A Incrível Viagem De Shackleton

A Incrível Viagem De Shackleton Alfred Lansing...

Resenhas - A Incrível Viagem De Shackleton

Russo 29/11/2020

Uma história de correções constantes de desafios
Liderança não é apenas saber conduzir um time a um lugar pre definido, precisa saber fazer uma boa leitura do cenário e entender as melhores alternativas e programar as correções de rota que por ventura se façam necessária. Tive vários sentimentos de decisões erradas tomadas por Shackleton durante toda a expedição. Isso acontece com frequência nas nossas vidas pessoas e corporativas, mas o que realmente chama a atenção é o foco em manter o time unido e as constantes correções de de rota que ele promoveu, observando as necessidades de cada momento. Todas corretas? Possivelmente não, mas além de resiliência e inteligência, precisa ter coragem para tomar determinadas decisões. E isso Ernest tinha de sobra. A expedição não teve sucesso, mas sua liderança garantiu a segurança de todos apesar de todos os contratempos.

Anderson.Fernandes 20/11/2020

Só nego brabo! Expedição incrível! Homens de fibra
A Incrível Viagem de Shackleton
Alfred Lansing

Impressionante.
Título muito bem escolhido e é isso aí. Incrível as dificuldades e provações que a expedição de Shackleton teve que passar diante das adversidades. O navio, Endurance, feito com as melhores madeiras e toras reforçadas da época, ficou preso no gelo quando rumava à Antártica. Então os homens estão lá, em uma banquisa de gelo em alto-mar, no extremo sul do mundo, com temperaturas de 20 graus negativos e ventos de 100 km/h.

O início do livro achei um pouco monótono, mas conforme as dificuldades da equipe vão aumentando, fui me interessando mais e tomei empatia pelo grupo que enfrentava dificuldades até para realizar coisas básicas porém essenciais como por exemplo dormir.

Aprendi um pouco sobre algumas regiões da Antártica, passagem Drake e sobrevivência em lugares inóspitos.
Expedição que dá tudo certo a gente meio que já conhece.
Agora, quando dá tudo errado e os cara passa fome aí e' brabo.
Noruega fez o navio mais brabo da época, com as toras de madeira mais grossas e com camadas duplas.

Próximo à Antartica, faltando 16 milhas náuticas para terra, o navio ficou preso no gelo. Depois de um tempo(meses) o gelo foi comprimindo e esmagou o navio, que nem uma latinha de refrigerante.
Daí os caras, claro, abandonaram o navio e ficaram na banquisa de gelo....
Depois conseguiram sair de lá e foram p um iceberg... balançava muito e ia desfacelando com as ondas pelas beiradas...
Daí voltaram para uma outra banquisa. Depois eles enfrentam alguns dias de mar pra chegar em uma ilha. Chegaram numa ilha inóspita chamada ilha Elefante. Tudo isso enfrentando temperaturas negativas, vento, tempo ruim, correnteza, tempestades. Você já passou a noite em um navio em alto-mar, longe da terra? Eu já. Mesmo com a segurança do navio, é assustador olhar para o mar. Em um dia nublado, sem a luz das estrelas é um bréu completo, olhando no horizonte não dá pra distinguir o que é mar do que é céu. Imagino isso em um barquinho balançando entre ondas e temperaturas negativas, perdido próximo à Antartica.
Depois de chegar na ilha Elefante, Shackleton decide procurar socorro em uma ilha que seja habitada. As mais próximas seriam as Falklands, mas devido ao vendo e a corrente marítima soprando no sentido contrário, eles já sabem de antemão que com aquele barquinho não seria possível. Então teriam que ir para a ilha Geórgia do Sul. Distante aprox. 1400 km de onde estavam. Teriam que navegar pela passagem Drake, com um barquinho. Um dos trechos de oceano mais inóspitos do planeta. Se não for o pior de fato.
É um excelente livro. Agora estou interessado em ver também documentário e filmes sobre esse explorador. Esta era a época das grandes explorações da Antártica. Era o último destino inexplorado do mundo.

