A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Regis 13/02/2024

Um trágico e maravilhoso clássico
A Dama das Camélias se passa em 1847 e foi lançado em 1948, em meados do século XIX, foi escrito pelo francês Alexandre Dumas (filho) baseado na experiência de sua juventude com uma cortesã chamada Marie Duplessis que, muito jovem, morreu de tuberculose impactando Alexandre Dumas (filho) a ponto de inspirá-lo a escrever esse romance de cunho autobiográfico.

A narrativa se inicia com o narrador tomando conhecimento do leilão dos pertences de Marguerite Gautier: uma elegante cortesã francesa que acabara de morrer de tuberculose.
A história vai sendo descortinada aos poucos, no início o personagem que narra a história não causa muita simpatia e sua curiosidade me parece completamente despropositada e sem sentido, mas ao seguir adiante, logo Armand Duval aparece e através de suas lembranças e de seu ponto de vista conhecemos Marguerite e seu destino de sofrimentos.

Armand Duval se apaixona perdidamente por Marguerite na primeira vez que a vê e um tempo depois se declara para ela que aceita tê-lo como amante, correspondendo seu amor em pouquíssimo tempo.
Apesar do pouco tempo de vida que lhe resta Marguerite decide que viverá aquele amor, mesmo que a sociedade ache que uma mulher em sua condição não devesse amar e ser amada.

O livro é cheio de questionamentos sobre a prostituição e o tratamento recebido pelas mulheres que são obrigadas a recorrerem a esse meio de subsistência e também levanta questionamentos acerca da hipocrisia da sociedade machista que inferioriza a mulher, achando-se no direito de possuí-las como um bem que denota status para depois descartá-las para proteger o nome da família e uma falsa honra que só é adquirida através do dinheiro.

A leitura é fluída e em um piscar de olhos as páginas voam enquanto seguimos esses personagens tão distantes de nossa realidade atual, mas mesmo assim com uma história de amor e preconceitos que acontecem até os dias de hoje.

Marguerite é muito inteligente e astuta e lida muito bem com o ciúmes, a possessividade, e as vezes, a imaturidade de Armand, que a ama, mas que exige dela coisas impossíveis para uma mulher em sua condição.
Reconheço que senti certa raiva da imaturidade de Armand, que mesmo tendo conhecimento prévio da vida que Marguerite levava, não consegue se abster de causar rugas infantis enquanto ela está apenas tentando sobreviver da única maneira que pode. Marguerite retribui seu amor, mas parece que apenas isso não basta para satisfazer sua necessidade e a todo tempo fica tentando mudá-la, mesmo ciente de não poder assumí-la completamente. Têm momentos em que ele é totalmente egoísta, mimado e cruel.

O amor dos dois, apesar do que citei acima, é um amor verdadeiro, mas, como acontece em muitos clássicos, esse amor terá objeções por parte da família e da sociedade tendo então um fim trágico que já está prenunciado no início do livro.

Magistralmente Alexandre Dumas (filho) soube colocar suas críticas e reflexões sobre a sociedade da época tocando o leitor profundamente com sua autobiografia e a tragicidade do que se passou.

A narrativa da parte final do livro é tão intensa e tocante que é impossível passar por ela sem verter uma lágrima se quer.

Apreciei muito a leitura desse romance histórico, que ainda diz muito sobre as relações de amor e do preconceito da sociedade que, por vezes, ainda parecem os mesmos de séculos atrás.
Recomendo para todos esse grande clássico.
Cleber 13/02/2024minha estante
Linda resenha, Régis! Tenho que parar de passar por aqui, minha lista de 20 livros para 2024 já está ficando com 200 livros :)
Adoro suas dicas de leitura??????

CPF1964 13/02/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Regis. Ela estava ótima...aí surgiu como por encanto...."VERTER"...... aí se tornou esplendorosa.... VER sua resenha e TER esta experiência foi inenarrável......

Regis 13/02/2024minha estante
Muito obrigada, Cleber! É sempre bom quando encontramos dicas de bons livros, minha lista desse ano também está crescendo astronomicamente. ??

Regis 13/02/2024minha estante
Agradeço imensamente a você, Cassius, por sempre estar prestigiando minhas resenhas e tecendo elogiosos comentários. ??

CPF1964 13/02/2024minha estante
Me sinto um privilegiado em poder ler as suas resenhas, amiga Regis. Que a sua paixão pela literatura seja eterna. Estarei sempre por aqui lendo e aprendendo com você. Obrigado de ??.

