Apegados

1 | 2 | 3 | 4

Fernanda 03/05/2013

Resenha: Apegados
Link da resenha no blog Segredos em Livros:

Resenha: Se você quer que eu seja bem sincera em relação a esse livro, bom, realmente eu serei. E antes de mais nada, a primeira coisa que tenho a dizer sobre “Apegados” é que achei a narrativa perfeita. Não é apenas mais uma história que eu tenha simplesmente gostado, me emocionado ou coisa assim. São fatos narrados que mexem com a cabeça – e os sentimentos mais profundos – do leitor. Por mais que você fale que não se interesse pelo assunto ou que não seja o seu tipo de leitura – o que eu também achei de início, confesso – é como se estivesse tendo uma conversa muito intima, que você entende de verdade. E eu adorei cada caso descrito e me identifiquei muito com este guia. Com certeza é prático e agradável, mas antes de tudo, creio que seja essencial e único, assim como qualquer tipo de relacionamento. Surpreendente. Foi o que eu achei de todas estas abordagens.

“Os princípios do apego nos ensinam que a maioria das pessoas só é carente em relação às suas necessidades não atendidas. Quando suas necessidades emocionais são atendidas, e o quanto antes melhor, as pessoas em geral voltam sua atenção para fora. Isso é, às vezes, referido na literatura sobre o apego como o ‘paradoxo da dependência’: quando mais efetivamente dependentes as pessoas são uma das outras, mais independentes e ousadas elas ficam.” Pg. 31

Mas por que eu achei tudo isso do livro? Porque muito do que é citado nessa pesquisa feita por Amir Levine e Rachel S. F. Heller fazem sentido, e nos fazem pensar de verdade diante de muitas situações próximas ou mesmo vividas por nós. Posso citar por exemplo: o que você faria se aquela pessoa em que você mais confia não passa a mesma certeza para você, ou o mesmo tipo de apego? Parece algo tão comum, não é mesmo? Difícil dizer quem nunca vivenciou algo assim. Esse tipo de experiência é tão comum, que você nem percebe que às vezes isso está mais presente em sua vida, do que jamais imaginou....coisas da vida...abrangentes demais!

“Esperamos que, ao conhecer a força poderosa do apego em seus relacionamentos e as maneiras de dominá-la, isso faça uma diferença significativa em sua vida, como fez na nossa.” Pg.45

Interessante destacar também os vários tipos de testes/questionários/dicas apresentados e que podem definir como anda o seu apego diante do parceiro e pessoas ao redor, e principalmente em que estágio o mesmo se encontra. Adorei fazer esses testes e ler essas dicas. Os principais estilos de apego são: o ansioso, o evitante e o seguro. Qual deles você se encaixaria?

“Quando duas pessoas, em um casal, têm necessidades de intimidade que se chocam, o relacionamento deles está propenso a se tornar mais uma viagem com tempestades do que um porto seguro.” Pg.165

Claro que não concordo com tudo que li a respeito do apego em si. Minhas opiniões, no entanto, não se chocaram de uma maneira excepcional, acredito que houve um complemento de ideias e novas ainda surgiram em minha cabeça. E mais uma vez, “Apegados” pode se destacar pela maneira carismática de abordar os fatos diante da realidade. E é o que torna o livro tão dinâmico, envolvente e ágil em diversos aspectos. A reflexão acerca de pensamentos, emoções e reações ansiosas comuns, reações evitantes comuns e os possíveis princípios do apego em jogo e princípios seguros, também vêm apresentar mais indícios do que as pessoas realmente são, mesmo aquelas que não demonstram nada.

