Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

Resenhas - Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

1 | 2 | 3 | 4

Driely Meira 22/08/2015

Instituição para jovens prodígios - A seleção
Lara Müller era só mais uma garota comum vivendo no Rio de Janeiro. Inteligente à beça e passando por problemas comuns da adolescência, tudo o que ela queria era arranjar uma forma de ajudar seus pais com as contas da casa.
Terminando o ensino médio, ela vê uma oportunidade (na verdade, quem insiste é sua mãe) de estudar fora, num tipo de universidade chamada Instituição para Jovens Prodígios, um programa que selecionaria os jovens mais inteligentes do mundo para estudarem na Inglaterra.

Ao fazer a prova e ser selecionada, passando em terceiro lugar, Lara percebe que as coisas vão mudar. Ela não só se mudará para outro continente, como também ficará três anos longe de sua família, e conhecerá diversas culturas. Se estava assustada? Eu no lugar dela entraria em pânico, mas Lara até que agiu bem, considerando tudo o que viria a seguir.

"Descubra seus verdadeiros amigos. Aqueles em que você possa confiar sua vida."

Lara logo faz amigos, e alguns inimigos também. Ela passa a dividir um quarto com Irene, outra brasileira que conseguiu passar e é muito divertida, conhece Patrick, um rapaz que de cara já consegue nossa afeição, e Hugh, seu novo crush. Porém, nem tudo corre às mil maravilhas. Sem saber como ou por quê, Lara não precisa mais de óculos, e um pombo anda falando com ela. Oi? Como assim? Pois é, se você já ficou surpreso com o pombo, espere só para ver o que acontece depois.

Estava bastante animada para ler esse livro, não é de hoje que eu vejo resenhas super positivas para os dois volumes de Instituição. Não sabia o que esperar do livro, mas já no início a leitura flui rapidamente, e a protagonista nos parece tão real que é impossível não gostar dela.

Foram incontáveis as vezes em que L.L. Alves conseguiu me surpreender, e após me deixar de queixo caído quando o livro acabou, vou tentar parar de adivinhar o que acontece no segundo, pois sei que será muito mais do que eu estou imaginando.

A autora soube medir romance, fantasia e um pouco de drama no livro, então a história não fica muito melosa, muito viajada ou chorona demais. Os personagens são cativantes quando devem ser, e é claro, os vilões mais do que odiáveis. Adorei conhecer Lara e Irene. As duas são diferentes, porém já no primeiro instante em que conversam é possível perceber que serão grandes amigas, e é impossível não se identificar com pelo menos uma delas.

Hugh e Patrick também não deixam a desejar. O primeiro me irritou um pouco, ficava imaginando se ele realmente era quem dizia ser e porque agia tão esquisitamente de vez em quando. Mas sendo a nova paixão de Lara, dá para perdoar. Patrick é simplesmente incrível. Carismático e divertido, gostei dele no primeiro instante, e espero que ele e Irene se acertem, pois fazem um belo casal.

"Parecia que tudo se encaminharia bem. Ela se formaria em uma das melhores Instituições do mundo."

Estou mais do que curiosa para saber o que acontece no segundo livro. O desfecho do primeiro não é aquela bomba que quase mata o leitor do coração, mas consegue nos deixar muuito curiosos. Fico imaginando o que Lara fará para descobrir o que anda acontecendo na Instituição, e porque alguns personagens agem tão estupidamente. Seriam eles realmente “do mal”?

Me arrependo muito por não ter lido Instituição antes, mas agora que já li e experimentei um pouco da universidade bizarra e conheci os personagens, vou logo ler o segundo e ver o que L.L. Alves aprontou por lá.

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Dani.Lima 25/12/2015

Um livro que surpreende!
O título do livro já chama muita atenção e não por menos, logo no início do livro a autora consegue despertar a curiosidade do leitor em relação à protagonista de 17 anos que deverá decidir sobre o seu futuro entre continuar vivendo no subúrbio do Rio de Janeiro ou participar de uma seleção para estudar numa Instituição na Inglaterra muito conceituada. Lara é uma garota muito inteligente e tem total apoio da família e amigos, porém ela nem desconfia o quanto sua decisão vai impactar em sua vida e em suas verdades!
Recomendo esse livro para aqueles que gostam de suspense e fantasia, não se importam de ficar a noite toda lendo (sim, esse é um daqueles livros que você não consegue parar de ler enquanto não acaba), e que gostam de romance, aventura e problemas típicos de uma adolescentes (é... não tão típicos)!

Angelo 09/01/2017

IGP
Uma fantasia incrível realmente digna de J. K., C S. Lewis ou J. R. R. Tolkien para citar alguns lembrados no início da obra Instituição para jovens prodígios (IGP) é instigante. Prende e atenção. Segura até a última letrinha. É uma história que vai se revelando sem se revelar. Ela vai dando dicas, (nas quais eu fui me perdendo, lógico) com as quais vamos aos poucos começando a traçar uma linha lógica até que tudo vai por água a baixo. Tá. Pode ter sido somente comigo, mas sim. É um livro que recomendo e aguardo pelas sequências.

Ju 04/01/2015

[MÊS ESPECIAL DO DIA DAS BRUXAS] [Resenha] [Booktour]
Já que estamos no "Mês especial do Dia das Bruxas" e faz um bom tempo em que estou pra postar a Resenha de "Instituição para Jovens Prodígios - A seleção" da Escritora L. L. Alves do qual participei do Booktour, vamos falar de um livro muito bom que devorei e vocês vão adorar conhecer.

A "Instituição para Jovens Prodígios" foi publicado no ano passado e conta a história de Lara Müller, uma adolescente carioca muito inteligente de 17 anos que se encontra em meio aos dilemas da idade: conseguir entrar em uma boa Universidade e ficar com a sua paixão platônica. Mas como nem tudo é perfeito, ela encontra alguns problemas pelo caminho. Lara que é a filha mais velha, tem outros dois irmãos e seus pais não têm condição de pagar uma Faculdade para a filha. Até que surge a oportunidade perfeita: Lara pode fazer uma prova para uma das maiores instituições do Mundo onde só admitem os estudantes mais inteligentes. O lado ruim é que ela ficaria 3 anos longe de tudo que mais ama: o Brasil, a sua casa, seus pais e amigos.

