A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

tamireslridriane 22/01/2019

Leitura difícil...
Olha, demorei para terminar o livro, por várias vezes larguei de lado... Mas voltava a ler pq não acreditava que um clássico seria tão entediante!
Por fim, terminei o livro achando meloso demais, drama demais por nada demais, um amor que nasce do nada e é avassalador...
Bom, eu AMO romances, mas este é demais até para mim!
Gabriela Lemos 02/02/2019minha estante
Leituras nunca são unanimes...Eu ja ano consigo largar...como a obra te toca depende de tanta coisa, experienciar de leitura, de vida, momento na vida em que Vc está lendo...as vezes vale dar uma segunda chance em um futuro...classicos não são classicos por acaso...e se ainda assim ano foi relevante para Vc, tbm tudo bem, valeu a experienciar ne ;) ...eu to na metade e to gostando bastante, com ele eu volto nesta epoca em que existia amores tao dramaticos...

Oxente_Johany 08/05/2019minha estante
Eu li a primeira vez na época do ensino médio, e comecei a reler agora. Se dá primeira vez eu gostei, dessa então, nem se fala. Adoro esse livro.

Tai Ramalho 16/08/2022

Um clássico é um clássico, com certeza esse vale a pena ser lido. A Dama das Camélias é capaz de encher nosso coração de esperanças e junto a isso também muita tristeza, uma grande história de amor.

Moreno 27/12/2022

Vivendo menos que os outros, prometi a mim mesma viver mais
Conhecendo a intimidade da história, junto com o final, não imaginei q fosse chorar, nadinha. Me enganei e chorei.
Nada me entristece mais do q cartas de reconciliação que, como disse Marguerite, depois da morte se tornam confissões. E as dessa mulher q realmente existiu foram lindas e de muito amor a um homem no ápice do amor mais tóxico possível.
Enfim, a história inteira é dolorida pela premissa da morte, mas uau Armand conseguiu piorar muito no final fazendo aquela mulher sofrer tanto, mas quanto ele mesmo não tinha sofrido! É uma leitura q na militância, sem condições aoshaushau tem q ler de coração aberto a toda toxidade, mas uma coisa em específico me foi linda e sincera: Marguerite aceitar se entregar imediatamente pq como disse, queria viver muito, no pouco q restava.
Eu chorei com todas as participações do pai de Armand, mas me perguntei durante a história inteira: esse homem é Alexandre Dumas? Quais partes da história fizeram referência aos personagens existentes? Sabemos que Armand e Marguerite são nosso casal, mas e o restante? Eles mereciam menção.

Martony.Demes 13/02/2023

O livro trata da história de Armand Duval, que se vê apaixonado por uma cortesã famosa, Marguerite Gautier, a Dama das Camélias (as flores que foram plantadas em seu túmulo).

A história é recontada por ele voltando no tempo! A maneira como isso é feita é genial e torna toda a trama mais romântica e dramática.

Você é convidado pelo narrador a singrar por essa jornada e ai você entender como esse amor tão intenso e complexo se desdobrou!

Realmente é uma história linda e dramática embebida por luxo, ostentação, preconceitos, valores de honra e familia, da época (imagina). E hoje é diferente? Seria diferente? Talvez não! Por isso é um clássico.

Recomendo!

Manu 16/03/2023

Curto. Intenso. Doloroso. Potente. São tantos sentimentos ao ler essa história rápida, porém profunda.
Algumas passagens do livro incomodam pelo teor que a época sugere:altamente patriarcal.
Em suma: Armond era abusivo. Marguerite não merecia esse fim trágico. Essa "história de amor" não foi a sua redenção, mas o seu declínio.
judeaquino - @juentreestantes 23/03/2023minha estante
disse TUDO em 5 linhas!

Gabriela 06/04/2020

Clássico
Excelente! Muito interessante ver toda a construção dos sentimentos dos personagens e que a ingenuidade, provavelmente derivada da falta da facilidade de comunicação e da malícia que temos hoje, trouxe consequências tão dramáticas às personagens! Em alguns momentos, os acontecimentos se tornam bem previsíveis, no entanto, como já disse, acredito que é pela visão e experiência de vida que temos hoje. Escrita suave, leitura fácil e fluida, no final, não conseguia parar, então escrevo essa resenha às 3 da manhã! Boa leitura

jackpveras 27/04/2023

Romantismo
Todo o drama romântico elevado às últimas consequências. Intenso, passional, tuberculoso e... trágico.

Quem morre se liberta da dor (e do amor).
Quem vive se acorrenta (ainda mais) à dor e, sobretudo, ao amor.
O pouco do que foi versus o muito que poderia ter sido.

História muito bem contada.
Viva o Dumas Filho!!

