A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Kequell 16/01/2021

Obra prima da literatura mundial
Sim, o título da resenha é justo com tamanha perfeição dessa obra. O livro nos conta a história de amor sincera entre uma cortesã linda e desejada por todos e um jovem advogado de família não muito abastada, porém de princípios rígidos e conservadores da época. Acometida pela Tuberculose Marguerite vê em Armand a chance de viver longe de toda a vida que a fez tanto mal e de ser amada não pelo seu corpo e sua beleza, mas também por sua alma. Entretanto, a sociedade da época era cruel e o livro fala justamente disso, do quanto as mulheres, principalmente as cortesãs, eram maltratadas e reduzidas a objetos pela sociedade machista e preconceituosa da época. Amo essa história por todas as nuances desse amor, contrastado por toda a hipocrisia e maldade humana, a qual mesmo depois de tanto tempo ainda não conseguimos nos libertar por completo, penso que em todo o mundo. Vale muito a pena ler essa história, nos faz refletir e ver o quanto nós mulheres, independente de nossas escolhas, sempre fomos subjugadas e julgadas perante a sociedade.

Lela Tiemi 15/12/2011

O livro conta uma história de amor excessivamente sentimental e com um enredo que dá aquela sensação de "eu já ouvi esta história antes"- pelo menos assim foi para mim. Não há nada de muito surpreendente, até porque a história começa contada pelo 'fim'. Mas por alguma razão o livro me prendeu; talvez pela narração envolvente, talvez pelo amor tão genuíno entre a cortesã Margarida e o eterno enamorado Armand Duval que, vez ou outra, me dava nos nervos por ser tão melindroso e ciumento, porém o seu amor por Margarida é por demais intenso para que suas atitudes fossem diferentes. E, Margarida é uma personagem que me cativou - não logo "de cara", mas com o passar da história fui me compadecendo por ela.
"A dama das camélias" é uma daquelas histórias de amor que por mais clichê e melodramática que seja, não conseguimos largar a leitura - quer dizer, pelo menos eu não consegui; e mesmo já sabendo como tudo irá terminar não há como segurar as lágrimas pelo casal que vive uma história de amor tão terna, curta e intensa. Um clássico que vale a pena a leitura, principalmente para quem gosta de ler tristes histórias de amor!

Sani Melo 16/10/2021

Minha Morta Predileta
Depois de quase um ano lendo esse livro, finalmente terminei. ?
Essa foi uma leitura bastante dramática, a escrita do autor não facilitou muito para mim também, mas de resto deu tudo certo.
Sobre nossos personagens Armand me deixou muito puta durante 95% da leitura, agindo como um mimado, egoísta do carvalho. Porém nossa bela dama das Camélias quebrou meu coraçãozinho, esse final realmente acabou comigo, porque ela de todas as pessoas não merecia ter passado por tudo isso! ?
Pois então finalizo dizendo que não é uma leitura fácil, mas é um livro que vale a pena!

"Como a visão da vida e da felicidade dos outros faz desejar viver àqueles que na véspera, na solidão de suas almas e na sombra de seus quartos de doente, desejavam morrer depressa!"
Rayza.Figueiredo 17/10/2021minha estante
EU FALEEEIIIII ????????????????????????

Sani Melo 17/10/2021minha estante
????

Mônica B. Lopes 12/02/2022

Só tristeza.
Um amor condenado pela sociedade. Marguerite amou, foi feliz e infeliz. Sofreu com sua enfermidade e com o medo de perder o seu amor. Fez um grande sacrifício e praticamente terminou seus dias sozinha.
Armand não vou defender pois ele podia ter feito tudo diferente, mas não vou condenar pois se tratando da época creio que seria bem assim mesmo.
Foi uma mistura de sentimentos essa leitura. Recomendo.

Bi Sagen 13/08/2020

O que você espera de um livro sobre um grande amor? Escrito em 1848, a partir de uma experiência pessoal do autor, A Dama das Camélias quebra nossas expectativas, e nos leva a refletir sobre o que seria o amor, e se esse sentimento justificaria uma redenção e/ou uma vingança.

