Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Júlia 01/01/2023

sobre construir algo bonito em meio ao caos
Não tenho muitas experiências de leitura de HQs. A sensação que fiquei foi de que Craig Thompson consegue retratar de forma muito realista algumas experiências humanas, como a de querer ser salvo pelo primeiro amor; o temor a Deus sentido pelas pessoas que creem fortemente no que dizem determinadas religiões; as dores e intimidade das relações entre irmãos; o sofrimento das crianças frente a adultos violentos ou omissos.
Além do retrato dessas experiências do personagem principal, que representa o próprio Craig, também adentramos um pouco o mundo de Raina, seu primeiro amor. Os dois possuem vidas com vários desafios e famílias com suas próprias complicações. O mais bonito, na minha opinião, é a capacidade de Craig e Raina de se relacionarem de forma poética, com vários momentos carregados de sentidos e sensibilidade.

Rafaella 01/10/2022

Uma história sobre amadurecimento
É uma história interessante, faz a gente refletir sobre os ciclos da vida.
Acompanhar a infância e a juventude dele é uma experiência curiosa e encantadora.
Acredito que a mensagem que fica é que a vida é feita de ciclos.

Dre Sil 16/01/2023

Todos deveriam ler!
A leitura de Retalhos é a coisinha mais gostosa que se tem, o grafic te transporta para dentro da história e te faz viver na pele do Craig.
Os assuntos e vivências fazem com que a leitura fique ainda mais real, principalmente para pessoas que ja pesaram por situações como as contadas, infelizmente.
Eu amei a leitura, a quebra te expectativa que temos, é simplesmente perfeito!
O que eu mais gostei foi todas as reflexões que o livro traz de formas tão simples, que te fazem olhar o mundo com outros olhos e a mente explodir.
Recomendo muito para aqueles que estão de ressaca ou que querem ler algo interessantes e de fácil entendimento.
É isso, beijos.

Ana 06/06/2021

simplesmente incrível!
li esse livro em 2019 mas preciso vir aqui falar sobre essa beldade.
não sei se foi a análise incrível da minha professora ou o livro é realmente ótimo. acho que os dois.
por ser hq é bem fácil de ler e te prende demais porque os assuntos abordados estão tão presentes na vida cotidiana que você se identifica com o protagonista e com todas suas angústias, suas vontades e seus questionamentos.
sinto que se eu ler de novo agora, terei uma análise um pouco diferente sobre certos pontos e as minhas opiniões podem mudar (ja dizia Heráclito: você não pode entrar no mesmo rio duas vezes.) por isso que não leio. não quero mudar de opinião sobre o livro, tampouco esquecer o que a minha professora disse naquele dia, principalmente o que ela disse sobre a última página do livro (sim, isso fez muita diferença na minha vida).
mas é isso, leiam! é um livro sensacional que todos deveriam ler e aprender um pouco.

Cris 15/06/2021

Um livro reflexivo
Esse quadrinho trás reflexões importantes sobre infância e religião.
Gostei de como o autor contou a sua história e se expressou através dos desenhos.

Thammy 09/06/2021

A melhor GN que li!
Estou encantada com TUDO que essa GN me apresentou. Traços excelentes, história comovente e lições que carregarei, sem dúvida, por muito tempo. Craig Thompson mostra toda a sua sensibilidade artística, inteligência e vulnerabilidade nessa obra e nos apresenta um nível de criticidade muito importante e necessário. Mostra a sua jornada onde questiona suas escolhas, seu processo de crescimento, amadurecimento e, principalmente, confronta sua fé e os dogmas da religião ao qual fazia parte em sua comunidade. Craig deixa transparente o quanto certas crenças enraizadas em nossas mentes a partir das nossas criações familiares podem ser nocivas e nos tornam reféns, infelizes e limitados, às vezes, por toda uma vida. Com isso, nos faz entender que ser humano de fato e livre, em todo o entendimento da palavra, mesmo com erros e defeitos, é algo possível, urgente e tão básico quanto o ar que se respira. É literatura, arte, poesia, sentimento e reflexão em uma potente leitura de quase 600 irresistíveis páginas. Recomendo demais! Nota 10. Não deixem de conhecer.

Vitoria 19/07/2021

Tudo
Achei ele na biblioteca da escola e não dava nada, acabou sendo uns dos meus preferidos, tanto que reli um ano dps dnv,e continuo apaixonada
Queria comprar ele só pra admirar e ler todo dia um pouquinho dessa obra de arte

luiza.wanderlust 09/05/2023

Sensível e sincero
Já sinto saudades de Craig.
O tipo de personagem que cativa com a sinceridade e a capacidade em transmitir vários sentimentos durante a leitura.

Esse é o tipo de livro que te aproxima dos personagens, sobretudo, do protagonista e te faz imergir na história. Recomendo!