Animada, a menina se entrega ao sonho e consegue realizá-lo. Com o apoio da família, ela viaja para Londres e fica encantada com a mudança.. Afinal, ela está na terra onde se passa seu livro favorito: Harry Potter. Não demora muito e Lara percebe que as coisas não vão ser muito fáceis por lá. Ela então faz amizade com a Brasileira Irene, Patrick, Hugh (com quem rola um clima, aliás *--*) e o pentelho do Robert. (O garoto chato. Crucio nele)

Com o tempo, Lara começa a sentir algumas coisas estranhas. Percebe que se adaptou rápido demais a esse novo universo. Sua miopia sumiu, ela passa a ter sonhos estranhos até que começa a conversar com um pombo. Acreditando estar louca, Lara pensa em ir embora, mas Hugh não deixa. Há muitas mistérios que envolvem aquela Instituição e a garota pode ajudar a desvendá-los.

Me aventurando com Lara e a Instituição para Jovens prodígios ♥

Preciso destacar de que tudo que imaginei nesse livro se concretizou. O livro é muito bem escrito, a escrita da Lu é fluída, ou seja, o leitor se envolve e quando menos espera está com toda a turma na Instituição em Londres. Os personagens são bem reais, Irene é uma daquelas amigas que todo mundo já teve na vida. E a protagonista Lara é uma menina comum. Não é aquela personagem chata, mimizenta, Lara tem força para correr atrás do que quer. A autora soube dosar na medida certa as cenas de suspense e romance. Fiquei muito contente de observar no fim do livro que a Lu soube conduzir a trama muito bem. Todo mundo sabe que sou apaixonada por livros de fantasia, aventura e mistério e que sou bem chata quando se trata disso, mas IJP é um livro incrível que só parei no fim e ganhou o meu coração. IJP se tornou um dos meus livros favoritos por muitos motivos. É uma trama que apesar de fantasiosa lida muito bem com os tramas típicos da idade. E foi um livro que me fez sonhar também. Também quis entrar na Instituição (sonhar não custa nada, né?) e desvendar os mistérios de IJP. Queria muito poder escrever mais, mas pra não correr risco de spoilers, melhor parar por aqui.

Acredito que a galera que curte fantasia tanto quanto eu vai adorar. Quem lê consegue ver que a Lu que é uma grande fã de Harry Potter tem talento pro gênero. IJP é uma saga de 4 livros e o segundo está a venda na Amazon em e-book. Ainda não tenho o livro (ainda), mas me resta torcer para que alguma Editora se interesse e todo mundo tenha a oportunidade de ler IJP.

Vamos destacar também que: as capas de IJP são maravilhosas e são motivos que também me influenciaram a ler. A capa da continuação do livro "Instituição para Jovens Prodígios - A traição" é muito linda. Olha só:

ara quem não sabe o primeiro livro teve outra capa que foi a que me conquistou e ficará guardada na memória dos Prodígios

site: http://novosescritores.com/profiles/blogs/mes-especial-do-dia-das-bruxas-resenha-booktour

Sâmella Raissa 25/10/2014

Resenha original para o blog SammySacional

Lara Müller nunca foi uma garota agraciada com típicos luxos adolescentes - seus pais, com o pouco que tinham do trabalho árduo que prestavam todos os dias, custavam para dar aos filhos acesso ao incentivo de uma vida melhor, e Lara, a filha mais velha, reconhece isso e sempre foi motivo de orgulho para os pais, sempre se sobressaindo no colégio com notas altas. Então, quando um grupo de milionários anuncia a abertura da que viria a ser a faculdade mais privilegiada do mundo, ao preço da prova de uma inteligência acima da média, seus pais não perderam tempo para inscrevê-la e incentivá-la ainda mais à participar. E, no fim das contas, ela é uma dos estudantes prodígios selecionados ao redor de todo o mundo, e, partindo para a Inglaterra, ela espera atingir as expectativas dos seus pais e dar razão a todo o esforço que eles sempre prestaram por ela e os irmãos. No entanto, algumas coisas começam a se saírem estranhas logo em sua primeira semana na Instituição para Jovens Prodígios, e Lara passa a se deparar, aos poucos, com uma situação e um mundo o qual descobrirá, logo mais, ser rodeado por um verdadeiro mistério.

Apesar de ter visto, por muitos anos, bandidos com armas na mão em plena luz do dia, sabia que aquilo era errado. Vira tantos jovens usando drogas, policiais atirando, e mesmo assim ficou longe daquele mundo obscuro. Sentia-se realizada por mostrar, não só para o Rio de Janeiro, mas para o mundo, que não é porque ela vivia em um lugar perigoso que se juntaria a eles.
Tudo isso graças aos seus pais. Seus heróis.

Lembro de, no ano passado, ter acompanhado, embora que de longe e silenciosamente, a preparação e o lançamento do livro. Lembro da primeira capa usada nos primeiros exemplares e de uma grande euforia por parte de vários leitores com relação à história, mas, confesso, mesmo após conferir a sinopse, o livro não me atraía realmente. Ainda assim, o adquiri em uma das promoções da Amazon, no início de 2014, e com a #MaratonaDigital, decidi lê-lo de uma vez, sem nem lembrar direito da sinopse e sem conferir resenha alguma sobre a obra. Isso, de certa forma, foi um ponto positivo, porque acabou que eu me surpreendi muito com o livro. A narrativa da autora também foi outro feliz fator que impulsionou ainda mais a leitura, e na metade do livro, eu já sofria para largá-lo por um minuto sequer. E quando estava, enfim, aproximando-me do final, minha vontade era de prolongar a leitura e não fazê-la acabar até ter o segundo volume da série, A Traição, em mãos - ou no Kindle, rs. Definitivamente, mais uma feliz surpresa literária de 2014.

