A Visita da Verdade

A Visita da Verdade Amadeu Ribeiro

Resenhas - A Visita da Verdade

Berenice.Thais 11/01/2020

A verdade libertará
A mentira mais dolorosa e a que mentimos para nós mesmo.
Não podemos controlar o futuro nem mudar o passado.
E a verdade por mas que nos atinja sempre irá nos visitar.
Valéria e uma mulher que nasceu na pobreza e não soube valorizar a maior riqueza que temos a família, demorou trinta anos praticamente uma vida para que ela percebesse o significado da palavra felicidade.

Saori 03/09/2019

Como diz o ditado, mentira tem pernas curtas e um dia eis que surge A visita da verdade. Valéria nasceu em família humilde e desde criança ambicionava ser rica, ter jóias e roupas caras, além de viajar muito. Após se tornar a Sra. Falcão esqueceu sua origem e familiares e, claro, humilhava todos que não pertenciam a sua classe social. Seu sonho era que os 4 filhos fossem felizes, mas desde que fizessem as vontades da mãe.
Valéria tem o que eu chamo de síndrome da mãe ou, "eu sei o que é melhor para você" como todas as mães, pois o difícil é entender que nossos filhos crescem e precisam ter vida própria.
Com uma história cativante e bem escrita, o livro aborda temas como homossexualismo, prostituição, alcoolismo e ganância. A mensagem que fica é que não é errado a pessoa querer mudar seu padrão de vida, desde que lute por isso e faça por onde. O que não pode é usar as pessoas para atingir seus objetivos pessoais, humilhar e desprezar seus semelhantes.

Frases destacadas:
* Muitos nem sequer imaginam o quanto as horas durante o sono são importantes para o corpo e principalmente para o espírito. Daí vem a importância das orações antes de deitarmos. Ele é nossa arma contra a interferência de espíritos com intenções infelizes. Se quisermos acordar bem-dispostos e mais felizes, é importante pedirmos proteção divina todas as noites. Se nos ligarmos com a luz do bem, estaremos seguros.
* É muito cômodo culparmos outras pessoas por aquilo que muitas vezes pode ser solucionado por nós mesmos. Atribuirmos a culpa ao outro é nos isentarmos das nossas responsabilidades. Podemos enganar a nós mesmos, mas a vida não pode ser enganada. Se algo não está nos agradando, basta refletirmos sobre o que poderia ser feito para melhorar a situação. Os problemas todos já conhecem. Em vez de procurar o culpado, seria muito mais fácil tentar cria mecanismos que pudessem reverter a questão, encontrando soluções mais adequada.
* O que faz as pessoas serem melhores ou piores são os sentimentos, as ações, as emoções jorradas do coração. Ninguém tem que viver para agradar à sociedade, à família, à religião, pois é a felicidade que está em jogo, são os sonhos em comum, as vidas partilhadas.
* Se você estiver bem consigo mesmo vai passar a ver o mundo com outros olhos. Quem só enxerga maldade e preconceito no nosso planeta não vive uma vida plenamente feliz, em harmonia. Quem só procura enxergar o lado negativo ainda não tem o preparo adequado para perceber que a vida é rica, repleta de grandes oportunidades. Deus quer nos ver bem. Se temos tantos pontos a nosso favor, por que ainda insistimos em sofrer?

Guilherme Ramos 06/07/2019

Primeiro livro do autor que leio, positivamente muito surpreso (recomendo).

Resenha:

A visita da verdade trás a estória de Valéria, filha mais nova de um casal e irmã de dois rapazes, família esta que tem origem humilde e vive no interior de Minas Gerais. Desde pequena Valéria se destaca por ser diferente, quando nasceu, seus olhos azuis e cabelos loiros geraram estranheza em todos e chamaram a atenção para comentários maliciosos, uma vez que seus pais não possuíam esses traços genéticos, embora todos saibamos que esses mesmos traços genéticos podem pular gerações.

