A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Lari ... 12/04/2024

Vale tudo por amor?
Escrito por Alexandre Dumas, filho, A Dama das Camélias é um clássico que retrata a vida de uma cortesã francesa, Marguerite Gautier e seu amante, Armand Duval no ano de 1847.

Durante a narrativa somos apresentados a história de amor das personagens e seus conflitos, o que nos faz refletir que mesmo tendo passado mais de 170 anos da sua publicação, a história continua atual, retratando a difícil vida da prostituição, das mulheres que são tratadas como objetos; desejadas as escondidas pois aos olhos da sociedade e dos "bons modos" são descartáveis.

"Todos os que se acercam de moças como eu querem sondar as mínimas palavras que dizemos, tirar uma conclusão das nossas ações mais insignificantes. Naturalmente, não temos amigos."

"O direito de ter coração nos é impedido, sob pena de sermos criticadas e de arruinarmos nosso crédito. Não pertencemos mais a nós mesmas. Não somos mais gente e sim coisas. Somos as primeiras em seu amor-próprio e as últimas em sua consideração."

Logo no primeiro contato, Armand se vê encantado, e apaixona-se instantaneamente por Marguerite, que é retribuído em pouco tempo com o mesmo ardor, embora esse romance se torne forte, ele enfrenta críticas da sociedade e da família de Armand.

Em alguns momentos da narrativa, Armand que mesmo sabendo da vida e das condições de Marguerite, acaba agindo e exigindo coisas que a protagonista não pode fazer, chegando ao ponto de tomar atitudes infantis que machucam a ambos.

Ao final do livro, a leitura se torna emocionante com os os últimos capítulos, que são relatados através das cartas que Marguerite deixou para seu amado, esclarecendo suas atitudes e seu sofrimento.

"Que minha vida passada não me dava nenhum direito de sonhar com semelhante futuro, e que eu aceitava responsabilidades às quais meus hábitos e minha reputação não davam nenhuma garantia. Enfim, eu o amava, Armand."

Marguerite é uma protagonista forte e determinada, sabe o que quer e luta por sua felicidade, mesmo que curta. Uma mulher que quer viver o amor, mesmo sabendo dos preconceitos que iria enfrentar, se entregando e renunciando aos luxos, por uma vida simples e pacata ao lado do seu companheiro.

"Se os homens soubessem o que se pode obter com uma lágrima, seriam mais amados e nós lhes custaríamos menos."

A história se torna mais emocionante, sabendo que foi baseada no próprio romance que o autor teve com uma cortesã, nos levando a  imaginar o sofrimento do próprio ao escrever esses relatos de uma forma tão profunda e ardente!

Enfim um clássico que deve ser lido com certeza.
Léo 12/04/2024minha estante
Que resenha incrível, Lari! Você escreve muitíssimo bem e, sem dúvidas, despertou meu interesse de ler esse clássico. Parabéns! ?

Lari ... 12/04/2024minha estante
Obrigada pelo carinho, Léo! Espero que goste tanto quanto eu gostei. ??

Léo 15/04/2024minha estante
A resenha está excelente, ler ela fez eu me lembrar melhor do livro. Rsrs
Parabéns! ??

Lari ... 15/04/2024minha estante
Muito obrigada, Léo! É um livro fantástico. ??

veneza. 11/04/2024

Que sublime criancice é o amor!
Céus, que livro lindo. A paixão retratada é perfeitamente compreendida e profunda, uma maravilha de se ler. Quantas vezes suspirei aos diálogos aspirantes ao amor puro! Porém quantas vezes também bufei por aquele tolo de Armand. É uma história trágica, e também agora meu romance favorito. Saber que é real me abala mais ainda. Gostaria de ler como se fosse a primeira vez novamente.

Fabi 11/04/2024

Vontade de ofertar uma camélia
Há tempos querendo ler A Dama das Camélias. Finalmente consegui e adorei. Dá para entender muito bem como fez grande sucesso no Teatro, Ópera e Cinema. O livro é muito bom do início ao fim. Confesso que ali pela metade eu já queria o final ansiosamente, mas valeu cada página. A história de amor intensa e turbulenta de uma cortesã francesa muito famosa e um jovem de uma família tradicional é o pano de fundo para um texto com muitas críticas à sociedade da época. A narrativa é linda e emocionante. Os personagens desnudam os seus sentimentos e acompanhamos o desenrolar dos acontecimentos como se estivéssemos naquela Paris do século XIX, frequentando aqueles teatros e mesas de jantar, sendo testemunhas dos olhares, encontros, trocas de cartas, artimanhas e visitas inesperadas. Observamos como a hipocrisia e a importância de "manter as aparências" influencia o destino das pessoas. Muito interessante saber que a história é baseada no relacionamento do próprio Dumas Filho com uma cortesã. Fico imaginando os sentimentos do autor ao escrever essas páginas. Talvez seja um dos motivos que tenha se tornado um clássico. De verdade, fiquei com vontade de comprar uma camélia para ofertar à Marguerite tal qual no início do livro.

Melissa.Julia 08/04/2024

Foi meu primeiro contato com Alexandre Dumas, depois do breve filme do Conde de Monte Cristo. Pela adversidade das duas obras não imaginava que uma leitura me cativaria tanto. Me apaixonei instantaneamente pelas personagens. Foi uma das histórias mais tristes que li, e senti um profundo pesar pelo fim. Nenhum dos dois merecia isso, amaram se tanto pra nada. Parece que fui eu que perdi alguém que amava. Amei esse livro, acabo de ganhar um novo autor favorito.

