Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

Edna 12/01/2019

Insanos
O livro discrimina vários casos e apresenta os Estudo de várias áreas envolvidas para solucao e elucidação da muitos deles com Estatísticas além das fontes de anos de pesquisas.

A autora é especialista em mentes criminosas e apresenta e. Arquivos Louco ou cruel - Seriais dos Estados Unidos, Gran Bethanha, Alemanha, Canadá, Rússia, Inglaterra e outros.

Detalha o minucioso trabalho dos Profissionais especialistas Das áreas Criminal; Psicologia; Psiquiatria; Psicanálise; Médicos legistas e Diversas especialidades.

Entre os casos citados muitos já bastante conhecidos dos Thrillers anteriores, da mídia e do cinema.

Jack o Estriprador, Andrei Chikatilo o Serial de "Criança 44" escrito por Tom Rob Smith; O casal letal; a frieza de Ted Bandy; O assassino do Zodíaco que deu origem à vários documentários e o filme "Perseguidor Implacável" e outros seriados.

#Minhasimpressões

Perturbador, sombrio, insano, entre Seriais Killers torturadores, psicopatas, canibais e outros gêneros que vai embrulhar seu estômago.
Pensamentos muito forte em relação à mente humana, à crueldade, à insanidade, aos traumas transformados em dor e essa adoecido e inflamado em revolta, fúria, vingança tão cruel, fantasias demoníacas, destruindo inocentes que em nada tiveram culpa.

As histórias são chocantes por envolverem histórias de sofrimento e morte que ao ler nos pegamos imaginando.

Forte e bem escrito.

Crítica, eu? 17/03/2019

Louco ou Cruel?
Louco ou cruel? é um livro de não-ficção de Ilana Casoy, conhecida criminologista e consultora criminal brasileira. Nesta obra, Casoy discute os limites entre loucura e crueldade, buscando entender pontos sensíveis, como até onde questões genéticas e biológicas influenciam no surgimento de uma personalidade assassina, como as experiências de vida afetam o comportamento do criminoso e até que ponto um serial killer pode ser considerado são, devendo pagar pelos seus crimes como alguém que tem perfeita consciência do que faz.

A edição de 2017 de Louco ou cruel?, da Darkside Books, é aberta por um prólogo em que a autora relata as dificuldades de escrever um livro de não-ficção e reforça sua decisão de republicar o livro com as últimas atualizações das histórias. Além disso, o livro conta com um prefácio interessantíssimo do jornalista Percival de Souza, cuja última frase é uma dica para as autoridades policiais: “Que tal pedir ajuda para Ilana Casoy e compreender melhor a cabeça da nova safra de assassinos a sangue-frio?” Essa sugestão já dá ao leitor todas as pistas para descobrir que Casoy é uma especialista no assunto serial killer e que a leitura de seu livro será um mergulho profundo, nada amador, nesse universo.

O primeiro capítulo desta obra trata de tentar desvendar as origens de um assassino em série, além de, como o próprio título sugere (Quem é um serial killer?), explicar com clareza os estudos sobre a mente dessas pessoas. É neste momento que Ilana Casoy dá ao leitor uma verdadeira aula sobre psicologia, vitimologia, tipos e fases dos serial killers e até sobre os momentos que um assassino passa antes e depois de cometer seus crimes. Embasada por fatos, Casoy desconstrói preconceitos rasos e entrega um prato cheio de informações. Já nesse primeiro capítulo a autora consegue oferecer um pequeno passeio guiado pela mente de um assassino serial.

Os próximos dezesseis capítulos de “Louco ou cruel?” são dedicados a contar em detalhes as histórias de serial killers que assombraram o mundo. São eles: Paul Bernardo e Karla Homolka, Theodore Robert Bundy, Richard Trenton Chase, Andrei Chikatilo, Rory Enrique Conde, Jeffrey Lionel Dahmer, Albert Hamilton Fish, John Wayne Gacy, Edward Theodore Gein, Edmund Emil Kemper III, Ivan Robert Marko Milat, Leonard Lake e Charles Chitat Ng, Dennis Andrew Nilson, Arthur Shawcross, Aileen Wuornos e O Zodíaco. Ilana Casoy reconstrói cada uma dessas histórias com tanta propriedade que, por vezes, é possível sentir-se imerso numa narrativa ficcional. O formato narrativo que a autora escolhe faz com que a leitura corra em paz. Apesar de ser um livro cheio de dados e, principalmente, de caráter de estudos, Louco ou cruel? oferece uma experiência lida muito boa. A escrita de Ilana Casoy é convincente e envolvente, prova disso é o modo como a autora insere conteúdos de pesquisa dentro da obra sem perder a fluidez e a velocidade do texto.