Além da aparência física, desde criança Valéria era geniosa, dona de uma personalidade difícil e embora os pais tentasse colocá-la em seu lugar sua teimosia fazia com que todos perdessem o jogo ou a linha e suas vontades sempre se sobressaíam. Desde muito cedo ela sabia que seu lugar não era ali e já traçava planos para um dia bater asas para bem longe daquele lugar. O passaporte para essa realização foi Felipe, quando Valéria completou 18 anos e em uma festa de aniversário da cidade pôde conhecer seu pretendente vindo da capital. Já nesse episódio Valéria dá um jeito de engatar namoro com o rapaz com que vem a se casar e ir morar em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

A vida que Valéria tanto almejava começa após seu casamento e chegada em Belo Horizonte. Felipe é herdeiro de uma herança inestimável, sua família possui investimentos e ações no ramo automobilístico e é uma das famílias mais conceituadas e bem sucedidas de Minas Gerais. Com ele Valéria vai construir uma família com mais quatro filhos, cada filho uma personalidade diferente e marcante, mas, todos, o oposto da mãe. No entanto, vamos perceber a decadência na moral de Valéria, uma mulher sem escrúpulos, arrogante, preconceituosa e grossa. Sempre tratando mal os funcionários da casa, as pessoas que não são do seu perfil social e até mesmo seus próprios filhos, a única pessoa que trata bem é Felipe seu marido, que sempre foi usado para garantir os seus próprios caprichos.

Ao longo do enredo vamos perceber cada vez mais como o gênio de Valéria se torna insustentável e alguns conflitos familiares vem à tona, trazendo grandes transtornos e até mesmo rompimentos na família. Temas pertinentes como preconceito racial e social estarão muito presentes na narrativa como principalmente homofobia e alcoolismo. Ganância e ambição compõem o cerco dos temas, uma vez que é a personalidade de Valéria e seu desejo pelo poder e status, o que faz que a personagem seja detestada pelos leitores e ao mesmo tempo crivada de piedade pelos próprios, uma vez que vive uma ilusão e não percebe que seu mundo está ficando cada vez mais vazio e solitário. Mas, a visita da verdade muitas vezes nos aparecem nos sonhos e nos pensamentos para nos auxiliar a encontrar o verdadeiro sentido da vida e o real valor das coisas e pessoas ao nosso redor, no entanto, a visita da verdade nem sempre vem em uma nuvem de algodão e sim muitas vezes ela pode ser aquele cavaleiro que vem na direção oposta à galope com uma lança na mão pronta para te derrubar do seu cavalo... Talvez com o baque e com o tombo você acorde... Talvez... Mas, uma coisa é fato, a visita da verdade sempre acontece, de uma forma ou de outra.

Conclusão:

Amei viajar nessa estória, principalmente por que ela se passa na minha cidade e nunca havia lido algum livro espiritualista onde o cenário fosse em Belo Horizonte. Enquanto lia, viajava pelos pontos da capital e isso ajudou muito a leitura fluir também, junto com o imaginário. Além disso pude perceber como nosso orgulho pode ser algo mutilador, como nossa arrogância e prepotência pode ser a ponte para nosso insucesso e solidão. Valéria, embora seus defeitos gritantes, é a personagem que mais nos ensina nesse enredo, em como superar nossas falhas e sobretudo sobre o que não ser ou o que não representar. Aprendi nessa narrativa que todos viemos ao mundo com defeitos, leves ou imensos, mas, além de nós mesmos em nos permitir melhorar, a família tem uma grande contribuição e missão na transformação e desenvolvimento do ser e que não importa o quão grande possamos ser, sempre seremos pássaros no ninho, onde um depende do outro e todos depende do que vem do alto. Recomendo muito essa leitura que faz refletir muito sobre nossas próprias imperfeições.

Frases de destaque:

“É difícil reconhecer quando fracassamos , mas acho que é mais bonito usar o fracasso para dar a volta por cima.”

“A vida reage segundo as nossas próprias atitudes. Envia desafios de acordo com as nossas capacidades de resolvê-los.”

Silvinha.Araujo 26/02/2018

Sem palavras
Finalizada hoje dia 26/02/18 a leitura do livro
A visita da verdade
De Amadeu Ribeiro..