Armand Duval é um jovem burguês, vivendo em Paris, em meio a concertos de ópera e jantares. Assim que avista Marguerite Gautler, desenvolve uma paixão por ela. A questão é que ele anseia por mais que uma noite com a famosa cortesã. E isso gera uma série de desdobramentos que mudam suas vidas.

Um dos meus objetivos do ano é me desafiar com leituras que não estou acostumada. Essa é uma delas, já que clássicos não costumam fazer parte do meu repertório. Então fico feliz por conseguir ler um livro tão fora do meu lugar comum. Admito que essa leitura não começou fácil, mas insisti porque era um dos favoritos de uma amiga.

A princípio eu achei muito entediante a história daquele amor a primeira a vista, assim como os personagens muito detestáveis. Mas com o tempo fui me compadecendo de seus dilemas. E por volta de 65% do livro muitas reviravoltas começam a acontecer e a história ganha um ritmo bem melhor.

de Paula 16/08/2021

Somos coisas aos olhos dos ricos?
Esse livro é incrível não só em sua escrita e história, mas principalmente nas discussões que suscita em 1848! A narrativa se dá em Paris, onde um jovem advogado recém formado se apaixona de forma ensandecida por uma cortesã de saúde frágil e juntos vivem uma das histórias de amor mais bonitas da literatura. Não quero me aprofundar porque acho um livro necessário e que representa o auge do romantismo em meio ao momento de revoluções e iluminismo que a França vivia. Isso é importante porque em meio as eras mais dramáticas da História as pessoas continuam vivendo.

A discussão mais forte gira em torno da cortesã, Margueriitte Gautier, que é uma jovem só em Paris e possui diversos amantes que bancam seus luxos de 100 mil francos ao ano em troca de seus serviços sexuais. E é só isso, ninguém a vê como pessoa, exceto o protagonista, que mesmo sem conhecê-la direito se preocupa e chora ao vê-la sucumbindo. O amor deles nasce da necessidade que ela tem de se sentir alguém e não o objeto de outros, até mesmo de seu benfeitor, um duque que a sustenta pela sua semelhança a filha morta dele.

Gosto do livro iniciar com o final do romance e levar o leitor a entender e amar a dama das camélias como o seu verdadeiro amor. A narração é feita por um terceiro que dá voz ao jovem apaixonado, que se encontra moribundo e após isso a cortesã. Em diversos momentos a história é tratada como apenas uma história de amor, o que é, mas para as pessoas daquela época e até hoje vem isso como capricho ou que uma mulher que trabalha com prostituição não merece nada além de desprezo e uma vida à margem da sociedade, além do desejo que pague pelos seus pecados, quando se tem alguém para culpar são os financiadores desse mercado, que monetizam e pagam para que pessoas na época e em pleno século XXI sejam escravizadas e traficadas para alimentar seus desejos carnais. Mesmo assim, a prostituta é a culpada de tudo e por isso desprezada, humilhada e impedida de viver como outra pessoa qualquer.

O preço do amor dos protagonistas, a dura realidade financeira, os sugadores de finanças e de alma que se dizem amigos, a vingança, os desejos mesquinhos e uma vida desregrada são temas encontrados na leitura e nos fazem pensar se as coisas mudaram tanto assim desde a publicação da obra, tal como a reflexão do valor e papel da mulher na sociedade, mesmo as que não são prostitutas (que é uma profissão escolhida por algumas mulheres hoje, mas ainda envolve muito machismo e misoginia, além dos crimes supracitados). Magnifico e eletrizante do início ao fim, vale muito a pena!
anoca 16/08/2021minha estante
ótima resenha, gosto bastante deste livro!!!

de Paula 16/08/2021minha estante
De fato muito bom!

Marja 25/12/2022

Uma mistura de sentimentos
Uma escrita envolvente, que te prende e faz continuar lendo apesar do sono. Uma história inconcebível para os tempos de hoje, profunda, triste e feliz. Te faz suspirar e chorar também.

