O Inferno de Gabriel

O Inferno de Gabriel Sylvain Reynard

Resenhas - O Inferno De Gabriel

Mel 10/06/2021

Surpreendente, mas com ressalvas.
Nunca tinha ouvido falar dessa história, uma amiga me recomendou, a sinopse parecia mais um clichê de salvação de alma de um "homem condenado ao inferno" (o título é bem sugestivo) e ela me disse que alguns comparavam com 50 tons de cinza. Fiquei um pouco apreensiva, pois não estava a fim de ler uma história com cenas de sexo explícito (nunca li, nem assisti 50 tons, mas imagino que seja assim).
Entretanto o livro me surpreendeu. É um clichê, é claro, mas a atmosfera sensual e erótica, do livro me agradou bastante. A história de Dante e Beatrice, as alusões a Divina Comédia e referências da literatura e arte Renascentista e Barroca como pano de fundo deixa a história muito poética, a meu ver.
Outras coisas que eu gostei bastante são a redenção de seus "pecados" e traumas, a paciência, enfim, o desenvolvimento das personagens foram muito bacanas (na real, todo mundo ali precisava de uma terapia). Fiquei bem satisfeita com o final, não esperava algo tão doce, porém erótico como o que aconteceu, e acredito que a história terminou bem.
Agora, as partes ruins.
Primeiramente, os apelidos. Deus do céu! Eu queria me enterrar de vergonha alheia ao ler a mulher ser chamada de "Coelhinha" e "gatinha". Pelo amor...
Segundo, o pavão que fizeram sobre a virgindade da Julia. Toda a imaculação dela. A pureza, a inocência. Ela tem 23, mas em algumas passagens cheguei a pensar que tinha 12 anos. Eu sei que pessoas lidam de maneiras diferentes com seus traumas, mas acredito que o autor exagerou aí. Sim, pessoas podem ser bondosas e puras, porém ninguém é tão Virgem Maria assim, né? (ou é?)
Terceiro, o fato de Gabriel ser o típico ricão arrogante e grosseiro que é extremamente sedutor, chama atenção de todas as mulheres, tem um passado terrível que ninguém pode saber e seus (ridículos) acessos de raiva e birra. Colega, vai num psicólogo! Ninguém é obrigado a lidar com um pé no saco metido, eu hein!
Dito isso, eu volto ao ponto de que, pra mim, houve arrependimento e crescimento destes personagens o que me deixou contente.
Eu gostei do livro, apesar destas exceções (eu adoro um clichê, não posso negar), então quem estiver curioso, recomendo a leitura!

Natali Kopiec 23/12/2021

Um romance italiano
Amei a junção de Dante com uma história de romance, sempre fui apaixonada pela Divina Comédia e Dante Alligheri e qual não foi minha surpresa quando encontrei este livro de forma despretenciosa? A tensão sexual é o ponto forte deste livro, porém contém gatilhos pesados para quem já passou por um relacionamento abusivo.

Mari.Vasconcelos 13/03/2024

Abandonai toda esperança, vós que entrais... ...ou não
Um livro sensual, romântico e pasmem, informativo(rs)
Só pelas referências de artes plásticas, literárias, BÍBLICAS, gastronômicas, musicais e ... uma ou duas coisas mais ... já estaria valendo, a única coisa que me desgostou foi a encebação, (eu até sou romântica sabe, mas aquilo já tava me dando nos nervos)
A Júlia é meio chata, insegura, mesmo tendo tds os motivos para não sê-lo e isso estava me incomodando em um nível... já o Gabriel, tem um dom de fazer não somente sua amada enrrubescer, por aqui também a cor das faces ficavam levemente coradas

O especialista em Dante não restringe seus conhecimentos apenas em A Divina Comédia e demais obras, mas é fluente na linguagem dos Sete Pecados Capitais com especialização talvez em Luxúria( eu tento, mas tá difícil advogar em tua causa, Gabriel)
Fora que depois de conhecer/imaginar esse ser mitológico, a gente faz uns comparativos com a nossa vida que dá vergonha e dó ao mesmo tempo