Fabio 13/02/2024minha estante
Essa muié é uma maquina de resenhar!
Que, isso!!! ???
Regis, minha querida, encontrar, adjetivos para as sua resenhas, são uma tarefa o tanto quanto trabalhosa, porque se não caio em vícios de repetição!!!!
Resenha, maravilhosa, e nesse skoob, ninguém resenha, tão bem como você!????

CPF1964 13/02/2024minha estante
Suas resenhas são impecáveis, Fabio.

Regis 13/02/2024minha estante
Também pretendo estar sempre aqui, Cassius, apaixonada por livros. E eu que agradeço de ?.

Regis 13/02/2024minha estante
Você foi bem lisonjeiro, Fábio, mas suas resenhas são sublimes e eu adoro lê-las. ???

Regis 13/02/2024minha estante
Vocês também sentem como é maravilhoso termos a oportunidade de ter essas interações com pessoas que compartilham do mesmo amor que nós?
Me sinto privilegiada de ter conhecido essa rede e poder compartilhar e receber dicas e saber da opinião de outros leitores. Vocês são muito queridos. ??

?????

Carol Abrantes 14/02/2024minha estante
Muito bom esse livrooooo

asisoynara 16/02/2024minha estante
Sempre quis encontrar alguém que tivesse lido esse clássico que eu tanto amo! Concordo com absolutamente toda sua resenha. Esse livro é muito marcante e deveria ter mais reconhecimento.

asisoynara 16/02/2024minha estante

Regis 17/02/2024minha estante
Tem razão, ele é marcante e maravilhoso, Nara. Ainda não consegui esquecer a profundidade de tudo que Marguerite passou, aquele relato final do diário dela não sai da minha cabeça.

HenryClerval 17/02/2024minha estante
Resenha perfeita, minha querida Régis! ??????

Regis 17/02/2024minha estante
Obrigada, Leandro querido! ??

Mey 07/04/2022

“A Dama das Camélias” é um romance escrito por Alexandre Dumas Filho, e desde sua publicação, lá em 1852, vem fazendo um sucesso estrondoso. A história de amor trágica entre uma cortesã e um jovem burguês encantou gerações, foi adaptada para o teatro e cinema dezenas de vezes. E já fez muita gente chorar, inclusive eu, lá atrás, com meus 15 anos, quando li esse livro pela primeira vez. Porém, essa emoção não sobreviveu a uma segunda leitura.

O livro conta a história de Armand Duval, que se vê apaixonado por uma cortesã disputada e famosa, Marguerite Gautier, a Dama das Camélias. O livro já começa com Marguerite morta e você sabe que essa história não acaba bem. Vamos ter Armand contando sua história para um desconhecido, que é fascinado pela Dama das Camélias.

Armand está devastado pela culpa e remorso e vai contar como nasceu seu amor, como foi seu relacionamento e porque ele terminou de forma tão trágica. Ele se diz um homem muito apaixonado, que enxerga Marguerite além da sua fama de cortesã e quer salvá-la dessa vida de excessos.

Quando li pela primeira vez, achei lindo esse desejo que ele tinha de ser o protetor de Marguerite, mas nessa segunda vez eu apenas me incomodei. Ele sempre soube o que Marguerite fazia, que ela tinha amantes e aceitou ser amante dela nessas condições. Mas ao longo desse relacionamento ele só cobra, dá ataques de ciúmes, desconfia dela o tempo todo e tenta sempre puni-la se afastando, fazendo uma cena, mas logo se arrependendo e implorando para que ela o aceite de volta. E Marguerite, uma mulher solitária e doente, aceita esse amor torto e doentio, simplesmente porque ele demonstrou preocupação e devoção a ela.

E vendo esses dois se relacionando de maneira torta, eu só consegui enxergar um relacionamento abusivo com forte dependência emocional. Armand torturava Marguerite e ela estava disposta a morrer por esse amor. Meu encantamento por essa trágica história não resistiu a segunda leitura e a única coisa que sobrou foi um desejo irrefreável de dizer a todos, que isso não é uma história de amor.

site: https://www.instagram.com/p/CcElA2UsIq9/
Larissa 03/03/2023minha estante
Você amadureceu, e com isso viu o qual distorcido era esse relacionamento dos 2. É um livro muito interessante para discutir sobre relacionamentos abusivos, e como o protagonista errou muito a obra inteira, mas não tiraria o mérito da obra, pois justamente achei fascinante, para a época que foi escrito, esse relato de romance que foge do amor puro e venerável.

Mey 03/03/2023minha estante
Sim, amadureci e vi que não era saudável. Não tiro o mérito do livro, acho um bom livro, só não vejo com os mesmos olhos de uma adolescente romântica.