Uau uau que história é essa minha gente. O livro gira em torno de Valéria que nasce num lar humilde, porém seu maior sonho é ser rica e poderosa, conhece Felipe e se casa com ele, e se torna tudo aquilo que sempre quis. Abandona toda sua família e esquece que veio de um lar humilde. Com ele Valéria tem quatro filhos, onde mesmo maiores de idade eles tenta controlo a vida de cada um, sendo que cada um é dono do próprio destino, e devemos saber que ninguém manda na vida de ninguém. Teresa que é governanta da casa e ajuda a educar os meninos é uma alma bondosa e que ajuda a Valeria rever seus conceitos e mudar. Depois de rever seus conceitos e levar tropeços da vida, Valéria começa agir de forma diferente, vendo que mágoas e autoritarismo não levam ao lugar algum. Assim como ganância e soberba demais por isso também não. Valéria na minha opinião é uma megera, porém está intrigante história nos mostra que a visita da verdade sempre é possível e que as pessoas podem mudar sim.
Esse livro aborda temas como ganância, poder, autoritarismo, homossexualidade, amor , fé, perdão e entra tantos outros que no decorrer da leitura você vai se apaixonando cada vez mais.

Trechos destacados :

* Não podemos viver para agradar aqueles que nos cercam. Temos que ter amor próprio. A responsabilidade pela conquista da felicidade é de cada um e ela surge aqui.
* A mágoa só retarda nossas oportunidades de progresso. Quem se magoa por qualquer motivo leva uma vida infeliz e vazia, sempre esperando ser decepcionado por alguém.
* Nós temos que fazer aquilo que queremos. Antes de tentar agradar aos outros, precisamos agradar a nós mesmos. Se vivemos uma vida sem graça, que não nos dá motivação, é hora de revermos o que está errado e partirmos para outra. Quem fica parado é pedra. Nós, seres humanos, precisamos estar em constante movimento, sempre buscando coisas prazerosas que nos façam nos sentir melhor.
* Deus quer nos ver bem. Se temos tantos pontos a nosso favor, por que ainda insistimos em sofrer ?
* E desde quando a felicidade depende dos outros? Somos nós que governamos os nossos sentimentos. É tarefa nossa cuidarmos de nós mesmos.
* A vida lhe deu duas pernas. É com elas que você seguir pela estrada do progresso.
* Pedir pelos outros é pedir por nós mesmos. Desejar o bem para os outros é saber que nós também vamos melhorar. O bem é uma via de mão dupla. Quando o praticamos, sempre somos recompensados.
* A vida é rica e cabe a nós percebemos essa fortuna. Ela sempre está dando oportunidades para que possamos reformular nossos valores internos.
* O que fazem as pessoas serem melhores ou piores são os sentimentos, as ações, as emoções jorradas do coração. Ninguém tem que viver para agradar a sociedade, à família, à religião, pois é a felicidade que está em jogo, são os sonhos em comum, as vidas partilhadas.
* Precisamos ser transparentes como nós mesmos por que a vida é límpida e clara. Nela não há falsas verdades. O único caminho existente é o do amor. Os outros são mera ilusões.

Parágrafo Marcante em minha opinião.

" Apesar das dificuldades que enfrentamos todos os dias, das desilusões e decepções que sofremos com outras pessoas, dos obstáculos que ultrapassamos para progredir nos, a Vida, com sua inteligência e sabedoria infinitas, nos faz receber a visita da verdade"

Aprendi com esse livro, que devemos respeitar mais a opinião do nosso semelhante seja ele filho, marido ou irmão. Não podemos decidir por eles. Eles tem o livre arbítrio de tomar as próprias decisões.
Somos seres falhos e imperfeitos que estamos em busca de evoluir e aprender cada vez mais.
Não sejamos preconceituosos, e tenhamos respeito pelo próximo.
Fazer o bem sem olhar a quem.
Seja mais humilde e menos soberbo e ganancioso.
Ame verdadeiramente. Demonstre seu amor, tenha fé! Peça orientação sempre que necessário.
Como vemos nesse livro. Valéria tinha uma vida em que tinha tudo o que o dinheiro pode comprar, porém estava perdendo o que lhe era mais caro que era o afeto verdadeiro dos seus filhos e marido que lhe eram mais caros.
Porém a verdade bateu em sua consciência e ela reavaliou sua vida e decidiu mudar, o que não é fácil, porém não impossível, e dependia somente dela.
Assim como a mudança que precisamos só depende de nós.

Super recomendo esse livro maravilhoso e prazeroso de ler..
Beijos de luz amores.. ???

