023minha estante
Minha filha? o livro foi escrito em 1875, calma

Charly.nunes 06/02/2023minha estante
Amado, Machado de Assis é de 1840, Luis Gama é de 1830 entre outros autores negros e abolicionista fodas. Eu entendo falar isso para livros como de Nietzsche, Aristóteles e etc que não é focado nisso mas contem racismo por conta da época, outra coisa é um livro feito para os negros que é dito como o máximo da comunidade até hoje, ser racista. Literalmente esses são os livros que foram feito como propaganda para apoiar um racismo velado e a miscigenação, e vcs pagam pau. Há contextos diferentes do qual o tempo faz sentido ser colocado, mas nesses tipos de livros não é o caso

Gabriel1610 10/02/2023minha estante
@oariellucas Eu pensei em relevar isso e fui ler pelo roteiro e na metade ele ficou horroroso nesse quesito também. Mas ele é contra a escravidão apenas pq a Isaura é branca e educada e por isso "não é o lugar dela, e sim como as donas de casa" e o livro deixa muito, mas muito claro isso. Não há uma pessoa que dirige a isso um absurdo para os negros, mesmo o Álvaro que é abolicionista não trata o absurdo da escravidão como ruim por si só quando ele fala da Isaura, sempre ressalta ser um absurdo para uma pessoa como ela. Os negros são descritos da pior forma possível. Se foi pra alcançar o público e fazer o trabalho mínimo do mínimo contra a escravidão, talvez conseguiu, mas é um contra escravidão sem direcionar o problema pros que mais sofriam

Jordananobre 03/02/2023

Clássico
A escrava Isaura é um romance regionalista do escritor mineiro Bernardo Guimarães. Nessa obra, de caráter abolicionista, Isaura, uma escrava branca, é assediada incessantemente por Leôncio, seu dono por herança e proprietário de uma fazenda. No entanto, a jovem não cede aos desejos do vilão e consegue fugir.

Ela então se apaixona por Álvaro, um jovem rico e abolicionista, a única pessoa capaz de livrar a heroína do perverso Leôncio. Desse modo, essa obra folhetinesca traz as características típicas do Romantismo, como a idealização da mulher e a existência de um amor que precisa vencer um grande obstáculo para enfim se realizar.

Rayane 01/02/2023

Sessão da tarde dos clássicos
Li esse livro há alguns anos, como não me lembrava direito, resolvi escutar o audiobook em um dia de faxina.
Procurei a resenha que eu escrevi há anos e tive a mesma sensação e opinião: é um livro sessão da tarde.
A linguagem e a escrita do autor muito me agradam, é fluida e fácil de entender.
A história, porém, carece de profundidade, o amor repentino do casal principal não convence. Além que cansa a beleza de anjo de Isaura e que tudo se resume a "escravidão de sua beleza".

O romance parece ser inovador para época, mas hoje ele parece demasiado racista, principalmente as partes que dizem que um ser tão lindo não merecia ser aprisionada. Afinal, alguém merece?

Sei que é complicado analisar a obra a luz dos tempos atuais e todas as evoluções que obtivemos, mas algumas obras são datas, acho que é esse o caso.

Achei bem água com açúcar e entendi o porquê eu havia esquecido a história do livro, é porque ele não faz falta, os personagens não cativam, é uma espécie de cinderela da escravidão, cinderela brasileira.

Só vale a pena ler se não tiver mais nada interessante em sua prateleira ou como no meu caso, que escutei um audiobook disponibilizado de graça.

Francisco240 01/02/2023

Novelão bem curto
Um romance interessante, sem muita enrolação e de fácil linguagem.
Tudo de bom para quem quer uma leitura leve e tranquila.

lorie 29/01/2023

Resenha curta e breve de "A escrava Isaura"
Essa versão do livro é bastante simplificada, de fácil entendimento e com informações detalhadas de coisas da história. Ótimo para quem não tem costume de leitura e quer começar ler clássicos brasileiros.
Fazendo a leitura da obra consegui compreender costumes e outras coisas da época da qual se passa o livro.

