Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

maria 20/11/2009

Minhas Impressões.
Consegui vencer meu medo e encarar que eu precisava deixar Craig seguir seu caminho..

O que sinto neste exato minutinho, que fechei a ultima pagina, é saudade. ( chorando ).

É uma leitura deliciosa, e como é minha primeira aventura em quadrinhos, estou realmente apaixonada, acredito que tenha começado em grande estilo, porque este livro é sem duvida uma obra prima.

“É o que chamo de literatura” Jules Feiffer.

Desenho magnífico, texto magnífico, não é possível distinguir o que mais te envolve, se são as imagens ou o conteúdo.

Os relatos são tão, emocionais, delicados e ao mesmo tempo intensos, sincero, real, trágico, tão cheio de dor e de amor.

Assim como são nossas lembranças da infância. Sabe aquele corredor da casa da sua Avó, que levava aos quartos, que quando você era criança, chegava a ser assustador de tão grande que era e, de repente anos depois você volta naquela casa da sua infância e nota que o corredor tinha apenas 04 portas... Tudo é exageradamente grande aos olhos de uma criança...

É uma historia que mergulha em tantas situações de confronto, aborda tantas verdades escondidas, tantas inseguranças, tantos ritos de passagens, a colocação do mito da caverna, muito bem exposto e explorado. Nossa!

Divertido, enriquecedor, dinâmico!

“As linhas da minha fuga, agora serviam de lembranças".

"Quando voltávamos para a cama às fadas já tinham ido!
Não era a Sininho!"
Mandark 20/11/2009minha estante
Linda resenha! Já me deu vontade de ler novamente! Vc conseguiu com suas palavras captar toda a mágica do livro! *.*

kassya 20/11/2009minha estante
Parece que nossas estantes estão trocadas, eu lendo o que voce gosta ( A Estrada da Noite ) e voce lendo o que estou acostumanda. Bonita Resenha. Fiquei morrendo de vontade ler!

laura 15/02/2010minha estante
Você gostou desse, deveria ler persepolis, e muito bom tambem.

Fah 27/09/2011minha estante
Só tenho que concordar.

Kalci 04/01/2013minha estante
Conseguiu me deixar profundamente triste com uma pagina em branco!

Lane @juntodoslivros 21/02/2013minha estante
Achei essa história maravilhosa.
Retratando cada pedacinho importante de sua vida e dar novamente vida a ela.
Leitura envolvente, com um tom melancólico.
Me pergunto se Craig não chegou a ver Raina novamente.
E se essa história é totalmente verídica.
Alguém sabe me dizer?

Victoria Addams 10/03/2013minha estante
Chorei muito no final desse livro.

Eu queria saber o que aconteceu com a Raina...

anturiaaa 25/01/2014minha estante
Eu li tudo em um dia e chorei boas partes do livro. Entendi o quanto os bons livros nos incentivam a viver e nunca desistir de nós mesmos.

Jac13 26/08/2015minha estante
O livro é realmente lindo...Acabei de terminar depois de 3 horas sem parar é não me decepcionei com nada :)

Mel 21/01/2022minha estante
Eu também senti saudade dele assim que fechei o livro.

NotmePaulo 22/02/2022minha estante
Meu deus, você descreveu TUDO

nebulosias 26/11/2023minha estante
sim!!! peguei esse livro na biblioteca da cidade e AMEI!!

Cinara... 23/05/2021

"Quando eu era criança, achava que a vida era o pior mundo em que alguém poderia viver, e que era IMPOSSÍVEL não existir algo melhor."

Estou cada vez mais apaixonada por grafic novels. E Retalhos é incrível!
Os traços do Craig Thompson são incríveis, não é preciso palavras em vários momentos, o sentimento é visual!
É autobiográfico, mas me senti descrita em várias situações (quase todas!).
AHH acontece na época do Grunge ?
Fantástico!
Lorena Braga 24/05/2021minha estante
Amo ela!!

Cinara... 24/05/2021minha estante

Lavínia 24/05/2021minha estante
Na época do grunge ?

Craque Elias 19/04/2022

Li a primeira vez em 2009, na livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera. Todos os dias durante minha hora de almoço corria para a livraria e lia um capítulo.
Lendo novamente, agora em 2022, fiquei mais impactado ainda com essa bela obra!