Não vou falar muito do enredo em si, pois acredito que a leitura feita sem maior conhecimento sobre a trama que não seja da sinopse possa ser mais interessante e, bem, surpreendente e incrível de se acompanhar, mas, basicamente, nos primeiros capítulos, conhecemos um pouco sobre o cotidiano de Lara, sua família, amigos, realidade escolar, até o conhecimento da instituição, avisada por sua mãe. A partir do momento em que ela decide ir adiante com a prova que mudará seu futuro, ela sabe que, caso seja aceita, terá que deixar os pais e os irmãos para trás durante longos três anos, mas tudo o que ela quer é poder se estabelecer profissionalmente e dar um apoio aos pais que sempre tentaram fazer de tudo por ela e os irmãos. Por si só, já notamos a maturidade da protagonista que, no auge dos seus dezessete anos, pensa muito mais em sua família, e não perde muito tempo com os 'mimimi's típicos de muitas personagens adolescentes, como, por exemplo, o amor. Sim, ela tem um romance de duração muitíssimo breve antes de embarcar para a Inglaterra, e um outro parece - ou não - querer desenrolar-se já na instituição, mas ela sempre procura se focar mais nas situações que realmente importam e, passados os surtos por todas as estranhezas decorrentes no novo lugar, ela procura manter-se o máximo na linha anteriormente planejada. Mas é claro que isso não perdura por muito tempo...

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/10/Resenha-InstituicaoParaJovensProdigios1.html

Léo 10/07/2014

Perfeição define
O livro conta a história de Lara Müller, uma garota nerd de 17 anos, que vive no subúrbio do Rio de Janeiro. A família da menina é uma típica família de classe média, mas eles sofrem um pouco com a falta de dinheiro. O sonho de Lara é usar sua inteligência pra fazer uma faculdade e ajudar os pais e os irmãos mais novos.

Eis que surge a oportunidade da vida de Lara. A Instituição para Jovens Prodígios, em Londres, abrirá vagas para alunos de todo o mundo, mas só os melhores podem entrar. A família de Lara insiste para que ela se inscreva para fazer o teste de aptidão, já que a menina é muito inteligente e poderia alcançar seus objetivos.

O problema é que Lara sente, logo de cara, que a IJP possui algo de estranho e fica um pouco receosa quanto a isso. Após ser aprovada, Lara ainda não sabe se será capaz de deixar seu país, sua família e Lucas, um garoto de quem sempre foi amiga, mas com quem estava engatando um romance, para trás e se mudar para Londres durante três anos.

Após muito matutar o assunto em sua cabeça, Lara passa a se preparar para a viagem, comprando os itens necessários para viver em outro país. Já na Instituição, Lara faz amizade com Irene, a outra brasileira a passar no teste, Patrick, um garoto americano adorável, Akira, um japonês muito querido e Hugh, um britânico charmoso que logo chama a atenção da menina. Por outro lado, desperta irritação de alguns outros estudantes, como o texano Robert, que faz de tudo para atormentá-la.

O pior de tudo é que coisas estranhas começam a acontecer a Lara. Logo no começo a garota sente que seu sono começou a aumentar. Um tempo depois sua miopia, que era muito alta, simplesmente se curou e, o mais estranho de tudo, um pombo começou a falar com ela.

A Instituição é um sonho. Localizada em um local bem isolado, o lugar é cercado por colinas. Nem preciso dizer que o lugar era enorme e parecia um castelo, cheio de torres e corredores imensos de pedra.

A narrativa do livro é em terceira pessoa. Não sou muito fã desse tipo de narrativa, mas a autora soube me prender. O foco do livro não está apenas na Instituição e no que acontece depois que Lara se muda para Londres. Luene soube criar a personalidade de Lara com maestria, além de construir toda sua relação com a família, que é tudo para a menina.

A escrita da Lu é deliciosa e flui de tal forma que li o livro em uma tarde. Ela soube descrever muito bem os cenários, tanto os brasileiros quanto os da Inglaterra. A Lara é uma garota real, que pode ser encontrada por aí. Alguns dilemas pelo qual a menina passou me fizeram me identificar com ela. Fora suas analogias a Harry Potter, do qual sei que a autora é uma grande fã. Irene também me cativou muito, fazendo bem seu papel de melhor amiga.

A diagramação do livro é bem espaçada, tornando o livro um pouco maior. Eu curti bastante a capa, mas confesso que prefiro a da segunda edição (que está na sinopse acima). A edição do livro deixou um pouco a desejar, com as folhas brancas, sem orelhas e com a capa bem mole, mas a revisão está ótima, com apenas alguns erros.

Eu já tinha tido a chance de ler esse livro, na época em que a publicação era apenas um sonho da autora, e desde esse momento me tornei fã da escrita da Lu. Eu mais que indico esse livro, eu OBRIGO vocês a lerem, não vão se arrepender, eu garanto.

Estou muito ansioso pelo segundo livro, que se chamará A Traição. Quero muito saber o que acontecerá a Lara e se ela encontrará as respostas que procura.

site: http://www.segredosentreamigas.com.br/2014/02/ta-na-estante-selecao-184.html#.U784TvldWqE

Tify Baesso 16/04/2014

Livro fantástico...Recomendíssimo!
O livro conta a história de Lara Müller. Lara aparentemente é uma garota comum, com 17 anos, que mora no Rio de Janeiro. Ela está a ponto de terminar o Ensino Médio com notas excelentes e, como toda cdf, não é nada popular e tem poucos amigos. Lara tem um amor não correspondido e um amigo apaixonado por ela.
Quando menos espera, a vida de Lara dá uma reviravolta. A famosa Instituição para Jovens Prodígios (Institution for Young Prodigies), em Londres, foi finalmente inaugurada, abrindo inscrições para jovens do mundo todo entre 17 e 20 anos de idade. Essa instituição é uma espécie de faculdade que abriga apenas as mentes mais brilhantes, verdadeiros prodígios.
Lara acaba fazendo as provas para entrar, mas não acredita muito que isso seja possível. As provas são realmente difíceis e pouquíssimas pessoas serão realmente capazes de entrar para a IYP.
Imaginem sua surpresa quando ela é aprovada e com a honra de conseguir isso em 3º lugar!
É a partir daí que a vida de Lara mudará para sempre. Lara vai para a instituição e encontra apenas uma pessoa que é do Brasil, Irene. As duas se tornam grandes amigas.
Na IYP, Lara faz amigos, inimigos e até encontra uma nova paixão (Hugh), mas coisas muito estranhas estão acontecendo nessa instituição e Lara fará o possível para descobrir.