CRIS 26/04/2023

Terminar esse livro foi quase uma missão impossível. Escrita chata, história chata, personagens chatos. Não tem nada que te empolgue a continuar.
Giu sccp 26/04/2023minha estante
Só de ver a sinopse do livro já parece uma merda Kkkkkk

Jaqui0 26/04/2023minha estante
Eu li esse livro no tempo de escola emprestado da minha professora de Geografia e tinha adorado kkkkkkkkkk socorro

Sueli 13/03/2014

Um Livro Chiclete
Leitores esse é o meu verdadeiro livro chiclete!
E, por causa da imensa onda de marketing da trilogia de 50 Tons, fiquei com certo preconceito em relação aos lançamentos que seguiam na mesma linha. Portanto, estou anos atrasada. Além de muito espantada... Eu não esperava gostar do livro de Reynard.
Fiquei bem intrigada com a minha reação ao livro, mas assistindo a uma entrevista do Michel Teló, onde o cantor justificava o sucesso de suas músicas simples, percebi que o simples é muito interessante, desde que acompanhado de um personagem tão intenso e charmoso (por que não?) como o Gabriel.
Mas, antes de mais nada, preciso dizer que não acredito nem por um segundo no gênero masculino do autor. E, o que me deu quase certeza de que esse gato é lebre, foi a tara de Gabriel por sapatos! Vamos combinar que o macho-alfa é fascinado por pés e não por sapatos, isso é coisa de fêmea com bom gosto!
Sem contar que o estilo da escrita e o texto de O Inferno de Gabriel está muito mais para Diana Palmer do que de George R. R. Martin.
O Gabriel de Reynard é intenso demais, bonito demais, inteligente demais e rico demais. E, aí você me diz que acredita que o criador de um personagem que habita a fantasia de 99% das mulheres do planeta é homem? Nã, na, ni, na, não!
Mas, voltando ao livro, preciso dizer que ele tem um perfume de Inferno, do Dan Brown, já que os personagens principais estão envolvidos no universo dantesco da Divina Comédia, incluindo o título do livro, a comparação constante que Gabriel faz da sua Julia com a Beatriz de Dante, e as referências aos estágios do inferno Alighieri.
Eu gostei do livro, mas não sei se terei gás para suportar um Gabriel tão intenso por mais dois volumes. Portanto, só seguindo em frente para saber, não é?
Lizzy 13/03/2014minha estante
Querida Sueli, como já trocamos figurinhas sobre o livro, passo aqui para reforçar o que falei antes, também tenho dúvidas quando ao sexo do autor. Quanto ao livro, penso que a intensidade de Gabriel muda de foco, por isso achei as continuações bem mais simples, um tanto "over the top" quanto ao romance, leia e depois me conte suas impressões finais. Beijokas

Sueli 18/03/2014minha estante
Lizzy querida, obrigada por me apresentar o Gabriel.
Pois é, sabe que eu tive uma impressão maravilhosa dos livros. Inclusive, achei que eles foram ficando melhores, literariamente falando... Achei que Reynard (seja ele ou ela) ficou melhor... Adorei o terceiro livro, com as cenas bem-humoradas, que deram um tempero gostoso e aliviou um pouquinho a tensão existente.
Lizzy, eu vou morrer de saudades do Gabriel e da Julianne! Não fiz resenha para o segundo livro, mas comentei sobre o terceiro, pois amei a forma holística de Reynard nos apresentar o seu universo místico.
Obrigada, minha ninja!

Lizzy 18/03/2014minha estante
Sueli, a mensagem espiritual do livro é linda, principalmente do terceiro volume, que eu gostei mais do que o segundo. Achei que o autor/autora incrementou muito o romance, açucarando muita a coisa...rsrs, aí deixou as leituras assim, babando, afinal esse Gabriel idealizado só na força do pensamento, não é mesmo? rs Bjs

Rafa P. 28/03/2014minha estante
Sueli adorei a resenha !! Falou tudo, o simples pode ser interessante, desde que bem trabalhado. Esse livro me chamou a atenção desde a sinopse, mas optei por esperar um pouco, pois estou dando um tempo neste estilo de leitura. Mas confesso que sua resenha só aguçou mais ainda a minha vontade de conhecer esse livro.