Nadia.Peroto 20/07/2023minha estante
Excelente narrativa

Samantha103 11/10/2023minha estante
Eu tive a mesma sensação, fiquei incomodada com a forma como ele tenta justificar seu ciúme injustificado

Hellen 07/01/2024

Ao ler a sinopse do livro, podemos ter a impressão que iremos ler uma história de uma paixão avassaladora e picante entre um jovem estudante burguês e uma cortesã, com momentos idílicos cheios de paixão. Mas no decorrer da história nos deparamos com narrativa de um amor verdadeiro permeado de preconceitos, desencontros e inveja.
O autor nos faz sentir dentro da história, torcendo pelo amor de Marguerite e Armand, que eles possam atravessar toda a crueldade e deveres sociais, com o seu amor, curar a doença juntos.

José 21/04/2022

MUITO BOM!!
Melhor livro que eu já li, e o mais incrível, e triste ao mesmo tempo, é que é uma história real, vivenciada pelo próprio Alexandre Dumas filho.
Leiam por favor!!

John 05/12/2010

Fnatastic
A dama das Camélias conta a história de Marguerite Gautier, moça pobre do campo que vem a se tornar a maior cortesã de Paris. Apesar da vida leviana e sensual, a jovem possui uma alma pura e generosa, capaz de sacrifícios e atos que muitos não fariam.
Alexandre Dumas Filho escreveu uma das mais belas obras literárias, inspirado em uma história pessoal ele nos mostra como o amor pode ser maravilhoso e trágico, apresentando-nos ao fascínio exercido pela vida das cortesãs e de seus luxos!
aline.almeida25 09/09/2020minha estante
Eu li no colégio! Mas tenho muita vontade de fazer uma releitura em uma edição melhor. Mas foi um dos livros q mais gostei na época do colégio ?

John 18/09/2020minha estante
Aline, eu li pela primeira vez nessa edição aí, e na verdade foi meu primeiro livro de literatura

Lari ... 12/04/2024

Vale tudo por amor?
Escrito por Alexandre Dumas, filho, A Dama das Camélias é um clássico que retrata a vida de uma cortesã francesa, Marguerite Gautier e seu amante, Armand Duval no ano de 1847.

Durante a narrativa somos apresentados a história de amor das personagens e seus conflitos, o que nos faz refletir que mesmo tendo passado mais de 170 anos da sua publicação, a história continua atual, retratando a difícil vida da prostituição, das mulheres que são tratadas como objetos; desejadas as escondidas pois aos olhos da sociedade e dos "bons modos" são descartáveis.

"Todos os que se acercam de moças como eu querem sondar as mínimas palavras que dizemos, tirar uma conclusão das nossas ações mais insignificantes. Naturalmente, não temos amigos."

"O direito de ter coração nos é impedido, sob pena de sermos criticadas e de arruinarmos nosso crédito. Não pertencemos mais a nós mesmas. Não somos mais gente e sim coisas. Somos as primeiras em seu amor-próprio e as últimas em sua consideração."

Logo no primeiro contato, Armand se vê encantado, e apaixona-se instantaneamente por Marguerite, que é retribuído em pouco tempo com o mesmo ardor, embora esse romance se torne forte, ele enfrenta críticas da sociedade e da família de Armand.

Em alguns momentos da narrativa, Armand que mesmo sabendo da vida e das condições de Marguerite, acaba agindo e exigindo coisas que a protagonista não pode fazer, chegando ao ponto de tomar atitudes infantis que machucam a ambos.

Ao final do livro, a leitura se torna emocionante com os os últimos capítulos, que são relatados através das cartas que Marguerite deixou para seu amado, esclarecendo suas atitudes e seu sofrimento.

"Que minha vida passada não me dava nenhum direito de sonhar com semelhante futuro, e que eu aceitava responsabilidades às quais meus hábitos e minha reputação não davam nenhuma garantia. Enfim, eu o amava, Armand."

Marguerite é uma protagonista forte e determinada, sabe o que quer e luta por sua felicidade, mesmo que curta. Uma mulher que quer viver o amor, mesmo sabendo dos preconceitos que iria enfrentar, se entregando e renunciando aos luxos, por uma vida simples e pacata ao lado do seu companheiro.

"Se os homens soubessem o que se pode obter com uma lágrima, seriam mais amados e nós lhes custaríamos menos."

A história se torna mais emocionante, sabendo que foi baseada no próprio romance que o autor teve com uma cortesã, nos levando a  imaginar o sofrimento do próprio ao escrever esses relatos de uma forma tão profunda e ardente!

