The Shadow Rising

The Shadow Rising Robert Jordan

Resenhas - The Shadow Rising

Kissia 20/05/2020

Esse livro é até agora o meu favorito e o considero o melhor da série (na epoca dessa resenha tinha lido até o 5), a maioria dos personagens se desenvolve e cresce de maneira admirável, nele é perceptível o crescimento e a aceitação do Rand ao seu destino mesmo que coberto de tristeza. Perrin também cresce demais nesse livro com todo o seu arco e o Mat, não mas se desenvolve exatamente cresce rs explendidamente como personagem e seus arcos futuros são estabelecidos. Nynaeve finalmente demonstra o poder que todos sempre se admiram quando a conhecem e a Aviendha expõe alguns dos seus mistérios. Ate mesmo a Moiraine começa a desenvolver um arco próprio. As únicas personagens que não vejo evolução são a Egwene e a Elayne. Elas não evoluem e isso tornou o arco de Tanchico da Elayne é dolorosamente chato. É o único defeito do livro.

Marcelo.Castro 26/12/2021

A trama se aprofunda
Minha incursão na literatura fantástica nesse ano mais "realista". Seguindo na saga da Roda do Tempo, a trama ganha mais corpo e se aprofunda com nossos protagonistas explorando cada vez mais seu papel na história. A luta do bem contra o mal está clara, mas qual o lugar cada um dos personagens irá ocupar no inevitável conflito parece cada vez mais incerto.

Fimbrethil Call 27/08/2015

Excelente!
Aventura eletrizante, você fica mesmo achando que tudo vai dar errado o tempo todo com o coração acelerado.

Mard 12/02/2020

The journey of The Wheel of Time continues to be amazing, even if a little dense at some points. The heroes split in different adventures in different places, so the plot feels kinda slow. The characters have a way of making me really angry at them and still hope they'll end up safe, specially Rand. I don't think I can stop reading these books until I finally know every detail of Robert Jordan's world.

Rodrigo 26/01/2022

Uma nova etapa
Esse livro me prendeu de uma forma que não sei como explicar. Gostei muito dos três primeiros livros da série, mas com o quarto livro inicia-se uma nova etapa da história, muito mais interessante. A busca pelo dragão foi finalizada e agora ele precisa cumprir as profecias. Precisa aprender a liderar e fazer seu papel enquanto outros tentam o destruir. Outros personagens da série também ganham mais profundidade com esse livro, principalmente o Perrin e o Mat. A história se desenrola de maneira muito fluida, que te deixa com vontade de continuar.

Iago 16/09/2022

Asmodean, Rhavin, Moghedien, Lanfear
Os Escolhidos estão soltos no mundo e mais uma vez Robert Jordan nos demonstra sua brilhante construção de mundo e personagens. Adorei a construção do Matt e do Perryn, mas o que me ganhou foram os dramas da Torre Branca.

FERES. D. 03/02/2024

Excelente
Gostei muito do livro; em especial nos acontecimentos em Tar Valon e em Two Rivers? mas algumas outras coisas me cansaram um pouco.

Bruna 11/04/2024

Perfeita sequência!
"I bring change," Rand said sadly. "Not peace, but turmoil."

Não tenho nem palavras pra descrever esse livro alem de: LIVRÃO (e não só o tamanho). Definitivamente o melhor livro da série até agora e foi uma leitura ótima do começo ao fim.

Como sempre Rand sendo um personagem maravilhoso de ler. Adoro as decisões que ele toma e acho engraçado que, apesar dele reclamar do jeito das Aes Sedai, ele está se tornando super parecido com elas com seus planos ocultos e suas risadinhas sem explicação.

As visões dos antepassados do Rand em Rhuidean foi simplesmente fenomenal. Uma profundidade incrivel para a história dos Aiel (e outros!) que demonstra que o tempo é realmente o responsavel por toda a mudança e desentendimentos na história do mundo.

Alguns personagens foram ligeiramente insuportáveis e outros continuaram sendo insuportáveis e outros estão começando a serem decentes.

O Perrin se desenvolveu bastante nesse livro e eu gostei bastante do heroismo dele na cidade natal dos meninos. Eles precisavam de ajuda e o Perrin não hesitou nenhuma vez.

Já o Mat não teve muito foco nesse livro mas já ficou em aberto várias questões para livros seguintes. Ansiosa para ver mais das aventuras dele.

Nynaeve e Elayne tiveram um plot muito bom e foi ótimo pra introduzir personagens bons e outros nem tão bons. Gostei que Elayne deixou de ser uma "extra" e ficou mais envolvida na aventura (apesar dela conseguir me irritar bastante em alguns momentos).

Min, uma das minhas personagens favoritas, apareceu muito pouco nesse livro mas amei todo o plot da White Tower.

Acho incrivel que, apesar de tanta coisa ter acontecido, ainda tem MUITO mais adiante. Afinal, esse é o quarto livro de quatorze.