Patlov 25/04/2021

o livro é bem cansativo
O livro conta de maneira um tanto monótona, o romance entre Margarite Gautier e Armand Duval. A Srta Gautier é uma cobiçada cortesã parisiense que desperta a paixão do Sr Duval, mas a relação dos dois envolve sentimentos puros, honestos e verdadeiros . Eles precisam enfrentar os obstáculos comuns a um casal que tenta estabelecer uma relação estável, sendo a mulher uma companheira de luxo.
O que me motivou a ler esse livro foi nada mais do que o nome do autor, pois sou apaixonada pelos livros de seu pai Alexandre Dumas. Me frustrei, pois o livro é bem cansativo. ???
Uma curiosidade boa de se compartilhar é que nesse livro, Dumas Filho inspirou-se em suas próprias relações com a cortesã Marie Duplessis.
Esse é o conteúdo do livro ?A dama das Camélias?, romance escrito por Alexandre Dumas Filho, publicado pela primeira vez em 1848.
Livro lido por mim em 15/04/2021.

Natália 10/07/2021

Livro lindo e recomendo demais ??
Leitura concluída ?

Resenha:
A dama das camélias é um clássico, escrito por Alexandre Dumas Filho, publicado em 1848 e possivelmente possui caráter auto-biográfico.
O livro é curtinho, mas de uma riqueza imensa. Conta a história de amor entre uma cortesã, Marguerite Gautier e Armand Duval e os encontros e desencontros entre eles ao longo da vida. É um livro poético, lírico, de uma história de amor linda, mas ao mesmo tempo de profunda melancolia e de um final tão triste, que é impossível não se emocionar. A história de amor entre os personagens é tão intensa que nos faz pensar o que somos capazes de abdicar em prol da felicidade do outro. Marguerite tinha a saúde tão frágil, mas o amor que sentia por Armand a tornava mais forte e era o que tinha de mais valioso na vida.

Luna 31/03/2020

Inesquecível
É comum dizerem que a vida é feita de escolhas, que você colhe o que plantou. Mas... Nem sempre isso é verdade. Muitas vezes o destino, ou seja lá que nome você prefira dar, nos aprisiona numa realidade na qual "escolha" é utopia, na qual colhemos não o que plantamos, mas as consequências do que foi plantado por outras pessoas.

Se tem alguém que merece o meu carinho e as minhas lágrimas é a Marguerite e não o Armand. O fim dela foi muito triste, toda sua vida foi uma tristeza e amar não passou de um castigo. Ela não merecia nada disso. Não merecia esse sofrimento. Lembrarei dessa personagem por toda minha vida, como até hoje lembro da Lucíola, de José de Alencar.

site: https://www.emocoesaflordapele.com/2020/03/a-dama-das-camelias-alexandre-dumas.html

juuuwidy 07/06/2023

Quando tiver que expressar o mal que o romantismo me faz, direi o nome desse livro. A escrita é tão doce mas seu conteúdo é arrebatador; a vertigem da esperança, dos sacrifícios e de cereja do bolo da culpa, entorpece qualquer leitor. É preciso ler sabendo que uma ideia ou outra soam datadas, e tomar cuidado para não se perder no anacronismo. Em geral é uma pena que seja um livro tão curto, sinto que poderia ser mais explorado, mas também não sei como então me cabe apenas o silêncio.

Daiane 16/05/2020

Lendo o livro lembrei muito da forma que Machado de Assis e José de Alencar escreviam, são meus autores brasileiros clássicos favoritos.
Eu amei o livro

Rodiceia 18/09/2012

O sacrifício do amor verdadeiro
Texto bem escrito. Para quem já leu alguma obra de seu pai, Alexandre Dumas, o filho não deixa a desejar no dom das palavras. Tudo bem amarrado, bem escrito, texto fui deliciosamente. Só pelo texto bem escrito, já se vale a pena lê-lo.

**OPINIÃO PESSOAL**
A história de um dos romances mais ternos e puros já relatado, o amor entre Marguerite e Armand parece infinito, mesmo sobre a tragedia que os abate. Não apenas isto, mas também como o amor que despertam em todos que possam senti-lo, vê-lo e acreditá-lo. Para quem gosta de romances puros, este é um excelente livro.

Francisco 18/09/2020

Bom livro, boa estética de escrita
Uma ótima leitura, com texto simples e cativante. Bem parecido com "Manon Lescault", de Abade Prévost.