O Lado Bom da Vida

O Lado Bom da Vida Matthew Quick

Resenhas - O Lado Bom da Vida

2005 encontrados | exibindo 1 a 16

Murphy 24/04/2024

"Suas ações que fazem de você uma boa pessoa."
Encarei a leitura desse livro o mais devagar que consegui. Queria ler no meu próprio tempo, queria o colocar em um ritmo que me permitisse absorver o enredo sem me enjoar, porque eu estava com uma ressaca literária braba e já tinha assistido ao filme.

Se me derem a licença poética para falar aqui? O filme não tem quase nada do livro em si, sei que essa frase é meio clichê, pois é ela é totalmente óbvia, mas eu estou falando de um nível que chega a se comparar com "amor e gelato" (preciso deixar claro que diferente de amor e gelato, a adaptação de o lado bom da vida realmente funcionou). Enfim? É visível a trajetória do Pat na história, ela vai muito além de conseguir sua mulher novamente, ele realmente quer se tornar um ser humano melhor do que era antes, não apenas por sua "esposa", mas para todos à sua volta.

Antes de seguir adiante, preciso externalizar uma coisinha: às vezes o otimismo do Pat pode ser confundido com uma inocência infantil ou até mesmo com uma alucinação de uma vida perfeita. De início eu mesma fiquei meio irritada com esse lado do personagem, é meio irritante e chega em um ponto que o leitor fica literalmente tipo: "meu mano, você está delirando, a vida não funciona desse jeito, só pelo amor dos deuses, abra seus olhos". Porque parece uma positividade exacerbada desnecessária e tóxica. Mas, eu leiga que sou, acho que isso faz parte da patologia dele (não querendo diagnosticar ninguém) e da criação, então o resultado foi o Pat sendo o Pat.

Achei a relação dele com a Tiffany interessante em muitos sentidos. Acho que a conexão deles, entraram em sintonia desde o jantar na casa da Verônica. A evolução do vínculo deles e a evolução de cada personagem foi bem escrita e meticulosa. É sempre lindo ver pessoas que se encaixam mesmo com seus problemas e diferenças.

Foi um livro que conta uma história extremamente importante e relevante. Com um desenvolvimento impecável, no final, os personagens conseguem se alinhar como estrelas cadentes. Demorei muito? Sim, mas foi uma leitura, definitivamente prazerosa.

Camila807 22/04/2024

Diferente
Um livro que foge totalmente de ser um ?romance?, não sei definir seu gênero, mas é diferente e com uma história envolvente, porque você fica tentando juntar o quebra-cabeças da história (que só é revelado bem nas últimas páginas). Interessante, bom. Um pouco difícil no início mas depois flui.

MissWalker 18/04/2024

Naturalmente louco.
Foi meu primeiro contato com o autor, nunca vi o filme e não sabia nada sobre a obra. Dito isso...

Pat é um personagem extremamente palpável. Tem muitos erros, sim, mas também acertos louvaveis. É a história de alguem perdido que tenta se encontrar, com muitos tropeços no caminho.
É sobre não buscar alguém perfeito, porque essa pessoa não existe. Ninguém é perfeito.

É sobre viver suas paixões o melhor que pode e sempre procurar encontrar o "Lado Bom Da Vida", e como esse lado não se desconecta da realidade, e sim só serve de motivação para que se possa encontrar um verdadeiro propósito - aceitando isto tende a mudar.

Um livro apaixonante, que deixa gosto de quero mais apenas por curiosidade e apego aos personagens.

Mariana 15/04/2024

Apesar de romance não ser meu gênero favorito eu gostei da leitura.
Duas pessoas feridas de maneiras distintas tentando superar o término do relacionamento e melhorar a sanidade mental.

@jana450 14/04/2024

Ótimo
Dos poucos que vi o filme antes de ganhar o livro, mas que amei como se nunca tivesse visto nada a respeito.

Junior 11/04/2024

Uma história de Superação.
Depois de ter lido um livro tão pesado, com tantas mortes detalhadas e pesadas, decidi que o próximo livro seria leve e acabei devorando ele em menos de 1 dia. A narrativa leve, em primeira pessoa, com uma pessoa mentalmente perturbada querendo reconquistar sua ex e que, mesmo passando por dificuldades, tenta sempre ver o lado bom das coisas, mesmo rodeado de pessoas malucas, faz você rir ao ler. Pat e Tiffany são ótimos; você torce por eles e, mesmo sendo mentalmente perturbados, ambos se ajudam à sua maneira. No final, é mais um livro de superação do que um romance clichê.

