A Doutrina Secreta

A Doutrina Secreta Helena Blavatsky

Resenhas - A Doutrina Secreta - 1

Nazaret 25/04/2013

Motivo de abandoná-lo
Não consegui terminar pq, sinceramente, não consegui entender, tem um vocabulário muito rico e complexo, mas assim que ler alguns que estou dando prioridade, vou voltar-me para ele e hei de saboreá-lo ao máximo.
Bruno Oliveira 15/12/2013minha estante
Abandonei porque me irritava como a autora só jogava as informações, sem dar argumentos para fundamentar o que dizia, como se tudo fosse óbvio e consensual.

caio.lobo. 04/08/2021minha estante
O livro é simples, simplório até, mas a autora dificulta colocando umas coisas que atravessam o contexto e usando palavras em sânscrito (com sentido adulterado) sendo que tem palavras semelhantes no próprio idioma ocidental.

Carla.Parreira 12/11/2023

A Doutrina Secreta
Tal doutrina foi à religião universalmente difundida no mundo antigo e pré-histórico. As provas de sua difusão, os anais autênticos de sua história, uma série completa de documentos que demonstram o seu caráter e a sua presença em todos os países, juntamente com os ensinamentos de seus grandes Adeptos, existem até hoje nas criptas secretas das bibliotecas pertencentes à Fraternidade Oculta. A Doutrina Secreta estabelece três proposições fundamentais:
I. Um Princípio Onipresente, Sem Limites e Imutável, sobre o qual toda especulação é impossível, porque transcende o poder da concepção humana e porque toda expressão ou comparação da mente humana não poderia senão diminuí-lo.
II. A Eternidade do Universo.
III. A identidade fundamental de todas as Almas com a Alma Suprema Universal, sendo esta última um aspecto da Raiz Desconhecida; e a peregrinação obrigatória para todas as Almas, centelhas daquela Alma Suprema, através do Ciclo de Encarnação, ou de Necessidade, durante todo esse período. Em outras palavras: nenhuma Alma Divina pode ter uma existência consciente independente antes que a centelha, emanada da Essência pura do Sexto Princípio Universal, ou seja, da Alma Suprema, haja passado por todas as formas elementares pertencentes ao mundo fenomenal, e adquirido a individualidade, primeiro por impulso natural e depois à custa dos próprios esforços, conscientemente dirigidos e regulados pelo Carma, escalando assim todos os graus de inteligência, desde o mineral e o vegetal até o Arcanjo mais sublime.

AndrA374 04/07/2020

Magnífico !
Primeiro livro dessa magnífica obra de H. P. B. Profundos conhecimentos e significados (quando compreendidos) da origem do cosmos, das galáxias, dos planetas e etc.

Criis.Souza 31/08/2022

Com disciplina, se termina
Um livro bastante denso. Eu comecei a ler pois gosto muito da Lúcia Helena Galvão a qual fala muito dos ensinamentos da HPB. Aprendi muito, mas tem muitas partes que acredito que eu precisava de um conhecimento prévio ou algum acompanhamento. De qualquer maneira a lição que fica do livro é que a vida na terra é um período de transição em que é preciso buscar evoluir mesmo com os momentos difíceis que estão por vir.
Hodge 26/02/2024minha estante
Compartilho de seu comentário. Livro denso. Para conseguir lê-lo requer um certo conhecimento. Tive uma boa base a partir de outros livros que li, todos indicações da professora Lúcia Helena Galvão. Se eu não tivesse essa base, não conseguiria prosseguir com a leitura. Achei muito interessante e lerei os próximos volumes.

Marlende 16/08/2016

Resenha: A Doutrina Secreta:
Mergulho no início da criação, com, a Sabedoria das Idades, que faz com que teletransportados ao início, tenhamos a compreensão de como inicia-se o processo, com riqueza de informações, que embora vindas de fontes diversas, fazendo com que mantenhamos o foco, e a determinação, vale a pena ir até o fim, afinal, o Conhecimento, sobretudo desse aspecto da criação, é mesmo irresistível # Ficaaadica...

Soler 22/06/2020

A Mestra
Imagem de gênio forte em várias de suas vidas, mas na verdade ela é puro amor. Helena Petrovna Blavastky, assim como os outros apóstolos emsuasencarnações, foi incompreendida. E o mais engraçado é que ela passou por aqui, partiu em 2019, e ninguém percebeu. Os seguidores de cada religião, filosofia, doutrina... ficam presos na ideia de saber muito e faz apenas cócegas na Verdade que se liga a todos nós. Mulher forte, determinada, um dos simbolismos do Feminino na Terra. Amiga. A Doutrina Secreta trará alguns mistérios do mundo. Sim ela comportava. Com ela inicia-se a comunicação com os Mestres Ascensionados de forma mais explícita e aparecendo para uma Humanidade bebê que aguardava o momento destinado ao nascimento, a fase atual que estamos. Uma aventureira, uma princesa de Deus. Está auxiliando no progresso exponencial e na cura que está ocorrendo. Recomendo a leitura, trata este livro de essências que liga religiões e filosofias bases do mundo. Ao ler ela, lembre: É preferível a Verdade sincera à ilusão. Acolha-a com amor e carinho, pois foi assim que foi escrito.
Paola 10/03/2021minha estante
Paulo, como assim ela passou por aqui e partiu em 2019?

Elwing 02/05/2021minha estante
Também não entendi! Acredito que ele esteja se referindo a uma possível reencarnação dela.

Soler 09/05/2021minha estante
Como a Elwing acentuou Paola, minha xará. Respondida a pergunta? Um forte abraço.

Maxilabor 27/07/2021minha estante
E como essa reencarnação de H.P.B. , que faleceu em 2019 se chamava? Meu Deus a curiosidade está me matando. Por favor, me contem!