A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

nopedaorelha 05/01/2023

A Dama das Camélias me inspirou a ler mais romances clássicos devido à sua objetividade e simplicidade ao contar um grande caso de amor entre um jovem estudante de direito e uma cortesã (prostituta). Esse livro me encantou no progresso da transformação do profano em pureza, e da atração em obsessão.

Indo um pouco além da apreciação literária, me incomodei um pouco sobre onde o feminino se encontrava nos vínculos sociais e amorosos. E pude refletir sobre as diferentes tomadas de decisões entre mulheres e homens, além das formas de ambos aplicarem poder nos relacionamentos.

É importante lembrar que o livro foi escrito em 1848, então vamos encontrar muitas coisas que para nós, hoje, são problemáticas. Particularmente, prefiro não deixar nenhuma questão de costumes e condutas definidos por época na literatura atrapalhar minha experiência de leitura.

Dito isso, creio que A Dama das Camélias é um dos romances mais curiosos e delicados que já li, chorei ao ler uma carta escrita por um dos protagonistas, me espantei com as decisões de alguns personagens e recomendo muito o livro para quem estiver disposto a ser envolvido em um drama comovente e sincero.

Prof. Edivaldo 04/05/2020

Indecisão
Obra excelente, muito bem narrada. Há momentos que cheguei a ficar com raiva de Armand, mas vendo tudo pela sua ótica, ele tinha razão. Altamente recomendável.

Adlya.Gazio 03/01/2022

Resenha - A Dama das Camélias
Um livro lindo sobre um amor tão genuíno, me fez chorar, amar e me fez triste.
A história de um amor impossível entre a Madame Marguerite Gautier e Armand Duval é tão genuína e envolvente que torna esse livro uma explosão de sentimentos.
Comecei a ler sem muita expectativa, mas me surpreendeu muitíssimo, quanto amor se é possível encontrar em meio aos exuberantes luxos de Paris? E por quanto vale a pena viver por esse amor?
Recomendo muito! Virou um favorito!

de Paula 19/12/2021

Somos coisas aos olhos dos ricos?
Esse livro é incrível não só em sua escrita e história, mas principalmente nas discussões que suscita em 1848! A narrativa se dá em Paris, onde um jovem advogado recém formado se apaixona de forma ensandecida por uma cortesã de saúde frágil e juntos vivem uma das histórias de amor mais bonitas da literatura. Não quero me aprofundar porque acho um livro necessário e que representa o auge do romantismo em meio ao momento de revoluções e iluminismo que a França vivia. Isso é importante porque em meio as eras mais dramáticas da História as pessoas continuam vivendo.

A discussão mais forte gira em torno da cortesã, Margueriitte Gautier, que é uma jovem só em Paris e possui diversos amantes que bancam seus luxos de 100 mil francos ao ano em troca de seus serviços sexuais. E é só isso, ninguém a vê como pessoa, exceto o protagonista, que mesmo sem conhecê-la direito se preocupa e chora ao vê-la sucumbindo. O amor deles nasce da necessidade que ela tem de se sentir alguém e não o objeto de outros, até mesmo de seu benfeitor, um duque que a sustenta pela sua semelhança a filha morta dele.

Gosto do livro iniciar com o final do romance e levar o leitor a entender e amar a dama das camélias como o seu verdadeiro amor. A narração é feita por um terceiro que dá voz ao jovem apaixonado, que se encontra moribundo e após isso a cortesã. Em diversos momentos a história é tratada como apenas uma história de amor, o que é, mas para as pessoas daquela época e até hoje vem isso como capricho ou que uma mulher que trabalha com prostituição não merece nada além de desprezo e uma vida à margem da sociedade, além do desejo que pague pelos seus pecados, quando se tem alguém para culpar são os financiadores desse mercado, que monetizam e pagam para que pessoas na época e em pleno século XXI sejam escravizadas e traficadas para alimentar seus desejos carnais. Mesmo assim, a prostituta é a culpada de tudo e por isso desprezada, humilhada e impedida de viver como outra pessoa qualquer.

O preço do amor dos protagonistas, a dura realidade financeira, os sugadores de finanças e de alma que se dizem amigos, a vingança, os desejos mesquinhos e uma vida desregrada são temas encontrados na leitura e nos fazem pensar se as coisas mudaram tanto assim desde a publicação da obra, tal como a reflexão do valor e papel da mulher na sociedade, mesmo as que não são prostitutas (que é uma profissão escolhida por algumas mulheres hoje, mas ainda envolve muito machismo e misoginia, além dos crimes supracitados). Magnifico e eletrizante do início ao fim, vale muito a pena!

Aghna 10/02/2023

Clássicos imortais
Problematizar as personagens de Alexandre Dumas Filho no atual contexto social é cometer grave perjúrio anacrônico, uma vez que há uma grande ruptura de valores e costumes do século XIX para o século XXI.
Contudo, mesmo tendo gostado muito do livro, ao final, não consegui deixar de me sentir desconfortável com algumas passagens muito sexistas da história.

gibs 12/03/2022

Um dos melhores livros da minha vida
Simplesmente chorei o livro todo, é tao bom ver como um livro ANTIGASSO e ainda sim traz sentimentos atuais, simplesmente genial o escritor.
Além de fazer você sentir os sentimentos de TODOS os personagens e ter uma leitura que dá vontade de saber o resto o mais rápido possível (tanto q eu li em um dia).
Os personagens são encantadores, é uma história que não dá pra você superar rápido e eu recomendo DEMAIS!
Se pudesse eu dava até mais estrelas
lila 15/05/2022minha estante
to terminando de ler agora, simplesmente incrivel, patrizia me surpreendeu !!!

gibs 15/05/2022minha estante
Simmm!!!! Eu chorei HORRORES NESSE LIVRO!! Juro, EH PERFEITOO

Marinara.Klem 30/06/2020

Clássico Francês
A algo nos romances clássicos que me atraem, e me prendem até o final. Como me prendeu "A Dama das Camélias". Existe neles a mesma "pieguisse", dos romances de hoje: -Necessidade de morrer por amor- mas os de época me atraem. Talvez porque eu sinta neles a verdade que não sinto nos clássicos de hoje.