Mateus 19/09/2021

Sensacional demais
Essa aqui também vai entrar pra lista de leituras do ano com toda certeza.
Essa auto biografia do Craig é simplesmente linda e genuína. A influência da religião e dos pais na vida do Craig desde a infância são muito tóxicas e ele relata isso de uma maneira tão melancólica. Esse quadrinho estava apenas me esperando, pois o tanto que ja adiei? que bom que criei coragem e vim ler essa obra de arte. A leitura é muito envolvente e não deixa tempo para o cansaço, da pra ler facilmente em uma tarde. Gostei demais da relação dele com a Reina, muito sincera, encantadora, delicada e com certeza poética. É um daqueles gibis que você indica aos leitores que não são habituados com histórias em quadrinhos.

F. Pierantoni 03/02/2012

Retalhos
Espiei Retalhos pelas estantes por algum tempo antes de comprá-lo. Talvez fosse uma antipatia com o traço. Ou com o preço. Mas comprei. E adorei.

Retalhos é uma graphic novel autobiográfica. Como um todo, fala sobre crescer. Em pormenores, fala de muita coisa. Fala da vida numa cidadezinha coberta de neve nos Estados Unidos, da dificuldade de ser aceito, do peso de uma criação religiosa, da relação fraterna… E do primeiro amor.

O livro é poético e tocante. As páginas transbordam de sentimento, puxando você cada vez mais fundo. Seja narrando acontecimentos sérios ou banais, o autor narra tudo com incrível delicadeza.

Demorei um pouco a me adaptar ao estilo de desenho, mas o traço de Craig logo me conquistou. Seus personagens são expressivos e seus quadros poesia em forma de desenho. Acho que só um autor que vivenciou a própria história poderia representá-la de maneira tão profunda.

Retalhos merece todos os elogios e prêmios que recebeu. Ainda sou novato no campo das graphic novels, mas, até agora, essa foi a melhor que li. E recomendo que leia também.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Alex BS 27/06/2012minha estante
Comprei esse mês passado e estou ansioso para ler. Ao contrário de você, acho que o que mais me fez me aproximar da obra foi o traço. Espero gostar da história tanto quanto você. Parece ser excelente!

Vitória 17/07/2022

Já tem uns 8 anos, no mínimo, que esse livro tava na minha wishlist. Ele me foi indicado por aquela booktuber minion que não deve ser mencionada, numa época em que eu estava tentando me tornar uma leitora de HQs (coisa que até hoje não aconteceu). Tenho a impressão de que a Vitória de 14 anos teria gostado mais dessa leitura, mas a de hoje não saiu dela tão satisfeita.
Não sei se isso se deve ao fato de eu não ter costume nenhum de ler HQs, mas em diversos momentos eu fiquei com a sensação de que o autor só jogava um monte de desgraça na nossa frente pra tentar chocar o leitor, sem que nada disso fosse devidamente desenvolvido. Ele nos mostra em certo ponto que tanto o protagonista quanto o irmão dele foram abusados quando criança, mas isso não me pareceu ter grande impacto na vida de nenhum dos dois, e sequer foi "resolvido" ao longo da história.
Em certos pontos o autor consegue retratar muito bem a idade que o protagonista tem e os dilemas que isso traz pra vida dele. Eu consegui me ver nele durante a infância, inventando histórias fantásticas com o irmão, e também na adolescência, quando a gente encontra aquela pessoa que juramos que vai se manter na nossa vida pra sempre, que nos arrebata de formas que pensamos ser impossíveis, e que depois simplesmente desaparece. Acho que toda a coisa da família extremamente religiosa também foi bem retratada aqui.
Pra mim, foi um quadrinho mediano. Ainda tenho aquela questão de não saber o que esperar direito de HQs, mas mesmo assim sinto que essa poderia ter sido bem melhor, se fosse mais desenvolvida. Umas páginas a mais talvez resolvessem esse problema. Também não sei se os problemas que apontei aqui se devem ao fato da obra ter sido publicada há um bom tempo. Mesmo assim, talvez eu leia outras coisas do autor mais pra frente.

Adriano 07/06/2022

Encontrei uma edição empoeirada de "Retalhos" na biblioteca da escola onde trabalho,e resolvi ler sem muitas expectativas. Agora, após terminar a leitura, tenho convicção de que é uma das melhores coisas que li nos últimos anos.
Obras autobiográficas tendem a me encantar, e não foi diferente aqui. Essas páginas, carregadas de uma arte lindíssima, me fizeram sentir raiva, dar alguns sorrisos, e me emocionar muitas vezes.
Devolverei ainda hoje o volume que li à biblioteca, torcendo para que pelo menos um de meus alunos possa ter essa obra em mãos muito em breve, e que vivenciem essas páginas com o mesmo fascínio que eu senti.
Cleber 07/06/2022minha estante
Muita boa mesmo?????