SrBaldez 10/04/2024

"Bem diferente do filme, o livro é mais detalhista em relação aos acontecimentos que envolve Pat e Tiffany
Nos mostra com mais profundidade a relação entre os dois, como começaram e como se conectaram, assim ajudando um ao outro a serem melhores, apesar das tragédias que atingiram ambos
É uma história sobre recomeço, sobre se levantar, sobre ter uma rede de apoio que te ajude a ser melhor, mesmo você mesmo duvidando que isso seria possível
Uma história que nos mostra que muitas das vezes, precisamos de apenas uma pessoa que nos mostre que apesar de tudo, ainda temos um novo dia pra fazer do nosso futuro bem melhor que o nosso passado"

Tayara 10/04/2024

Sem palavras?
Esse livro me surpreendeu de várias formas, em alguns momentos achei que Pat (o protagonista) era completamente louco.
Criei algumas teorias e acertei algumas no final. O livro é bem envolvente, nos prende e fazer querer ler sem parar. Com certeza eu leria de novo.

Elizabeth 05/04/2024

Não recomendo
Esse livro tinha que ter aviso contém spoiler de vários clássicos. Um cara que é fanático por futebol americano, várias relações tóxicas.

andrea 04/04/2024

Não tinha muita expectativa pra esse livro e ficou por isso mesmo, não gostei muito, pat fica procurando por alguém que claramente nem o amava e eu não gosto de livros assim. mas gostei muito do capitulo final.

Giih Lopes 02/04/2024

O lado bom da vida
Um livro bom, li mais pelo filme, mas o filme e bem melhor, o livro se perde em algumas partes e enrola muito, mas e uma leitura fácil

AnaPellizzari7 29/03/2024

No geral eu gostei bastante do livro e da história, achei o personagem principal meio obcecado e meio chatas as partes sobre futebol americano (que não foram poucas), mas a leitura é bem leve e fácil

beca 28/03/2024

Pela primeira vez na vida o filme é melhor que o livro ??
Não sei se foi o fato de ter visto primeiro o filme ou se realmente livro deixa a desejar em alguns quesitos, mas achei o filme melhor. Comecei muita empolgada e li 58% em um dia, mas dps o livro ficou narrando os ensaios da dança e não gostei desse método como se fosse roteiro de filme, sla.
A família de Pat (principalmente a relação do pai e a mãe) deviam ter sido melhor explorados, mas odeio o pai do Pat. No geral achei um livro de fácil leitura, mas que se perde e enrola demais em alguns capítulos.
anapaulamarinhoa 02/04/2024minha estante
Acredite, existem vários casos que o filme é melhor que o livro. Porque a tendência é que o filme seja de fácil compreensão e dinâmico. O que, em alguns casos, torna-se melhor que a obra original!

moonlactea 28/03/2024

Legalzinho
O Matthew basicamente usou o livro todo pra torcer pro time de futebol americano (VAI EAGLES! ?
E isso é um pouco chato, a dependência emocional do pai do Pat relacionada ao resultado do jogo, é um pouco irritante, o modo que ele trata a esposa e o filho por causa disso, nojento.

O ?plot? foi bem tipo: ?? Vou criar isso aqui só para que o livro inteiro não seja algo monótono!?

O jeito que o Pat age, fez eu sentir mais um adulto com aspecto autista ou algo relacionado, do que de fato alguém com transtorno bipolar, Matthew pecou em como retratou a personalidade de Pat atrelada a sua condição.

A Nikki realmente foi bem ridícula e eu nunca torci para que voltassem e, querendo ou não, desde quando Pat conheceu Tiff, o livro já se tornou previsível, mesmo com Pat nos fazendo desenvolver uma certa esperança ou imaginar juntamente a ele que o tempo longe da Nikki acabaria.

Em um geral, é uma leitura ok, meio arrastada algumas vezes por causa do lance do jogo de futebol e algumas coisas só pra encher linguiça, mas enfim, li kkkkk

Eddie.Erikson 28/03/2024

Sai de leituras mais densas e buscava algo leve. Devido ao filme, resolvi por este livro.
Pela primeira vez digo que o filme é melhor que o livro. A adaptação mudou pra melhor muita coisa, inclusive o final, direcionamento da história e por ai vai.
Não sei se a ideia que a leitura fosse criada pro público adolescente ou se foi uma escrita perdida sem atingir qualquer objetivo.
O personagem principal tem 30 anos e toda escrita, fala e pensamentos leva a referência de uma criança/adolescente.
Se o autor tinha a perspectiva de que a fala retrataria o problema psicológico do personagem, falhou imensamente.

2005 encontrados | exibindo 1 a 16