Com certeza esse livro tornou-se um dos melhores que li durante o ano de 2013. A narrativa da autora é surpreendentemente leve.
É aquele livro que te deixa de queixo caído, sedento por mais... Estou completamente louca para ler o segundo!
A medida que a história vai passando ela toma uma densidade envolta em mistérios que não te deixa parar de ler até o final.
Inúmeras surpresas vão aparecendo no decorrer do livro e o mais legal é que são coisas que você não pensaria...
Livro recomendadíssimo!!!!! Muitoooo bom!!!!

site: http://osamantesdaleitura.blogspot.com.br/2013/12/instituicao-para-jovens-prodigios.html

Marcos Pinto 10/04/2014

Realidade com um toque de fantasia
Lara é uma estudante comum, ou quase comum, já que é uma das pessoas mais inteligentes do planeta. Porém, tem dilemas como quase todos os outros jovens. Tem problemas sentimentais – o cara que ela ama não dá a mínima para ela –, com suas amizades e até com a sua vida social. Porém, nada disso parece incomodá-la muito.

No começo do livro, também nos é apresentado a família de Lara. Uma mãe preocupadíssima com os filhos e com o orçamento financeiro, uma irmã mais nova que é um doce e um irmão que adora implicar. Posteriormente, conhecemos o pai e os avós também.

A vida de Lara começa a mudar quando surge a oportunidade dela fazer a prova para a Instituição de Jovens Prodígios. Tal instituição aplicaria uma prova em todo o mundo, a fim de selecionar os jovens mais inteligentes do planeta. Depois de selecionados, eles passariam pelo menos três anos da Inglaterra estudando conteúdos diversos, como se fosse uma faculdade.

Entusiasmada, a mãe de Lara insiste para que ela faça a prova. No início, a menina não acredita em sua aprovação, já que estará competindo com jovens do mundo todo. Porém, determina-se a estudar bastante. Ao fazer um simulado cedido pela instituição, acaba indo muito bem e ganha confiança para a prova.

“À primeira vista, o teste poderia ser confundido com qualquer outro de qualquer universidade. A garota, no entanto, mudou de opinião ao ler a primeira pergunta. Ao invés de responder com rapidez e passar para a próxima, Lara ficou dez minutos em uma simples questão de português. Seus olhos arregalados demonstravam o quando a assustara.” (p. 50)

A prova aplicada é dificílima, porém, apesar do nível alto, Lara acaba passando em terceiro lugar, surpreendendo até a si mesma. Se não fosse o suficiente, apenas ela e outra brasileira foram classificadas, o que aumenta ainda mais o seu mérito.

“Lara continuou sentada na cadeira em frente ao computador, pensando. Sempre quis passar na Instituição, mas não queria ser uma aberração que acertara 99,7%. Desejava apenas passar, mesmo que fosse em último lugar.” (p.74)

Ao chegar à Inglaterra, Lara se deslumbra com o lugar. Para ela, era um sonho conhecer os considerados cartões postais do mundo. Porém, nem só de diversão é feita a viagem. Alguns dias depois, ela teve que rumar até a sua nova instituição. É nesse momento que os problemas começam.

Se não fosse o suficiente estar em um país desconhecido e sem amigos, algumas pessoas parecem tomar um ódio dela sem motivo algum, dificultando ainda mais a sua vida. Para piorar, ela pensa estar ficando maluca, já que começa a ouvir um pombo falando com ela. Quer saber o que acontecerá com Lara? Você terá que ler o livro.

“Lara estremeceu quando olhou mais atentamente para um quadro à sua esquerda, próximo a uma escada que dava acesso ao primeiro andar. Era um desenho abstrato, mas era como se pudesse se mover enquanto a garota caminhava. Uma mistura de urso e homem. O urso parecia sair de dentro do homem, rasgando a sua pele e quebrando seus ossos.” (p. 160)

Instituição para Jovens Prodígios é o primeiro livro da série que carrega o mesmo nome. É uma fantasia diferente, pois se aproxima bastante de nossa realidade, com apenas algumas diferenças, como um pombo que fala. Quem não se interessa muito por fantasia por achar muito distante da realidade, talvez goste do livro por esse motivo.

Achei o início da narração um pouco lenta, até por se tratar de uma introdução da série. A autora faz um apanhado sobre a vida da protagonista, dando uma base sólida para justificar as ações de Lara durante a obra. Porém, mais ou menos no meio do livro, o ritmo do livro fica mais intenso, com um número maior de conflitos.

Em alguns momentos, confesso que Lara me irritou um pouco, por parecer bem imatura para alguém tão inteligente. Porém, com o decorrer do livro, a personagem demonstra amadurecer um pouco. Porém, para ela enfrentar os problemas que ocorrerão, certamente ela terá que crescer bastante, de um jeito bom, ou do jeito ruim. Aposto mais na segunda opção.

Gostei da irmã de Lara, a Luana. Apesar de aparecer pouco no livro, ela demonstra ser uma doçura só. Também gostei de Mário, bem abusado e encrenqueiro. Mas ele também pouco aparece na trama. Contudo, tudo indica que ele terá uma participação maior no próximo livro.

As páginas do livro são brancas, o que é padrão da Editora Biblioteca 24 horas, mas a leitura não cansa, pois o espaçamento é excelente e o tamanho da fonte também. A diagramação é simples, apenas com as letras dos títulos dos capítulos diferenciadas.