70srock 02/04/2024

"Mas, fosse uma regra, não valeria a pena escrevê-la."
Não estava com muito ânimo para ler pois minha iniciativa foi para fazer um trabalho escolar, mas me surpreendi! A história cativa o leitor de tal forma que ficamos ansiosos pelo final para descobrir a verdade que Marguerite tanto escondia. A leitura é fácil e a narrativa flui bem. Gostei bastante do livro, com certeza indicaria para alguém.

Idayane.Ferreira 30/03/2024

Uma cortesã francesa?
Este livro do Alexandre Dumas Filho me fez refletir muito sobre a hiprocrisia da sociedade em relação as cortesãs? A vida da Marguerite é trágica do início ao fim - ainda que ela tenha vivenciado o amor verdadeiro do jovem Armand Duval, que tenha aproveitado dos luxos proporcionados pelos amantes ricos, sua condição de prostituta marca toda a sua vida ao ponto de ela ter sido convencida pelo pai do jovem que a relação dos dois destruirá o futuro do rapaz e optar por desistir do amado.

Rusbis 27/03/2024

Ameeeei demais. Um baita dramalhão com. Romance é sofrimento digno fis bons clássicos da literatura. A escrita do autor é extremamente fluida e nos faz devorar essa belezura rapidinho.

Ari Phanie 27/03/2024

Comovente

Não sou grande fã de livros de histórias românticas. Leio uma vez ou outra, mas normalmente me decepciono. No entanto, quando se trata de histórias de amor clássicas, quase nunca isso acontece. Mesmo quando a temática já tenha se repetido em outros livros, é quase certo que eu vá gostar. E o mais legal quando se trata de clássicos é que eu provavelmente vou curtir todas as categorias: enemies to lovers, friends to lovers, slow burning, etc. A Dama das Camélias está na categoria "amores impossíveis", e esse já foi um tema bastante batido entre autores contemporâneos com suas histórias de namorados com doenças terminais, e etc. O clássico mais conhecido nessa categoria é, sem dúvida, Romeu e Julieta. Mas felizmente, eu gostei mais da história de amor fadada ao fracasso do Dumas Filho do que do Shakespeare.

A sinopse do livro é simples: jovem fidalgote sem muita grana se apaixona por uma cortesã cara e super cobiçada. Logo de início, sem delongas, já sabemos que a história não vai ter nenhum final feliz. E eu até achei que assim era melhor, mais fácil para que não houvesse como me apegar, mas na metade da história, eu já estava tão envolvida pelo caso de Marguerite e Armand que estava torcendo para um final diferente. Claro, não há um, mas toda a trajetória é bem bonita de acompanhar. Confesso que Marguerite é muito mais interessante que Armand, que ora sim, ora não tem um ataque infantil e faz caca.

Acho que a única coisa que eu diria que falta a esse livro é ênfase na trajetória de vida da Marguerite. Há muito pouco sobre como ela chegou até ali, o que aconteceu para que ela se tornasse quem era. Foi apenas casualidade ou algo mais? Não há muitas respostas. No entanto, isso não desfavorece a história que é singela, triste e comovente. É um livro bem rápido de ler, com narrativa simples. Um livrinho para ler em tardes chuvosas e tranquilas.

"(...) sou daqueles que acreditam que o muito está no pouco. A criança é pequena, mas encerra o homem; o cérebro é estreito, mas abriga o pensamento; o olho não passa de um ponto, mas abrange léguas."
Nath 27/03/2024minha estante
Boa resenha, mana ????
O autor é filho do grande Alexandre Dumas! Herdou o talento do pai ! Eu sou fã dos livros do Dumas pai, darei uma chance ao filho só por isso ?

Ari Phanie 27/03/2024minha estante
O filho é bom mesmo, mas o pai é melhor kkk

maria.bolfe 16/03/2024

Começando pelo fato de que eu não gosto muito de livros ?de época? me surpreendi porque gostei bastante. Foi uma leitura bem fluida.
É um livro interessante, com alguns pontos de emoção muito legais, me diverti lendo e foi uma leitura confortável e muito gostosa.
Como não é muito o meu estilo de leitura, senti um pouco de dificuldade no começo, mas logo me adaptei.

Isabelle 11/03/2024

É um livro gostoso de ler. Nunca li o Dumas Pai, então não posso comparar, mas A Dama das Camélias é um livro fácil de ler e ao mesmo tempo atiça sua curiosadade para o contexto histórico de sua escrita. Recomendo para uma leitura simples.

harumi 11/03/2024

"a inocência das mulheres pertence ao primeiro amor"
A maneira como a narrativa é construída faz a experiência de leitura ser mt mais interessante e deixa o leitor curioso para descobrir o desenrolar da história. é um livro bem dramático, justamente pela relação melosa de armand com marguerite que enfrenta diversos desafios. com um final extremamente triste, essa história não trata apenas de um amor que não deu certo, mas também do papel exercido pela mulher daquela época, levantando várias reflexões acerca do modo de tratamento das chamadas mulheres da vida ou cortesãs e sua explícita exclusão da sociedade até nos dias atuais

Ingrid 25/02/2024

A dama das camelias
É um livro boa mais não é do meu estilo de leitura, é um livro de época muito dramoso não sei se gostei ou odiei por isso dei 2 e é um livro que ela se modela muito.

Vanessa1073 19/02/2024

Essa é uma daquelas obras que todos deveriam ler, tanto para entender o contexto da época, quanto pelas discussões que são feitas ao longo dos diálogos.

É interessante ver o desenvolvimento da relação da protagonista com seu interesse amoroso, enquanto as demais pessoas nem a consideram como um ser humano que também possui sentimentos e desejos "dignos".

O desfecho foi como eu esperava, um ar de romantismo que resolvia certas questões sociais dessa forma, quase como se, assim, tudo de indigno que aconteceu fosse purificado e perdoado.