Nascimento da Era Caordica

Dee Hock



Resenhas - Nascimento da Era Caordica


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Claudio br 29/12/2009

Fiquei na dúvida entre classificar este livro em técnico, por se tratar de técnicas de administração, ou filosófico, por se tratar de uma obra filosoficamente muito bem embasada.
Dee Hock, criador acidental da Visa alterna narrativa da sua história (e da Visa) com reflexões filosóficas sobre as organizações e as pessoas, um livro rico, escrito por alguém especial. Recomendo fortemente, até porque Dee é fã de Thoureau, entre outros. Leia o livro, descubra o que é uma organização caórdica, talvez ela ajude você a resolver problemas aparentemente sem solução.
comentários(0)comente



Moitta 09/04/2012

Um homem de princípios e propósito
A história da criação da Visa, mas na verdade é muito, muito mais do que isso.

É um livro de reflexão, de descascar cebolas mentais, chegar a conclusões, descascar ainda mais e descobrir o cerne da questão, a que princípios e propósitos aquilo deveria servir. Um livro que constantemente pergunta como era, como é, como poderia ser e como deveria ser.

Depois de diversos empregos "menores", Dee Hock veio a trabalhar com administração, porém nunca lhe agradou o sistema de comando-e-controle, o pensamento mecanicista e as metáforas das máquinas. Muitos fracassos e em um dado momento se apresenta a oportunidade de testar o que tanto pensava, de por a prova e em prática seus princípios, e daí (e da grande crise que os bancos estavam tendo com os programas de cartões de crédito) surgiu o que viria a se tornar a Visa.

A noção de caórdico, junção de caos e ordem, uma organização caórdica é uma com mais equidade, sem superiores nem inferiores (em geral), no qual o todo não conhece todas as parte e nem as partes conhecem todo o todo, e nem precisam. Grupos de funções se criam e se desfazem, o sistema se auto-regula. Um sistema autogovernado que combine harmoniosamente características de ordem e caos.

O principal da história, pra mim, é como ele consegue chegar a conceitos claros e profundos, e agir a partir deles, voltar a eles quando há problemas e inovar e improvisar quando necessário. Mostra o quanto as pessoas podem atingir se lhe tiram os limites autoimpostos e impostos por titulos, rótulos e etc. Quando tem um objetivo, um propósito e liberdade para agir.

Maravilhoso, leitura obrigatória.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2



logo skoob
"O sucesso do Skoob tem explicação. Além de ser uma ferramenta inédita em português, chamativa para leitores inveterados, o funcionamento do sistema é fácil."

A Notícia