Para quem prefere uma série mais adulta, talvez não consiga se prender tanto a série. Porém, para quem gosta de uma fantasia infantojuvenil, o livro é uma boa pedida. Se esse é seu caso, não deixe de ler esse livro.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/04/resenha-instituicao-para-jovens.html

Dayana 21/03/2014

Fofo!
Primeiramente uma pausa para essa capa! *o*

Achei lindíssima!!!

Agora sobre a história.

A Lara é uma garota pobre, que vê como alternativa passar em uma famosa Instituição para Jovens prodígios.Ela estuda, consegue a tão sonhada aprovação.Mas não imaginava que ao chegar lá, encontraria tantas coisas estranhas.Ela não consegue ser a mesma pessoa de antes, algumas pessoas passam a infortuná-la e descobre que essa instituição não lá o que parece.Mesmo assim, ela consegue fazer amizades com Irene, Patrick, Hugth( fofo, gato e inteligente!)

Ao ler as páginas me senti um pouco nostálgica.É que instituição, lembra muiiito Harry Potter, não por ter bruxos e nem ser uma escola de magia, mas foi aqueles acontecimentos gostosos escolares e os amigos da Lara que me fizeram essa comparação( pelo menos essa é minha opinião) Eu gostei muito, fiquei muito curiosa, porque a Lu foi malvada e só deixou as coisas pegarem fogo no final.:p
Quero muito ler o próximo e ver o que tanta esconde essa instituição e como ficará a Lara e seus amigos!

"Ana Paula" 11/01/2014

Em Instituição para Jovens Prodígios, conhecemos Lara Müller, uma adolescente nerd que mora no subúrbio do Rio de Janeiro. Lara é mais velha de 2 irmãos, e o que ela mais deseja é fazer uma faculdade e ajudar a sua família que não é rica, mas nunca passou necessidades extremas.
Lara é uma garota palpável, adorei isso no livro. A autora mostrou uma realidade que sempre vemos em famílias deste porte. A mãe é uma exímia dona de casa, que largou tudo para cuidar do esposo e dos filhos. O pai trabalha tanto que não tem tempo pra mais nada. Os filhos brigam entre si, claro! Mas existe amor entre eles. Tudo isso atrelado a uma história fantástica que leva o leitor a uma viagem incrível!

Lara sempre estudou em escolas gratuitas, e também, sempre foi a mais inteligente. Sempre gostou de estudar, memoriza as coisas facilmente, lê muito e adora tudo que é associado ao mundo nerd! Na sua antiga escola, somente duas pessoas conversavam com ela: Jéssica, que poderia ser considerada sua colega, pois a garota adora falar e não escuta nada que não seja do seu interesse. E Lucas, seu melhor amigo, a pessoa mais próxima a Lara depois de sua família. Lucas é um fofo! Mas ele sempre teve outros sentimentos em relações a Lara que nunca foram correspondidos porque o coração de Lara pertencia a outro rapaz que, acabou a magoando muito.
No meio disso tudo, Lara descobre que a Instituição para Jovens Prodígios, situada em Londres, abrirá vagas para novos alunos. Lara e sua família vêem ali uma chance para a garota, afinal ela é muito inteligente e pode sim se dar bem. Mas Lara sente logo de cara, que esta Instituição tem algo diferente.... estranho.... Será que ela será capaz de deixar sua família para viver em outro país? E Lucas? Logo agora que Lara passou a enxerga-lo, ela irá embora para sempre?

"As inscrições logo estariam abertas. Sua mãe insistira que ela decidisse de uma vez. A garota acabara se acostumando com a frase que ela usava quase que diariamente: "É uma oportunidade única na vida, filha!". A garota sabia disso e tinha medo. Medo de não passar e sentir-se vazia, sem conteúdo. Afinal, a inteligência era a coisa mais importante que tinha. Na verdade, era a única coisa mais importante e que valorizava em si. Ela se orgulhava disso. Então falhar não podia ser uma opção. Se fosse tentar, seria para passar."

Lara passa na difícil prova, e agora é preparar as coisas para a grande viagem. Mas chegando na Instituição, Lara começa a passar por difíceis pertubações. Conseguira fazer amizade com Irene, a outra brasileira que também passara no teste, Hugh, um inglês muito charmoso e Patrick, um americano que adora futebol. Mas também conseguiu irritar diversos estudantes só pelo simples fato de estar ali. Outras coisas esquisitas começam a acontecer com nossa protagonista, ela sente muito sono, sua miopia que antes era irreversível, agora não a incomoda mais, e o mais estranho de tudo: Um pombo se comunicou com ela! Mas afinal, o que esta acontecendo?

"Esse lugar está me fazendo mal, concluiu sentando-se em um dos inúmeros bancos de pedra absurdamente gelados espalhados pelo jardim. Suspirou e fechou os olhos. Não havia motivos para entrar em pânico. Bom, na verdade havia. Um pombo falara com ela! Isso não era considerado normal, certo?"

Com uma narrativa em terceira pessoa, IJP vem para levar o leitor há um mundo de jovens super inteligentes. A autora não foca somente na Instituição. Ela trabalha a vida de Lara antes de entrar na mesma. Sua família que é a base de tudo para ela. A personalidade de Lara é marcante e realista. Tenho certeza que vocês vão se identificar com ela em algum ponto da história. A diagramação esta boa, com poucos erros de revisão. A capa, bem, vou ser sincera. Prefiro a da 2º edição. Esta ficou feia em comparação a nova, mas remete a uma parte do livro que eu queria muito descobrir.... afinal, o que o urso e a cobra tem a ver com a história de Lara? Leiam o livro! rsrsrsrsrrsrs Infelizmente as folhas são brancas e o livro não possui aquelas orelhas nas capas. A capa tbm é bem mole e o tempo todo eu fiquei com medo de amassá-la! ¬¬

