Leonardo e a invenção mortal

Leonardo e a invenção mortal Robert Harris

Resenhas - Leonardo e a invenção mortal

~Ana J.F 12/06/2023

"Um homem que não sabe mentir bem não sabe fazer nada bem."
Uma briga pelo poder se desdobra pela cidade de Florença, e inesperadamente explode no colo de Leonardo, um mero aprendiz à artista.

Leonardo da Vinci é aprendiz do imensamente respeitado mestre Andrea del Verrocchio, mandado para Florença com o intuito de ser tornar um grande artista, ele jamais poderia imaginar que seria encarregado de tarefas tão desinteressantes como cuidar dos matérias de pintura, ajudar na preparação de telas e desenhar rascunhos sem importância para seu mestre.

Porém, tudo muda quando, sem mais nem menos, Leonardo é atirado no meio de um trama extremamente engenhosa pelo poder envolvendo a família Médici e Luca Pitti. Uma sucessão de fatos inesperados garantiram que Leonardo pusesse seu olhar único sobre um pergaminho que contia um desenho de uma misteriosa máquina. E de uma hora para outra ele se vê envolvido numa conspiração para assassinar Pedro de Médici, mecenas e líder da cidade de Florença.

Com uma narrativa que te prende do início ao fim Lenardo e a Invenção Mortal foi mais um dos meus achados supreendentes na biblioteca da minha escola.?

Eu me interessei bastante pela sinopse, já que logo de cara garantia uma aventura, e só isso já é o suficiente para atrair minha atenção?. Confesso que julguei um tanto a capa e por isso não peguei este para ler logo?, mas me arrependi de não ter dado uma chance a esse aqui antes?!!!!

Ele é um livro voltado para um público mais jovem, é rechedo de aventuras inesperadas e reviravoltas ainda menos previsíveis. É aquele tipo de livro que vc senta e de uma vez ele já foi.?

Caty... 05/08/2009

Leonardo Da Vinci
O livro, além de falar nada mais, nada menos de Leonardo da Vinci, um dos meus grandes ídolos, tem uma trama totalmente inteligente!
Adoerei, e espero ler outros livros deste autor.

Ellen 08/10/2020

Ficção baseada em personagens reais. Leitura leve e interessante. Gostei e recomendo.

mary_raiodeletras 26/06/2020

Em Leonardo e a Invenção Mortal você é convidado a embarcar em uma aventura com Leonardo da Vinci na sua juventude.
É uma leitura que te prende do início ao fim.

Lele 07/11/2013

Leonardo e a Invenção Mortal
Esse livro é muito interessante, ele nos mostra que devemos lutar pelo que queremos. Nos mostra também que devemos contar com nossa família e amigos para nos ajudar com nossos problemas e que devemos ajudar nossos amigos com os problemas deles também.
Por mais difícil que pareça devemos lutar também pela verdade.

site: http://www.crisdias.com/s/17279/leonardo-e-a-invencao-mortal.html

Eduardo 06/02/2014

Leonardo e a Invenção Mortal,vale ou não a pena.
O livro te prende do inicio ao fim com aventura e um pouquinho de suspense,a história também conta com personagens reais como Lucreia Donati,Lourenço Medici,e muitos outros.
E se vale a pena ou não,pra quem gosta do gênero de aventura ele é otimo,mais quem quer um livro mais aprofundado,mais centrado no suspense pode não gostar.

Então é isso obrigado pela atenção

Eduarda 13/08/2020

Um dos melhores livros da minha infância. Pelo menos na época nunca tinha lido nada que me deixasse tão tensa e uma leitura tão viciante. Pra quem gosta de aventura e suspense, esse é o livro.

Cacá 11/07/2021

Infância
Faz muuuito tempo que li esse livro, foi no meu fundamental. Lembro que foi um dos primeiros livros ''adultos'' com mais de 100 páginas que finalizei. Na época, fiquei apaixonado por ficção policial.
No geral, não lembro muito bem do enredo, preciso relê-lo, mas lembro que fiquei muito empolgado com o decorrer da história e com o plot do final. É uma boa leitura para quem procura algo mais leve e, ao mesmo tempo, divertido e prazeroso. Recomendo