Enfim um clássico que deve ser lido com certeza.
Léo 12/04/2024minha estante
Que resenha incrível, Lari! Você escreve muitíssimo bem e, sem dúvidas, despertou meu interesse de ler esse clássico. Parabéns! ?

Lari ... 12/04/2024minha estante
Obrigada pelo carinho, Léo! Espero que goste tanto quanto eu gostei. ??

Léo 15/04/2024minha estante
A resenha está excelente, ler ela fez eu me lembrar melhor do livro. Rsrs
Parabéns! ??

Lari ... 15/04/2024minha estante
Muito obrigada, Léo! É um livro fantástico. ??

Layla.Ribeiro 19/07/2021

Maravilhoso!
Dumas Filho, traz em sua história , a parte excluída da sociedade e da literatura, as cortesãs, baseada em sua experiência própria, ele da voz a essas personagens marginalizadas, podemos conhecer que apesar da vida de luxo e independência (comparada com as mulheres da épocas) elas tinham uma vida bastante infeliz, sorte das que morriam antes de chegar a velhice, muito das situações que ele cita no livro sobre essa condição , consegui comparar com a atualidade e ver que pouco se modificou, apesar desses detalhes, é uma história romântica e intensa na qual você cria simpatia com o casal principal e torce pra que tudo der certo. Se você quer conhecer os clássicos da literatura, comece por esse grandioso livro. Nessa edição que eu li, tem uma linguagem fácil e com o enredo envolvente é a fórmula para uma maravilhosa leitura.

Thamiris.Treigher 14/05/2021

"A mais famosa história de amor por uma cortesã"
Um clássico que me prendeu da primeira à última palavra! Uma história com muita intensidade, amor, drama, tristeza, emoção... Me envolvi demais com essa leitura.

Em A Dama das Camélias, Alexandre Dumas Filho conta sua experiência autobiográfica com a cortesã Marie Dupleiss, que na narrativa têm os nomes de Armand Duval e Marguerite Gautier.

Armand, jovem recatado, vindo de uma respeitável família burguesa, se apaixona por Marguerite, a cortesã mais cobiçada dos salões e teatros parisienses. Esse amor provoca uma reviravolta na vida de ambos, em uma relação cheia de fogo, de amor, mas também de inúmeros obstáculos.

Pra quem gosta de clássicos e de muitas emoções, recomendo demais esse livro! Ainda estou despedaçada com tantas emoções.

"Há pessoas que se arruinariam sem nada obter de nós; outras, que nos têm apenas com um buquê".
re.aforiori 03/07/2021minha estante
Este livro hei de ler em breve. Ótima resenha, Thamiris! ??

Thamiris.Treigher 04/07/2021minha estante
Muito obrigada! É um ótimo livro, acho que você vai gostar!

re.aforiori 04/07/2021minha estante
Sim, Thamiris! Tenho tudo para gostar, que amo literatura francesa, esta que é a minha preferida de todas literaturas. E assisti a opera, de Verdi, ?A traviata? (pelo YouTube mesmo kkk?), há anos atrás, que se baseia em ?A dama das camélias? e gostei bastante. O bom é que já se faz vários anos que a assisti, e já até esqueci completamente a história... Então, vou ler o livro sem saber de nada a respeito... ??
Ai depois assistirei a opera de novamente... ??

JuhMarquessss 20/04/2024

Rua d'Antin, n°9
Camélia significa, de acordo com o Google, "Jardim de Deus".

É uma história triste e linda, Armand e seu pai representam o respeito e o amor que todo homem deveria ter, seu pai nada fez além de se preocupar, e apesar do que fez, tratou Marguerite com respeito. O jeito que Armand fala de sua amada... Eu espero algum dia ter alguém que me olhe de tal maneira. Marguerite nunca esteve errada ao meu ver, ela considerou a vida como era e tentou fazer sempre o melhor para os dois. Mais santa que muita mulher.

Polly 09/12/2020

A Dama das Camélias: aquele drama que a gente gosta (#141)
Não sei se já contei por aqui, mas eu sou uma noveleira de carteirinha. Não posso dizer que acompanho todas as faixas diárias, mas garanto que estou sempre assistindo alguma. Por causa dessa pandemia, acabamos ficando sem novela, ou pelo menos, sem novelas inéditas, né? Assim, nós, aqui em casa, decidimos fazer uma assinatura da Globoplay. Já que era para ver novela repetida, era melhor ver as que a gente queria.

