Dez Dias de Cortiço

Dez Dias de Cortiço Ivan Jaf

Resenhas - Dez Dias de Cortiço

Lara 07/08/2021

Fui surpreendida...
Esse é uma dos livros didáticos que a minha escola passou, não esperava muita coisa, mas é realmente muito bom!!
Me identifiquei com os personagens, a história é cativante e bem desenvolvida.
Cynthia.Sales 09/03/2022minha estante
tem em pdf

Mii 06/10/2022

O livro é bom
Logo depois de completar 50 anos, Eduardo, entediado editor de um grande jornal carioca, entra em crise e abandona tudo para realizar um sonho de juventude - escrever um livro-reportagem a partir do romance ´O cortiço´, de Aluísio Azevedo. Aluga pordez dias o apartamento de um dos porteiros do prédio onde mora, levando seu filho Sérgio. No prédio, Sérgio conhece uma realidade social diferente da sua e se aproxima do pai, praticamente um estranho até então. Eduardo, por sua vez, redescobre um idealismo que há muito lhe parecia perdido

Larissa 28/03/2012

O livro Dez dia de cortiço, conta a história de Eduardo ao completar 50 anos, entediado editor de um grande jornal carioca, entra em crise e abandona tudo para realizar um sonho de juventude - escrever um livro-reportagem a partir do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo.E tem um filho muito rebelde e leva seu filho para ver a realidade do mundo. Aluga por dez dias o apartamento de um dos porteiros do prédio onde mora, levando seu filho Sérgio. No prédio, Sérgio conhece uma realidade social diferente da sua e se aproxima do pai, praticamente um estranho até então. Eduardo, por sua vez, redescobre um idealismo que há muito lhe parecia perdido.”

O livro de Ivan Jaf é uma releitura da obra O Cortiço, do escritor naturalista Aloísio de Azevedo. Tem uma linguagem leve, contemporânea, e até divertida. Ideal para os adolescentes que sentem dificuldades para ler.

Mariano 28/05/2021

Achei a historia muito interresante
Este livro e uma releitura de o cortiço e como o original ele mostra a realidade social destes lugares o que eu acho muito incrível em livros no geral, sobre a historia e a escrita são muito boas e gostosinhas e um livro rápido de se ler e com uma historia bonitinha mas que pode ter muita analise e discussão sobre o contexto social de muitos brasileiros. Recomendo muito esse livro
Gabi 28/07/2021minha estante
Olá, você teria o PDF ou link para baixar o livro? Por favor

Mariano 30/07/2021minha estante
pior que não eu li ele físico

Beatriz.... 25/03/2023

Foi obrigada a ler kkkk, não achei o livro bom mas também não foi tão ruim como eu imaginava, pelo menos tirei nota boa na prova

Maysun 25/12/2022

No começo achei meio confuso, mas dps fui entendendo, é um livro muito bom gostsi muito, traz apenas realidades de muitos

Daniela Pottmaier 28/12/2016

Dez dias de aprendizado, 136 páginas de aventuras e uma vida vivida com outra visão de mundo!
Se me perguntarem onde passei os últimos dias de 2016, responderei sem titubear: no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, com Eduardo, Sérgio, Ana e Matias!!

Esta leitura d'O Cortiço, obra literária de Aluísio Azevedo, feita por Ivan Jaf, me proporcionou inúmeras reflexões, além de apresentar fatos históricos, todos passados aqui em nossa terra, nosso imenso Brasil, país de diversidades e infelizmente, de muitas desigualdades. Talvez este seja um dos pontos principais do livro, mostrar que mesmo após 126 anos da primeira publicação d’O cortiço, alguns dos problemas descritos ainda fazem parte de nossa realidade. E é isto que Eduardo, um jornalista cinquentão, quer mostrar para seu filho Sérgio, garoto mimado e cheio de caprichos, que a vida não é apenas “sair com a galera por aí, desfilando com tênis importado”. Então é assim, que os dois embarcam em uma aventura num conjugado alugado por dez dias, onde acabam conhecendo histórias de vida, fazendo verdadeiras amizades, melhorando o relacionamento entre eles e sobretudo, tomando consciência de uma realidade social muito diferente da deles. Obviamente, Sérgio vai muito contrariado, mas aos poucos desmancha sua "cara azeda" graças a fila do frango (rsrsrs, leiam o livro).

Claro, o livro “Dez dias de cortiço” tem como ponto crucial discorrer sobre o sonho de juventude de Eduardo, que é escrever um livro-reportagem com base na obra de Azevedo, imaginado como o autor escreveria hoje seu maior sucesso.

O livro traz trechos da obra naturalista de Aluísio, fazendo uma comparação com o "cortiço" dos dias de hoje, sendo isto, um dos motivos por ter gostado tanto do livro. Fiquei com uma vontade imensa de reler "O Cortiço" e com certeza, assim que localizar um exemplar e folheá-lo, vivenciarei e verei com outros olhos, cada palavra e tramas que ocorrem n'O Cortiço de João Romão.

