Antologia poética

Antologia poética Anna Akhmátova

Resenhas - Anna Akhmátova

Marcos 20/07/2014

Imagens da impotência
Uma das principais tragédias de um regime totalitário é a impotência das pessoas comuns com a situação criada. Nada pode ser feito, apenas uma jornada de sofrimento enquanto se aguarda uma salvação que invariavelmente demora a vir. A poetisa Anna Akhmatova acompanhou a revolução russa desde o início e recusou-se a acompanhar seus colegas para o exílio. Sentiu que era seu dever ficar e servir de testemunha, registrando em seus poemas os sentimentos do povo russo e as imagens do mal. Para não ser morta, teve que escrever de forma que seu testemunho não fosse explícito, gerando poemas tocantes, mas profundos, que escondiam sua mensagem sob as aparências, driblando por anos a censura soviética. Os livros de ciências sociais jamais serão capazes de captar os sofrimento de um povo da mesma forma com que um verdadeiro poeta é capaz.

Nadine 30/11/2021

A edição é muito bem montada com as referências contextuais do poemas que a ajudam a gente a entender melhor a época pela qual a autora estava passando, assim como um pouco de história da Rússia.

Daniel Andrade 21/11/2023

Ok.
Adorei e me emocionei com diversos poemas, não gostei de outros diversos (inclusive do mais famoso). Uma voz bem diferente da literatura russa, que muitas vezes é conhecida somente através dos autores masculinos. Leitura rápida e prazerosa.

kafkaniana 08/02/2023

A solidão russa
Uma das maiores poetas russas. Toda a sua história de vida no regime stalinista russo é contada logo no início dessa edição, fazendo com que seus poemas se tornem mais claros para quem os lê.
Seus últimos poemas foram bem confusos para mim, apesar da ambientação e adjetivos criativos, senti dificuldade.
Já os primeiros, me fizeram amar a forma como ela nos mostra seus pensamentos sobre sua saudade, amores e a solidão de uma mulher russa que perde seus amores, amigos e o filho por conta do regime ditatorial que o país enfrentava (a tristeza materna em sua poesia é muito forte).

Paulo 28/02/2022

Poesia russa
Um livro atual, de dor, sofrimento e guerra. Onde podemos nos esconder quando a morte leva o que amamos?, Quando o homem promove a dor da separação e da perda? Um livro. Mais uma viagem para a reflexão do que é viver em tempos de morte.

rafinha 24/08/2021

Delicado, sensivel de uma maneira que apenas uma mulher consegue enxergar o mundo.
? Quantos caminhos desertos trilhei
com quem me era indiferente!
Quantas vezes me prosternei
para quem me amava tanto!?

Nívia ¦ @niviadeoliveirapaiva 10/04/2020

Meu primeiro contato com literatura russa. ?

annaviker 09/01/2023

Vinte e um. Noite. Segunda-feira.
A silhueta da cidade na neblina.
Algum desocupado inventou
essa história de que há amor no mundo

E por preguiça ou por tédio,
todos acreditaram nele e assim viveram:
esperando encontros, temendo rupturas
e cantando canções de amor

Mas a outros será revelado o segredo
e sobre estes cairá o silêncio...
Eu tropecei nele casualmente e, desde então,
sinto-me como se estivesse doente.
1917

Adriana1161 11/11/2018

Além da poesia
Carrega a marca do sofrimento que foi a própria vida da poeta. Explicação de cada poesia, uma a uma, facilitando o entendimento, através da explicação do contexto em que foram escritas.
É um dizer sem dizer, uma expressão única do sofrimento.
Genial!

isa.dantas 12/03/2019

A nova edição da L&PM é maravilhosa, com notas para a grande maioria dos poemas, que nos ajuda a compreender o contexto e as metáforas utilizadas.

Paulo 11/06/2020

Akhmátova fala sobre seus companheiros, em algumas relações desgastadas, seus colegas poetas, que se reuniam num antro literário, e suas perdas e sofrimentos causados pela perseguição stalinista, sobrevivendo ela sempre em liberdade, diferente de seus parceiros, filho e outros conterrâneos.
Como qualquer considerado bom poeta, acho uma certa dificuldade em compreender grande parte dos poemas. Mas essa edição traz as contextualizações que elucidam seus versos.

. J e n n i . 29/03/2024

A maior poeta!!
Anna é perfeita em todas as suas falas, embora seu poemas carreguem uma característica muito crua e cruel da realidade da qual ela vivia, não deixa de ter a presença da beleza e da singularidade de sua alma. Que é forte, sensível e cheia de arte e orgulho de sua nação. Foi realmente um grande achado par mim!

Whatsername 24/04/2024

"Os que a procuram já são quase loucos
Os que a alcançam, mata-os a tristeza...
Agora tu entenderás por que
meu coração não pulsa em tuas mãos."

Marina Fülber 12/05/2024

Maravilhosa, amei a leitura e foi extremamente inspirador pra que eu voltasse a escrever. A única coisa que não gosto em ler poesia estrangeira é em questão da tradução, Akhmátova escrevia de forma estruturada e rimada, mas isso se perde do russo pro brasileiro quando se busca o foco no sentido e não na estrutura. Claro que prefiro muito mais que a tradução seja assim, mas eu, que amo tanto a estrutura, gostaria muito de saber como eram os originais. Provavelmente me tocariam muito mais do que tocaram, mas, visto que já tocaram muito, tá tudo bem. Parecem versos livres lindos, de grande sensibilidade e talento. Indico muito a leitura para os amantes da poesia.

Adquira pelo link: https://amzn.to/4bCtrjJ