Zilda Peixoto 22/09/2013

A Visita da Verdade
Depois de um período letárgico de leitura e uma ressaca literária das brabas estou de volta. Nada me interessava e conseguia prender minha atenção e por esse motivo decidi ler A visita da Verdade, de Amadeu Ribeiro. Nada como um romance espírita para nos encher de sabedoria e fazer com que voltemos a nos sentir melhor seja por qual for o motivo. Independente do gênero do livro, os romances espíritas têm a capacidade de nos tocar a alma imediatamente, e tal escolha não poderia ter sido mais adequada.

Há tempos conheci o trabalho de Amadeu Ribeiro através do seu primeiro livro O amor nunca diz adeus (resenha aqui), e assim que soube da existência do segundo livro fiquei bem curiosa para conhecê-lo. Algumas pessoas costumam dizer que existe uma diferença ou legitimidade entre livros ditados por espíritos e por aqueles que escritores são apenas intuídos a escrevê-los. Não costumo me prender a esses detalhes até porque o que realmente interessa é a mensagem transmitida.

Em A Visita da Verdade encontramos diversas características em comum presente nos livros espíritas, como: personagens perversos que agem de forma leviana, problemas que são gerados em vidas passadas e obsessões. Na literatura espírita o foco principal é fazer o leitor entender o motivo pelos quais determinadas coisas acontecem e o real motivo que está por detrás delas. Não há a demarcação do opressor e do oprimido como uma simples figuração entre quem é do mal ou quem é do bem. É preciso abster-se do preconceito literário para assimilar e aceitar a construção do enredo para que a mensagem do autor consiga atingir o seu alvo.

A Visita da Verdade contará a história de Valéria. Desde criança, Valéria fora uma pessoa muito esnobe e arrogante. Ela não se conformava em ser pobre, apesar de sua família nunca ter passado nenhum tipo de dificuldade. Seu pai Alfredo e sua mãe Serena tinham outros dois filhos além de Valéria. Márcio, o mais velho e Nestor, o filho do meio aceitavam com resignação a vida que levavam na pequena cidadezinha do interior de Belo Horizonte. Ao completar dezoito anos Valéria se tornara uma pessoa amarga e ambiciosa.

Numa festa da cidade ela conhece Felipe Falcão, um jovem muito rico que residia na capital e que estava de passagem pela cidadezinha onde Valeria morava com seus pais e irmãos. Apesar da diferença de idade, Felipe com 33 anos,Valéria vê em Felipe a oportunidade de mudar de vida e se tornar rica como sempre sonhara. O amor nunca foi uma das prioridades de Valéria que só desejava ser rica e abandonar aquela vida humilde que levava com os pais. Felipe retorna à capital e somente após três meses ele volta a reencontrar com Valéria que o aguarda ansiosamente com a certeza que sua felicidade depende do dinheiro que Felipe possui. Obviamente, Valéria descobrirá que os valores morais e o amor da família estão acima de qualquer bem material e que a cobiça pode ser bem traiçoeira.

Como eu dizia anteriormente, os romances espíritas se assemelham muito no que diz respeito ao conteúdo apresentado. Em todos eles, os personagens sofrem exacerbadamente e pensamos que tal sofrimento não vai ter fim. A inveja, a maledicência, o ódio, a perversidade, o ciúme, ou seja, todos esses elementos são muitos marcantes e definem seus personagens. Temas como homossexualidade, preconceito e alcoolismo são debatidos e esclarecidos à luz do espiritismo. Podemos compreender com mais facilidade o motivo de tantas mazelas existenciais. Mas o que de fato define a qualidade de um romance espírita é a maneira como o autor consegue envolver o leitor com a narrativa e, Amadeu Ribeiro sabe muito bem como alcançar esse objetivo. Sua linguagem é simples, objetiva e coerente. Porém, a estrutura da narrativa e seu desenvolvimento deixaram a desejar em relação aos demais romances.

A história é muito boa, os personagens nos cativam, mas o desencadeamento da história em si e seu desenlace fora precipitado. Acredito que o autor poderia ter explorado mais o acontecimento de determinadas situações conflitantes que exigiam mais dos personagens. Em muitos momentos, os desdobramentos acontecem rápido demais, como em um flash. Outro ponto que vale ser ressaltado é a presença do narrador- onisciente que interfere em determinadas situações que não lhe competem. O narrador interfere ao longo da narrativa com a intenção de participar o leitor de algumas considerações importantes, porém essa intromissão fora totalmente equivocada em alguns trechos.

