Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

osaif 07/09/2023

Uma boa conversa para corações solitários
De início infelizmente o livro realmente foi bem maçante, chato e enrolado. É apresentado o doutor Breuer e seus conflitos pessoais, além do início da trama ao conhecer Salomé. O problema é que automaticamente eu ja fui ler o livro ansiosa esperando o Nietzche aparecer, porém a conversa com o personagem só começa a ficar realmente interessante lá quase pro meio do livro. Mas reconheço que esse início tem impacto na historia e ajuda a empatizar e entrosar com os personagens.

Felizmente, o livro mudou minha perspectiva em relação ao Nietzsche, que durante os anos teve sua filosofia deturpada de inúmeras maneiras. E eu adorei ele criticando o Estado, pq Estado é só pra adestrar e controlar o ser humano msm. E pfvr cristãos nao fiquem ofendidos quando ele diz que deus tá morto (pq sim, nós o matamos).

Mas acima de tudo eu me sinto mais próxima de sua filosofia. esse livro é um retrato de filosofia na prática, na vida real. É péssimo se identificar com os conflitos do Breuer mas ao mesmo tempo é tão satisfatório ver ele se libertar, praticar o amor-fati, ter desejo pela sua vida e escolhê-la, não ter mais a visão de "minha vida é uma sentença de morte".

E é tão boa a sensação da história desenrolando, da evolução dos personagens e de ler seus desejos inconscientes e pensar "Freud explica", ver a história se fechando e os dois personagens se ajudando e desenterrando seus piores sentimentos. Que também demonstra a consequência da idealização do outro, do "amar o desejo e não o desejado"

Por fim, as reflexões são realmente muito boas, um convite pra vc encarar seu próprio abismo. Acho que vale a pena o sacrifício do início pra um livro tão incrível no fim, uma leitura fluída que voce fica querendo passar o dia inteiro lendo, refletindo e tendo muitas crises existênciais.

Adorei o livro, realmente não esperava algo tão bom!! não chega a ser um dos meus livros preferidos mas tá quase lá.
---------
Ps: Os dialogos do livro são bem expositivos então caso vc não seja muito próximo da filosofia te garanto que terá uma experiencia muito boa do mesmo jeito :)
Matheus 07/09/2023minha estante
Sempre quis muito ler esse livro, mas tenho receio de não ter algum conhecimento prévio de filosofia necessário pra entender :(

Daiane.Mazzetto 01/09/2023

Muito bonito
Gostei muito da forma como o autor construiu a história em torno da vida de Nietzsche. Me fez ter muitas reflexões, já tinha lido um livro do Nietzsche e não curti muito. Hoje tenho uma outro olhar sobre seus escritos

Henry59 14/08/2023

Melhor romance que eu li
Simplesmente um dos melhores livros que eu já li, daqui um tempo vou ler de novo.
O livro conta com uma história incrível, cheia de emoção e drama.

FelipeFurtado 04/08/2023

Existe uma sutil diferença (nem tão sutil assim) entre filosofar sobre a solidão e, de fato, vivencia-la.

Maria 27/07/2023

Ficção e realidade andando de mãos dadas
Lançada em 1992, a obra de Yalom mistura ficção (enredo fictício) e realidade (personagens reais) e surpreende pela sagacidade e perspicácia ao desenvolver um enredo bem construído.
Em um primeiro plano, a obra retrata a relação entre Josef Breuer, famoso médico do século XIX, e Friedrich Nietzsche, filósofo alemão em início de carreira. A finalidade de tal relação é a cura da depressão de Nietzsche, numa época em que a psicanálise ainda estava dando os seus primeiros passos. Apesar dos encontros terem como objetivo a cura da depressão do filósofo, Breuer, atormentado pelo desespero, encontra conforto para seus males através da filosofia de Nietzsche.
Apesar de achar o livro bom, confesso que grande parte dele (uns 60%) foi bastante maçante pra mim, principalmente no meio, onde a história se manteve quase que estática. Também me incomodou algumas colocações dos personagens masculinos sobre mulheres; uma delas foi quando o personagem de Breuer se referiu a uma mulher como "escoadouro sexual regular", que achei o cúmulo. Fora essas questões, o livro é bom: traz ótimas reflexões filosóficas (sobre a vida, a morte, a solidão), traça um panorama da ciência do século XIX e aborda as principais temáticas desenvolvidas nas obras de Nietzsche.