Sueli 29/03/2014minha estante
Lizzy, minha querida, eu continuo recebendo as notificações de comentários no Skoob de forma muito irregular. Portanto peço que me perdoe a demora em respondê-la, ok?
Então, quanto ao Gabriel, eu mesmo estou absurdamente espantada com a paixão que senti por este homem culto, lindo e intenso. Só mesmo com a força do pensamento! rsrsrsrsrsr
E, mesmo respeitando a sua opinião, a qual valorizo demais, eu adorei o terceiro volume, e fiquei tentando imaginar o motivo, e cheguei a conclusão de que foi o volume onde encontrei um Gabriel mais leve e feliz...
Adorei o bate boca dele com a ginecologista e depois quando ele esqueceu de mudar de roupa para ir para a maternidade...
Eu amo quando os personagens encontram a felicidade e rumam para o infinito e além! rsrsrsrsr
Agora, vou aguardar ansiosa os próximos livros desse autor?autora!
Beijão, minha amiga!

Sueli 29/03/2014minha estante
Oi Rafa, tudo bem?
Sabe, desde que li alguns comentários debochados a respeito dessa trilogia, eu, de cara, descartei a possibilidade de lê-la, mas sem querer passei os olhos pelas primeiras páginas, e pronto! Foi amor à primeira vista. Eu nem dormi até acabar de ler os três volumes.
Eu espero que você goste tanto dos livros quanto eu, e não deixe de me contar o que achou, ok?
Obrigada pela visita!
Beijão

Thassiane93 27/03/2024

"Ela nunca se perguntava por que coisas ruins aconteciam com pessoas boas, pois já sabia a resposta: coisas ruins aconteciam com todo mundo."

Nicole | @estanteliiteraria 18/10/2018

...
O nome do livro é "O Inferno de Gabriel", mas deveria ser "O Inferno de Nicole" porque, Jesus, foi um verdadeiro inferno ler isso. Foi o primeiro livro NA MINHA VIDA que não conseguiu me arrancar NENHUMA emoção. Foi zero. Zero mesmo. Eu ainda tô chocada porque, às vezes acontece de odiar o enredo, mas gostar de alguma personagem ou da escrita, etc, mas NADA, absolutamente NADA nessa história arrancou alguma emoção minha. As personagens são extremamente chatas, a escrita é uma coisa parada pra cacete, personagem secundário nem graça tem e o casal???? Gente, que coisa mais sem química, na boa!

Ainda tô muito abismada com a diferença que essa história conseguiu fazer na minha vida: um belo de nada.

Dei meia estrela por, sei lá, dor na minha consciência de ter lido 500 e poucas páginas, cansado as minhas vistas e por pena, talvez.
lia 18/10/2018minha estante
Kkkk desculpa, mas eu tô rindo

Tiele.Iglesias 26/01/2019minha estante
Sua resenha está perfeita, li o livro inteiro na esperança de melhorar em algum momento e nada, nem fiz questão de ler os outros

juh_lo 15/07/2019minha estante
Dei meia estrela pq se der 0 não conta pra avaliação mas me senti igual a você. Hahahahaha.vou rebatiza-lo de "o inferno de Juliana"

Kah 23/11/2019minha estante
Melhor resenha

Fabiana.Almeida 17/02/2020minha estante
???????