Depois de apresentar as histórias desses assassinos em série, o livro presenteia o leitor com 4 anexos muito interessantes. O primeiro deles, intitulado “Serial killers do mundo inteiro”, traz uma lista com nomes, países e números de vítimas de diversos assassinos em série que atuaram em todos os continentes. O anexo “Apelidos de alguns serial killers”, como o próprio nome sugere, apresenta os codinomes criados pela mídia, pela polícia ou pelos próprios criminosos. Muitos desses se popularizaram mais ainda do que o nome real do assassino. “Pena de morte” é o terceiro anexo e nele Casoy lista quais países ainda têm a pena capital como forma de punição e em quais casos ela se aplica. (O leitor vai descobrir, nesta parte, que o Brasil prevê pena de morte em um caso muito singular!) O último anexo, “Frases famosas de serial killers”, traz citações ditas não só por assassinos em série, mas também por pessoas ligadas ao universo deles, como o estudioso John Douglas. Casoy termina seu livro com as referências utilizadas por ela, presenteando o leitor com uma lista de lugares onde pode encontrar mais sobre esse tema de interesse.

Louco ou cruel? é um livro muito necessário para os amantes de literatura policial. Como já foi dito, o livro não é ficcional, mas seu nível de profundidade e detalhamento, combinado com a escrita espetacular da autora, vai, com certeza, agradar as mentes habituadas a consumir thrillers psicológicos e romances de investigação. Para os estudiosos do assunto, Ilana Casoy conseguiu oferecer um panorama muito completo sobre o tema “serial killers”. Dentro das histórias de cada assassino, a autora discute questões importantes e traz informações de muito valor para quem busca se aprofundar nesse universo. A edição da Darkside Books* também merece destaque. Como de costume, a editora entregou uma obra de altíssima qualidade gráfica e visual, recheando o já excelente texto de Casoy com diagramas, fotos, tabelas e até uma arte de capa e de verso à altura.

*Esta edição contém dois livros de Ilana Casoy: “Louco ou cruel?” e “Made in Brazil”.

site: https://criticaeublog.wordpress.com/

Lorena 31/07/2019

Impactante
Não haveria título melhor pra esse livro "Louco ou Cruel?", pois foi o que fiquei me perguntando a cada caso de serial killer que a autora Ilana Casoy ia apresentando. Até onde vai o ser humano? A crueldade seria decorrente de um problema neurológico?

Gostei muito da contextualização da autora sobre a prática dos 'profilers', os profissionais que traçam o perfil do criminoso baseado em indícios da cena do crime (ou crimes), dados de necropsia, entre outros dados. Acho uma ciência fascinante.

Recomendo a leitura para quem gostaria de saber um pouco sobre o trabalho de profissionais que atuam na área da Criminologia.

Alex L.S. 18/08/2019

Livro de especialista
Os casos mais conhecidos sobre assassinatos em série estão no livro.

Priscila 04/02/2020

Incrível
Eu já li vários livro com temática de serial killer, mas a Ilana conseguiu ainda assim me surpreender com a riqueza de detalhes que insere em seu trabalho. Se você quer saber mais sobre serial killer, então esse é o livro que você procura.

Joy.patrocinio 12/02/2020

Msravilhoso
Esse e um tema q gosto bastante de ler. Bem detalhado e explicativo.

Karisma 17/02/2020

Indignação.
É um livro tão bem escrito que você sente: nojo, medo e angústia. A autora tem uma sensibilidade com o leitor e a história, passando com sabedoria e fluidez o meio como essa mente "distorcida" funciona.

Bruna3485 20/04/2020

Haja estômago
Nem Stephen King o mestre do terror, já descreveu em seus livros crimes tão hediondos como estes

Dione.Barros 15/02/2021

A autora apresenta casos reais de assassinos em série, analisa suas mentes e suas ações e nos faz refletir sobre até que ponto pode chegar a crueldade dessas pessoas.

Liv 02/03/2021

Bem escrito
Ótimo para quem gosta do tema, descreve bastante serial killers e mostra como eles agiram

Anny 05/10/2021

um tanto bizarro
um livro interessante, confesso que coloquei muita expectativa ? mas ainda sim é um livro incrível. recomendo ? se você tiver o estômago forte !!!!

Mila 09/01/2022

Definitivamente não é uma leitura fácil. Em alguns casos, tive que respirar fundo antes de continuar.
Apesar disso, é um livro muito interessante e rico para quem se interessa em compreender um pouco sobre a mente e o comportamento dessas pessoas e claro, seus crimes.

Poleto 13/05/2022

Livro para iniciar no mundo do True Crime
Informações de investigação e julgamento bem mastigadinho, bem interessante e comercial. Uma seleção muito prazerosa de ler de psicopatas notórios e sádicos.

Bia Silva 08/06/2022

Ilana rainha
GENTE O QUE É ESSA MULHER...

Esse livro é sensacional, fui ler com expectativa altíssima e atingi todas elas com muito sucesso, obrigada, de nada...

Aprendi muita coisa, meu marido brinca que eu grifei tantas informações, que seria mais prático reler, eu li em quatro ou cinco dias no máximo, as explicações técnicas são dadas de forma fluida, rápida e fácil de entender... E no final ela coloca alguns casos, o que você começa a ver bastante coisa daquilo que lemos anteriormente, e começa a fazer muito mais sentido, eu super indico pra começar a ler sobre seriais...