“Brigar pode nos fazer mais felizes? Um importante equívoco sobre o conflito em relacionamentos românticos é o de que as pessoas em bons relacionamentos devem brigar muito pouco. Há uma expectativa de que, se combinam bem, você e seu parceiro concordarão na maioria dos assuntos e discutirão raramente ou nunca. Às vezes, as discussões são até consideradas ‘provas’ de que duas pessoas são incompatíveis ou de que o relacionamento está descarrilando.” Pg. 253
Por fim, independente de toda essa pesquisa, “Apegados” nos deixa grandes mensagens de reflexão. Como por exemplo, o fato de que os relacionamentos devem ser cuidados de uma maneira única, já que pode se dizer que é mesmo uma experiência sem igual e muito recompensadora. Mesmo que saibamos tantas coisas sobre os relacionamentos, sempre poderemos cometer erros, ou nos iludirmos demais ou apenas se apaixonar e se apegar profundamente. Por outro lado, se o leitor leu o livro e compreendeu de certa forma, a temática, poderá ter a chance de mudar algo em sua vida, apenas fazer diferente e ver se vale a pena o esforço. O que importa de verdade é não deixar nada ao acaso. Foi o que eu aprendi com “Apegados”. E o que você acha que poderá aprender? Essa é uma leitura mais que recomendada, é uma leitura compreensiva e muito bem construtiva.

Link da resenha no blog Segredos em Livros:

Anna Laitano 29/06/2013

Qual é o seu tipo de apego?
Em "Apegados", aprendemos sobre os tipos de apego, ou seja, as relações que estabelecemos com as outras pessoas (no caso, o livro foca especificamente em relação entre casais). Os autores dividem as pessoas em três grupos de formas de apego, que podem ser do tipo: apego-ansioso, apego-seguro e apego-evitante.

A teoria do apego foi, originalmente, utilizada para traçar e estudar a relação mãe-bebê, mas descobriu-se que poderia englobar facilmente os nossos relacionamentos da vida adulta. Portanto, ao decorrer dos capítulos, conhecemos melhor as características de cada um dos perfis de apego e é fácil se identificar em algum deles.

Confesso que não sou o tipo de pessoa que gosta de autoajuda, mas fiquei curiosa com este livro, em particular. Não me arrependo de ter lido. Aliás, foi um dos livros mais esclarecedores que li do gênero, pois foi uma leitura válida e que me ajudou a entender alguns pontos que me perturbavam um pouco. Apesar de não fugir da regra e, assim como a maioria, ficar rondando um mesmo ponto durante muito tempo (além de sair e voltar para o mesmo tema repetidamente), este livro é relativamente descomplicado e mais retilíneo que alguns que li, além de contar com uma boa edição: Tabelas, gráficos, alguns testes, divisões em itens e sub-títulos, que tornam a leitura menos cansativa.

O livro traz algumas dicas úteis, que podem explicar alguns comportamentos e tranquilizar os leitores ao ajudá-los a entender melhor o seu parceiro. Aliás, algumas vezes o livro explora caminhos possíveis para trabalhar a relação. Da mesma forma, para quem ainda não está em um relacionamento, é útil conhecer os tipos de apegos para facilmente reconhecê-lo nas pessoas e conseguir escapar de relacionamentos-ciladas antes que eles se tornem ciclos-viciosos intermináveis e dolorosos.

Recomendado especialmente para aqueles que encontram problemas em manter relações, uma vez que isso pode responder questões de outra forma inexplicáveis. Afinal, ninguém é imune a se apegar, então, pode ser uma boa ideia saber com quem estamos nos apegando e como isso afetará a nossa vida — positiva ou negativamente.

site: Para mais resenhas acesse: www.queridaprateleira.com.br

Becca 27/12/2020

Ótimo!
Através do livro, consegui compreender mais sobre meu estilo de apego e o que posso fazer para melhorar. Me abriu os olhos para muita coisa!

Aline 21/12/2020

Repetitivo
Sou entusiasta da teoria do apego aplicada à maternagem, mas desconhecia sua aplicação em relacionamentos românticos, por isso esse livro me chamou atenção.

O livro "Apegados" inicia mostrando as bases científicas do apego adulto e explicando as características dos três tipos existente: seguro (onde encaixam-se 50% dos adultos), ansioso e evitante. O capítulo 1 possui inclusive questionários que auxiliam o leitor a identificar seu estilo de apego e a do seu parceiro.

Do capítulo 2 em diante o livro torna-se menos interessante, passa a discutir exaustivamente a relação ansioso-evitante e passa a ter aquele ritmos repetitivo típico dos livros de autoajuda.