Sou fã da literatura nacional, e sempre que gosto de um livro, o indico sem pensar duas vezes. Gosto mais ainda, quando a história é ambientada aqui, no Brasil. Mas isso não deixa a desejar no livro. A autora soube trabalhar com maestria os acontecimentos nos dois países, Brasil e Londres. A descrição dos cenários, pontos turísticos, clima... Tudo muito bem feito! O que mais me empolgou neste livro, foram as pequenas indicações do livro preferido da autora: Harry Potter. Eu não li os livros, mas só pelos filmes, consegui distinguir vários pontos. O que me incomodou um pouco no livro, foi a utilização da língua inglesa. Bem, ela estava traduzindo tudo, então porque algumas frases e palavras tinham que ser em inglês? Nada contra.... já li outros livros que eram assim, mas para mim, incomodou um pouco. Afinal, o livro é nacional!
Este volume serve mais como um introdução. Muito mistério ronda a Instituição e Lara não descobriu nem a metade deles ainda. Muitas perguntas ficaram no ar e claro, aquele gostinho de quero mais!

Super indico essa leitura. IJP vem com tudo com sua 2º edição super linda e caprichada. Se você ainda não leu, não perca tempo e embarque nessa aventura com Lara, descubra junto com ela o que o grande castelo da Instituição esconde! Você não vai se arrepender!

" Lara sentiu seu coração apertar e o estômago revirar. Qual era seu papel em tudo aquilo? Era uma simples garota! Estranha, mas simples. Queria apenas passar em uma boa universidade e conseguir dinheiro para ajudar sua família. Como conseguiria lutar contra essas pessoas, sendo que sempre evitava brigas?"

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

Helaina 19/11/2013

Excelente e promissora escritora brasileira!
Antes de começar essa resenha, eu preciso agradecer, e dizer que foi uma honra ter tido a oportunidade de ler o livro antes de ele ser publicado. As editoras estão perdendo um best-seller em minha opinião. Não vejo a hora de ter o livro nas mãos e com dedicatória!

Mas, de que livro é esse que eu estou falando? Trata-se do primeiro livro da série Instituição Para Jovens Prodígios da Luene Alves chamado A Seleção. É uma estória cheia de mistério com um toque de fantasia e um pouco de romance.

Lara é boa filha, consciente da condição financeira pouco confortável da família e boa irmã. Eu me identifiquei muito com a ela, principalmente com o jeitinho tímido e nerd dela.

"Nerd era sinônimo de ser uma garota sem vida social, sem experiências amorosas, vivendo na internet e tirando boas notas na escola."

E certa falta de sorte com os garotos...

"Ou eles não queriam nada com ela, ou ela não queria nada com eles."

Mas tudo muda na vida de Lara com o anúncio de uma prova que dará o direito, a quem for aprovado, estudar na Instituição Para Jovens Prodígios, na Inglaterra. Um lugar onde ela poderá dar continuidade a seus estudos com excelentes professores. Uma chance única na vida dela.

A prova não é nada fácil e o nervosismo de Lara ultrapassa as páginas a tela do computador. Eu quase fui estudar um pouco quando chegou o dia da prova. Senti a ansiedade da Lara como se fosse comigo. Entrei totalmente na estória. Adoro quando um livro faz a gente se sentir assim.

Com a aprovação, Lara e mais alguns jovens de todas as partes do mundo que também foram selecionados, vão para Londres onde ficam em um hotel de onde seguirão para a IJP. Apesar de estar em um lugar estranho onde não conhece ninguém, Lara aproveita bem sua estadia tanto no hotel quanto na cidade. Eu, depois de ler, fiquei ainda com mais vontade de conhecer Londres ao vivo!

A instituição é incrível! Basta dizer que é um castelo! E eu AMO castelos! Queria muito poder morar em um (o difícil deve ser fazer a faxina nele... rsrs). Situado na cidade de Sheffield, ao norte da Inglaterra, esse é o novo lar de Lara até terminar seus estudos. Só que, aos poucos, ela começa a duvidar que essa oportunidade tenha sido algo realmente bom. As situações pelas quais ela passa são no mínimo estranhas e Lara começa a duvidar até de sua sanidade mental. Mas a quem pedir ajuda estando tão longe de casa? Em quem confiar?

Parei! Não vou contar mais nada para não estragar a surpresa para os futuros leitores quando o livro for publicado, mas alguns detalhes eu não posso deixar de ressaltar sobre a escrita em si.

O livro Instituição Para Jovens Prodígios: A Seleção é do tipo que traz aquela leitura impossível de largar. Toda vez que eu pegava para ler, só parava quando a bateria do notebook começava a reclamar. Demorei um pouco para terminar de ler exatamente por isso. Se fosse um livro impresso acho que uns 3 dias teriam sido suficiente para terminar a leitura (sou uma negação pra ler no notebook).

As descrições das cenas também estão muito bem feitas. Não foi só a ansiedade antes da prova da Lara que eu senti enquanto lia. Também senti (e com muito gosto) o clima frio europeu e salivei em muitas das vezes em que a Lara ia fazer suas refeições na instituição.

Os diálogos também estão muito bem distribuídos pela narrativa (feita em 3ª pessoa) e o mistério da estória é mantido até as últimas páginas (na verdade ainda sobra mistério para os próximos livros).

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2013/01/resenha-instituicao-para-jovens.html

Marina 17/06/2013

Não coloquei todos os dados do livro porque a versão que eu li não é a versão oficial, lançada recentemente pela editora Biblioteca 24horas. Eu ganhei o livro em PDF da Luene e demorei uns 200 anos pra ler (kkkk) porque não consigo me acostumar a ler no computador. Provavelmente vocês vão pensar: "ah, mas você lê blogs...". Eu leio blogs, mas fico trocando toda hora para outra guia do navegador, geralmente Facebook e etc. Sou muito desorganizada!

