Breve História do Feminismo

Breve História do Feminismo Carla Cristina Garcia

Resenhas - Breve História do Feminismo

Verbena 24/11/2021

Ótimo começo
Esse ano comecei a me interessa mais sobre literatura feminista, achei q valeu muito a pena ler essa introdução histórica para entender de onde surgiram alguns movimentos no feminismo, conhecer autoras e saber diferenciar as 3 ondas. Indico a leitura

Tatá 06/08/2020

Didático e fundamental
Didático e fundamental

O livro “Breve História do Feminismo” é didático porque explicita que o feminismo não existe no singular. Na realidade, são feminismos. Uma teia complexa de lutas que em algum momento se encontram, mas também se distanciam. Contudo, todos eles cumpriram alguma função importante em seus tempos históricos de ebulição e são fundamentais no nosso processo de entendimento de um mundo que não é neutro, mas que na verdade é construído pela lógica masculina (que acaba se tornando universal).
A Carla através de sua excelente escrita, nos presenteia com ricas informações, traçando uma visão panorâmica dos feminismos e dos impactos que eles causaram e ainda causam. O final é de arrepiar, de emocionar, principalmente se você é mulher, pois compreende o que ela quer dizer: sempre estivemos aqui, só não fomos ouvidas. E se tivéssemos sido, o mundo seria muito melhor.

Estefany 18/08/2022

Resumo
Como o próprio nome diz o livro trata de uma breve história do feminismo, resumindo os pontos mais importantes em pouco mais de cem páginas.

Aqui são tratados os "quatro conceitos-chave do feminismo: androcentrismo, patriarcado, sexismo e gênero". Além disso, a autora escreve um pouco sobre cada onda do feminismo e faz um resumo dos diferentes feminismos que foram surgindo no final do século passado.

Algo diferente nesse livro é que a autora trata das ondas de forma diferente de outras téoricas. Enquanto as outras mulheres marcam as ondas em: protofeminismo (tudo que veio antes de 1848), primeira onda (1848-1960), segunda onda (1960-1990) e terceira onda (1990-...), ela marca as ondas em: primeira onda (setecentos-1848), segunda onda (1848-1949) e terceira onda (1949-...).

Fernanda Carvalho 25/02/2020

O livro perfeito para quem está iniciando os estudos sobre o feminismo.

site: https://www.youtube.com/channel/UC7igyS_tcdsDK34LIjL-GNQ

Tatiane.Souza 14/11/2019

Erro de temporalidade das ondas feministas
Cara! A Simone de Beauvoir está na terceira onda do feminismo neste livro, mas ela é da segunda onda... fiquei preocupada qto ao resto... o livro é bastante claro com linguagem simples... preciso ler mais coisas sobre a historia do feminismo para identificar outros possíveis erros ou mesmo tecer mais elogios.
Tatá 06/08/2020minha estante
Oi, Tatiane. Não foi erro. Na realidade se trata de um ponto de vista da autora, que entende que Olympe de Gouges e outras da Idade Média tiveram um papel importante dentro do feminismo sendo consideradas, portanto, da primeira onda. Logo, o que em termos gerais era considerado da primeira onda acaba indo pra segunda onda etc. A autora considera que houve um apagamento histórico de tais mulheres e faz esse resgate colocando-as com devida importância numa primeira onda, principalmente pelo impacto que causaram no período, como a querelle de femmes e tal, ainda que não seja um consenso e sim uma linha teórica específica que a autora defende.