A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Pandinha 05/04/2020

Um lindo romance
Leitura rápida e agradavel, história simples e bem previsível, porém contém algumas reflexões sobre a sociedade q podem ser discutidas, pois se assemelham muito aos dias de hoje.
Leitura gostosa, recomendo.

Lorenna 20/08/2021

A dama das camélias
Marie Duplessis, ao servir de musa inspiradora, certamente não poderia imaginar que seria eternizada por meio desse livro.

A dama das camélias foi o livro que me fez redescobrir o significado da palavra cortesã e é impossível não se sensibilizar com os sentimentos e dramas de Marguerite Gautier e estender esses pensamentos às mais diversas prostitutas até os tempos atuais.

Eduarda Duarte 10/04/2020

A Dama das Camélias, Alexandre Dumas Filho
'A Dama das Camélias' é um romance de Alexandre Dumas Filho. Publicado em 1848, a obra tem um tom levemente autobiográfico.
Soa interessante como mesmo com personagens um tanto maçantes e clichês, o escritor consegue construir uma dinâmica interessante e chamativa ao leitor.
Confesso que nada tem de muito inovador no sentido de roteiro, mas a narrativa é de uma sagacidade e deleite inestimável.

July 25/04/2020

A Dama das Camélias
Clássico da literatura mundial, A Dama das Camélias, conta a história de amor entre um jovem estudante burguês e uma cortesã (amante de luxo) parisiense do século XIX. Este romance é escrito por Alexandre Dumas Filho, filho do famoso Alexandre Dumas, autor de nada mais nada menos que O Conde de Monte Cristo.

Marguerite Gautier é uma famosa cortesã de Paris, onde já teve (tem) muitos amantes. Sua beleza atraí os olhares de muitos cavalheiros dessa cidade, e não seria diferente com o jovem Armand Duval, que se apaixonou pela moça na primeira vez que a viu, e logo teria essa paixão retribuída.

Dada as posições de cada um na sociedade parisiense do século XIX - um jovem de boa família e uma cortesã -, já podemos imaginar todas as dificuldades que seria manter esse amor. Uma mulher com um passado cheio de amantes (em uma época onde a virgindade valia muitos francos) "O próprio amor que inspiram, já o venderam. Elas amam por ofício, não por encantamento". Um rapaz que não tem todos os meios suficientes para sustentar os prazeres (luxos) que antes essa mulher ostentava (vestidos dos melhores tecidos, uma carruagem com os melhores cavalos). Uma família que não aceita seu filho se deixar levar por uma mulher com tal reputação.

Marguerite nunca se apaixonou por nenhum de seus amantes, o mesmo não aconteceu com eles. Mas Armand era diferente, despertou algo que até então era desconhecido. E eles se permitiram viver esse amor contra as conformidades sociais. Não seria fácil. Eles teriam que lutar.

O narrador se permite olhar Marguerite de uma forma mais amena, não a jugando pela a vida que leva. E termina o livro assim:
"A história de Marguerite é uma exceção, mas se fosse uma generalidade, não teria valido a pena escrevê-la."

Sue 02/07/2022

Uma versão de hoje bem antiga, sem a hipocrisia de hoje.
Se fosse hoje iam dizer que é um absurdo dar tanta importância a bens materiais, luxo, joias, mas esse não é um livro hipócrita e foi escrito antes de 1900. As pessoas deixavam de viver amores por dinheiro para sustentar seus vícios, seus hábitos, seus costumes... talvez esse livro não esteja tão desatualizado afinal...
As pessoas falavam que amavam, mas ao menor sinal de velhice, de doença ou de pobreza o amor acabava... talvez esse livro não esteja tão desatualizado afinal...
Ao fim da vida as pessoas sempre se arrependiam de não ter escolhido o amor, quando verdadeiro, a outras coisas... talvez esse livro não esteja tão desatualizado afinal...

Prof. Edivaldo 04/05/2020

Indecisão
Obra excelente, muito bem narrada. Há momentos que cheguei a ficar com raiva de Armand, mas vendo tudo pela sua ótica, ele tinha razão. Altamente recomendável.

bobbie 04/08/2021

Um clássico com todos os traços que os clássicos devem ter.
Um livro belo, rápido e singelo. Lembrou-me Frankenstein, de Mary Shelley. Mas acalme seus ânimos e suas críticas a esta resenha. Se digo isto, não é porque se trata de outro clássico de terror do século XIX, quando ambos foram lançados, mas pelo estilo da narrativa, em que um terceiro conta a história contada por outro. O narrador da história ouve-a da boca - e lê das cartas - de Armand, o protagonista, e reconta-a para nós. Trata-se de um jovem rapaz de classe média que se apaixona cegamente por Marguerite, uma jovem e bela cortesã na Paris do século XIX. Quando a narrativa começa, Marguerite já está morta por tuberculose, enterrada e seus bens estão sendo liquidados em leilão para quitar suas muitas dívidas adquiridas por sua vida de alto padrão. Fascinado por um item específico, descrito pelo leiloeiro como um livro sobre um jovem que ama uma cortesã, livro que contém apenas uma linha escrita a mão em suas páginas iniciais, o narrador o adquire por impulso. E é este livro que vai uni-lo ao jovem que o presenteou a Marguerite, desesperado pelo amor perdido. Com toque sombrio e terrível no início - não vou dizer o que para não dar spoiler - começa a amizade entre os dois, e a narrativa se desenrola, supostamente depois que o narrador ouve todas a história de Armand e lê as correspondências por ele escritas e recebidas. A dama das camélias é uma história lúgubre, triste, sobre o amor proibido entre dois jovens unicamente pela hipocrisia da sociedade, que tolera e faz "bom uso" das mulheres da vida, mas não as aceita como seres humanos dignos de serem inseridos nessa mesma sociedade. O tipo de leitura que tanto me agrada. A dama das camélias foi inspirado em uma experiência de vida que o próprio Alexandre Dumas Filho teve em vida.