Bianca | @estanteliiteraria 13/05/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Daniela 25/08/2013

Poucos atrativos.
Nunca abandonei nenhum livro, nem mesmo os livros da Anne Rice que quase me matavam com a enrolação. Mas este eu acabei abandonando. Simplesmente não consegui mais aguentar a chatice da protagonista Julia e todas as suas frescuras e inseguranças sem motivos. Ser insegura não é nenhum defeito, mas ao nível daquela criatura eu diria que é melhor ela procurar um analista. Não sei se todas as mulheres pensam assim, mas eu sinceramente não vejo problema no passado de um homem. Se ele saiu com 5, 20, 80 mulheres pouco me importa. Mas para nossa querida Julia é um crime um homem transar com várias mulheres. Como se não bastasse isso, a mulher fica mais preocupada com quem ele comprou buchas de banho ou deixou de comprar (foi exatamente nessa parte que abandonei o livro) do que com a gentileza de ele sair pra comprar café da manhã e deixar tudo pronto para ela se arrumar em sua casa dando passe livre pra ela.
Nem vou comentar sobre corar e ficar olhando para baixo. Muita gente é tímida, eu mesma sou e confesso que coro várias vezes, ainda mais em público. Mas nem por isso travo e fico olhando para baixo. (mais um motivo para Julia procurar um analista, timidez demais é preocupante). Outra coisa que me irritou profundamente foi o fato de ela ficar recusando presentes e dinheiro o tempo todo posando de pobre e orgulhosa. Em minha opinião, tudo o que vem de graça é lucro, então aceite. Aliás, este é mais um ponto que está virando clichê nos livros de hoje em dia. Protagonistas mulheres sem nenhuma personalidade que coram, olham para baixo, mordem o lábio (queria saber que graça tem ficar se mordendo) e recusam qualquer tipo de presente porque acham que isso é ser honesto. Ser honesto é não roubar, mentir, trapacear. Aceitar presente desde quando é não ser honesto ou ser prostituta?
Gabriel quase salva tudo (da mesma forma que Grey em 50 Tons), porém isso não acontece por conta da história ficar mais focada nas babaquices de Julia (até o ponto onde li pelo menos) do que nele em si. Quando peguei o livro e vi que era em terceira pessoa fiquei super animada achando que iria ter um foco bem grande não só na Julia, como também no Gabriel. Mas isso não acontece. (lembrando que pelo menos na parte até onde li).
E por falar em 50 Tons, li em um site (que não me lembro agora o nome) que O Inferno de Gabriel também é uma fanfic de Crepúsculo, portanto, se assim for é mais do que normal as semelhanças gritantes entre os personagens das histórias.
Em resumo, meu abandono foi somente pela Julia e toda a sua infantilidade. Sim, infantilidade, pois pra mim ela é imatura ao invés de ingênua. Está certo que nem todas as mulheres querem ouvir um cara cantando Closer do Nine Inch Nails no ouvido delas, mas criar um trauma todo em cima de uma música é demais. Sem contar que a maioria dos homens são movidos a sexo, então se você é uma mulher estilo Julia que espera que eu cara beije seus pés, te chame de Beatrice (por favor né) sem pedir nada em troca, é melhor você preparar seu estoque de gatos para a velhice.
Taylyne 16/11/2013minha estante
Achei genial essa parte da sua resenha:

"Outra coisa que me irritou profundamente foi o fato de ela ficar recusando presentes e dinheiro o tempo todo posando de pobre e orgulhosa. Em minha opinião, tudo o que vem de graça é lucro, então aceite. Aliás, este é mais um ponto que está virando clichê nos livros de hoje em dia. Protagonistas mulheres sem nenhuma personalidade que coram, olham para baixo, mordem o lábio (queria saber que graça tem ficar se mordendo) e recusam qualquer tipo de presente porque acham que isso é ser honesto. Ser honesto é não roubar, mentir, trapacear. Aceitar presente desde quando é não ser honesto ou ser prostituta?"

Tirou as palavras da minha boca!!

Daniela 20/11/2013minha estante
Mas é, Taylyne. Isso é algo que me irrita ultimamente nos livros de hoje em dia, tem sempre essa coisa de deixar a mulher em sua forma mais inocente. E de tanto fazerem isso, as personagens acabam ficando um bando de lerdas e pamonhas, sem ação produtiva alguma. Sem contar essa mania de deixar as pessoas honestas ao extremo como se fosse a coisa mais bonita do mundo e fosse super comum. Pra mim até virtudes tem limites e eles deviam mostrar isso nas histórias.