Val 14/02/2014

Livro "Apegados"
Ao ler o título "Apegados", achei que era um livro de romance, mas na verdade é um livro de auto-ajuda. O que já fez com que eu ficasse de cara feia pro livro, pois é um gênero que não me agrada de jeito nenhum. Mas resolvi ler.
Bati com a cara no vidro! O livro é muito bem escrito e eles discutem animadamente sobre o apego.
São vários os livros que falam sobre o apego, o amor, etc..nunca foi uma leitura que me interessou, mas já li alguns. E de todos, esse é o que falou de forma que mais fez prender a atenção. Vemos como as histórias das pessoas podem se relacionar com a nossas, o que mostra que as vezes podemos ser tão parecidos com as outras pessoas. Temos os mesmos erros, vícios, conflitos..mas não queremos ver nem aceitar nada disso quando o assunto é com a gente.
Dividido em quatro partes, somos ensinados sobre os diferentes tipos de apego, nos ajudando a identificar o nosso, demonstrando os perigos que podem levar ao rompimento e também como podemos fazer pra ter algo bom e durável.
Não sei se acredito nesse tipo de coisa de que podemos ser ensinados a conduzir um relacionamento, partindo do princípio que cada um tem seu modo de ser e as possibilidades são infinitas. Sem contar que, por mais tempo que a gente passe com alguém, ainda não é o suficiente pra conhecermos ela completamente.
Apesar de o livro ser bem legal, indico apenas pra quem realmente gosta desse gênero.

Você já leu? O que achou do livro?

site: http://www.revistagalaxy.com/2014/02/resenha-apegados.html
Dani 15/02/2014minha estante
Ainda não li, mas pela capa parece ser mesmo um romance! Não curto muito livros de auto ajuda, mas o tema abordado neste é bem interessante :)

Dâmaris 16/02/2014minha estante
Eu realmente não curto auto-ajuda, certamente não lerei esse livro!

Andréia 16/02/2014minha estante
Eu não gosto de livro de auto-ajuda, nao vou ler mesmo
bjs

Belle 21/02/2014minha estante
Não fiquei muito curiosa para ler esse livro, não gostei muito dele não rolou a quimica, mas gostei de sua resenha...
:D

Gizeli 26/02/2014minha estante
Acho que esse livro nos faz refletir sobre nossas escolhas. Adorei sua resenha, com certeza comprarei esse livro =)

Gabriela 26/02/2014minha estante
muito boa a resenha, quero muito ler

Paulo.Diniz 12/02/2024

Muito bom, me ajudou a esclarecer e lidar com várias questões sobre problemas de relacionamentos antigos e atuais.

duda 30/03/2021

Gostei muito, deu para aprender bastante com esse livro! Apesar de achar que em algumas partes foi bem repetitivo

LuLu 05/06/2021

Qual seu tipo de apego?
O interessante desse livro é que ele nos leva a um conhecimento psicológico profundo sem ser prolixo ou usando muito academicismo. Foi um livro escrito para pessoas que buscam um entendimento básico sobre a Teoria do Apego mas sem deixar de ser um livro científico, com dados e casos reais narrados. Também é interessante por ter os testes para descobrirmos qual o nosso tipo de apego predominante e como isso impacta em nossa vida e o que fazer para conviver conosco e com os outros da melhor maneira.

Bárbara 07/06/2021

Apegados
Os autores falam sobre relacionamentos baseado na teoria do apego. Informações valiosas para termos relações mais felizes e saudáveis

AlefRamos 18/12/2021

Livro indispensável
O livro se debruça sobre a teoria do apego, focado nas relações românticas. Ele dá uma boa base teórica e tem inúmeras aplicações, é um livro para se ler mais de uma vez.

Diazx 04/01/2022

Encontrando relações saudáveis
Leitura maravilhosa para aqueles que procuram relacionamentos saudáveis e prazerosos! Mudou totalmente minha perspectiva do que eu procuro e como eu procuro um relacionamento

Luciana 01/03/2021

21/2021

O livro trata da perspectiva da Teoria do Apego aplicada para compreender relacionamentos. Bem interessante!

"Adultos demonstram padrões de apego com seus parceiros românticos similares aos padrões de apego das crianças com os pais" (p. 17).

