Raciocínio Criativo na Publicidade

Raciocínio Criativo na Publicidade Stalimir Vieira

Resenhas - Raciocínio Criativo na Publicidade

Lucas 05/02/2010

Sem regras
O livro não tem como pretensão ensinar regras de como criar bons anuncios.

Basicamente ele ensina a você ter um olhar criativo, ensina você a pensar diferente , e diferente do que já foi pensado por outros grandes criativos.

Eu achei bacana, acredito que é uma leitura leve e envolvente para quem está começando , como eu.

Zaka 02/04/2021

Conciso e preciso
Simplesmente genial, te prende do início ao fim com reflexão atrás de reflexão sobre o trabalho que você faz e o trabalho que você pode fazer.
Fico realizado que tenha feito essa leitura nesse momento da minha vida (3º semestre de comunicação e no início de carreira em agência), mas confesso que teria sido de grande valor se tivesse lido no início da faculdade.

Livro perfeito.

Za.lima 22/10/2021

Repetitivo
O livro é bom, mas muito repetitivo em alguns momentos e isso deixa o livro cansativo
A escrita do autor é fluída e a gente espera mais e mais do livro, porém não vem

Jullie 20/09/2022

Muito rápido de ler. Mostra como a gente pode exercitar o olhar crítico e tirar a criatividade de um lugar de ""dom divino"" para a prática e análise. Por outro lado ele trabalha muito sobre a paixão do publicitário, o que oferece várias analogias interessantes entre trabalho e relacionamento, porém as vezes essa "romantização" quase passa da linha.

Excelente leitura, muito bom pra formação da nossa visão sobre o mercado e o mercado da comunicação.

André Goeldner 29/01/2009

É um bom livro porque não tem a pretensão de ser mais um manual com super truques infalíveis. Muito menos um guia acadêmico repleto de suposições teóricas.
Suas dicas vêm da prática de um profissional bem sucedido.

Vale a pena reler de vez em quando.

Luan Simões 13/02/2011

Muito bom para abrir alguns questionamentos e raciocínios. Pricipalmente para quem está começando e querendo entender mais da profissão.

Vale muito a pena ler; e é pequeno, leitura fácil.

Sara 23/02/2011

Stalimir explica com exemplos práticos e que aconteceram com ele mesmo como "pensar contrário" e fazer as perguntas que ainda não haviam sido feitas durante o processo de criação de uma campanha publicitária.
Não é uma fórmula, nenhuma receita ou técnica. Mas abre a mente do leitor para como o criativo precisa pensar abertamente e estategicamente, além do que lhe é proposto ou esperado.
É um livro curto que pode ser lido de uma vez só mas com conteúdo que vale a pena!
Recomendo aos futuros publicitários e pretendo lê-lo novamente daqui a algum tempo...

Rafaela 24/04/2013

A grande verdade é que “Raciocínio Criativo na Publicidade” acabou se tornando mais do que um mero livro que eu li na faculdade, ele se tornou um livro que eu realmente consegui sentir que o autor estava falando comigo. Foi como se eu estivesse sentada em um café conversando com o próprio Stalimir Vieira me explicando que eu preciso adquirir paixão pelo job logo no início.
Anteriormente quando eu lia o briefing, eu já ficava pensando “como raios querem que eu faça isso? como que eu posso pensar de uma forma fora do comum? como que eu posso ser cirativa? tenho que fazer um jeito que todos entendam” e no final sempre acabava com as mesmas respostas “ta comum mas está muito bom” ou “o bom de apresentar algo simples e comum é que todos vão entender”.
Acabei descobrindo com o livro que o meu maior problema é que eu realmente trato meu lado criativo muito mal, sempre achei que minhas ideias criativas são muito “fora da casinha” e acabava nunca aplicando elas, sempre deixando meus jobs no nível da média, no nível que todos esperavam, nunca surpreendendo.
Mas com certeza a parte que eu achei mais legal no livro foi quando Stalimir chamou a bagagem cultural de bagagem de vida. Achei aquilo incrível, pois eu nunca tinha parado para pensar que a bagagem cultural não era nada mais do que tudo que eu já experienciei, tudo que eu já vivi e ainda vou viver. Os exemplos utilizados no livro pelo autor foram também magnificos, cada um mostrou que realmente os melhores criativos usam as ideias mais “fora da casinha”, são do contra, não apresentam ideias medianas.
Enfim, Raciocínio Criativo na Publicidade me relembrou o porque de eu ter me apaixonado por publicidade na primeira vez que eu decidi que era isso que eu queria o resto da minha vida, o porque eu sempre quis ser uma criativa mas sempre fui muito frustrada pois meus jobs nunca estavam nos melhores. Com o livro descobri a arma principal que faltava em mim: me apaixonar pelo job, deixar de querer que ele seja o melhor e realmente tornar ele inovador e o melhor, deixar fluir a minha imaginação e perder o medo de mostrar as minhas ideias “fora da casinha”. Este livro abriu meus horizontes de um olhar segmentado que eu sempre tive, sinceramente uma das melhores leituras sobre publicidade que eu já tive em toda a minha vida.

Mandy 20/02/2022

Futuros Publicitários.
Um livro que reuni grandes histórias para iluminar a mente de um estudante de Comunicação social, sem dúvidas o mesmo deve ser sempre relido, para se ter o prazer de enxergar os pontos abordados em diferentes ângulos.

aninha 23/03/2023

Livro incrível
O livro é incrível, ele vai criando uma grande linha de raciocínio baseado em histórias reais de sua vivência. Livro maravilhoso e muito gostoso de ler.