Fausto

Fausto Goethe

Resenhas - Fausto - Primeira Parte

Nathalia184 09/11/2022

um clássico entre os clássicos, mesmo sabendo de tudo o que ia acontecer nessa primeira parte, eu li sem parar e simplesmente amei cada pequeno detalhe dessa peça icônica.

Danilo Andrade 01/11/2022

Um marco na minha vida como leitor
Um livro que dispensa apresentações, clássico universal, revisitado em inúmeras obras artísticas, e por isso... inesgotável, multidimensional, grandioso! Queria eu, estar entediado com meus afazeres, e paulatinamente, ser capaz de construir uma obra tão prolífica, complexa, bela e imponente como Goethe fez com Fausto. Profusa em simbologias, rica em detalhes, ao mesmo tempo que seu texto corre com absurda fluidez.

Aqui o mito da humanidade moderna toma vida, e atravessa entre passos cambaleantes na busca do absoluto, agarrado à pretensão do êxtase em tocar o inefável, partindo da presunção de que tal feito seja possível... e seguimos absortos na mais profunda escuridão, tentando à todo custo tatear o incognoscível, sendo levados ao solo em numerosos tropeços, entregando a consciência (ou alma) às corruptelas de suas fabulações quiméricas e distanciadas da vida em si.

Creio que seja uma fase incipiente de nossa jornada, marcada por ingenuidade e insensatez tresloucada, e como efeito, nossa tendência seja acomodarmos a ideia que a redenção sempre está à espreita (ela há de chegar, seja uma divindade, um político ou outro ente qualquer!)... talvez por nossa constante autoindulgência que nos afasta da responsabilidade de aceitar, e assim elaborar de melhor forma o destino irremediável da vida... a morte... Sabe se lá quando e se iremos um dia aprender com nossas tragédias tão bem escritas e divinamente belas como Fausto.

Larissa 30/08/2022

Que obra linda, a tragédia da Margarida é a coisa mais triste que você vai ler na sua vida. Goethe sabia examente o que escrever e como escrever. Mal posso esperar para ler a segunda parte.

Gabrielli 21/08/2022

Uma obra-prima
Um livro com muita complexidade e detalhismo, repleta de símbolos e trechos que aparecerão em diversas outras obras posteriores. Um dos grandes clássicos da literatura mundial que, sem dúvida, ninguém leu pela primeira vez e já entendeu todas as referências. Peça dentro da peça que vai se aprofundar na história de Fausto, um intelectual sem rumo que será cobaia de Mefisto, um anjo caído autorizado por Deus a tentar Fausto. Este último levará em sua jornada diversas pessoas à ruína. Rumo ao Fausto II, agora ?

Criadordej 14/06/2022

Obra boa demais.
O livro fica melhor ainda na segunda leitura, adoro essa obra, cheia de diálogos interessantes e reviravoltas malucas, esse é um livro que recomendaria para todos.

none 17/01/2022

O incomensurável
Fausto não pode ser medido pela métrica humana. Um conto popular adaptado por Goethe foi na verdade aprimorado. Goethe, aliás, recomenda aos escritores iniciantes esse caminho de adaptar histórias conhecidas em vez de criar novidades insossas ou apenas medíocres. Era contra a mediocridade que Goethe levou 60 anos de sua vida para compor a obra que o tornou famoso, que influenciou outros autores como Thomas Mann, Machado de Assis e Guimarães Rosa a ousar adaptações tão boas quanto inovadoras. O doutor Fausto conhecedor de ciências físicas, humanas, biológicas e ocultas, se torna refém de um tratante. Sokurov na bela adaptação cinematográfica faz a cena do pacto ou aposta com Mefisto mais goethiana: o diabo de corpo feio, rabo curto, não sabe redigir corretamente, seu texto é repleto de incorreções. E no entanto, o Doutor assina con o próprio sangue frágil e quase transparente como água no papel.
O livro é maravilhoso pela tradução de Jenny Segall, e conta ainda com textos e notas relevantes de Marcus Mazzari e ilustrações de Delacroix.
Ler uma vez não é o suficiente. É preciso reler e tresler, buscar a beleza dentro do original, da bruta e lapidada tradução revista e revisada, ler a biografia do autor, já que ele mesmo é criador da expressão e da própria literatura universal. Incomensurável. Para a nossa felicidade.

