A Chave Dourada & Outros Contos

A Chave Dourada & Outros Contos George MacDonald

Resenhas - A Chave Dourada

1 | 2 | 3 | 4

Wal 12/07/2023

De tanto ouvir, aprenderam o suficiente....
A sensação é de mergulhar em pura fantasia. Temos aqui um mundo incrível, 2 personagens e suas jornadas.

Tarciele.Guizilini 01/07/2023

A melhor história de todas
Este livro é composto por três contos : A princesa etérea, Coração de gigante e , por último, a chave dourada.
Ainda que o nome do livro seja a chave dourada, o conto que mais ganhou meu coração foi "A princesa etérea".

Essa história teve um enredo muito cativante personagens com personalidades incomuns: a princesa é irreverente, inocente e astuta , tudo ao mesmo tempo! O final da história aquece o coração e passei alguns dias pensando nele. No fundo, bem no fundo, pareceu uma adaptação que melhorou a história de A bela adormecida.

O conto "coração de gigante", também pareceu uma releitura de João e Maria com um final tecnicamente feliz, inda que muito abrupto.

Já a chave dourada me relembrou O peregrino de Jhon Bunyan... Contudo, as alegorias ficaram menos evidentes e foi inserido nessa história um "Q" de magia... ou talvez eu não tenha entendido a essência dessa história muito bem . O que é muito possível!

Recomendo a leitura, porque é rápido, envolvente, divertido e nos deixa com o ar de que estamos revivendo as histórias de infância ou lendo histórias de ninar. Indico este livro para as crianças pequenas, grandes e adultas.

Jhaze 08/06/2023

Razoável Quase Bom
Terceiro livro de George McDonald que leio e diferente dos dois anteriores é um livro de contos, apenas três.
Os dois primeiros contos são interessantes, é quase notável a evolução do autor no desenvolvimento literário e quando se pensa que o autor chegou a maturidade literária o terceiro conto prova que ainda é George McDonald ??.
Os personagens mal desenvolvidos voltam, e a falta de direção na história que nunca parece chegar em lugar algum até que chega abruptamente, fazendo o leitor se perguntar se realmente foi um tempo bem investido.

J. Anderson 19/05/2023

Sem saber como descrever...
Escrita por George Macdonald, o mestre que inspirou grandes mentes como: C. S. Lewis e Tolkien. E foi publicado pela primeira vez em 1867.

A chave dourada e outras histórias, um livro curto que nos trás 3 belos contos bem escritos, personagens encantadores, criaturas incríveis, cenário envolvente e é claro, seus enredos cativantes.
Esse é o primeiro livro do autor, que tenho contato, uma experiência diferente, pois ainda não tinha lido um conto de fadas antes. E já me despertou o interesse em ler mais.

Sem dúvidas o conto que mais me cativou foi o primeiro, A Princesa Etérea, o outro foi, A Chave Dourada, conto que deu título ao livro. Um enredo profundo e cheio de ensinamentos, rotula-lo como " É apenas um livro infantil" não é justo e nem faria jus a essa obra, pois ela vai além de um conto para crianças.

E aí você já leu esse livro? O que achou dele?

Por: J. Anderson

Daiane.Nascimento 17/04/2023

Encantador
Aquela leitura pra sair da ressaca literária!! Um livro curto, com escrita fluida, e encantadora! Do mestre que inspirou Tolkien e C.S. Lewis no mundo da escrita fantástica, não vejo a hora de ler mais títulos deste autor!

Wesley Rocha 15/03/2023

Primeiro livro do autor que li e achei bem legal, diferente do que estou acostumado, na verdade contos de fadas é um gênero que não tenho muito contato. Quero ver mais comentários sobre essa história

Cris 01/02/2024minha estante
Esse conto é um pouco confuso mesmo. Eu acho que eles morreram, sim ... e pelos acontecimentos senti uma semelhança com A Divina Comédia, sabe? Pros dois chegarem no Paraíso, tiveram de passar pelo Inferno e o Purgatório.

Fabiana 19/02/2024minha estante
Aah, faz sentido. Obrigada!

Cris 19/02/2024minha estante
??

Ju Andrade 06/03/2023

A capa engana
Olhando a capa esse parece um livro de contos para crianças, e até é. Porém, quando comecei a ler só conseguia pensar que não leria para o meu sobrinho tão cedo. E não lerei. Vou esperar ele crescer e deixar que ele leiae tenho certeza que, assim como eu, ele vai gostar muito dessa leitura

annacsfraccaro 16/01/2023

Li por ler
Sei lá, não foi um livro que me deixou imersa nas histórias, então só li por ler, não conseguir me envolver e que me instigasse a ler.

jessyfioravante 10/01/2023

Li um outro livro desse autor, gostei e me interessei por esse também. Achei muito bom. Gosto da escrita dele. Não é algo tão ?conto de fadas?, tem um quê de ?vida real? nas histórias dele.

Henggo 30/12/2022

Surrealismo infantil
Bonita imersão nesse modo diferenciado de trazer uma história infantil. De fato, não creio que reduzir este livro ao "infantil" faria jus a riqueza da fantasia que dele emana. "A Princesa Etérea" é de um surrealismo delicioso, metafórico, diferente de qualquer conto do gênero que eu já tenha lido. "O Coração do gigante" é o lúdico que não pense para o bobo; para tratar as crianças como "pequenos idiotas". E "A Chave dourada" é como ver em palavras um pintura de Dali, sonho, devaneio, ilusão, realidade, tudo, é tudo. George MacDonald nos prova a moldar histórias infantis que sejam serenas e capazes de traçar as estradas da vida que, por mais pedregosas que sejam, todos nós, pequeninos ou não, precisamos enfrentar.

neusmon 06/12/2022

Capa fofa
Mas os contos te prendem mais a cada palavra o que foi maravilhoso já que estava precisando de livros para sair da ressaca

Larissa 17/11/2022

Confesso que não sou de ler contos, mais esse três contos que o livro traz são diferentes o que me deixou muito com mais vontade de ler . Enfim super indico pois é uma leitura super rápida e fluida.

Cami 07/09/2022

eu amei??????
eu achei que não ia gostar, por nunca ter lido nada do George, achei que não faria o meu "tipo" de leitura. mas me surpreendeu demais! a forma que os personagens são colocados com tamanha pureza e inocência. as referências à nossa criação, nossa jornada e o final dela. eu amei, achei uma fofura! ??

1 | 2 | 3 | 4