A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Rosa 07/04/2020

o amor puro de uma cortesã que teve uma vida de pecados, mas morreu como uma cristã.

"a história de Marguerite é uma exceção, repito, mas se fosse uma generalidade, não teria valido a pena escrevê-la".

Eduarda Duarte 10/04/2020

A Dama das Camélias, Alexandre Dumas Filho
'A Dama das Camélias' é um romance de Alexandre Dumas Filho. Publicado em 1848, a obra tem um tom levemente autobiográfico.
Soa interessante como mesmo com personagens um tanto maçantes e clichês, o escritor consegue construir uma dinâmica interessante e chamativa ao leitor.
Confesso que nada tem de muito inovador no sentido de roteiro, mas a narrativa é de uma sagacidade e deleite inestimável.

Felipe 12/04/2020

Confesso que me vi em alguns momentos na figura de Armand, que criava várias situações inexistentes por puro ciúmes (quem nunca?). No começo achei a Marguerite um pouco irritante, mas compreendi que pela vida de cortesã, ela utilizou muito da personalidade para se defender e tentar não se iludir com um amor "impossível". No fundo, senti mais empatia por ela, apesar de ter achado fofa a dedicação do Armand em conquistá-la. Não está entre os melhores livros da minha vida, mas recomendo a leitura, principalmente para deixarmos de julgar o "amor cego" de outras pessoas. Muito difícil julgar relações não estando na situação específica. Enfim, vale a leitura!

Luciano 16/04/2020

"Um documento social, mas sobretudo um belo hino ao Amor."
Fica difícil evitar comparações entre Marguerite e a protagonista de Lucíola, do Alencar. Tanto a Dama das camélias quanto Lúcia eram boas demais para a sociedade em que viviam, contra qualquer expectativa daqueles que as viam apenas como cortesãs.

July 25/04/2020

A Dama das Camélias
Clássico da literatura mundial, A Dama das Camélias, conta a história de amor entre um jovem estudante burguês e uma cortesã (amante de luxo) parisiense do século XIX. Este romance é escrito por Alexandre Dumas Filho, filho do famoso Alexandre Dumas, autor de nada mais nada menos que O Conde de Monte Cristo.

Marguerite Gautier é uma famosa cortesã de Paris, onde já teve (tem) muitos amantes. Sua beleza atraí os olhares de muitos cavalheiros dessa cidade, e não seria diferente com o jovem Armand Duval, que se apaixonou pela moça na primeira vez que a viu, e logo teria essa paixão retribuída.

Dada as posições de cada um na sociedade parisiense do século XIX - um jovem de boa família e uma cortesã -, já podemos imaginar todas as dificuldades que seria manter esse amor. Uma mulher com um passado cheio de amantes (em uma época onde a virgindade valia muitos francos) "O próprio amor que inspiram, já o venderam. Elas amam por ofício, não por encantamento". Um rapaz que não tem todos os meios suficientes para sustentar os prazeres (luxos) que antes essa mulher ostentava (vestidos dos melhores tecidos, uma carruagem com os melhores cavalos). Uma família que não aceita seu filho se deixar levar por uma mulher com tal reputação.

Marguerite nunca se apaixonou por nenhum de seus amantes, o mesmo não aconteceu com eles. Mas Armand era diferente, despertou algo que até então era desconhecido. E eles se permitiram viver esse amor contra as conformidades sociais. Não seria fácil. Eles teriam que lutar.

O narrador se permite olhar Marguerite de uma forma mais amena, não a jugando pela a vida que leva. E termina o livro assim:
"A história de Marguerite é uma exceção, mas se fosse uma generalidade, não teria valido a pena escrevê-la."

Dani 03/05/2020

Um livro que conta uma história de amor extremamente triste.
Feito com uma narrativa incrível.

Bia Mazzucchelli 04/05/2020

Gosto de ler e de se distrair
Apesar de eu ter lido esperando encontrar algo mais parecido com Moulin Rouge gostei de como a história se desenvolveu

Paizinha 04/05/2020

Para quem gosta de romances
Essa é uma história autobiográfica escrita pelo filho ilegítimo de Alexandre Dumas, autor de O Conde de Monte Cristo e Os Três Mosqueteiros.

O conflito todo se dá porque o romance se dá entre um jovem rapaz bem quisto na sociedade francesa do século XIX e uma cobiçada cortesã.

Prof. Edivaldo 04/05/2020

Indecisão
Obra excelente, muito bem narrada. Há momentos que cheguei a ficar com raiva de Armand, mas vendo tudo pela sua ótica, ele tinha razão. Altamente recomendável.

Lua 08/05/2020

Amor Verdadeiro e Deveres Sociais
O livro escrito pelo filho de Alexandre Dumas trata de um romance bastante detalhado entre um estudante burguês que se apaixona perdidamente por uma cortesã famosa. Por sê-lo, Marguerite sofre muito preconceito em meio a Paris de 1848. Os deveres sociais, os bons costumes e a boa reputação valia muito naquela época.
O livro é um convite para pensarmos sobre o valor das coisas, mas sobretudo do coração de uma pessoa independente do que faz (nesse caso, com o corpo e com os hábitos).
Conquistar o amor de uma cortesã aos olhos do narrador é uma tarefa para poucos, difícil de ser alcançada, e o mais interessante é que Alexandre Dumas Filho realmente viveu algo semelhante na sua juventude. Em A Dama das Camélias, Marguerite nada mais é do que a personagem inspirada na história intensa que viveu com essa mulher que passou por sua vida, mas por conta de deveres sociais e de um triste infortúnio, a história teve de ser interrompida.

Joana D'Arc 11/05/2020

"Não sou o apóstolo do vício, mas quero fazer-me o eco da nobre infelicidade onde quer que a ouça chamar."

Gostei muito deste livro, considero a história simples, sem nada de extraordinário e acredito que isso se deve ao fato de ser uma história real.
Todos os fatos marcantes contrariaram minhas expectativas, mas ao mesmo tempo predenram minha atenção.
E diante de toda frustação dos acontecimentos do livro e da vida que talvez o que nos resta é ser como o "eco da nobre infelicidade"...

Recomendo a todos que querem ler um bom clássico que não tem fatos surpreendentes, muito pelo contrário tem como plano de fundo a vida normal e todo esse cotidiano de pessoas tão divergentes nos acolhe.

Daiane 16/05/2020

Lendo o livro lembrei muito da forma que Machado de Assis e José de Alencar escreviam, são meus autores brasileiros clássicos favoritos.
Eu amei o livro

L.M. 29/05/2020

"Como nossos pais."
É a frase que me veio imediatamente à cabeça no final do livro. Um romance, uma tragédia. Acima de tudo, um retrato social de como a sociedade não evoluiu tanto quanto imaginamos. Também uma importante reflexão sobre nossos relacionamentos, sobre estar com o outro e no que tudo isso implica.

Manu 30/05/2020

Achei a história interessantíssima e nunca tinha lido alguma coisa parecida. A narração contribui pra que você se sinta parte da história e desperta seu interesse pra saber como ela se desenrola (mesmo você já sabendo o ?final?). Recomendo, com certeza.

Rebeca 31/05/2020

Envolvente
O escritor constrói uma narração excelente e personagens interessantes.