A obra é um documento social, mas sobretudo um belo hino ao Amor...

Escrito no século XIX, por Alexandre Dumas Filho. Retrata a história de Armand Duval e Marguerite Gautier, uma jovem cortesã e o filho de um homem honrado. Um amor proibido, sincero. Mas algo separou em vida o que a alma uniu até depois da morte.

Marcos 02/07/2020

O autor inovou na forma de romance, deixando de veias abertas a realidade da sociedade na época.

Thifa 25/07/2020

A história se passa por um personagem contando a história de Armand e Marguerite, mas, ao decorrer do livro, a relação é descrita de tal forma que é como se pudéssemos visualizar as cenas. Além disso, uma das partes mais interessantes é que foi inspirada em uma experiência real.

Volnei 23/05/2023

A Dama das Camélias
"Esta história começa com o autor nos contado uma caminhada por Paris onde ele encontra um cartaz com um anuncio sobre o leilão de alguns pertences de uma certa ama para quitas suas dividas deixadas com sua morte Ele vai até o leilão e adquire um livro por 100 francos mesmo esse não valendo mais que 15 francos .Depois disso ele é procurado por um jovem que insite em comprar de volta o livro alegando que foi ele quem deu o livro para aquela cortesã Seu nome é Arnoud e então ele começa a narrar toda sua história com a tal moça e como tudo se desenrolou entre eles até a morte da moça que de acordo com a descrição ela teria morrido por tuberculose"

Daniel.Cardoso 04/08/2020

O amor
Este é daqueles livros que nos prende,conta como o amor é capaz de mudar pessoas e que por ele somos capazes de nós sacrificarmos.

Cris Moraes 30/08/2020

Um excelente clássico.
E eu concluí a leitura deste Clássico agora à tardezinha. E estou sem palavras para falar de Marguerite e sua impossibilidade de viver com aquele que poderia ser o grande amor de sua vida!
A leitura foi meio lenta para mim porque estive muito envolvida com outros romances mais contemporâneos ao longo do mês. Entretanto, Alexandre Dumas conseguiu me fisgar completamente ontem e hoje com a sua história da cortesa tão sofrida, tão cheia dos seus ardis, tão bela e tão encantadora. É uma história simples, mas contada com uma grande dose de crítica a uma sociedade e a uma época em que transbordavam os preconceitos, a retirada de direitos humanos, a hipocrisia e a luxúria.
Acabei me emocionando com a paixão entre Marguerite e Armand e a total impossibilidade de essa paixão ser vivida pelos dois por causa da segregação social da sociedade burguesa (e muito hipócrita na minha opinião).
Enfim, sabia que a leitura de um clássico assim poderia me levar a reflexões sérias e tensas. Novamente enxergamos o papel tão insignificante que era relegado às mulheres (neste caso, as cortesas eram seres que deveriam proporcionar divertimento aos homens burgueses, sem nenhum direito e dignidade de serem vistas como pessoas providas de sentimentos). Não podiam amar. Não podiam ser amadas. Não podiam fazer parte da sociedade, embora a mesma sociedade jamais tenha dispensado a sua presença. Eram frivolas, impuras, perdidas, abandonadas... "Um mal necessário". Aff! Isso quebra qualquer coração.
Gostei... Mas, foi tenso!

Lorena Carneiro 19/11/2021

Um clássico que vale a pena
A escrita do livro é muito boa, podemos remeter a um homem fofoqueiro, fofocando sobre o relacionamento de alguém que ele descobriu por acaso e indo ao fundo saber de todos os detalhes da situação ?

O desfecho do romance em si é bem previsível a época, então não temos um desfecho de "Ó meu Deus! Não acredito!". É tudo meio óbvio, mas que vale a pena.

O livro fala sobre amor, luto, redenção, arrependimento...

Você consegue perceber o quanto essa obra tem o poder de influenciar e ser espelho em outras obras atuais.

Recomendo a leitura, vale super a pena tirar da estante e ler esse clássico.

Juu 09/09/2020

"A vida é encantadora, meu caro, dependendo do prisma através do qual a vemos."

Uma leitura fluída, que te prende do começo ao fim.

Inaiá 28/08/2022

Li por conta da escola, mas vou falar o que eu achei.
Foi tudo muito melodramático o que fez a leitura ser bem entediante, dá para entender, é uma personagem com um passado sofrido e é um romance de época, se é que isso pode ser considerado um romance.
Algumas partes são bem machistas, só que eu entendo que era normal na época escrita.
A leitura no geral é bem leve, pelo menos nessa versão é pra quem gosta de romances de época, talvez seja uma boa opção.

"Quando nos veremos novamente?"