A primeira da lista foi Lado a Lado (perfeita, se nunca assistiu, assista), que tem em seu enredo um personagem chamado Diva, vivido por Maria Padilha. Diva é uma atriz de teatro que sonha em fazer dramas, mas o seu talento mesmo é para comédias. Sua maior aspiração é fazer Marguerite Gautier e, assim, ela o faz. Mas, Diva nasceu para riso e faz de A Dama das Camélias a maior comédia que o Rio de Janeiro já tinha presenciado, mesmo sem nenhuma intenção. E de tanto se falar na história de Marguerite Gautier e Armand Duval na novela, eu precisei ler o livro.

Escrito por Alexandre Dumas Filho, A Dama das Camélias transforma em ficção a história de amor proibido vivida pelo próprio escritor. Quando eu ainda estava nos primeiros capítulos, achei a Marguerite uma abusada interesseira e o Armand um playboyzinho dramático demais. Mas, a história se passa no século XIX, no auge do Romantismo, não dava para esperar por outra coisa. O drama e o exagero estava na moda, afinal, e A Dama das Camélias é fruto de seu tempo.

Entretanto, essa primeira impressão fica só nos primeiros capítulos, sobretudo quanto a sua protagonista. Marguerite nos mostra uma nobreza de espírito e uma capacidade de amar espetaculares. Marguerite é digna do mais puro amor, embora a sociedade ache que não. Armand é meio dramático, “exagerado jogado aos teus pés”, sim, mas ele até que tem a sua redenção, ainda que tarde demais, já que a nossa dama das camélias inicia o livro morta. Sua paixão por Armand assinala seu fim e é isso o que o narrador quer nos contar: como o amor proibido de uma cortesã foi ao mesmo tempo seu fim e sua glória.

Marguerite quer a chance que a vida nunca lhe deu: ter dignidade, ser amada pelo seu eu. Marguerite, sempre de mãos dadas com a morte, quer viver um grande amor para ter um motivo para viver. Mas as convenções sociais não irão deixar e ela descobrirá que tem, sim, algo maior do que o Amor: as aparências.

A Dama das Camélias é romântico, dramático, exagerado, mas cheio de discussões importantes, cheio de críticas às “coisas como elas são”. Só sei que vale muito a pena se entregar a sua leitura, que é curta e, a despeito do tempo em que foi escrita, de fácil entendimento. Não deixe de ler, não. Não é por acaso que A Dama das Camélias é um clássico. Confie em mim.

Dominique 31/07/2009

Triste, arrebatador!
Apesar da história ser meio clichê, jovem aristocrata se apaixona pela bela e inalcansável cortesã, é uma das histórias de amor mais triste e bela que já li. O amor de Armand Duval e Marguerite Gautier é tão intenso e arrebatador, que você deseja um final feliz para os dois.

A forma como o amor de Armand preencheu o vazio da vida de Marguerite, como ela lutou contra esse sentimento e quando finalmente vencida, se entregou de corpo e alma para ele, já não restava muito tempo para ela.

O ápice da história (chorei muito) foi quando Armand Duval desenterra o corpo de sua amada, enterrada como indigente, para enterrá-la na digna lápide de sua família.

Arlin 11/12/2009minha estante
Este é um dos meus livros preferidos, e vc disse em poucas linhas o que penso sobre ele.

Lela Tiemi 23/04/2010minha estante
Nique, então vc chorou mto logo no começo do livro?! rs. Eu amei apesar de o Armand ser um tanto chorão e ciumento, e, como vc disse, a história ser meio clichê. Mas o amor de Armand e Margarida é tão genuíno, como seria possível não gostar?!

Ana 17/07/2010minha estante
Parabéns, ótima descrição! Incrível como tem gente que pode não gostar de um livro com uma história tão bonita e intensa como essa! :D

Isabella.Bulia 23/12/2020

Uma história muito bem escrita e o autor consegue segurar o público, mas, devo confessar, não é meu gênero. Para quem gosta de histórias românticas bem doces, é um prato cheio.

Clara 16/01/2023

O Amor...
É tão avassalador.
Quando há reciprocidade, é lindo demais!
As realidades da vida, as razões, os conceitos e preconceitos sempre nos rodeiam.
Vale a pena pensarmos no que é mais valioso, antes que se escorra por nossos dedos.

Dri 18/06/2023

Um clássico da literatura francesa de rápida leitura, narra a história de amor impossível entre uma das mais famosas cortesas de Paris e um jovem estudante burguês. Armand narra sua história a um amigo e através dela temos um panorama da sociedade parisiense da época: sua hipocrisia, preconceitos e futilidades. Há muita similaridade com o romance Luciola, de José de Alencar, escrito posteriormente.