????????+1/2

Ale Gilos 13/02/2023

Conflitos
Não sei muito bem minha opinião sobre esse quadrinho. Ele tem uma narrativa interessante, principalmente olhando para a família do Craig, super religiosa e cheia de preconceitos, assim como muitas pessoas ao redor dele. E da pra gente enxergar o conflito dele ao encarar o mundo e suas vontades vs aquilo q é ensinado na Bíblia. Como é difícil pra ele se desvincular do que era para o que quer ser. É bem bonita essa evolução e crescimento so autor.
No entanto, tem um problema de ritmo ali do meio pro final. Acredito q pq a Raina foi uma grande catarse na vida dele, mas senti q a história acelerou muito rápido.
Ainda assim, é uma história cheia de coisas pra se pensar.

weverton_cortess 03/07/2021

PERFEITO!
No começo eu não estava botando tanta fé que seria bom. (talvez pelo formato de graphic novel do livro) Mas... MANO!!! QUE TRAÇOS DE DESENHOS LINDOS. QUE HISTÓRIA ENVOLVENTE. QUE MIX DE SENSAÇÕES. É uma história de vida tão repleta de altos e baixos... Uma história repleta de referências.
SIMPLISMENTE AMEIII!
Tô até com medo da minha próxima leitura agora, depois de ter lido essa maravilha...
"Como é bom deixar uma marca na superfície branca... Fazer um mapa dos seus passos... Mesmo que seja temporário."
Celine 03/07/2021minha estante
De nada!

weverton_cortess 03/07/2021minha estante
Brigado, nenê. Kksksms

Laís Rocha 14/02/2021

A história é envolvente faz um apanhando da história de vida do autor desde da infância ate a vida adulta. Sua relação com a religião e como isso afetou seus relacionamentos. No geral é uma história ok achei que faltou um aprofundamento maior mas relações do protagonista, me pareceu um pouco superficial. Tem um pouco de comédia, drama , auto conhecimento e momentos de reflexões. O traço é bonito e tem uma estetica muito boa e agradável.

Aline Sandoli 26/10/2021

Trabalho lindo e triste
Apesar do número de páginas é uma leitura rápida. Fiquei um pouco triste após a leitura pois tem contexto de abuso e sofrimento do protagonista. Os traços são maravilhosos e você se envolve facilmente na leitura, traz muitos questionamentos a cerca da bíblia o que não me incomodou ja que sou ateia mas talvez incomode quem é cristão. Em suma foi uma leitura 5 estrelas.

Robs 03/04/2023

O livro retrata a infância, adolescência e início da fase adulta do próprio autor. Literalmente retalhos da historia de Craig. É bem íntimo, cativante e profundo, me fez refletir bastante sobre como ficamos reféns de nossa criação e como a religião molda a nossa forma de viver no mundo, muitas vezes sem perceber o que há ao nosso redor, criando diversos preconceitos e paradigmas que não nos deixam aproveitar a humanidade (muito bom quando ele fala sobre o mito da caverna).
Quando peguei esse livro pra ler tinha vagas lembranças, achei que tinha apenas folheado na infância (lido retalhos hihi), mas quando cheguei no final percebi que me recordava de muuuitos detalhes sobre ele, acho que só me faltava mais maturidade para compreender o que estava sendo dito. Também cresci em ambiente religioso e é impossível não enxergar reflexos no livro, acaba sendo uma verdade universal.
Adorei muito, não costumo ler quadrinhos, mas esse me prendeu bastante. Desenhos incríveis e a história prende. Muito bom mesmo.

Cy 23/09/2017

"Esses humanos estão aprisionados desde a infância"
Título original: Blankets
Publicação original: Top Shelf Productions, EUA, 2003
Esta edição: Cia das Letras, Brasil, 2009.

História autobiográfica, no melhor estilo romance de formação, saída diretamente das entranhas de Craig Thompson e contada, ao mesmo tempo, de forma sutil e forte.

Thompson vai falar sobre o complexo período entre a infância e o início da fase adulta: sua relação com os pais e o irmão mais novo - com quem dividiu uma cama durante anos, - sobre o bullying sofrido na escola, os abusos, sobre a influência da religião em sua formação (e o quanto isso teve de positivo e negativo), e, com uma sensibilidade tocante, sobre Raina e o tal do Primeiro Amor. Dificilmente o leitor não vai conseguir se relacionar com ao menos uma dessas facetas. São retalhos de uma vida que poderia ser a de qualquer um de nós.

O traço do Craig é um espetáculo, os quadrinhos são riquíssimos em detalhes, em emoções, em sensibilidade, e o projeto gráfico como um todo só enriqueceu ainda mais o romance. Não deixa dúvidas do motivo de ser uma graphic novel tão premiada.

Duas reflexões que mais me marcaram durante a leitura: o "Sagrado" (fora do contexto religioso) e o poder de um "Adeus" para o nosso crescimento - seja o adeus a uma pessoa, a objetos (sagrados) da infância, de um relacionamento, por exemplo; o adeus a um lugar, ou até mesmo um adeus àquilo que deixou de ser sua verdade ou perdeu sua sacralidade. Trabalho extraordinário.
Michelle Trevisani 13/12/2017minha estante
Adorei a sua resenha! Também li esse livro e fiquei com os mesmos sentimentos e achei super legal a analogia que você fez sobre o poder de um "adeus". Muito boa!