Cléia 23/09/2022

A Dama das Camélias é um clássico que inspirou grandes obras - principalmente Lucíola, de José de Alencar - e que escancarou um tema polêmico até os dias atuais: o preconceito acerca do amor entre uma cortesã e um homem da sociedade.
Marguerite e Armand vivem uma intensa e curta história de amor, isso porque Marguerite sofre de sérios problemas de saúde e a maneira extravagante como se deixa viver mais agravam seu quadro.
Contudo, a brevidade do seu tempo juntos não se dá apenas em virtude da frágil saúde da moça. Pelo contrário, esse é o motivo que faz com que os dois se aproximem rapidamente. Como dito, o preconceito social interefe sobremaneira no relacionamento.
O final dessa história, porém, deve ser constatado pelo leitor.

A escrita de Alexandre Dumas Filho é belíssima. ?

Analu 06/12/2021

Apenas uma das histórias mais bonitas e tristes que li nos últimos anos. Comecei sem muitas expectativas e está história simplesmente me arrebatou!!!
Depois de muito tempo sem conseguir chorar com um livro, A Dama das Camélias conseguiu me arrancar diversas lágrimas!!! A história de Marguerite e Armand é simplesmente de uma beleza sem igual, você consegue se sentir tudo o que os personagens sentem! É incrível!

Marinara.Klem 30/06/2020

Clássico Francês
A algo nos romances clássicos que me atraem, e me prendem até o final. Como me prendeu "A Dama das Camélias". Existe neles a mesma "pieguisse", dos romances de hoje: -Necessidade de morrer por amor- mas os de época me atraem. Talvez porque eu sinta neles a verdade que não sinto nos clássicos de hoje.

A obra é um documento social, mas sobretudo um belo hino ao Amor...

Escrito no século XIX, por Alexandre Dumas Filho. Retrata a história de Armand Duval e Marguerite Gautier, uma jovem cortesã e o filho de um homem honrado. Um amor proibido, sincero. Mas algo separou em vida o que a alma uniu até depois da morte.

Marcos 02/07/2020

O autor inovou na forma de romance, deixando de veias abertas a realidade da sociedade na época.

Thifa 25/07/2020

A história se passa por um personagem contando a história de Armand e Marguerite, mas, ao decorrer do livro, a relação é descrita de tal forma que é como se pudéssemos visualizar as cenas. Além disso, uma das partes mais interessantes é que foi inspirada em uma experiência real.

Daniel.Cardoso 04/08/2020

O amor
Este é daqueles livros que nos prende,conta como o amor é capaz de mudar pessoas e que por ele somos capazes de nós sacrificarmos.

Cris Moraes 30/08/2020

Um excelente clássico.
E eu concluí a leitura deste Clássico agora à tardezinha. E estou sem palavras para falar de Marguerite e sua impossibilidade de viver com aquele que poderia ser o grande amor de sua vida!
A leitura foi meio lenta para mim porque estive muito envolvida com outros romances mais contemporâneos ao longo do mês. Entretanto, Alexandre Dumas conseguiu me fisgar completamente ontem e hoje com a sua história da cortesa tão sofrida, tão cheia dos seus ardis, tão bela e tão encantadora. É uma história simples, mas contada com uma grande dose de crítica a uma sociedade e a uma época em que transbordavam os preconceitos, a retirada de direitos humanos, a hipocrisia e a luxúria.
Acabei me emocionando com a paixão entre Marguerite e Armand e a total impossibilidade de essa paixão ser vivida pelos dois por causa da segregação social da sociedade burguesa (e muito hipócrita na minha opinião).
Enfim, sabia que a leitura de um clássico assim poderia me levar a reflexões sérias e tensas. Novamente enxergamos o papel tão insignificante que era relegado às mulheres (neste caso, as cortesas eram seres que deveriam proporcionar divertimento aos homens burgueses, sem nenhum direito e dignidade de serem vistas como pessoas providas de sentimentos). Não podiam amar. Não podiam ser amadas. Não podiam fazer parte da sociedade, embora a mesma sociedade jamais tenha dispensado a sua presença. Eram frivolas, impuras, perdidas, abandonadas... "Um mal necessário". Aff! Isso quebra qualquer coração.
Gostei... Mas, foi tenso!

Patrini.Veiga 05/07/2021

Um clássico romance que se passa em Paris, taciturno, ardente, bem descrito, e de fácil leitura e entendimento. Realmente, o meu tipo de livro : Amor impossível, paixão, fervor. Tudo em um único livro. Personagens vivos, cativantes, cheios de humanidade.
Simplesmente um clássico verdadeiro!! ???