Rafaela 24/04/2013
A grande verdade é que “Raciocínio Criativo na Publicidade” acabou se tornando mais do que um mero livro que eu li na faculdade, ele se tornou um livro que eu realmente consegui sentir que o autor estava falando comigo. Foi como se eu estivesse sentada em um café conversando com o próprio Stalimir Vieira me explicando que eu preciso adquirir paixão pelo job logo no início.
Anteriormente quando eu lia o briefing, eu já ficava pensando “como raios querem que eu faça isso? como que eu posso pensar de uma forma fora do comum? como que eu posso ser cirativa? tenho que fazer um jeito que todos entendam” e no final sempre acabava com as mesmas respostas “ta comum mas está muito bom” ou “o bom de apresentar algo simples e comum é que todos vão entender”.
Acabei descobrindo com o livro que o meu maior problema é que eu realmente trato meu lado criativo muito mal, sempre achei que minhas ideias criativas são muito “fora da casinha” e acabava nunca aplicando elas, sempre deixando meus jobs no nível da média, no nível que todos esperavam, nunca surpreendendo.
Mas com certeza a parte que eu achei mais legal no livro foi quando Stalimir chamou a bagagem cultural de bagagem de vida. Achei aquilo incrível, pois eu nunca tinha parado para pensar que a bagagem cultural não era nada mais do que tudo que eu já experienciei, tudo que eu já vivi e ainda vou viver. Os exemplos utilizados no livro pelo autor foram também magnificos, cada um mostrou que realmente os melhores criativos usam as ideias mais “fora da casinha”, são do contra, não apresentam ideias medianas.
Enfim, Raciocínio Criativo na Publicidade me relembrou o porque de eu ter me apaixonado por publicidade na primeira vez que eu decidi que era isso que eu queria o resto da minha vida, o porque eu sempre quis ser uma criativa mas sempre fui muito frustrada pois meus jobs nunca estavam nos melhores. Com o livro descobri a arma principal que faltava em mim: me apaixonar pelo job, deixar de querer que ele seja o melhor e realmente tornar ele inovador e o melhor, deixar fluir a minha imaginação e perder o medo de mostrar as minhas ideias “fora da casinha”. Este livro abriu meus horizontes de um olhar segmentado que eu sempre tive, sinceramente uma das melhores leituras sobre publicidade que eu já tive em toda a minha vida.