Sendo assim, o livro pode ter uma linda história, personagens cativantes, um desfecho surpreendente, porém se não houver uma narrativa bem estruturada e não obedecer a regras primordiais para seu bom desenvolvimento, o trabalho do autor pode ser prejudicado. Por esse motivo simplório, porém fundamental, A Visita da Verdade não receberá as devidas cinco estrelas. No mais, o livro é impecável. A editora Vida e Consciência sempre tem muito cuidado em suas publicações com uma belíssima diagramação e qualidade incontestável.

De qualquer maneira, vale a leitura. Vale cada ensinamento, pois os romances espíritas tem essa capacidade de envolver e emocionar o leitor com suas mensagens.

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2013/09/resenha-visita-da-verdade-amadeu-ribeiro.html

Natalia.Eiras 28/08/2013

Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Este é o segundo livro que leio de Amadeu Ribeiro, e confesso que me surpreendi.
Eu já li muitos livros de romances espíritas, mas até o momento, nunca tinha lido um livro que abordasse temas tão polêmicos. Este livro é pra quebrar todos os tabus que possamos ter.
Valéria, nossa protagonista, tem o sonho de ver seus quatro filhos felizes, mas, devido a sua crença de que o mais importante é o dinheiro, ela acada se tornando uma mulher fútil e arrogante.
Além disso, ela é controladora, e não permite que seus filhos vivam as próprias vidas. Mas eles crescem e uma rebelião contra Valéria começa.
Cada filho irá ensinar uma lição a ela ao longo da história, tentando fazer com que a mãe se transforme em uma pessoa melhor.
Mas, por quê você disse que esse livro quebra tabus?

Primeiro porque eu nunca tinha lido um livro espírita que trata sobre o assunto da homossexualidade. Vou deixar um coisa bem clara: não sou espírita. Sou considerada... curiosa... simpatizante. Meu marido é espírita, e encontrei nesse tipo de leitura uma forma de entender mais sobre as crenças dele.
Então, eu sempre me perguntei: "Como a homossexualidade é vista pelo espiritismo?"
Tive minha pergunta respondida neste livro.

Segundo, porque ele trata de outro tema bem polêmico: a união de pessoas com uma diferença muito grande de idade. (Tipo, um garotão de 20 anos e uma mulher de 53!).
Só pelo fato de sair do "lugar comum" trazendo essas duas discussões, o autor e o livro já ganharam a minha simpatia, mas ele ainda conseguiu colocar esses temas em uma história envolvente.

É impressionante a quantidade de reviravoltas que tem nessa história. A menina que você até pouco tempo achava chata e malvada, você descobre que na verdade, é uma pobre coitada explorada pelos outros. Aquele casal que você acha fofo e torce por um final feliz... pode não ser tão feliz assim... é quase impossível prever o que vem nos próximos capítulos. Reparem que eu disse quase, pois o final da história eu consegui descobrir como seria.

A leitura flui com facilidade, a diagramação do livro é muito boa (com letras um pouco maiores do padrão) e a capa é muito bem feita, com letras douradas e um pequeno auto-relevo.

Essa leitura é super recomendável para que esta a procura de histórias emocionantes e que lhe tragam um aprofundamento no espiritismo. Fica a dica!

site: http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

Mural dos Livro 11/06/2013

" ... Por que gostar da pobreza se no mesmo planeta havia também a riqueza? Se tudo era apenas uma questão de escolha, Valéria queria o melhor, que em sua concepção era a fortuna, o luxo e o requinte..."
Diante do presente, as vezes temos que nos deparamos com atitudes de vidas passadas, que é colocada a nossa frente para que possamos crescer e aprender com erros e acertos do dia-a-dia.

A Visita da verdade é um livro com uma leitura simples e direta. Que flui sem que você perceba o tempo passar. Uma história, onde as escolhas bem feitas são importantíssimas para o futuro.

Valéria desde criança sempre sonhou em ser rica, se vestir com as melhores roupas, ter muitas jóias e muito dinheiro. Não suportava a vida simples e humilde que levava com sua família no interior de MG. Uma família que a tratava como uma princesinha (por ser a caçula), cheia de amor, carinho e atenção. Nunca deixavam faltar nada de essencial para ela, mas tudo que seus pais faziam era pouco diante de sua ambição.