Monique @librioteca 06/01/2023

Uma HQ comovente e honesta...
Achei essa HQ autobiográfica comovente e honesta. Um relato, feito de memórias, que é sério, sincero e trágico, e fala muito sobre o que significa crescer, sobreviver... transformar-se. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/librioteca/

Mariana 14/07/2021

Esse
Ler a história do Craig me ajudou a aceitar (em lágrimas) o fim de uma relação. Algumas pessoas são importantes demais, grandes demais nas nossas vidas, mas quando emocionalmente elas já se foram só nós resta cortar o apego que nos gruda mas não nos une.
"Sabíamos que não existia nada para nós dois além daquele momento."
Obrigada, Craig.

Belle137 07/09/2022

Retalhos
Comecei a ler esse livro na biblioteca da escola, e la eu já fiquei totalmente interessada no livro, que procurei ele online para continuar lendo.
Eu amei o livro, a história de Craig, é uma pena que acaba daquele jeito, mas eu me identifiquei muito com o romance dele e da raina, eu adorei e eu recomendo muito!!!

Izinha 24/04/2022

Só digo uma coisa, leiam!
Eu li esse livro maravilhoso na escola em um dia de integral, não imaginava que ele fosse me prender tanto! A cada página eu me senti interessada pela história de vida dele e o jeito como ele se apaixonou. Esse livro trata diversos temas importantes na vida de um adolescente desde religião, relacionamentos, vida familiar e desistência de si próprio ao longo do tempo.

Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará as visões que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.

Fábbio (@omeninoquele) 08/08/2023

Muito bom!
#OMeninoResenhando

"Debaixo d'água, somos dois afogados, nossos corpos enroscados um no outro. Mas, ao emergir, nós apenas boiamos, e somos afastados pela correnteza até ficarmos à deriva em paralelo, mas nunca juntos."

Vindo de uma família humilde no meio do meio oeste americano, Craig Thompson desde cedo soube e foi educado sob as regras da religião, seus pais cristãos sempre fizeram com que os filhos andassem na linha, sempre passando os ensinamentos da Bíblia para seus dois filhos.

Num lugar onde boa parte do ano é só neve, Craig lembra de coisas que o marcaram bastante, como os momentos que tinha com seu irmão mais novo, os desenhos que faziam juntos, a cama que os dois dividiam, as poucas peripécias antes de dormir e até o momento em que sofria um certo bullying na escola.

Craig sempre tivera notas boas na escola, porque seus pais sempre marcaram duro em cima dele. E a visita a igreja da comunidade e as aulas dominicais sempre foram um compromisso da família, mas quando mais vai crescendo e suas opiniões próprias vão se formando, o que é normal, os questionamentos começam a aparecer e aquela visão de mundo preso à religião de uma hora pra outra começa a ruir.

Mas Craig sempre foi um bom filho e continuaria sendo, e quando conhece Raina, uma garota de outra escola, as coisas começam a mudar pra ele, pois ali conheceria o amor e mesmo que as dificuldades vá atrapalhar essa relação, os dois vivem momentos de descobrimento que fará toda diferença na vida dos dois jovens.

O livro é autobiográfico e nos mostra detalhes de uma vida vivida bem, com regras como todas as outras, pautada na religião, mas num lar onde a família supriu do que precisava, o alicerce, para torná-lo um homem adulto maduro. E nos mostra desde a infância até o momento em que ele está maior e anda com suas próprias pernas.

Com traços todos em preto e branco, o artista soube nos passar os sentimentos e os momentos de nostalgia que a história tende a nos passar. Me senti muito mais próximo a Craig Thompson mesmo sem o conhecer, e acompanhar nessas páginas onde é retratado de forma comovente, delicada, dura, bonita, a vida de uma pessoa.

#Retalhos #CraigThompson #QuadrinhosNaCia

site: https://www.instagram.com/p/CvqFgaQPNbb/?img_index=1

Pequod.3 21/03/2022

Em diferentes esferas, se torna impossível não se identificar com a história retratada nesta obra.

As mais diversas formas de imposições que suportamos e que muitas das vezes nos obrigam a tomar escolhas desagradáveis e nos afastar daquilo que gostamos por influência de outras pessoas, é um desafio diário, enfrentando dilemas importantes para as mais diversas fases da vida.

Honesto e sincero do início ao fim, Retalhos é impressionante, impactante e importante.

Thiago 06/01/2024

1°/2024
O livro aborda temas como religião, família, amor e etc, mas não funcionou muito para mim.

O traço é belo e aqueles que AMAM HQs com certeza vão amar.

Ve Domingues 25/05/2022

Quanta sensibilidade e beleza nesse quadrinho! Craig Thompson compartilha sua vida de maneira tão bonita, que nos faz voltar no tempo.