Pedro.Miguel 14/11/2020

Liderança in loco
Mostra o poder da liderança, convicção, persistência e disciplina.
O maior relato sobre liderança que já li.

Lara 02/11/2020

Alfred Lansing vem a reunir e recriar com riqueza de detalhes, usando como fonte todo tipo de material como diários e entrevistas, a expedição imperial transantártica que foi iniciada em 1914 e ficou muito conhecida pela resistência dos seus integrantes, o objetivo da expedição era efetuar a primeira travessia terrestre do continente Antártico.
Não preciso dizer que a empreitada não obteve sucesso, mas Ernest Shackleton demonstra um espírito de liderança raro, além de estrategista nato conseguiu salvar a vida de todos os tripulantes do Endurance, embora um tenha saído com menos uma perna.
O navio foi feito na Noruega, e era avançado visto a época em que fora construído, mas não foi capaz de completar o seu destino, entretanto nem por isso a expedição é menos conhecida. Vale muito a pena ler, tem alguns termos próprios de navegação que me causaram desconforto, mas aos poucos fui criando certa familiaridade.

Marion 30/10/2020

Incrível
Li e não consigo acreditar que essa história seja verdade. Sempre me lembrarei dela nos momentos mais angustiantes da vida

Diogo.Pereira 29/10/2020

Uma lição de vida
Shackleton é o exemplo de líder servidor.

Gostei muito da leitura! Em várias partes me colocava no lugar dele e analisava se faria algo diferente. Impressionante a capacidade de liderança e respeito que a equipe tinha com ele e com as decisões que tomava, mesmo que existissem motivos reais de desconfiança.

Em nenhum momento ele se aproveitou do "cargo" e/ou "status", sempre fez todas as atividades que eram necessárias para sobrevivência de TODA tripulação.

Teixeira 22/10/2020

É impressionante a capacidade do ser humano de se adaptar a situações extremas. Livro incrível!

Simone de Cássia 21/09/2020

Fantástica história de superação e esperança. O interessante é eu nunca ter ouvido nada a respeito dessa malfadada aventura...em momento algum, nenhuma referência a um dos fatos mais sofridos dos limites da condição humana. Os marinheiros envolvidos não perderam a esperança de que se salvariam, mas fiquei pensando nas famílias... como devem ter lamentado as mortes (supostas)!!! E tudo isso há mais de 100 anos, sem meios de comunicação, sem globalização, sem facilidades modernas...gosto nem de pensar!! Só de ser uma saga histórica já merece ser lido, mas de qualquer maneira não tem como não ser cativado pelo livro. Muito bom!

Vincent 17/09/2020

Fenomenal.
No final, chorei como uma criança. Minha visão de dificuldade nunca mais será a mesma. Uma história absolutamente incrível. É inacreditável que tenha realmente acontecido. Muito feliz de ter podido ter a experiência dessa leitura.

Paulo 07/09/2020

Grande aventura
Alguém já deve ter lido esse livro e pensado que todas essas provações e sacrifícios foram desnecessários já que tudo isso foi consequência de uma expedição praticamente sem sentido: a de cruzar um continente de gelo pela simples vontade de obter o provável status social que isso traria aos expedicionários, sem nem se preocupar muito com um pretexto lucrativo ou científico para a realização da empreitada. Eu também pensei nisso em certos momentos, mas mesmo assim pessoas como Shackleton me admiram.

Parece que existem pessoas que nascem para a realização de grandes coisas, pessoas que não se satisfazem com a mera rotina do dia a dia e nem com afazeres ordinários, pessoas que sentem agonia em saber que vivem em um mundo tão vasto mas que não poderão conhecer sequer uma fração dele no curto espaço de vida que possuem. E entendo essas pessoas por pensar eu mesmo nessas coisas. E digo mais: pessoas assim, ao meu ver, são a essência do Homo sapiens, pois foi esse tipo mesmo de gente que desbravou todos os rincões do nosso planeta e agora pensam em explorar o que existe fora dele, foi esse tipo de ser humano que fez a espécie prosperar - seja isso bom ou ruim. E qual a razão de toda essa exploração humana? Talvez nenhuma. É apenas a curiosidade inerente da nossa espécie, e o desejo de conhecimento e aventuras.