Vou tentar explicar mais ou menos como é a historia, para quem tem preguiça de ler sinopses: Narrado em terceira pessoa, Instituição para Jovens Prodígios conta a história de Lara Müller uma garota muito inteligente (e CDF) que faz uma prova para ir estudar na Instituição para Jovens Prodígios, que é como uma faculdade de gênios. A prova é mais ou menos o pão que o diabo amassou e deixa todas as nossas provas de vestibular (e a de outros países) no chinelo. Lara, muito inteligente, é aprovada. E a partir daí sua vida toma um rumo completamente diferente. Além de se preocupar com os estudos, tentar se adaptar as culturas diferentes, a nova rotina, Lara ainda tem que lidar com todo o mistério que ronda a Instituição, e é claro, um pombo falante.

Eu estava na dúvida se escrevia uma resenha sobre o livro agora, ou esperava ter o livro "em papel e tinta" em mãos. Mas eu não consegui resisitir e tive que escrever alguma coisa, até porque não sei quando vou poder comprar o livro, hehe. Não sei muito bem o que dizer sobre IJP, até porque ainda estou processando a história. O final foi muito surpreendente e eu não esperava uma coisa dessas. Tive minhas desconfianças sobre a Instituição, mas teve uma coisa que nem imaginava. Não posso dar spoiler, então vocês vão ficar na curiosidade. É difícil falar do livro sem dar spoiler, dá vontade de comentar cada trechinho e frase do livro.
A narrativa é muito envolvente e escrita de forma simples, os diálogos não ficaram forçados ou muito "artificiais", são conversas que poderiam muito bem ter acontecido na vida real. Algumas gírias apareceram de vez em quando e isso só deixou a leitura ainda mais envolvente.

Gostei bastante dos personagens e me identifiquei um pouco com a Lara, não estou falando que sou um prodígio (quem dera!), mas porque ela é muito CDF e nada popular. A verdade é que todo mundo ama protagonistas nerds. kkkk' É claro que eu também fiquei orgulhosa da Irene por ter passado na prova, apesar de desconfiar dela. Ela é brasileira também, e mineira, uai. Ainda não confio no Hugh, tenho que ler os próximos livros para ter uma opinião sobre ele. Adorei o jeito tímido do Akira e me irritei muito com Robert.

Instituição para Jovens Prodígios é um livro muito bom e envolvente. Fiquei super ansiosa para saber o que ia acontecer, o que é a Instituição e todos os mistérios do livro. Torci muito para a Lara descobrir logo o que estava acontecendo e até senti saudades da família dela. Não vejo a hora de ler as continuações!

site: https://marina-menezes.blogspot.com/

MILA 12/02/2013

Posso dizer que este livro me trouxe muitas surpresas, ele é envolvente, viciante, intrigante e misterioso.

Li o livro em poucos dias, a narrativa é caprichada, e você tem surpresas a cada página, as perguntas ficam na sua cabeça com cada surpresa que você vai tendo conforme lê. E ao final do livro as perguntas continuam lá, mais calma, isto não atrapalha em nada na leitura do livro, e como diz a autora, faz parte do mistério, e só faz você desejar mais ainda o próximo livro.

Fiquei encantada com os personagens, Lara é forte e sabe o que quer, às vezes tem alguma crise de medo, insegurança talvez, é uma nova etapa da vida dela, ir para uma nova “escola”, fazer novos amigos, encarar um novo lugar para morar, longe da família que tanto ama, e longe de um possível novo amor.
Lá ela conhece Irene, sua nova colega de quarto e a única brasileira do grupo, junto com Irene vem Hugh, Patrick e Akira.

O que dizer de Hugh? Lindo, carinhoso e protetor. É o sonho de toda garota, mais ele tem algo a esconder.

"Escondida entre o tecido da blusa, estava o colar que
ganhara de Hugh. Ele nunca perguntara nada, nem sequer
tocara no assunto. Então ela também fingia que não sabia de
nada. Lara, no entanto, não conseguia deixar de usá-lo. Parecia
ser a única conexão que tinha com ele. Além do mais, era um
pingente de livro! Ela amava livros. Como ele adivinhara?
Para de pensar nele, pensou irritada."

E não pensem que não temos um "vilão" na história, temos sim e ele se chama Robert. Ele é o bad boy, mais ele parece ser mau mesmo, eu costumo gostar dos bad boys, mais este eu não gostei muito, hehe
Ele me deu um certo arrepio.

"Lara não podia fazer nada. Na verdade, não conseguiria
fazer nada. Robert iria beijá-la. Não, pensou sentindo sua mão
levantando. O garoto ainda olhava-a do mesmo jeito nojento e
asqueroso.
Não soube como fizera, mas sua mão voou em direção
ao rosto do garoto, esbofeteando-o com toda a força que tinha.
A raiva havia crescido monstruosamente e o tapa ressoou pelo
jardim. Todos ao redor olharam espantados."

Pág 362

Coisas estranhas começam a acontecer com nossa protagonista, sua miopia melhora 100%, entende o que seus amigos estrangeiros estão falando sem mesmo fazer algum curso, ela começa a ver coisas, um pombo fala com ela.. Isso mesmo, um pombo..

Lara pensa que está ficando louca, afinal se comunicar com um pombo não é normal. E quase no final do livro descobrimos o que o pombo é. O que é uma surpresa, então outra pergunta paira na sua cabeça, O porquê?

Suas 445 páginas voam e você nem sente, então eu mais que recomendo este livro, e digo mais, quem é fã de Fallen vai amar este livro.

Desejo mais que tudo a continuação, pois Luene tem o dom da escrita e nos faz sonhar a cada página.

Eu senti falta de mais romance no livro, mais nem por isso o livro não nos faz suspirar, ele tem romance, mais é leve. Porém já fiquei sabendo que o próximo volume terá um pouco mais de romance.

Bom, estou torcendo para que a Autora consiga uma editora o mais rápido possível, pois Luene tem um talento nato. Eu apoio com toda certeza a publicação e vou querer um exemplar para exibir na minha estante.

Gabi 03/02/2013

Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção - L. L. Alves
Resenha escrita por Gabriella de Ramos para o blog Vida de Bookaholic.

