As Mil e Uma Noites - Volume 1

As Mil e Uma Noites - Volume 1 Galland

Resenhas - As Mil e Uma Noites

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rita de Cássia 29/10/2022

Conta a história de um árabe de classe baixa que durante a volta para sua casa descobre uma gruta cheia de tesouros o que o deixa rico , porém os donos do local não gosta da ideia .

Evva_sec 24/09/2022

Que viagem maravilhosa ?
Ler está versão de As mil e uma noites foi uma uma viagem maravilhosa e cheia de aventuras. Ao ler pelo menos uma história ao dia já é possível divertir-se e conhecer um pouco sobre a cultura desses países

anna 14/06/2022

mais um quadrinho
Após descobrir a traição de sua mulher, o rei da Pérsia decide, como um ato de vingança, se casar com uma mulher toda noite e mandar mata-lá logo ao amanhecer. Decidida a mudar essa realidade triste das mulheres do reino, Sherazard bola um plano com sua irmã mais nova e se casa com o rei. À noite ela vai contar uma ótima historia, não conseguindo terminar ao amanhecer,então sua irmã pede ao sultão que ela terminasse a história. Isso se sucedeu durante mil e uma noites, e no final de tudo o rei acaba se casando com Sherazard.

Esse quadrinho que eu li conta duas historias: o príncipe Ahmde e a fada Dari Banu e o príncipe Beder e a Gulnara, princesa do mar. Porém o livro acaba com o fim do último conto citado, e não conta o desfecho da história principal. Eu já conhecia a história e por isso sei oque acontece,mas para quem não conhece, a história termina sem um desfecho. Por esse único motivo não dei todas as estrelas.

Evva_sec 11/06/2022

Instigante
Gostei muito da leitura e mesmo as histórias parecendo-se fui instigada a continuar a leitura para descobrir o final das histórias. Já vou iniciar o segundo volume imaginando todas as novas aventuras ?

NicholasJade 03/02/2022

A conclusão de um clássico
Como já narrei ao comentar o primeiro livro, esta edição me desagradou bastante. As noites deixaram de ser contadas neste volume, assim como as reações e os anúncios de Sherazade e suas interações com o sultão.
São simplesmente os contos narrados.
Entretanto, os contos são até mais cativantes que os do primeiro volume. Pretendo comprar outras edições e versões desse clássico, onde creio que hei de experimentá-lo com mais gosto.

NicholasJade 28/01/2022

Impossível largar
Eu me encantei com ?A Fúria e a Aurora?, uma duologia que na realidade se tratava de uma releitura das Mil e uma Noites. Desde então, tive a vontade desperta de ler este livro.
A história de Sherazade e o sultão Shahriar não é tão desenvolvida como na releitura mencionada, mas a sucessão de contos envolventes narrados pela protagonista impedem você de largar o livro voluntariamente. As histórias são fantásticas, os ganchos o prendem e no final, você está tão curioso quanto o sultão!
No entanto, tenho dois pontos a mencionar:
O primeiro, é que essa edição não me agradou. Algumas partes foram cortadas deliberadamente pelo tradutor pelo que me pareceu preguiça de adaptar os versos das poesias e certas partes da narrativa porque ?não achou relevante?. Enfim, quanto a isso pretendo comprar uma outra edição cujo tradutor é mais adequado que esse francês.
A segunda coisa que tenho a pontuar é que a narrativa é carregada de racismo contra pessoas negras, antissemitismo e com episódios de feminicídio. Advirto aos que se interessem em ler que estejam cientes de que irão encontrar tais coisas na narração.
Ademais, o vocabulário é quase lírico, e me agradou tanto quanto as notas e observações sobre a época e os locais.

Thamyres carrari 20/01/2022

Um clássico
Para quem gosta de literatura clássica e contos diversos, alguns bem arrastados e outros muito envolventes

Dan 09/01/2022

O retrato de uma outra cultura
Esse livro reúne contos de países do oriente de cultura árabe de séculos atrás e como tal, traz narrativas que demonstram seus conjuntos de valores, muitos deles diferentes dos nossos. É preciso ter esse contexto sócio histórico cultural em mente ao ler, para não cometer anacronismos. Vale super a pena, principalmente no sentindo de conhecer uma cultura tão diferente.

HL Castro 24/12/2021

Vale a experiência
Após uma longa jornada, finalizo o segundo volume desse clássico. As histórias mais conhecidas e as mais interessantes estão nesse volume. Contudo, no geral, algumas histórias soam repetidas e às vezes os desfechos são meio forçados. Valeu a experiência de leitura, porém não entrou no rol de livros favoritos.

jonasbrother16 29/11/2021

Pra quem gosta de uma boa e velha contação de história, sem os esteticismos e manias com que a gente já tá acostumado e até exige de tudo que lê e vê. Um livro de uma beleza muito simples. Excelente.

Matheus 18/10/2021

Mais que um livro de contos: um livro sobre a importância das histórias na vida humana! Como, desde tempos antigos, nós, seres humanos, somos fascinados pela narrativa e estamos dispostos a parar tudo o que estamos fazendo para ouvir uma boa história.
Repleto de magia, fantasia e aventuras, As Mil e Uma Noites é, com certeza, merecedor de pertencer à categoria de clássicos universais.
O único porém é em relação à edição traduzida do francês, que é censurada e reduzida, o que altera seu conteúdo original.

jonasbrother16 18/10/2021

Surpreendente. Uma história melhor que a outra, histórias que não acabam mais, histórias dentro de histórias, muita aventura, tragédia, romance e senso de humor. É um livro delicioso. Começando o volume 2 imediatamente.

Tori 12/09/2021

A história é encantadora e apresenta ao leitor muitos conhecimentos sobre a cultura árabe e retrata a realidade que normalmente é estereotipada por muitos. Eu amei a leitura e, apesar de ser densa e com muitas informações, eu recomendo bastante.

Rodrigo 01/07/2021

Boa leitura
Boa leitura, um clássico que diverte com algumas histórias bem interessantes e outras nem tanto.

Neste primeiro volume são contemplatdas 170 das 1001 noites que compõem a obra. Além das histórias narradas por Sherazade, a obra é recheada de notas explicativas e anexos para facilitar o entendimento das narrativas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5