LilDuck 23/05/2020

Se preparem militantes
Pra ler esse livro você tem q deixar sua militante dormindo kk.

Gostei bem mais do final do que do começo. No começo achava a Julia chata o Gabriel um grosso e o plot não me chamou atenção. Mas continuando, me interessei pela história de Dante e Beatriz, e todas as menções a quadros clássicos, me deu vontade de estudar isso!! Hahaha

O final foi lindo, com todas as carícias e as palavras sentimentais, que as vezes eram demasiadas! Ah, e isso de a mocinha sempre ser virgem/pura e o cara fodão do sexo, me faz revirar os olhos. E sempre colocar um trauma enorme sobre sexo, e toda a culpa católica de ficar com várias pessoas, tipo ?? argh

Sei q é uma realidade de muitas experiências horríveis com a primeira vez, mas poxa cansa ler toda hora isso né.

Enfim um livro pra se entreter, e curar a ressaca literária.

Rafa101 01/01/2022

O inferno de Gabriel
Esse livro e maravilloso. A historia e muito boa. Os personagens sao muito bem elaborados. Muito bom ???

Malú 02/07/2022

Gostei bastante
Como disse no início da leitura, já tinha tentando ler esse livro há alguns anos, mas s leitura não tinha fluído.
Entretanto depois que assisti ao filme resolvi ler de novo, pois gostei bastante dele.
Não sei se foi por saber o principal da história, mas agora a leitura me agradou muito, achei sexy, amei ver o Gabriel todo apaixonado. Além de ter uns diálogos mais logos que no filme, mesmo tento três filmes só pra ele, ainda ficaram pequenas coisas de fora.
Então índico muito esse livro.

Celina.Padilha 27/03/2021

O inferno de Gabriel
Procurei o livro com uma proposta hot e li em um site a indicação deste, pra mim ele não se encaixa em um livro hot, a historia é bonita a escrita é boa, eu indicaria para minhas amigas como um romance qualquer, mas não um hot.

Kamila 05/05/2020

Opinião não tem certo e errado, né?
Inicialmente, pensei que fosse algo como Fallen, devido ao prólogo e quando ele se referia a Julienne como Beatriz. Eu li ele em 3 dias com esperança de algo fosse mudar, mas o que eu percebi foi que:

1- Gabriel acha que a protagonista é animal machucado e o tempo todo que ficar alimentando e vigiando ela. O cuidado que ele tem com ela pode ser até "fofo" no começo, mas isso começa a demonstrar sentimento de posse;

2- No início do livro, principalmente nos primeiros capítulos, ele tem se mostrado grosso, estúpido e abusado de sua autoridade como professor. Em uma parte, ele justifica a humilhação, que ocorreu em sala de aula, porque não sabia se a garota, de fato, era Julienne e a única maneira de ver seu rosto era chamando (leia-se gritando) o seu nome na frente de todos;

3- Um romance EXTREMAMENTE idealizado, desde a parte em que alunas se apaixonam por professores até a parte da perda da virgindade (o que na minha opinião, foi o auge da vergonha alheia). "Aí, mas ele foi super fofo quando fizeram amor em Florença!" Não discordo, mas se uma garota de seus 17 anos, que ainda não teve essa experiência, ler esse tipo de coisa vai pensar o que? Além de idealizar algo que dói e que sangra, a menina pode se frustrar em níveis absurdos com a experiência que ela tiver e ver que não é nada parecido com Gabriel e Julienne.

Vale lembrar que o jeito que ela descreve tudo se torna chato e quase torturante.

Tati Dalben 24/12/2020

Descoberta
Já leram um livro que faça você querer ler um outro que não tem nada a ver? Eu comprei a divina comédia, ainda não li, mas 2021 ele me espera. Gabriel é o melhor professor, pra tudo!