Logo de cara somos apresentados à Lara Müller uma garota que vive em uma área pobre da cidade do Rio de Janeiro e que tem como característica marcante sua inteligência. Como a boa e velha nerd que é, Lara tem uma paixão platônica, não possui muitos amigos e nem faz parte do grupo mais popular da escola. Afinal, são poucos aqueles que costumam passar o tempo ao lado da irritante sabe tudo.

Mas eis que surge a notícia que mudaria sua vida: a importante Instituição para Jovens Prodígios avaliaria vários estudantes, entre 17 e 20 anos, ao redor do mundo a fim de recrutar as mentes mais brilhantes. Os escolhidos passariam os três anos seguintes estudando na sede da Instituição, localizada na Inglaterra inveja, e seria o mesmo que estudar em uma universidade além das expectativas.

Uma oportunidade única que mudaria a vida de qualquer um para sempre.

Mesmo com o nervosismo e a insegurança Lara resolve apostar em si mesma e fazer a temida prova. Depois de muito estudo e vários surtos de insegurança, porque ninguém é de ferro, a menina realiza a prova.

E para total felicidade ela consegue a aprovação.

Acontece que tal aprovação é sinônimo de uma grande mudança, a maior que sua vida poderia ter. Nada mais seria da mesma forma e Lara nunca mais seria a mesma.

Essa ideia é consolidada quando nossa adorável nerd finalmente se muda para a tão conceituada Instituição e em meio ao processo de adaptação uma série de acontecimentos passa a incomodá-la. Uma trama de mistérios a envolve e se torna cada vez mais difícil descobrir o próximo passo que deve ser dado.

Eu tinha uma super curiosidade pra ler o livro da Lu, porque ao acompanhar o blog dela eu observava seus esforços pra transformá-la em algo realmente maravilhoso. Acredito que tais esforços tenham valido muito a pena, já que o livro em questão realmente se tornou maravilhoso, em cada paragrafo lido nota-se o capricho da autora. A trama é bem elaborada, os personagens bem construídos e a narrativa... também não fica atrás.

Eu me identifiquei tanto com a Lara, acho que a Lu se inspirou em mim haha, acredito que isso se deva ao simples fato dela ser a grande nerd da escola que qualquer outra coisa. Lara, querida, nossas médias são idênticas haha. Mas brincadeiras a parte...

Os personagens foram criados de forma que faz com que você pense se não seria capaz de encontrá-los por aí. É impossível não se identificar com algum deles, não entendê-los ou condená-los.

É impossível ficar indiferente a trama. Lu, obrigada por me permitir conhecer a Instituição e a Lara, obrigada por compartilhar seu sonho e um enorme muito obrigada por me fazer conhecer seu talento.

Irinia Zachello 18/01/2013

Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção
Bom, não quero falar aqui mais do que a sinopse informa, senão não terá graça nenhuma. Já que o livro ainda não foi publicado, então temos que manter o interesse a flor da pele, dos leitores da Luene.

Lara, uma garota de 17 anos, super inteligente, incentivada por sua mãe participa de uma "vestibular" para a Instituição. E ela não sabe ao certo se é isso mesmo que quer, afinal deixar família e um quase novo namorado não é fácil. Sempre se sentiu diferente por a maioria das vezes ser a melhor da turma, isso causa um impacto. E não tem muito jeito com os rapazes. Então vai seguindo o curso da vida e acaba na Inglaterra. Na instituição, no meio de outros mil jovens "prodígios" como ela. Convivendo com culturas diferentes, línguas diferentes. Deve ser difícil, ir assim de supetão para outro país sem conhecer ninguém.

E na Instituição ela faz amizade com Irene, super me identifiquei com ela genteeee. Olha ela se chama Irene e tem cabelo vermelho e eu Sou Irinia e tenho cabelo vermelho... Oh! Lu, ela podia se chamar Irinia não? Hahahaha.

Então ela resolve de vez falar com Irene e o melhor é que ela são colegas de quarto. Mas após alguns dias. Ela começa a se sentir estranha. Muito estranha e ouve vozes em sua cabeça. E descobre que essa vozes é de um pombo. Sim, de um pombo. Gente, até ler o final desse livro, achei o pombo muito sinistro. Adorei. E sem querer começam situações em que ela arranja alguns inimigos. E ela se sente desconfortável com isso, pois não faz parte de sua vida.

Ela começa a perceber muitas coisas que estão a sua volta. e começa mesmo a questionar o que é essa Instituição.

Olha, eu tenho é que agradecer a Vida, por ter me deixado encontrar a Luene, porque é tão legal acompanhar todo esse processo, toda essa batalha da publicação de um livro. É tão importante, continuarmos de pé após tantas quedas. E saber que essa não é a última, e que terá muitas outras chances.
Porque eu não tinha ideia de como é publicar um livro. Do trabalho que tem. Bendito seja meu blog, que assim consegui ver o que é realmente esse mundo pela visão de escritores. E consegui ver os dois lados hein? De quem pode e quem pode menos. Se é que me entendem.

Para mim, ler esse livro, foi legal, instigante, foi curioso, deu vontade de quero mais. Uma história única. Não podemos dizer que existe outra Lara Müller por aí. A leitura é tranquila do começo ao fim, e com toques de "Ai Meu Deus que negócio é esse?" Ai você vai lendo mais e mais, pra descobrir o que realmente quer dizer aquilo, eu amei a parte da revelação do pombo, embora já estivesse desconfiada... E tenho minha desconfianças com o urso e a cobra... Será? Não sei... Mas esperarei pelo próximo livro.

Luene, Parabéns! Como disse a você na Ordem dos Blogueiros, eu achei que estava lendo um livro de alguém experiente e não de alguém que está iniciando há pouco tempo. Você escreve maravilhosamente bem e tenho certeza de que seu livro irá vender muito quando descobrirem. Você é capaz de manter o ritmo do início ao fim. Sem fazer a gente dar uma parada para respirar, uma página atrás da outra até o final. E isso não é um elogio, é fato! Incontestável!

1 | 2 | 3 | 4