Nascimento da Era Caordica

Nascimento da Era Caordica Dee Hock

Resenhas - Nascimento da Era Caordica

Adriano.Barros 25/07/2020

Livro bom
Bom livro, história interessante, entretanto seu meio apresenta uma densidade muito grande em seu conteúdo. Muitos termos e detalhes técnicos sobre gestão de banco e aspectos jurídicos. Tende a tornar a leitura um pouco difícil e enfadonha.

Jesner 10/09/2018

Um homem conectado com o futuro
Dee Hock se mostrou muito a frente do seu tempo, lançando ideias de gestão até então desafiadoras ao senso comum e ao que já era consolidado. Muito persistente, até teimoso, mas convicto em seus princípios e propósitos, revela toda a dinâmica no processo de criação de uma das maiores organizações mundiais. Leitura recomendada para quem é ou quer ser executivo.

Moitta 09/04/2012

Um homem de princípios e propósito
A história da criação da Visa, mas na verdade é muito, muito mais do que isso.

É um livro de reflexão, de descascar cebolas mentais, chegar a conclusões, descascar ainda mais e descobrir o cerne da questão, a que princípios e propósitos aquilo deveria servir. Um livro que constantemente pergunta como era, como é, como poderia ser e como deveria ser.

Depois de diversos empregos "menores", Dee Hock veio a trabalhar com administração, porém nunca lhe agradou o sistema de comando-e-controle, o pensamento mecanicista e as metáforas das máquinas. Muitos fracassos e em um dado momento se apresenta a oportunidade de testar o que tanto pensava, de por a prova e em prática seus princípios, e daí (e da grande crise que os bancos estavam tendo com os programas de cartões de crédito) surgiu o que viria a se tornar a Visa.

A noção de caórdico, junção de caos e ordem, uma organização caórdica é uma com mais equidade, sem superiores nem inferiores (em geral), no qual o todo não conhece todas as parte e nem as partes conhecem todo o todo, e nem precisam. Grupos de funções se criam e se desfazem, o sistema se auto-regula. Um sistema autogovernado que combine harmoniosamente características de ordem e caos.

O principal da história, pra mim, é como ele consegue chegar a conceitos claros e profundos, e agir a partir deles, voltar a eles quando há problemas e inovar e improvisar quando necessário. Mostra o quanto as pessoas podem atingir se lhe tiram os limites autoimpostos e impostos por titulos, rótulos e etc. Quando tem um objetivo, um propósito e liberdade para agir.

Maravilhoso, leitura obrigatória.

Claudio br 29/12/2009

Fiquei na dúvida entre classificar este livro em técnico, por se tratar de técnicas de administração, ou filosófico, por se tratar de uma obra filosoficamente muito bem embasada.
Dee Hock, criador acidental da Visa alterna narrativa da sua história (e da Visa) com reflexões filosóficas sobre as organizações e as pessoas, um livro rico, escrito por alguém especial. Recomendo fortemente, até porque Dee é fã de Thoureau, entre outros. Leia o livro, descubra o que é uma organização caórdica, talvez ela ajude você a resolver problemas aparentemente sem solução.