Dez Dias de Cortiço

Dez Dias de Cortiço Ivan Jaf

Resenhas - Dez Dias de Cortiço

brunapiccin 04/12/2012

Maravilhoso livro que mostra uma realidade do Brasil
Adorei esse livro! Achei muito interessante aprender mais sobre como era a vida em um cortiço e como era tão diferente da minha vida. Os personagens desse livro são muito realísticos e isso faz gostar dos personagens uma tarefa fácil. É uma grande história de Eduardo com seu filho, Sérgio, irem passar dez dias em um cortiço para conseguir escrever o tão sonhado livro dele.Certamente recomendaria esse livro.

Gabriel 07/01/2014

Excelente.
Esse livro me fez perceber quantas pessoas a qui no Brasil precisam de ajuda. Me fez perceber o quanto a gente julga outras pessoas, por suas roupas, seus cabelos e etc. Fez eu agradecer muito às pessoas que fazem esses livros reportagem.

O que eu mais valorizei nesse livro foi o que ele me ensinou, por isso eu lhe dou 5 estrelas.

Recomendo.

Daniela Pottmaier 28/12/2016

Dez dias de aprendizado, 136 páginas de aventuras e uma vida vivida com outra visão de mundo!
Se me perguntarem onde passei os últimos dias de 2016, responderei sem titubear: no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, com Eduardo, Sérgio, Ana e Matias!!

Esta leitura d'O Cortiço, obra literária de Aluísio Azevedo, feita por Ivan Jaf, me proporcionou inúmeras reflexões, além de apresentar fatos históricos, todos passados aqui em nossa terra, nosso imenso Brasil, país de diversidades e infelizmente, de muitas desigualdades. Talvez este seja um dos pontos principais do livro, mostrar que mesmo após 126 anos da primeira publicação d’O cortiço, alguns dos problemas descritos ainda fazem parte de nossa realidade. E é isto que Eduardo, um jornalista cinquentão, quer mostrar para seu filho Sérgio, garoto mimado e cheio de caprichos, que a vida não é apenas “sair com a galera por aí, desfilando com tênis importado”. Então é assim, que os dois embarcam em uma aventura num conjugado alugado por dez dias, onde acabam conhecendo histórias de vida, fazendo verdadeiras amizades, melhorando o relacionamento entre eles e sobretudo, tomando consciência de uma realidade social muito diferente da deles. Obviamente, Sérgio vai muito contrariado, mas aos poucos desmancha sua "cara azeda" graças a fila do frango (rsrsrs, leiam o livro).

Claro, o livro “Dez dias de cortiço” tem como ponto crucial discorrer sobre o sonho de juventude de Eduardo, que é escrever um livro-reportagem com base na obra de Azevedo, imaginado como o autor escreveria hoje seu maior sucesso.

O livro traz trechos da obra naturalista de Aluísio, fazendo uma comparação com o "cortiço" dos dias de hoje, sendo isto, um dos motivos por ter gostado tanto do livro. Fiquei com uma vontade imensa de reler "O Cortiço" e com certeza, assim que localizar um exemplar e folheá-lo, vivenciarei e verei com outros olhos, cada palavra e tramas que ocorrem n'O Cortiço de João Romão.

alice 23/11/2022

vem aí 10 em literatura
achei o começo insuportável mas é rápido de ler. todos os personagens são maravilhosos menos o eduardo ainda bem que depois da metade ele parou de emitir opiniões

milla 16/12/2021

Um livro que trás um despertar sobre nossa realidade, a realidade de muitos. Tantas pessoas que só se importa e conhecerem seu próprio ninho, que não imaginam a dificuldade e dor do outro, é incrível como esse livro relata histórias diferentes de um jeito em que envolve o leitor é perfeito!! leiam e se surpreendam! ?

Ana Paula Hoffmann 27/02/2022

Livro bastante problemático. Pelos termos racistas e preconceituosos utilizados e também pela romantização da pobreza.

Gisele.s 30/03/2022

Livro bom, uma releitura simples, mas que aborda bem a ideia principal de retratar as vivências de um grupo social.

Pietra66 07/06/2022

Tudinho
Os pontos dessa história me encantaram, a mudança dos personagens com a realidade mostrada foi incrível, a percepção na questão ?urbanística? mostra muito sobre a sociedade que vem se construindo dês de muitos anos atrás.
Eu gostei muito, o modo como se termina a história, os sonhos sendo expostos e buscando ser alcançados foi lindo!! Um dos primeiros livros da escola que gosto, esse ano deve ter sido o único.

little freak 16/06/2022

A proposta do livro é realmente muito boa, e foi um dos melhores paradidáticos desse ano, mas a leitura simplesmente não fluiu pra mim do jeito que deveria.

giovanna.miriel 25/08/2022

ivan jaf traz a temática do clássico "o cortiço" pra um contexto atual, com novos personagens e uma nova história, provando sua relevância atemporal.

uma crítica social ao classicismo, ao capitalismo e à ganância, com escrita simples e fluída- li no oitavo ano e consegui curtir a leitura sem que a linguagem afetasse em nada- e que também expõe partes da história original.

é fácil gostar dos personagens, o que torna o livro mais divertido e intrigante, e a forma com que as coisas se desenrolam é extremamente satisfatória (especialmente no final).

Isa 28/08/2022

Li por causa da escola, e geralmente eles são muito chatos, mas acabou sendo bem mais legal que o esperado, eu gostei.

Raianna 19/10/2022

O erro que deu certo
O título do livro na verdade é "Aluísio de Azevedo e o Cortiço" mas, como não encontrei na lista desse autor, resolvi colocar um com a quantidade de páginas e titulo parecidos.
Bom, foi um pedido para leitura em sala que a editora mandasse "o cortiço" entretanto, mandaram um livro que retrata a vida do autor de forma romanceada, retratando a escrita de livros como "O mulato" e "O cortiço".
Muito legal!