Por Garoto 25/02/2023

Não leia isso antes de ler!
Morria de vontade de ler quando era mais novo, mas quando finalmente li - antes dos 19 anos - foi tão sem graça que sequer me deu vontade de continuar. A premissa e o personagem são interessantes, mas a execução...
Bom, talvez agrade ao público alvo. Quem sabe, noutra época - não tendo lido vários livros bem mais interessantes e melhor executados - eu daria uma nota melhor, mas infelizmente não rolou.
Porém não leve isso aqui em conta, afinal tem uma galera dizendo ter gostado bastante, ou seja, não funcionou PARA MIM.
Beijos, boa leitura! (?)

site: @Por_Garoto

Joshua 20/04/2012

Daria em um belo Best - Seller...
Logo de cara, o livro me conquistou, não pela capa, mas até pelo título e sinopse. Até então para mim a obra era desconhecida, nunca tinha ouvido falar, mas quando comecei a ler, vi o quão ela era boa e poderia até se tornar um best-seller.

A história é bem simples no seu começo, mas a partir das primeiras páginas em diante, a tensão começa a crescer. O personagem principal é Leonardo da Vinci ainda pequeno, aprendiz de pintor e que nem imagina na aventura que iria se meter. É claro que a história é fictícia, obra da imaginação do autor, mas Robert soube moldar o livro ao seu favor, juntando acontecimento verídicos a simples imagens de sua imaginação, criando o belo livro Leonardo e a Invenção Mortal.

Tudo começa quando Leo é ordenado pelo seu mestre - Andrea del Verrocchio - levar uma carta para outro pintor, outrora famoso, mas agora anda em decadência, Silvestro. Leo cruza o rio Arno e chega a parte mais "pobre' de Florença, Oltrarno, e vai em direção ao ateliê do tal pintor, mas quando chega lá ouve uma conversa meio estranha, e um homem misterioso sai do escritório particular do mestre e cruza com Leonardo. Até ai tudo bem, mas quando ele vai entregar a carta a Silvestro, em sua escrivaninha ele vê um diagrama de alguma máquina. Leo não entende a tal invenção, quando Silvestro percebe sua presença e vira o desenho rapidamente. Depois de entregar a tal carta, Leo sai as pressas daquele lugar e uma sucessão de fatos acontece em sua volta, incluindo perseguições, ameaças de morte, até que o pequeno da Vinci vê a grandiosidade do problema em que se meteu: uma conspiração contra os Médici, família que governa toda Florença.

A história se desenrola rápida e frenética, e quando percebemos, os problemas só acumulam. A conspiração contra os Médici é tão grande, que uma guerra se aproxima entre dois partidos: a Montanha e a Planície, nomes que se referem a duas famílias que querem o poder de Florença. Montanha, para os conspiradores Pitti, e Planície para os Médici.

Mas não para por ai. Quando Leonardo sem querer presencia o assassinato de um homem na casa da família Donati e a intenção de matar uma simples escrava, Leonardo salva a tal garota indefesa, e juntos fogem. Mas quando se dão por si estão sendo caçados por serem acusados de assassinato. Leo foge juntamente com Fresina, a escrava, e nesta perseguição entra Rodrigo, um assassino profissional a mando dos Pitti e do sagaz Neroni, a mente por trás de toda a conspiração.

O livro é muito longo em termos de conteúdo, e com poucas palavras o autor transmite o que quer passar. Mesmo sendo tudo fictício, a trama é envolvente, e tudo isso coopera para que a história funcione e dê certo. Os personagens não são tão bem construídos, e nem tem tanto destaque, mas isso nem chega a ser um ponto ruim. Leonardo por exemplo, não me identifiquei muito com ele, e nem com seu amigo Sandro. A única coisa que há destaque em Leo é sua imaginação, sua inteligência, seu intelectual. Quase em todo o livro foram esses elementos que salvaram o nosso protagonista: a inteligência. O autor soube criar cenas de pura ação, e fez tudo se encaixar perfeitamente, como quando Leo em uma de suas fugas tinha que pular de uma janela até uma carroça cheia de mato, que de alguma forma amorteceria a queda. Mesmo assim a queda seria nada bom, quando ele então pensou em usar cortinas que faria com que a queda se tornasse menos veloz. Apenas lendo dá pra entender - rs - mas muitas vezes eu pensei: Leo é o cara!
Fresina, desculpe o termo, mas é uma chata! Não há algo que nos faça interessar por ela. Ela simplesmente é meio que selvagem, e adora falar de sua antiga vida na Circássia, pais de origem antes de ser levada como escrava para Florença. Mas mesmo assim ela não me agradou nenhum um pouco, mesmo em alguns momentos ser a salvadora de Leonardo e seu amigo Sandro, que sonha em ser um pintor de destaque futuramente.

