Um Sonho no Caroço do Abacate

Um Sonho no Caroço do Abacate Moacyr Scliar

Resenhas - Um Sonho no Caroço do Abacate

ane 28/11/2023

O sonho no caroço do abacate
?Meus filhos não vão passar pelo o que eu passei, dizia meu pai, e estava certo. Não tivemos de passar fome, nem fomos ameaçados de extermínio. Mas de uma certa maneira eu repeti sua trajetória. Também eu tive de atravessar um oceano, também eu tive de descobrir um país que não conhecia. Ao qual, se tivesse de dar um nome, chamaria de O País dos Sonhos Improváveis.?

Julguei esse livro pela capa (e pelo título, que convenhamos, não são nada atrativos), achei que seria um livro infantil chato e clichê. Me enganei. Foi profundo de sua maneira e fala sobre um assunto importante, e claro sem tirar o ponto importante de que se trata da história do próprio autor. Não é boooom bom, mas não é ruim como imaginei que seria.

Marco ARTPOP 07/08/2023

Livro fraco
Li esse livro porque a minha professora de literatura passou pra gente, ela vai passar uma prova sobre a história, achei o livro ruim KKKKKK, não gosto de histórias que envolvem holocausto e escravidão e etc...apesar do livro ser curto foi uma leitura torturante

Duda Barros 13/07/2023

Otimo
Ele é bem estranho, no começo achei que ainda estava lendo sobre o autor. Mas logo percebi que já tinha começado o livro, li ele pela árvore, achei bom os personagens não são chatos, e é um livro rápido de ser lido.

Cristiane 28/05/2023

Um sonho no caroço do abacate
Maravilhoso livro. Uma leitura de facil compreensão, leve e bem atrativa. Quantos segredos nao se escondem por traz de um caroco de abacate!!!!
Vale a pena ler. Vc vai amar!!!!

juliano80 13/05/2023

Belo livro!
Li por conta de um trabalho de escola, mas mesmo com isso foi uma ótima leitura! história maravilhosa, emocionante e com escrita BEM FLUIDA!!

Jamy's 12/05/2023

A história da família é muito boa, esse livro tem um toque de comédia mas ao mesmo tempo é uma tragédia

Jardii 04/04/2023

Sobre expectativas.
Li esse livro quando eu era criança e lembrei hoje kkkkk (tem vários livros que li e não lembro).
Li em um dia e adorei. Naquela época eu não entendi. Mas hoje eu percebo que esse livro fala sobre muitas coisas relevantes, inclusive sobre expectativas e decepções.

Cakdsos 11/03/2023

Detalhes
A primeira vez que li foi em 2019, resolvi ler está história para meu avô, que é analfabeto, ele adorou a história e comentou sobre o passado dele, identificou algumas coisas que ele passou para conseguir se sustentar, eu reli este livro com outros "olhos" tive atenção aos detalhes coisa que não fiz quando li enquanto estudava.

Isadora 10/03/2023

O livro em si é bom, a mensagem que ele passa é importante, mas o final foi muito corrido, tipo duas páginas contaram o final e isso eu achei meio ruim

Marcelo 20/12/2022

Afinal, eu tinha atrás de mim a experiência de séculos de perseguição e sofrimento, à qual se acrescentava a minha moeda de contribuição [...]

A história não prende muito, mas passa mensagens muito bonitas.

Jennyfer5 09/08/2022

Um sonho no caroço do abacate.
Li pra um trabalho de escola, e meu Deus que livro gostoso de ler, devorei em 1 hora...um livro fluido que levanta assuntos importantes, toda a trajetória dos pais do Mardo, a mudança dele de escola, todo o preconceito que ele sofreu, a amizade dele com Carlos, o relacionamento dele com Ana Lúcia, todo o preconceito que eles sofreram tanto de pessoas de fora quando dos pais do Mardo, os surtos da mãe dele KAKAKKAAKAKAK o processo de "aceitação" da família e por fim o final super fofo...agora pra fechar com chave de ouro tenho que tomar sorvete de abacate KAKAKKA.

Annali.Rocha 12/05/2022

Pqp, que conto INCRÍVEL

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

@LuanLuan7 26/04/2022

Comovente
A obra narra a história de uma família judia que fugiu do holocausto e foi parar em São Paulo.
Fala da fome, miséria, superação e da repetida história de xenofobia contra judeus, agora perpetrada por adolescentes brasileiros de uma escola classe média de São Paulo.

Com uma escrita fluida o autor nos mostra um recorte da vida de Mardoqueu Stern, com a clássica história de superação de um judeu em seu novo país.

Com bom humor e críticas sociais veladas o autor entrelaça toda a narrativa familiar em torno de um caroço de abacate (risos). Vale a leitura!

??meu pai estava certo: não tivermos que passar fome, nem fomos ameaçados de extermínio. Mas de uma certa maneira repeti a trajetória. Também eu tive que atravessar um oceano. Também tive que descobrir um país que não conhecia, ao qual se tivesse que dar nome chamaria de país dos sonhos improváveis.
Sonhos que se ocultam no caroço de algum inocente abacate.?

duda 27/03/2022

li pela escola e achei bom (???
foi um milagre a escola ter dado um livro razoavelmente bom pra gnt ler, mas sinceramente não esperava a escola nos dar um livro cheio de putari* e palavrãoJKAKAKAKAKA mas achei legal e "educativo", o livro retrata varios assuntos e situações comuns na época e hj em dia. O romance apresentado é bem bonitinho até??
mas é isso, desculpa pela linguagem meio formalKAKAKAKAK??