" A Beleza natural de Valéria parecia crescer junto com ela. Aos treze tinha o corpo de uma mulher e ao quinze era admirada por muitos rapazes da região e de áreas vizinhas. Valéria era muito cortejada, mas nunca reparara em ninguém, pois todos eram tão pobres quanto ela. Acha que, antes de amar um homem, era preciso amar seu dinheiro, e aqueles que ela conhecia não tinham onde cair mortos."

Valéria cresceu e se tornou uma linda mulher. Em uma festa da cidadezinha conheceu Felipe um dos rapazes mais rico de Belo Horizonte. Jogou seu charme e logo Felipe se apaixonou (amor a primeira vista). Valéria se casou com Felipe somente pelo dinheiro, sem amor. Mudou-se com ele para BH e nunca mais nem pensou por um instante em voltar para ver seus pais, seus irmãos. Dizia que eles a lembravam de que viveu na pobreza um dia. Esqueceu sua família de vez. Para ela seu passado de menina caipira estava morto e enterrado. Nunca ninguém dos que a cercavam ficaram sabendo de que Valéria foi pobre, apenas Felipe, mas este nunca contou a ninguém, nem a seus pais.

Ela Realizou todos os seus sonhos. Tinha tudo que sempre desejou, sua vida na alta sociedade era puro luxo e glamour. Tudo era perfeito! Tão perfeito que ela se julgava acima do bem e do mal. Suas atitudes diante das escolhas de seus filhos eram perversas. Ela jamais admitia que suas ordens fossem descumpridas, que seus filhos tivessem suas próprias escolhas. Tudo que eles faziam a enojavam, tudo era motivo de brigas, mesmo seus filhos sendo maravilhosos. Todos tinham sempre que seguir a risca o que Valéria determinava. A vida de seus filhos era escolhida por ela, sem direito de reclamar ou desistir.

Até que um dia Valéria se viu sem ninguém ao seu lado, sem o que lhe era mais valioso, seus filhos, seu marido, todos se distanciaram, passaram a conhecer a verdadeira Valéria. Ambiciosa, egoísta, preconceituosa e arrogante. E o destino, as vezes cruel, se torna nosso melhor conselheiro, e acaba mostrando nossa verdadeira face. A família aparentemente perfeita se depara com uma visita. A visita da verdade!

O que Valéria precisara fazer? Mudar seus sentimentos e atitudes? Deixar de lado o preconceito para ver sua família unida de novo ou continuar com sua vidinha de luxo, com sua arrogância e ficar sem seus filhos e seu marido? Voltar a sua cidadezinha natal e rever seus pais, seus irmãos? Pedir perdão ou deixar tudo enterrado no passado?

Escolhas precisam ser feitas, mas dependendo do caminho que Valéria escolher, o preço pode ser bem alto!

Um livro que vale a pena ler!
Uma história que vale a pena conhecer!
Para você? O que é mais importante a riqueza ou a felicidade com sua família?

Visite meu blog http://muraldoslivros.blogspot.com.br/

Regina 27/03/2013

Este e o segundo livro do escritor Amadeu Ribeiro.Que nos veio presentear com a visita da verdade.Que relata a historia de Valeria Falcão,nascida numa cidade simples no belo estado de Minas Gerais.

Valeria não aceitava sua condição de pobreza e queria fazer de tudo para ser uma pessoa rica.Sem se importar com as consequências do seu desejo.
O livro traz diversas mensagens e temas polêmicos como o homossexualismo.Muito bem explicado pelo autor.E o amor de um homem mais jovem por uma mulher de mais idade.Na qual é um amor verdadeiro sem interesses de ambas as partes.
Há também cenas engraçadas de Valeria Falcão que apesar de ser arrogante consegue agradar aos leitores.
Alem destes temas ha mensagem do amor e do perdão.Sempre marcados em seu livro.Mostrando que o amor supera tudo.Com um final surpreendente e que emociona a todos.
Mais um livro emocionante de Amadeu Ribeiro com seu jeito simples de escrever.Nos mostrar que o mais importante é o amor sincero, perdão e a alegria.