O que levou Shackleton aos confins do mundo pouco me importa. O que me é admirável é o espírito de aventura que ele possuía e transmitia aos seus companheiro de viagem. Uma vez li uma frase que diz "nasci tarde demais para explorar o mundo e cedo demais para explorar o universo"; talvez Ernest Shackleton teria aproveitado melhor a vida se tivesse nascido nas eras das grandes navegações do passado, ou nas futuras explorações espaciais as quais nem nós mesmos estaremos aqui para assistir. Uma coisa é certa: ele buscou explorar o mundo na época em que lhe coube explorar, e sempre haverá quem se arrisque a provações e sacrifícios pela simples desejo de conhecer lugares onde um ser humano pouco ou nada viu.

A leitura em si é cheia de detalhes o que é ótimo, mas por vezes isso pode deixar o livro um pouco entediante - sendo que até mesmo alguns dias dos próprios náufragos eram tomados pelo tédio do dia a dia no gelo sem poderem fazer nenhum progresso. Mas quem gosta de histórias de aventuras, que nem eu, vai ler esse livro até o fim sem problemas.
Rolf.Silva 27/01/2021minha estante
Uau, concordo com suas reflexões. Ernest Shackleton nasceu com esse espírito, tanto é que os capitães noruegueses lhes renderam vistosa admiração.

O livro é bem detalhista e eu percebi que podemos acompanhar a navegação pelo Google earth através das coordenadas e das observações. Pra quem gosta de geoprocessamento e georreferenciamento como eu esse livro é ótimo hahaha.

Thamaha 17/12/2021minha estante
Vale muito a pena??

Will 03/04/2022minha estante
Acredito que a exploração seja inerente ao ser humano. Em toda nossa história conquistamos e fomos conquistados por outros povos. Isso inclui as terras até então desconhecidas pela humanidade, bem como fazemos hoje no espaço. De acordo com cientistas de hoje, a expedição de Shackleton foi, sem dúvidas, fundamental para mapeamento do clima na região e melhor entendimento do traiçoeiro Mar de Weddell.

Matheus 03/09/2020

Incrível
Uma aventura incrível. Quase inacreditável. Uma história real de marinheiros desbravando o oceano para atravessar a Antártida em 1914 e que sobreviveram a um naufrágio em um dos locais mais inóspitos do planeta.

Fabio.Dimant 03/09/2020

Sensacional
A história é tão extraordinária que se não fosse real muitos diriam que é forçada.

Sérgey 31/08/2020

Emocionante até o fim
O livro te prende logo no início despertando uma curiosidade extrema. Num ambiente tão inóspito e selvagem como Antártida, os desafios não poderiam ser menores do que impossíveis. Não consegui conter as lágrimas no final com o resgate dos náufragos. Forte, angustiante mas principalmente uma lição de vida para mim e acredito que para muitos também o será.

Dai 22/08/2020

Inacreditável!
A jornada detalhadamente narrada é no mais amplo sentido da palavra, inacreditável! Faz refletir sobre a força realizadora da determinação e da autoconfiança. Acreditar e perseverar ou... morrer.

O autor foi muito feliz na reunião de diversos diários e informações coletadas sobre as peculiaridades das embarcações, lugares é personagens envolvidos nessa aventura tão absurdamente aterradora, exaustiva e improvável que beira à ficção.

Apesar dos monótonos cenários glaciais e a confusão com os muitos jargões náuticos que desconheço e o avançar dolorosamente lento da história, foi impossível abandonar o desejo de entender como e quais provações a tripulação do Endurence resistiu.

Tama 19/08/2020

Narrativa precisa e detalhada dos perigos da Era da Exploração, no início do século XX. Muito se fala das glórias das grandes conquistas, como o cume do Everest, circunavegação do pólo sul. Mas pouco se fala das expedições que fracassaram (na maioria dos casos, porque não há sobreviventes para contar a história). Nesse caso, não só temos o relato detalhado do fracasso, mas acima de tudo, temos a narrativa do regresso da tripulação, todos com vida, o que é de longe, o maior feito da expedição.