Pretendo ler a versão original e maior brevemente.

manu 17/01/2023

a escrava isaura
é um livro que se passou muito rápido (pelo menos na adaptação que li), me irrita o qnt humilham o jardineiro por ele simplesmente existir, além de quê os diálogos que de fato eram interessantes eram escassos.

Ticiana 16/01/2023

Tem seus contextos históricos né tirando todo o resto é uma obra bem escrita e com seu diálogo direto com o leitor.

vanessa.gaudencio 13/01/2023

opinião sobre o livro "A Escrava Isaura"
entendo a relevância histórica da obra durante o período no qual foi publicada, final do séc. XIX, com o intuito contra a escravidão favorecendo a alforria dos escravizados.
o problema que enxergo é que pela Isaura ser linda, endeusada e todos os traços positivos, é escrita como uma branca. o que torna o leitor a indagar, a beleza e o negro são antagonistas??
pq uma mulher branca não poderia estar junto com as outras escravas "com o beiço grande", como aborda o autor, só por ser branca???
entretanto, compreendo o período e o pensamento. de maneira nenhuma proponho um anacronismo, apenas uma indagação que acho importante ao ler esse livro e que hoje em dia não se pode achar normal o fato de uma mulher negra não ser bela ou para ser bela tenha q ter uma "alma branca"
tirando esses pontos, possui um final agradável. onde a jovem Isaura consegue a sua liberdade
recomendo por ser um clássico literário brasileiro
Yasmin 13/01/2023minha estante
clássicos do século 19 são daqueles que ao mesmo tempo que temos que entender a época que foi escrito temos que ler com um pensamento crítico e não passar pano pra esses babado estranho

vanessa.gaudencio 13/01/2023minha estante
sim, bicha. não sei se vc já leu esse, mas caso não, leia. é bom pelo contexto e o romance existente no livro e tb tem um pouco de se passar pelo sentimento da escrava, de ser posse de seu senhor.

Ramos71 06/01/2023

Bom mas difícil
O livro é bom e me surpreendeu por que estava esperando um livro lento e não foi o que recebi a única crítica é a linguagem que é difícil (Mas é compreensível por ser um livro antigo) e ser meio previsível mas creio que é por conta de ser uma história conhecida

Robson58 04/01/2023

Muito bom!!!
Minha primeira experiência com o autor Bernardo Guimarães, e gostei bastante do seu modo de escrever. Excelente escolha de palavras, mostrando um vocabulário riquíssimo e muito bem colocado. Apesar de ser uma narrativa, os parágrafos percorrem quase como se fosse um poema.
A história se passa ainda no período colonial brasileiro, numa época revolucionária onde já é possível perceber rumores sobre a abolição da escravatura.
Também amei os personagens, muito bem descritos e caracterizados. Identifiquei-me principalmente com Álvaro, um sujeito nobre e aventureiro, a frente de seu tempo. Vale muito a pena esta leitura.

LeLe 04/01/2023

A Escrava Isaura
Autor : Bernardo Joaquim da Silva Guimarães
E um Romance regionalista, linguagem simples, e é uma literatura romântica
A história "A escrava Isaura" acontece nós primeiros anos do reinado de Pedro II. O autor apresentar a heroína Isaura.

"O coração é livre ninguém pode escraviza-lo nem o próprio dono"

Data 04/01/2023
Paola 13/01/2023minha estante
Linguagem simples? KKKKKKK

Sarah 03/01/2023

Livro perfeito para ler em um dia, lembro que li esse livro quando tinha 10 anos e me apaixonei por ele. Recomendo

Pablo 28/12/2022

Uma... Invejosa
Personagem Marcante:
Rosa, uma escravizada invejosa.

A escrava Isaura não é um personagem difícil de se sentir pena. Passiva e bonita, uma imagem perfeita para a época. A história funciona como uma novela, instigante e rápida, e suas outras peças, como Leôncio, Rosa e Malvina a movem entregando personalidades que se encaixam na trama.

Carol 27/12/2022

Nossa eu adoro livros nacionais, e esse é muito bom, fiquei com uma raiva imensa do carinha lá, Leôncio?, não lembro o nome dele, que raiva. Mas sério, eu gostei de mais do livro.