Felipe 12/04/2020

Confesso que me vi em alguns momentos na figura de Armand, que criava várias situações inexistentes por puro ciúmes (quem nunca?). No começo achei a Marguerite um pouco irritante, mas compreendi que pela vida de cortesã, ela utilizou muito da personalidade para se defender e tentar não se iludir com um amor "impossível". No fundo, senti mais empatia por ela, apesar de ter achado fofa a dedicação do Armand em conquistá-la. Não está entre os melhores livros da minha vida, mas recomendo a leitura, principalmente para deixarmos de julgar o "amor cego" de outras pessoas. Muito difícil julgar relações não estando na situação específica. Enfim, vale a leitura!

Dani 03/05/2020

Um livro que conta uma história de amor extremamente triste.
Feito com uma narrativa incrível.

Bia Mazzucchelli 04/05/2020

Gosto de ler e de se distrair
Apesar de eu ter lido esperando encontrar algo mais parecido com Moulin Rouge gostei de como a história se desenvolveu

Lua 08/05/2020

Amor Verdadeiro e Deveres Sociais
O livro escrito pelo filho de Alexandre Dumas trata de um romance bastante detalhado entre um estudante burguês que se apaixona perdidamente por uma cortesã famosa. Por sê-lo, Marguerite sofre muito preconceito em meio a Paris de 1848. Os deveres sociais, os bons costumes e a boa reputação valia muito naquela época.
O livro é um convite para pensarmos sobre o valor das coisas, mas sobretudo do coração de uma pessoa independente do que faz (nesse caso, com o corpo e com os hábitos).
Conquistar o amor de uma cortesã aos olhos do narrador é uma tarefa para poucos, difícil de ser alcançada, e o mais interessante é que Alexandre Dumas Filho realmente viveu algo semelhante na sua juventude. Em A Dama das Camélias, Marguerite nada mais é do que a personagem inspirada na história intensa que viveu com essa mulher que passou por sua vida, mas por conta de deveres sociais e de um triste infortúnio, a história teve de ser interrompida.

L.M. 29/05/2020

"Como nossos pais."
É a frase que me veio imediatamente à cabeça no final do livro. Um romance, uma tragédia. Acima de tudo, um retrato social de como a sociedade não evoluiu tanto quanto imaginamos. Também uma importante reflexão sobre nossos relacionamentos, sobre estar com o outro e no que tudo isso implica.

asisoynara 25/10/2023

Mais um clássico que entra para a lista de favoritos.
Se algo de bom o livro "Pela luz dos olhos teus" me trouxe foi a menção que faz a esse clássico da literatura francesa, A dama das camélias, despertando a minha curiosade e, após finalmente lê-lo, posso entender o porquê de ser um clássico tão elogiado.

Alexandre Dumas Filho neste livro expõe a sociedade parisiense da época de uma forma singular e irreverente. A dama das camélias foi um daqueles livros em que você não espera muito dele, mas é totalmente surpreendido com a leitura e passa dias totalmente mergulhado em suas letras, impressionado.

O livro conta a história de Marguerite Gautier, aa mais cobiçada cortesã da cidade. Vinda de uma humilde família camponesa, Marguerite agora é conhecida como ?A Dama das Camélias? por sempre aparecer em público com um buquê de camélias, sua flor preferida. Apesar de ter a saúde fragilizada pela tuberculose, Marguerite leva uma vida perdulária, festiva e luxuosa, bancada por seus muitos admiradores, dividindo-se entre ateliês da moda, teatros, cassinos e bailes e encanta os homens com sua beleza, mas não se envolve seriamente com nenhum deles, até conhecer o jovem e ardente Armand Duval, que se apaixona por ela, à primeira vista, ao vê-la num camarote do teatro. Ele logo passa a cortejá-la. A princípio, Marguerite resiste, mas diante das tantas investidas românticas e declarações apaixonadas de Armand, acaba por render-se ao amor. Mas, ironia da vida, agora que A Dama das Camélias finalmente conheceu o amor, é obrigada, pelas opressivas convenções sociais, a abrir mão dele.

Com uma escrita altamente poética e ousada, o narrador defende claramente o exercício das cortesãs, mas sem fazer apologias. Ele se põe como um ser que nada tem contra elas, e que não cabe a ele julgá-las. É um livro que me arrancou lágrimas, suspiros, risadas e muitas reflexões ao longo de toda a sua leitura. A ironia do escritor ao abordar as questões sociais da época é tão visível e tão contudente mesmo nas críticas entrelinhas à moral, à decência, ao o que é ser pura e verdadeiramente humano. Um livro que me deixou triste ao terminá-lo, mas que me fez profundamente feliz pela honra de poder lê-lo. Poucos livros têm o poder de continuar reverberando na minha mente por dias após o término, e este, certamente, é um destes.
Tina 25/10/2023minha estante
Quero muito ler.... mais 7m na f8la.

asisoynara 26/10/2023minha estante
Leia, que você vai amar! ??