"Basicamente, os SEGUROS sentem -se à vontade com a intimidade e são usualmente calorosos e amorosos; pessoas ANSIOSAS desejam intimidade, ficam, com frequência, preocupadas com seus relacionamentos e tendem a duvidar sobre a capacidade de seu parceiro de amá-las; pessoas EVITANTES igualam intimidade à perda de sua independência e constantemente tentam minimizar a proximidade" (p. 18).

"Bowlby propôs que, ao longo da evolução, a seleção genética favoreceu as pessoas que se apegavam, porque isso proporcionava uma vantagem para a sobrevivência" (p. 22).

"Os experts de hoje oferecem conselhos que são algo como: a sua felicidade é algo que deve vir de dentro, e não deve ser dependente de seu amado [...]. Cada pessoa tem de cuidar de si mesma" (p. 35).

"O fato é que a nossa capacidade de avançar no mundo por conta própria, com frequência, deriva do conhecimento de que temos alguém por trás de nós com o qual podemos
contar" (p. 39).

"Lembre-se: um sistema de apego ativado não é amor. Da próxima vez que você sair com alguém e sentir-se ansioso, inseguro e obsessivo - só para ficar extasiado de vez em quando - diga a si mesmo que isso é, muito provavelmente, um sistema de apego ativado - e não amor! O amor verdadeiro, no sentido evolucionário, significa paz mental" (p. 104).

"Comece a avaliar as pessoas com quem você sai com base na capacidade delas de atender a essas necessidades. Em vez de pensar como você pode mudar a si mesmo para agradar o seu parceiro, [...] pense: essa pessoa pode proporcionar o que eu preciso para ser feliz?" (p. 111).

"Nunca assumir a culpa pelo comportamento ofensivo de uma pessoa com quem saiu. Quando um parceiro age com falta de consideração ou de um jeito que o magoa, os seguros reconhecem que isso diz muito mais sobre a outra pessoa do que sobre eles mesmos" (p. 156).

#livros #teoriadoapego #relacionamento #psicologia
#apegados

Instagram: @a.biblioteca.da.psicologa

Glaucio.Oliveira 19/01/2022

Resenha publicada originalmente em 06/05/2013
Resgatei algumas resenhas antigas que redigi anos atrás.
Confira no saudoso blog Brilho das Estrelas. Link abaixo:

site: http://brihodasestrelas.blogspot.com/2013/05/apegados.html

Rose 12/09/2013

Me respondam uma pergunta, ou melhor, duas:
- Vocês sabem me dizer qual é o seu tipo de apego?
- Vocês saberiam quantificar este apego?
Pois é, "Apegados", foi escrito por um psicólogo e uma psiquiatra e neurocientista que através de vários testes, gráficos e questionamentos visa nos ajudar a reconhecermos nossos estilos de apego. Complicado? Não para esta dupla.
Eles separam o tipo de apego em 4: apego evitante, apego seguro, apego ansioso e ansioso-evitante (que representa uma minoria).
Tudo é muito subjetivo e científico, o que deixou a leitura um pouco desinteressante e até cansativa para mim. Eles até colocam tabelas e exercícios para que o leitor entenda melhor a ideia, e porquê não, fique menos chata, mas confesso que no meu caso, não adiantou.
Talvez para aqueles que tenham problemas de "apego" em seus relacionamentos, o livro seja um ajuda, para tentar entender o que acontece e como acontece. Ou então para pessoas acostumadas a livros científicos ou de autoajuda.
Cinthia 01/12/2013minha estante
Amo livros científicos, e acredito que essa parte científica vá me interessar bastante. É bom saber disso.

Yassue 02/12/2013minha estante
É um tema interessante para mim.

Thatha 08/12/2013minha estante
esse é o unico tipo de livro que eu nao gosto...pra mim o livro tem que ter uma historia, sabe?

Michelli Prado 11/12/2013minha estante
Olá, tudo bem??
Quando vi este livro imaginei outro tipo de historia,mas mesmo assim acho sempre válido ler um livro de auto-ajuda, pois faz a gente pensar e refletir nas nossas atitudes.

Rapha 17/12/2013minha estante
Parece ser bem interessante, mesmo sendo cansativo.
Bom para quem quer se conhecer mais.

Beth 23/12/2013minha estante
Estou bastante curiosa a respeito deste livro. Vou tentar ler e descobrir qual meu grau de apego também.

1 | 2 | 3 | 4