Evilyn Rauen 27/09/2010

Muito divertido ler este livro uma das melhores ficções que ja li!!!!!!!!!!! muito legal
cauã 01/08/2012minha estante
Eduardo era um jornalista velho muito bem de vida,depois ele decide larga o emprego para realizar um sonho de quando era jovem.
Ele tem dois filhos Sergio e cristiano o pai alugou o apartamento no cortiço do porteiro , e decide levar o sergio o filho mais velho.
Lá o menino ve outro tipo de vida,o pai e ele conhece um cadeirante. o homem descobri que ele tava ali para gravar as conversas e decide ajuda-los.
Sergio conhece uma menina chamada Ana e ela queria ser jornalista.Eduardo chama ela para ajudar eles a fazer um livro inspirado no O Cortiço de Aluizio De Azevedo.depois de um tempo Sergio e ana começaram a namorar.
E o pai conta um segredo para eles,falou que ele ja morou em um cortiço.

Ester 05/03/2023

Li pra escola. Achei o livro muito interessante me surpreendeu. Eu li até que bem rápido. Eu amei o Matias e sério gostei bastante da história nunca tinha ouvido falar do livro " o cortiço". É muito interessante ver a vida de outros ângulos e ver o quanto eu sou privilegiada

Raianna 19/10/2022

O erro que deu certo
O título do livro na verdade é "Aluísio de Azevedo e o Cortiço" mas, como não encontrei na lista desse autor, resolvi colocar um com a quantidade de páginas e titulo parecidos.
Bom, foi um pedido para leitura em sala que a editora mandasse "o cortiço" entretanto, mandaram um livro que retrata a vida do autor de forma romanceada, retratando a escrita de livros como "O mulato" e "O cortiço".
Muito legal!

LAvia.Luiza 20/03/2024

A forma como Eduardo Lins moldou um caráter sensibilizado
Um dos melhores clássicos cobrados em escola que já li.
O autor explora muito bem essa conexão com o livro base de Aluísio Azevedo, fazendo referências e mostrando citações quando necessário para apresentar um contexto e uma reafirmação da convicção do personagem.
O desenvolvimento dos secundários, principalmente e exclusivamente de Sérgio, foi muito bem construído interligado diretamente com os seus sentimentos e vontades, a princípio, contraditórios e cruéis, mas mais tardar sensível e compreensível ao mundo a sua volta que até então ele não conhecia.
Dez dias de Cortiço traz reflexões de uma sociedade que está a nossa frente, mas que por egoísmo e regras ditas por nascença, ignoramos como se não fizesse parte de quem somos. Traz essa ideia de complexidade e sentimentalismo, recomendo a quem quer aprimorar ou mudar a visão que tem sobre questões sociais básicas atualmente.
5/5
20/03/24

Gabriel 07/01/2014

Excelente.
Esse livro me fez perceber quantas pessoas a qui no Brasil precisam de ajuda. Me fez perceber o quanto a gente julga outras pessoas, por suas roupas, seus cabelos e etc. Fez eu agradecer muito às pessoas que fazem esses livros reportagem.

O que eu mais valorizei nesse livro foi o que ele me ensinou, por isso eu lhe dou 5 estrelas.

Recomendo.

thomas 28/02/2023

ótimo
Muito engraçadinho e super cativante. adorei os personagens, os diálogos, cenários, tudo! recomendo bastante, principalmente para quem acabou de ler O cortiço e não consegue pensar sobre outra coisa!

p.s.: fiquei muito emocionado com a relação do eduardo e do sérgio mudando sutilmente.

vischoepping 24/07/2021

Dez dias de cortiço (Reescrita O Cortiço)
O livro em si e bom e não tem a leitura arrastada como o livro O Cortiço. A trama é rápida e simples, além de contarmos com uma grande descoberta nas últimas páginas.

Pontos positivos: como já citado, a leitura é rápida e tranquila, sem grandes contextos sexuais ou grande ênfase em crimes, todavia não deixa de abordar as críticas sociais.

Pontos negativos: Aluísio Azevedo defende o naturalismo, mas no livro, encontramos MUITAS citações machistas e ofensivas que se contradizem com o que é criticado no livro.

Enfim, é um livro muito bom para quem gostaria de ler O Cortiço mas acha muito difícil de interpretar ou até mesmo, ler.
Gabi 28/07/2021minha estante
Olá, você teria o PDF ou link para baixar o livro? Por favor

giovanna.miriel 25/08/2022

ivan jaf traz a temática do clássico "o cortiço" pra um contexto atual, com novos personagens e uma nova história, provando sua relevância atemporal.

uma crítica social ao classicismo, ao capitalismo e à ganância, com escrita simples e fluída- li no oitavo ano e consegui curtir a leitura sem que a linguagem afetasse em nada- e que também expõe partes da história original.

é fácil gostar dos personagens, o que torna o livro mais divertido e intrigante, e a forma com que as coisas se desenrolam é extremamente satisfatória (especialmente no final).