Tha 14/10/2021

Surpresa
Me surpreendi, afinal não sou uma pessoa muito ligada em poesia e achava que essa leitura seria mais entediante. Entretanto, o texto é fluido e lindo! Os personagens são interessantes, em especial Mefistofeles.

Paula 10/07/2021

Definitivamente, o livro mais difícil que eu já li na vida. Não estou acostumada a peças de teatro. Então demorei a entender o espírito do livro. A tragédia até que é interessante, mas perdi metade do conteúdo.

Karinny 08/06/2021

Estava há muito tempo ansiosa por ler o Fausto de Goethe, visto sua influência em alguns dos meus livros favoritos (pra não falar no episódio cláaaaaasico de Chapolin). Não poderia ter sido melhor! O livro é precioso. Não vi o tempo passar, devorei a obra, já acordava pensando em ler. Recomendo fortemente para todo amante de literatura. Essa edição da editora 34 é cheia de comentários e notas, que enriquecem a experiência. Não vejo a hora de iniciar a segunda parte.
Fausto II, chirrim!
Fausto I, chirriom!

Filipe 29/04/2021

Uma história fascinante, e uma edição tão boa quanto. Os comentários no início dos capítulos, nas notas laterais e no final foram de extrema importância para a compreensão de quem não cresceu familiarizado com a cultura germânica. Um livro para se ler com o Google do lado e mergulhar ainda mais nas referências. A literatura gótica me fascina e Goethe certamente contribuiu para isso.

Lucas 24/02/2021

Nunca pensei que leria um clássico de tamanha importância como esse! Belíssimo, me agradou incomparavelmente mais do que ?Sofrimento do jovem Werther? também de Goethe. Mal posso esperar para ler Fausto II

Gabriel 15/02/2021

É o livro perfeito por excelência. Fazer uma resenha parece quase um sacrilégio. Meu único conselho é: leia.

Mateus com h 24/01/2021

Releitura
Minha primeira aventura em Fausto foi na edição de bolso, da Martin Claret. Após uma experiência extremamente exaustiva (uma hora para 15 páginas devido à falta de informações e a necessidade de pesquisa externa) decidi investir nas edições da editora 34.

Fausto é uma obra sublime, de êxtase espiritual, que nos preenche com inquietações e abstratos. Uma aula sobre as fragilidades e imperfeições acerca da complexa criatura chamada homem.

A partir deste momento retomo meu foco para prosseguir com Doutor Fausto de Thomas Mann, mas tendo a certeza que voltarei para essa obra num futuro não muito distante.
Mateus com h 24/01/2021minha estante
Ah, esqueci 5 estrelas NÃO! 10 estrelas.

WJAY 13/10/2020

Escultura de mármore de leitura obrigatória
Uma vez perguntado como fazia esculturas tão bonitas, Michelangelo disse que apenas tirava o excesso de mármore - a escultura já estava lá. Essa foi minha sensação em ler o Fausto I. Apesar de extenso, não sobravam palavras: todas estavam lá por uma razão. Denso como o mármore, você se impressiona também com a forma: magistralmente feito em versos, assim como foi magistralmente traduzido em versos pela Jenny Klabin Segall. A tradutora nos guia com notas de rodapé que apontam todas as muitas referências do livro, dos estudos que Goethe reuniu em toda sua vida. Os poucos e concisos comentários de Marcus Vinicius Mazzari nos ajuda no contexto, pontuando em qual época cada parte foi escrita e como se relaciona com o Fausto II. Uma obra prima.

Diego 12/09/2020

Obra-prima
O livro é, como um todo, maravilhoso: a tradução de Jenny Klabin Segall, as ilustrações de Eugène Delacroix e, por fim, a apresentação, os comentários e as notas de Marcus Vinicius Mazzari, que são extremamente esclarecedoras.