Pel/Pri 27/07/2023

Criatividade sem limites
Eu comecei a ler o livro porque gosto do Nietzsche e achei que encontraria algo sobre ele que pudesse me aproximar da pessoa enquanto lia os livros dele, mas não foi bem isso que aconteceu. O autor trabalhou maravilhosamente com as personagens, adorei todas, inclusive o Nietzsche, mas faltou a ausência de gentileza da qual ele era dotado. No entanto, é um excelente romance.

Gucordeiro 26/07/2023

Vislumbre de uma imensidão de ideias
Personagens míticos, uma época efervescente de grandes ideias e discussões profundíssimas de psicologia e filosofia (por baixo). Josef Breuer e Frederich Nietzsche se encontram para construir o que teria sido o estopim da psicoterapia, caso o encontro tivesse de fato acontecido. Certo que Freud veio logo em seguida para resolver o impasse, mas os sofrimentos divididos pelos protagonistas são tão verdadeiros que não podem ser só ficção. O livro te provoca reflexões interessantíssimas sobre a vida e o ser humano, e até sobre a própria história, e te deixa no fim com um horizonte a ser explorado. Filosofia, moral e psicanálise: três áreas cujas conexões são introduzidas nesse livro; é impossível terminar sem sede por mais. Além disso tudo, o livro ainda consegue expressar uma vasta sequência de sentimentos com os quais se identifica facilmente, e vai te fazer emocionar pelo menos alguma vez. Simplesmente incrível, vale totalmente a leitura.

LeandroCastro88 21/07/2023

Um livro interessante! Por vezes um pouco arrastado. O autor cria um mundo com pessoas reais. Personalidades ganham vida. O autor trabalha bem o envolvimento das personagens. Pra quem gosta de psicologia, vale a leitura.

Laísa 17/07/2023

Quando Nietzsche chorou por Yalom. Que livro inteligente. Estou em encantada com as ligações criadas de forma ficcional mas que tem um encaixe perfeito.
Já havia lido A cura de Schopenhauer do Yalom e me encantei pela impressionante escrita.
Em Quando Nietzsche chorou, a discussão se adensa sobre relacionamentos, solidão, morte e envelhecimento. Yalom une apenas os 3 maiores da época, Dr. Breuer (médico renomado), Freud e Nietzsche em Viena. Entre jogos de xadrez e clínicas se adensam as discussões.
É um livro espetacular, inteligentissimo. Recomendo muito a leitura.

jonesygirl 30/06/2023

Pretensioso mas muito interessante
A escrita é bastante corrida, as coisas acontecem praticamente sem nenhum intervalo de tempo. não foi uma história plenamente desenvolvida para um livro de 300 páginas, mas tem diálogos demais para poder ser comprimido em um conto.
a parte intelectual é muito interessante pra quem já está habituado aos livros do nietzsche, ler as referências na história é muito legal e satisfatório.
o desenvolvimento desse romance foi muito bem pensado? apesar dos furos que o livro tampa superficialmente, recomendo bastante essa leitura pra quem se encontra em um momento de conflito interno com a existência, como questões de vida e da morte, amor, autoimagem? esse livro te faz refletir e se enxergar em diferentes aspectos, que eu gostei bastante.
grifei diversas partes, porque essa escrita é bastante compreensível e bonita.

por mim o nietzsche e o breuer facilmente teriam ficado juntos romanticamente, mas ambos precisavam um do outro como amigos para conseguir sair cada um de sua chaminé

mell 31/05/2023

Confusão..
Esse livro me trouxe um mix de sentimentos, que mesmo após terminá-lo não seu como me sentir sobre ele. mas com certeza vale a pena a leitura para exercitar a reflexão filosófica e ao mesmo tempo senso crítico social.

Renato 28/05/2023

Torna-te quem tu és (citações)
Torna-te quem tu és.

Não tomar posse de seu plano de vida é deixar sua existência ser um acidente

- Como escolhi minhas metas? Escolher, escolher... sua palavra favorita! Meninos de 5, 10 ou 20 anos não escolhem suas vidas. Não consigo raciocinar sobre sua pergunta.
[...]
Nenhum de nós jamais se pôs deliberadamente a escolher metas; elas estavam bem ali, as consequências naturais de meu tempo, meu povo, minha família.

Clara3370 16/05/2023

4 de 5
Livro leve, com excelente reflexões e um otimo contexto histórico. Muito bom para quem curte psicanalise e tambem quer aprofundar no existencialismo nietzscheano.