A conclusão do livro não foi uma das melhores, mas o livro compensa quase todos os erros. Apenas não gostei da falta de habilidade do escritor de criar diálogos inteligentes. As palavras parecem serem jogadas no ar, e só poucas vezes percebi que o autor conseguia desenvolver as falas. Fora isso, o livro é 10!

Não recomendo, mesmo tendo gostado tanto do livro, mas até porque a obra é voltada para o público mais infanto-juvenil. Eu gostaria que o autor tivesse escrito o livro voltado para o público mais jovem, mas não foi esse o caso... Enfim, se puder leia, pois sei que não vai se arrepender!

Geovanna Mariosi 06/06/2012

Leonardo e a Invenção Mortal
Por mais que a história seja somente uma ficção, como o próprio autor afirma, ela nos faz pensar de como deve ter sido, e como com toda certeza foi engenhosa a adolescência do jovem Da Vinci. O livro prende, não só pelos acontecimentos, mas pela magia que faz com que você se sinta dentro da história, e com vontade de ajudar o próprio Leonardo em certos momentos. A história nos faz imaginar muito, e é inteiramente viciante, vale a pena.

Aline 07/06/2013

LEONARDO E A INVENÇÃO MORTAL
Há mais de quinhentos anos, Leonardo da Vinci desenhou diversos projetos, foi responsável por algumas das obras de artes mais famosas da história, inclusive a Mona Lisa. Ele tinha uma grande vaidade juvenil. Leonardo foi um aprendiz na oficina de Andrea Del Verrocchio por pouco mais de dez anos, e que chegou lá provavelmente em 1466. Nesse mesmo ano aconteceu algo não esperado ''uma conspiração para derrubar a família Médici'' que era responsável para controla Florença.
No século XV, o assassinato do maior mecenas de Florença é planejado cuidadosamente. Só uma mente engenhosa como a de Leonardo de Vinci poderia impedir essa tragédia.
Nesta época muitas pessoas brilhantes surgiram, e a estes não parecia haver limite para o que os seres humanos poderiam ser capazes de fazer. Em nem um lugar isso não foi tão evidente quando na cidade de Florença, no norte da Itália. Este livro é baseado em fatos reais e todos os personagens são reais excertos apenas Fresina, Rodrigo e Silvestre são seres imaginários. Lourenço de Médici um dos principais personagens foi quem salvou a vida de seu pai de uma emboscada de Neroni um dos principais vilões da história.
Lucrécia Donati era, de fato, a mulher mais bonita de Florença. Luca Pitti baseou seu palácio em plantas originalmente feitas para os Médici. Neste tempo em Florença casamento para as famílias poderosas era mais de dever do que de romance. Clarice Orsini moça de uma poderosa família romana casou-se com Lourenço de Médici, com isso poderia fortalecer o poder da família Médici na cidade. Já Lucrécia casou-se com um rico mercador chamado Pietro Ardinghelli.
O pai de Lourenço foi chefe da cidade de Florença em 1469. Sandro Botticelli se tornou um dos maiores artistas do renascimento, onde uma de suas pinturas mais famosas foi o Nascimento de Vênus e Primavera, onde foram inspirados na mitologia antiga. Luca Pitti continuo em Florença, mas foi evitado pelos habitantes pelo resto de sua vida. Quando morreu os Médici tomaram posse de seu lindo palácio.

Marcos Antonio 19/06/2016

Leonardo da Vinci
É um livro Juvenil que fala sobre uma saga não real do grande Leonardo da Vinci que mistura realismo com ficção.

Guilherme.Macedo 21/06/2018

Leonardo e a invenção mortal
Leonardo e a Invenção Mortal
O livro Leonardo e a invenção mortal conta a história de Leonardo um jovem aprendiz de pintor que se envolve com a trama da tentativa de assassinato do maior Mecenas de Florença,ao longo da trama ele conta com amigos,colegas da oficina,etc.

Então é isso obrigado pela atenção